Concurso Magistério-RS 2011: a semana passada a limpo

Vamos a cronologia da última semana acerca das informações oficiais acerca do grande concurso do Magistério-RS 2011 que encontra-se em processo de organização (FDRH):

• Na sexta-feira, dia 28.10.2011, foi publicado do DOE-RS, o Decreto Estadual n.º 48.485/2011 | http://www.veritaslux.com.br/reg_seduc2011.pdf | que estabelece o regulamento do concurso a ser realizado. No Decreto Estadual não há nenhuma previsão de realização de prova dissertativa (vide arts. 10, 11, 12 e 13), em que pese que o art. 10, § 2º afirma que poderão ser utilizados “diversos instrumentos” a serem estabelecidos nos programas oficiais do edital;

• Na segunda-feira, dia 01.11.2011, a secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Stela Farias, afirmou, em entrevista à Rádio Gaúcha | http://virou.gr/sc0j5j | que o edital seria publicado nos próximos dias. A colunista do PIG/ZH (ops! Zero Hora), Rosane de Oliveira afirmou, antes da entrevista, que a secretária-adjunta Maria Eulália garantiu que o edital seria publicado na sexta-feira, dia 04.11.2011. No final da entrevista, Stela Farias disse “(…) na virada do ano” (ouçam o áudio!).

• Na quinta-feira, dia 03.11.2011, | http://virou.gr/sDCbTy | a FDRH-RS informou que “(…) foi consultada pela SEDUC e vem trabalhando conjuntamente na elaboração do certame. A previsão da FDRH é de que o edital seja publicado em dezembro e as provas aconteçam no primeiro semestre de 2012, viabilizando a contratação dos novos professores a partir do segundo semestre do próximo ano. Serão abertas 10 mil vagas. (…)” (grifos meus);

Apesar de receber inúmeras informações oficiosas de ex-alunos e atuais assessores, servidores e dirigentes – não divulgo informações extraoficiais por acreditar que tal atitude gera, muitas vezes, um desserviço e stress desnecessário para quem está se preparando. Quem faz que seja responsável para tanto!

Ainda sobre o Regulamento dos concursos do magistério estadual: vide arts. 28 e 29 do Decreto Estadual 48.485/2011. Pela leitura entende-se que, além dos títulos para habilitação ao nível e progressão salarial, outros títulos de aperfeiçoamento (desde que não cumulativos) serão aceitos até o limite de 20% da pontuação geral. Obviamente, os critérios (prazo, carga-horária, área a ser aceita etc) só estarão claro no edital do concurso.

Sempre acredito que quando atrasa um edital é um bom momento a mais para continuar a preparação. Bons estudos a todos!

Grande abraço! Obrigado pelo comentário da prof.ª Sandra que motivou essa postagem.
Obrigado por interagir com seus colegas.

Prof. Omar Martins
Blog: https://profomar.wordpress.com
Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
Twitter: http://www.twitter.com/profomar
E-mail: prof.omar@terra.com.br

Anúncios

271 thoughts on “Concurso Magistério-RS 2011: a semana passada a limpo

  1. rodrigo portilho diz:

    o que tu acha que vai cair de certeza nesse concurso em relação a legislação e qual banca tu acha que vai realiza-lo.parabens pelo blog.
    um abraço!

  2. Erzita diz:

    Parabéns prof Omar pelo blog

    quero receber material e dicas para o concurso do ensino fundamental.já que temos
    tão pouco tempo para estudar.

    obrigado

    Erzita

  3. Monise Adrieli diz:

    Olá Prof. Omar!
    Sou sua aluna no Ipc e gostaria de receber materiais sobre o magistério estadual
    , pois pretendo realizar para área de História. Obrigada! Boa Semana!

  4. Viviane Guterres diz:

    Oi, primeiramente parabéns pelo blog, estava preocupada sobre informações desencontradas e foi bem esclarecedor o que li aqui, e segundo gostaria muito que me mandasse o material para estudos (magistério), se possível! desde já agradeço.

  5. LUCI MARIA diz:

    PROFESSOR NO DIARIO OFICIAL PELO QUE PUDE ENTENDER AS VAGAS SERAO POR REGIAO E NÃO POR MUNICIPIO? É ISSO? OU TEREMOS QUE AGUARDAR O EDITAL PARA PODERMOS COMPREENDER MELHOR?!

    ABRAÇOS…

  6. Lidiane da Silva diz:

    Oiii professor gostaria de receber materiais se fosse possível… vou fazer para anos iniciais e se tiver para as Didáticas do Curso Norma… Se for atendida meu muito obrigada e PARABÉNS pelo seu belo trabalho!!! LIDIANE

  7. Ricardo Ilha diz:

    Tudo bem Prof. Omar Martin, parabens pelo blog, estou sempre atento ao seu blog, estou me formando final do ano, e estarei realizando esse concurso com certeza, e gostaria se possivel receber o material para aumentar meus conhecimento sobre a prova. Obrigado e novamente Parabens pelo Blog

  8. Ivana de Oliveira diz:

    Olá prof. obrigado pelas informações passadas, também gostaria de receber o material se possível. Continue com o ótimo trabalho. Um grande abraço!

  9. Aline Vancet diz:

    olá professor!! acredito que é muito bom termos informaçoes sobre este concurso, uma vez que estamos a tempos esperando por ele!!parabéns pelo blog é a primeira vez que acesso!!!
    também gostaria de receber os materiais, vou prestar para química..
    Desde então agradeço!

  10. Rosi Marquezini diz:

    Bom dia prof Omar,
    Parabéns pelo blog e pela atenção.
    Gostaria de receber orientação ou material para estudo. Pretendo realizar concurso para a área de Biologia, fundamental e médio, caso seja possível.
    Ouvi comentários de que o concurso seria para 40 h. Teria alguma informação sobre isso?
    Obrigada.
    Rosi.

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Bom dia, Rosi:
      Enviei para teu e-mail os materiais básicos para o concurso que disponho no momento.
      Entre eles a cópia do regulamento do concurso, instituído pelo Decreto Estadual 48.485, de 28 de outubro de 2011.
      No documento oficial, lemos:

      “(…)
      Art. 32. O regime de trabalho do Magistério Estadual é de vinte horas semanais, que devem ser cumpridas:
      I – quatorze horas, de sessenta minutos, em atividade de docência ou de suporte de docência, exercidas no âmbito das unidades escolares de âmbito das unidades escolares de educação básica ( Lei n.º 11.738, de julho de 2008, art. 2º, §§ 2º e 4º), independente da duração da hora aula definida pelo projeto pedagógico da escola (Parecer CEED nº 705/97); e
      II – seis horas de atividades, de sessenta minutos, distribuídas a critério da Administração Pública.

      Art. 33. O regime normal de trabalho do Servidor da Escola é de quarenta horas semanais, na forma do art. 15 da Lei nº 11.672, de 26 de setembro de 2001, e alterações posteriores. (…)” [grifos meus]

      Espero que tenha dirimido tuas dúvidas.

      Grande abraço.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  11. Darlene Colaço diz:

    Adorei seu Blog, gostaria de saber sobre a educação profissional.Pretendo realizar concurso para contabilidade.E quanto a material disponivel para estudos.

  12. Alberto Araujo Antonelli diz:

    Olá presado professor, sou licenciado em Educação Física e pretendo prestar concurso na área.Gostaria de receber material para estudos acerca do concurso.
    Tenho acompanhado o blog, e realmente percebo o quanto é grande a procura sobre informações sérias.Parabéns pela iniciativa e pela boa vontade de qualificar a Educação Brasileira.Desde já agradeço, estarei sempre atento as suas informações.Obrigado

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Alberto:
      Obrigado pelo acesso e comentário no blog.
      Já enviei para teu e-mail os materiais básicos que disponho.
      Sobre o blog: quando o criei foi pensando em compartilhar os materiais para os meus alunos, tendo como base que o download dos servidores das universidades, faculdades e cursos preparatórios sempre tem acesso dificultado pelo tempo, limites ou burocracia. Passado alguns anos de contato diário com as redes sociais, percebi que as informações estavam restritos a poucos e que, muitas vezes, controlavam seu acesso e interpretação. Assim, reformei o blog através do WordPress (sem aquelas propagandas chatas!) e comecei a postar com base nas informações disponíveis, mas não interpretadas pelas maiorias dos usuários.
      A pretensão é apenas compartilhar ideias, documentos, leis e materiais todos com fonte de origem e seriedade no trato com as pessoas.
      Confesso que tem sido um desafio, pois além de lecionar 50-60 horas semanais (em sala de aula) agora invisto 3,4 horas diárias respondendo mensagem e comentário.
      Mas vale a pena… Educação é engajamento!

      Grande abraço, bons estudos e obrigado por compartilhar no pequeno blog.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  13. Juliana diz:

    Muito obrigado pelas valiosas informações!
    Sou professora de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola, estou aguardando o edital, não aguento mais tanta enrolação, por outro lado é bom a demora, teremos mais tempo para estudar. 🙂
    Gostaria de receber materiais para estudar.
    Obrigada!
    Abraços!!!

  14. Sabrina Ramalho diz:

    Olá agradeço seus esclarecimentos. Tenho dúvidas quanto à realização da prova. Será somente para nível fundamental ou médio também?
    Quem possui mais de uma habilitação como o meu caso (português, espanhol, literatura) terá de optar por uma?
    Também gostaria de receber seu material, se possível!

    Obrigada.

  15. vanderleia rodrigues filippini diz:

    Boa Noite!

    Adorei seus comentários. Se possível gostaria de receber material ao qual corresponde as séries iniciais.
    Continue fazendo esse trabalho que é de grande valor para os professores e pessoas que não tem acesso as informações. Um abraço!
    Vanderleia.

  16. Lúcia Andréa Cardoso Dias diz:

    Olá professor, gostaria de receber, se for possível, o novo regulamento do concurso do magistério. Acompanho diariamente o blog está um sucesso.Obrigada pela sua dedicação à educação e a atenção com que trata todas as pessoas. Abraço
    Lúcia

  17. vanessa valandro diz:

    olá, sou leitora do blog diariamente, e sou professora contratada do estado do RS, gostaria de receber o material disponivel que você tem para o concurso do magistério. obrigado.

  18. Camila Michels Sanmartim diz:

    Bom dia, li o edital sobre o concurso e fiquei com algumas dúvidas, sou formada em Português e Espanhol e em 2005 fiz um concurso do magistério, fiquei em sexto lugar e não fui chamada aí então fiquei meio desanimada e começei a estudar para outros concursos e não fiz mais nenhum do magistério, sendo assim não tenho muita experiência em sala de aula somente estágios e um contrato onde trabalhei por uns 8 meses em uma escola municipal.Gostaria de saber se passando no concurso e com essas poucas experiências já tenho chance, ou além de passar na prova tem que ter muitos títulos, cursos essas coisas…….pelo que entendi se passar na prova ainda tem que apresentar títulos ou cursos e quem não tem muita experiência, nem títulos tem chance se for bem classificado na prova, uma vez me escrevi para contrato temporário e tinha muitos professores se escrevendo mais experientes com mais cursos e títulos e fiquei muito mal classificada, desde então acho que o que conta mais é a experiència em sala de aula né, por isso fiquei com dúvidas, mas se passar na prova e ficar bem classificada posso ser chamada, mesmo sem muita experiência se o senhor puder me ajudar a esclarecer essas dúvidas desde já agradeço.Se puder me enviar a resposta por email agradeço.

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Camila:
      Obrigado por acessar e comentar no blog.
      Tentarei dirimir tuas dúvidas baseado nas informações oficiais já divulgadas sobre o concurso do Magistério Estadual no RS:
      1. O concurso será para a contratação de 10.000 professores para nomeação de acordo com o regime jurídico, em caráter permanente;
      Os editais de contratos temporários irão continuar para atender necessidade localizada (difícil acesso e outros casos). São 20.000 profissionais de educação que não podem ser substituídos de uma hora para outra. Recentemente, a SEDUC publicou editais para a contratação de vários professores neste caso para atender demandas das escolas no início de 2012;
      2. Segundo o regulamento do novo concurso, instituído pelo Decreto Estadual n.º 48.485/2011, | http://www.veritaslux.com.br/reg_seduc2011.pdf | – o qual recomendo leitura atenta – estabelece nos seus arts. 28 e 29 outros títulos de aperfeiçoamento (desde que não cumulativos com os exigidos como requisitos ao cargo) serão aceitos até o limite de 20% da pontuação geral. Obviamente, os critérios (prazo, carga-horária, área a ser aceita etc) só estarão clarificados no edital do concurso. Assim, caso não possua títulos, há chances de aprovação e classificação, desde que tenha bom desempenho nas provas objetivas.
      3. Como está ocorrendo do município de Canoas-RS, o estado ainda não está exigindo experiência e/ou domínio de conteúdos em sala de aula, como critério objetivo de classificação. A mudança deve chegar ao Magistério Estadual nos próximos anos mas foi afastada para o próximo certame.

      Espero que não desanime e continue buscando o serviço público como continuação na tua carreira profissional e para o desenvolvimento da sociedade.

      Fico à disposição para dirimir outras dúvidas.

      Bons estudos!

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  19. Camila diz:

    Desculpe, falei que li o edital e nem saiu ainda me confundi, uma última dúvida que tenho ainda não me informei bem sobre isso mas vou aproveitar e perguntar ao senhor, esse concurso é para contratos temporários, ou seja, os aprovados e aptos para assumirem não serão efetivados.Se puder responder desde já agradeço.

  20. Graciela diz:

    Boa tarde,
    Sou professora de Português e pretende fazer o concurso.
    Por favor, se possível, gostaria de receber o material para ampliar meus estudos.
    Parabéns pelo blog.
    Obrigada.

  21. Gilmara diz:

    Boa tarde professor! parabéns pelo blog! muito esclarecedor e confiável, faz dias que busco informação sobre o concurso sem sucesso,mas finalmente uma luz! Tenho a seguinte dúvida: sou graduada em letras,e não possuo outros títulos , tenho chance se passar bem colocada? Gostaria de receber materiais dos quais o senhor dispõe! É com professores como o senhor que mudaremos os rumos desse país! parabéns! se atendida agradeço!!

  22. Juliana diz:

    Olá professor. Assisti suas aulas de atualidades pelo ead do Garra. Gostaria de receber esse material que você está disponibilizando para o pessoal… Estou estudando para o inss, mas espero por esse concurso do magistério ansiosamente! Parabéns pelo blog, um abraço!

  23. Cristiane diz:

    Oi professor estava procurando algo sobre o concurso do magistério e achei seu blog. É bastante interessante, estou interessada em fazer o meu primeiro concurso estadual e gostaria, se possível, que me enviasse algum material para que eu pudesse ter uma base do que estudar. Obrigada e parabéns…

  24. José Milton Mendes de Paula diz:

    Olá Prof. Omar Martins!
    Tomei conhecimento do seu Blog, por meio de uma colega, Prof. Roselaine.
    Pretendo fazer o concurso do magistério, e para tanto, solicito se possível me seja enviado material para estudo ( séries iniciais).
    José Milton Mendes de Paula
    Professor de Legislação de Trânsito

  25. Eliane Lopes diz:

    Boa tarde Prof. Omar Martins!
    Primeiramente, parabéns pelo seu blog. Pretendo realizar o concurso para séries iniciais e agradeceria imensamente se puder me enviar o material para estudos. Um grande abraço!

  26. Aline diz:

    Olá Prof.
    Parabéns pelo blog, muito esclarecedor.
    Gostaria de saber se nesse concurso terá para supervisão escolar?
    Fico grata se puder me enviar o material que dispõe, a fim de iniciar meus estudos.

  27. Tamara Oswald diz:

    Olá! Também estou na expectativa do concurso da SEDUC RS. Parabéns pelo Blog! Se puderes, gostaria que enviasses o material que tens para meu e-mail. Vou realizar o concurso para séries finais. Abraço.

    Tamara.

  28. VALÉRIA RIET diz:

    Oi, gostei muito de seu blog, pois todos estamos com dúvidas e não sabíamos a quem recorrer.
    Gostaria de saber se vc pode me enviar os materiais que possui para ensino fundamental II, e também gostaria de saber se vc sabe se o tempo de contrato temporário vai valer como pontuação.
    Obrigada e parabéns pelo blog.

  29. Camila diz:

    Parabéns pelo blog! gostaria de saber se vc poderia me enviar materiais para o concurso para os anos iniciais para começar a estudar.
    Muito obrigada.

  30. taciane diz:

    bom dia!
    acredito que as dúvidas de todos nós que aguardamos o concurso são as mesmas… estou sempre lendo seu blog…. se puderes mandar o material que o senhor dispõe sobre o concurso, ficaria muito grata… sou formada em letras, português, literatura e língua espanhola.

  31. Adriana Forquim diz:

    Bom dia Professor Omar e parabéns pelo blog!
    Você tem material a respeito de séries iniciai e legislação para me enviar?Obrigada pela ajuda.
    Um abraço.

  32. Tatiane Marques Teixeira diz:

    Parabéns,Professor Omar,pelas informações estão sendo muito úteis para todos ,que estamos almejando uma oportunidade para entrarmos no setor Público do Magistério.

  33. Edina diz:

    Boa tarde prof. Omar!
    Parabéns pelo interesse em ajudar as pessoas, é um canal em que podemos sanar nossas dúvidas rapidamente!
    Prof. sou acadêmica de licenciatura do 5º período, será que vou poder fazer o concurso do magistério 2012 também, ou deverá ter o diploma na realização da inscrição, sei que não saiu o edital ainda, mas gostaria de ir me preparando. Se possível me mandar o material que tens por e-mail, agradeço, pois mesmo que não consiga fazer desta vez, vou me preparar para os próximos.
    Grande abraço!

  34. Anadir Ferreira de Souza diz:

    Olá professor! Sou professora de Geografia com 20+20horas no estado, nomeada na área 2 nos dois ID.Em uma matrícula tenho 22 anos de magistério e na outra 11 anos. Será que vale a pena fazer novamente concurso só para mudar para ÁREA 3?

  35. Sary diz:

    Olá professor!! É muito bom termos informaçoes sobre este concurso, uma vez que estamos a tempos esperando por ele!!
    Parabéns pelo blog… é a primeira vez que acesso!!!
    Também gostaria de receber os materiais, vou prestar para ciências/biologi..
    Desde já agradeço!

  36. Luana Wingert diz:

    Olá Prof Omar, gostaria de parabenizá-lo pelos posts aqui de seu Blog, pois este conteúdo é de suma importância para muitos gaúchos que ainda buscam uma colocação no meio da educação, como é meu caso.
    Sou professora e pretendo lutar por uma destas vagas que o Estado colocará a disposição.
    Por isso gostaria de solicitar ao Sr. que me enviasse alguns de seus materiais do concurso de 2005 e até algo a mais se tiveres, pois preciso muito me aprofundar nos estudos para garantir uma destas vagas!

    Aguardo seu retorno e mais uma vez parabéns por este belo trabalho!

    Att.,
    Luana Wiingert

  37. Fernanda Conceição diz:

    Olá!!! professor Omar Martins, gostaria de receber materiais, (principalmente o estatuto e regime jurídico ùnico dos servidores do estado, atualizado), claro se for possível. Vou fazer para educação física … Se for atendida meu muito obrigada e PARABÉNS pelo seu belo trabalho!!!
    SUCESSO!!!
    Fernanda

  38. Saionara Borges diz:

    Oiii professor gostaria de receber materiais se fosse possível… vou fazer para anos iniciais .. Se for atendida meu muito obrigada e PARABÉNS pelo seu belo trabalho!! Saionara

  39. Priscila! diz:

    Olá Professor!!!
    Adorei o blog!!! Parabéns!!
    Gostaria de receber material para estudo… também vou fazer o concurso para anos iniciais!!!
    Obrigada!!!

  40. Sílvio diz:

    Olá Prof Omar!
    No caso de escolas técnicas profissionalizantes a exemplo do Parobé o professor de disciplinas técnicas como edificações , eletrônica, etc. pode ter somente bacharelado ou é necessário também outra formação?

    Gostaria de receber os materiais e dicas para estudos.
    Desde já agradeço.

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Sílvio:
      Para qualquer cargo de professor, segundo o art. 62, LDB e o regulamento do concurso, é exigido curso de ensino suuperior em curso de licenciatura, com habilitação específica ou formação superior em curso relacionado à habilitação específica, com complementação (Certificado de Programa Especial de Formação Pedagógica para o componente curricular) ou curso Normal (Magistério) para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental:

      Segundo a LDB: (…)

      Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal (…).

      Qualquer dúvida adicional me consulte.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  41. josi diz:

    Bom dia professor! encontrei seu blog por acaso achei muito interessante parabéns!
    são poucas as pessoas que se interessam em ajudar o povo .heheheh…
    vou prestar o concurso do estado para professor de artes se puder enviar material de estudo fico muito grata.
    josi.

  42. Milema B diz:

    Meu nome é Milena e gostaria muito que me enviasse material p estudar p o concurso do magisterio do RS, pois estou ansiosa e preciso estar bem preparada para quando sair o edital. Muito obrigada desde já Milena

  43. Edina diz:

    Olá professor!
    Pelo que eu estou acompanhando em seu blog, o concurso do magistério oferecerá vagas para todas as áreas? sou acadêmica de Educação Física e estava com medo de não poder participar do concurso para minha área específica.

  44. sonia silva diz:

    SONIA SILVA.

    Ola prof. Omar!
    Encontrei seu blog procurando material para estudar para o concurso, e agora acesso todos os dias para ler seus comentarios, parabens pela iniciativa.
    professor, a vontade e muita de voltar para sala de aula, por isso vou lutar muito por uma vaga neste concurso. Vou fazer para series iniciais, se puder mandar material para que eu possa estudar, agradeço muito.

  45. Sandra diz:

    Olá,Prof.Omar!!!
    Gostaria de saber a sua opinião sobre a greve que os professores estão organizando,se essa greve pode ser prejudicial ao concurso do magistério ou ao contrario com a greve que o governo lança o edital mesmo(como forma de pressionar os professores)?.Enfim essa greve pode ter alguma relação com o concurso?

    20/11/2011

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Sandra:
      Acredito que a greve não altere em nada a publicação do novo edital que deve sair na primeira quinzena de dezembro.
      Sobre a greve: acredito que é um direito conquistado pela categoria e que devemos respeitar a decisão do CPERS.
      Como professor da rede privada, filiado desde sempre ao SINPRO-RS, sinto-me prejudicado a fazer uma análise conjuntural acerca de todos os elementos que ocasionaram a declaração de greve. Deixo o julgamento aos colegas que como servidores do estado presenciam os problemas diariamente.
      Como cidadão, ex-aluno da rede estadual, compartilho o sofrimento da comunidade escolar, em especial dos alunos e pais em decorrência de uma estratégia que julgo incorreta e extemporânea por parte do Sindicato.

      Grande abraço e obrigado por comentar no blog novamente.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  46. Sandra diz:

    Realmente é injusto a situação com a categoria,com os alunos e com os pais de alunos(todos com seus direitos e deveres).Estou aguardando o edital estudando e com a mesma ansiedade que os colegas.

    Bom Domingo!!!!
    20/11/2011

  47. rosane pereira diz:

    Ola prof. Omar recebi material, estou estudando.
    Acho ate melhor sair o edital do magistério RS mais tarde
    da mais tempo para se preparar
    Estou ligada seu blog
    Abraço!!

  48. Daniela Flores da Cruz diz:

    Olá Prof Omar!
    Excelente teu blog. Em meio a tantas duvidas em relação ao concurso do Magistério Estadual, enfim achei o meio mais esclarecedor, que irei sempre acompanhar. Parabéns, e obrigado!
    Se puderes me enviar teu material disponível, ficarei muito grata.
    Abraços, Daniela

  49. Iara Maria Belem Teixeira diz:

    Olá professor Omar, quero muito fazer este concurso do magistério RS, mas será que quem possui Licenciatura Curta em Estudos Sociais, poderá realizar inscrição? E se puderes me enviar o material do concurso, agradeço. Adorei o blog.

  50. Vanessa diz:

    Olá Professor, parabéns pelo Blog!!!

    Gostaria de me informar melhor sobre os títulos, qualquer curso na área de educação serve como título? Já fiz um concurso para o munícipio de Sapucaia do Sul e eles não aceitaram os títulos que tenho , pois o curso superior de Pedagogia, exigia na época que me formei 200 horas de cursos complementares. Então tenho vários cursos umas 205 horas, mas que são contados como horas para obtenção do certificado de conclusão do curso.No concurso para o magistério estadual a regra é a mesma?
    Se puderes me enviar o material que tens, agradeço.

    Obrigada
    Vanessa

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Vanessa:
      As regras específicas acerca dos requisitos dos títulos válidos (área, carga horária etc) só serão conhecidos com a publicação do edital do certame. Dispomos apenas de informações gerais, divulgadas pela publicação do Decreto Estadual n.º 48.485, de 27 de outubro de 2011, que aprovou o novo regulamento dos concursos públicos do magistério estadual do Rio Grande do Sul.
      No seu art. 28 lemos que “(…) encerrada as provas, os candidatos aprovados terão o prazo máximo de 8 (oito) dias para apresentar os títulos indicados no edital do concurso”. O parágrafo 1º ainda informa que a prova de títulos não terá peso superior a 20%.
      A valer a mesma regra do edital anterior (2005), participação em cursos, seminários, congressos na área da Educação (realizados nos últimos 5 anos) e com 40 horas no mínimo, valem 0,5 cada título em um máximo de 1,5 pontos, independente se realizados presencialmente ou por EaD.

      Grande abraço e obrigado por acessar o blog.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  51. Claiton diz:

    Boa tarde Prof. Omar:

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela qualidade de seu blog, muito informativo. Sou da area de biologia e estava no PR e este ano me mudei para o RS. Você acredita que este concurso será nos mesmos moldes daquele realizado em 2005? For favor me envie o material que possui para o meu endereço eletrônico.
    Parabéns pelo seu trabalho!!!

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Claiton:
      Bem-vindo ao RS. A riqueza do nosso País foi construída com o deslocamento e migrações de diferentes culturas e contribuições sociais.
      Eu nasci em SP sendo filho de pais do RS, hoje moro em Porto Alegre e dou aulas em Curitiba-PR, São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ.
      Bem, enviei o material que disponho para teu e-mail. Veja com atenção o Decreto Estadual n.º 48.485, de 28 de outubro de 2011, que instituiu o novo regulamento do concurso público do Magistério Estadual. Basicamente, verificamos que a prova seja dividida em duas grande áreas:
      • Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa – com peso maior e legislação aplicada à educação) – para todos os cargos/áreas/especialidade; e
      • Conhecimentos Específicos baseada na área/especialidade escolhida.

      Espero ter esclarecidos tuas dúvidas.

      Um abraço e bons estudos!

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  52. Heitor Junior Dorneles Garcia diz:

    Prof, parabéns pelo blog, muito bom ter onde tirar dúvidas, gostaria também como os colegas professores de receber o material pra estudo.

    Att
    Heitor junior

  53. cristiana diz:

    Olá, parabéns pelo teu trabalho!Pelo que vi no blog está sendo muito bem executado!!
    Gostaria de receber o material para estudo se possível. Obrigada.

  54. Fernanda Araujo diz:

    Olá prof. : Omar Martins! Parabéns pelo seu blog! Aproveito a oportunidade para perguntar-lhe sobre a decisão da nossa governadora, anunciada em meados de junho, sobre a questão dos aprovados no concurso do magistério em 2005. Segundo ela, só poderia sair este concurso de 2012, caso chamassem todos os aprovados de 2005. Como anda esta situação? O senhor saberia me dizer alguma coisa relacionada a isto?

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Fernanda:
      O prazo de validade do concurso anterior (2005) era de 2 anos, prorrogado por igual período.
      Tal prazo há muito foi ultrapassado e não localizei nenhuma decisão judicial transitada em julgado sobre um pretenso direito individual ou coletivo na manutenção do processo pós homologação final. Infelizmente, as administrações cometeram grande desserviço à sociedade, não chamando os aprovados e mantendo 20.000 professores mediante contratos emergenciais. Além disso, na época não existia decisão do STF acerca da obrigatoriedade do Poder Público em contratar os servidores aprovados no quantitativo das vagas ofertadas. Assim, tal absurdo dificilmente se repetirá.

      Grande abraço.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  55. Ivana de Oliveira (@IvanaeAndre) diz:

    Olá professor, creio que o senhor não viu meu último comentário mas tudo bem. Estou escrevendo novamente para saber se existe alguma outra novidade sobre o concurso, e se a greve que está tendo poderá atrapalhar o desencadeamento do mesmo. Se puder me mandar o material que tens disponível eu agradeço.

  56. juliane diz:

    oi ! parabéns pelo blog,gostaria de receber materias para o concurso do magistéro,teho acompanhao as noticias no seu blog,parabéns mesmo ,hoje em dia está cada vez mais dificil encontrar pessoas que ajudam umas as outras e vc esta fazendo ao contrario ,continue fazendo esse trabalho maravilhoso…..

  57. Cátia Hentz diz:

    Olá, Prof. Omar.
    Agradeço pela dica e pelas explicações sobre o certame.
    Gostaria se possivel que me enviasse o material que dispõe para o concurso.
    Grata
    Cátia Hentz

  58. Daiane diz:

    Boa tarde professor gostaria de saber se você sabe a data prevista para a publicação do edital para o concurso do magistério. Atenciosamente Daiane

  59. Camila diz:

    Olá professor!
    Gostaria de saber se existe a possibilidade do edital do magistério sair ainda este ano?
    Se possível gostaria de receber o material para estudo.
    Atenciosamente Camila.

  60. simone aldaves costa diz:

    Boa tarde prof. Omar!
    Sou professora de lingua portuguesa e literatura contratada do estado e estou aguardando ansiosa pelo concurso,como ainda não saiu o edital não sei o que devo estudar,você poderia me enviar por e-mail o material que dispõe?
    Parabéns pelo trabalho!
    Simone Aldaves Costa

  61. Bruna de Ross diz:

    Oi Prof Omar!
    Super bacana seu blog e suas informações!
    Vou fazer o concurso para o magistério, seria possível o senhor me mandar o material que dispõe para estudo?!
    E tem alguma novidade sobre o edital?
    Desde já agradeço!
    Abraço!

  62. Cátia dos Santos Perin diz:

    Oi Boa noite estou acompanhando o blog parabéns pelo seu trabalho.
    Gostaria de receber material para o concurso do magistério estadual sou professora de Educação Física
    Desde já agradeço
    Cátia

  63. Luís Martins diz:

    Parabéns pelo blog! Esta demorando para sair algo de concreto sobre o concurso, nada de definirem as datas.
    O senhor poderia me mandar o material de estudos?
    Obrigado!

  64. KATIA SUSANE RODRIGUES diz:

    Boa tarde prof. Omar e parabéns pelo seu blog.
    Conclui o curso de Letras este ano e estou ansiosa, pois será meu primeiro concurso.
    Se você puder me enviar o material do qual dispõe, ficarei grata.
    obrigada, abraço.

  65. Carlos Carneiro diz:

    Prof. Omar, bom dia!
    Parabéns pelo excelente trabalho que vem realizando!
    Gostaria de receber por e-mail o material de que dispõe.
    Grato, abraço.

  66. Carla Rosane Faleiro da Silva diz:

    Oi,é bom saber que existem pessoas como tu,que gostam de informar,quero fazer o concurso para anos iniciais, pode me enviar algum material? Agradeço desde já, um abraço.Carla Rosane.

  67. Heitor Junior Dorneles Garcia diz:

    Prof, preciso de uma orientação, aqui na escola estadual da minha cidade um prof pediu transferência para outra cidade, ela tinha 40 horas de matemática, então eu pensei, eu serei contratado agora, pois também sou formado na área, e estou em primeiro lugar nos contratos emergênciais.Porém o diretor da escola alegou, que sobe orientação da coordenadoria, deverá primeiro oferecer convocação para os prof da própia escola, para depois posteriormente contratar, e ainda disse que só por uma 7 ou 10 horas o estado não contrata.
    Me ajude, o que eu faço.
    Abraço
    Heitor

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Heitor:
      Contate diretamente o DRH da SEDUC em Porto Alegre.
      A contratação deve obedecer critérios objetivos estabelecidos o edital que deu origem ao processo seletivo.
      Entretanto, o CRE pode indicar que a substituição seja feita por convocação, pois o contrato temporário é, por natureza, precário.
      Acredito que será chamado – para essa ou outra escola até o início do ano letivo de 2012, dado que as contratações por concurso se estenderão por meses.

      Um abraço e boa sorte.

      Prof. Omar Martins
      https://profomar.wordpress.com

  68. Alessandra diz:

    Ola professor Omar.Nossa, fazia tempo que não encontrava algo de mais concreto sobre esse “encantado” concurso.Tenho estudado alguma coisa,mas ainda me sinto um pouco perdida sobre o que realmente estudar.Então, se puder me enviar o material que tiver disponivel, ficarei muito grata.
    Um grande abraço!

  69. Ana Paula Ariotti diz:

    Se possível também gostaria de receber informações sobre o concurso do Magistério do RS e o material que tens para disponibilizar.
    Agradeço pela atenção.
    Ana Paula

  70. marcia barboza dos santos diz:

    OLÁ PROFESSOR,PARABENS PELO BLOG,GOSTARIA DE RECEBER MATERIAL DE ESTUDO PARA MAGISTÉRIO 2011 SÉRIES INICIAIS OBRIGADO MARCIA BARBOZA

  71. Edina diz:

    Boa noite Prof.!
    Recebi o material que dispõe, porém fico no aguardo das provas do último concurso, já tentei baixar mas não consegui.
    Grata pela disponibilidade!
    Edina

  72. Solange Zamboni de Almeida diz:

    Oi Prof. Omar,parabéns pelo Blog, eu estava procurando o edital do concurso e acabei encontrando o seu Blog,q foi de muito mais valia, tbm gostaria de se possivel receber o material q o Sr. dispõe para poder estudar para o concurso. Eu vou fazer o concurso para Edc. Infantil e Séries Iniciais.
    Muito Obrigado,
    Solange

  73. Jocelaine diz:

    Boa tarde!
    Parabéns pelo blog e pelos esclarecimentos!! Gostaria de saber se professores contratados há 11 anos, sem licenciatura, poderão fazer o concurso. Desde já agradeço!!!

  74. Sandra diz:

    Olá colega!!!

    Enfim o tão aguardado edital saiu,que bom agora é estudar pra valer…

    Vou aguardar também a lista com materiais específicos.

    Qualquer dúvida procuro ajuda no blog

    Não tenho palavras para agradecer as informações postas no blog são de grande valia.MUITO OBRIGADA pela atenção,pela paciencia,pela dedicação a este espaço que ajuda muitas pessoas

  75. marianna diz:

    oi professor, gostaria de receber o material para o concurso do magisterio, pois nao sei quais materias tenho que estudar (irei fazer o de nivel medio-magisterio).
    desde já agradeço. abraço
    mariana

  76. Luciane da Silva diz:

    Professor Omar seu blog é de uma supremacia extraordinária, que bom se todos os blogueiros tivessem esta mesma ideia a respeito das informações. Parabéns!
    Eu como os demais gostaria de receber o material do concurso, desde já estou muito grata pela preciosas informações.

  77. vanderleia rodrigues filippini diz:

    Boa Noite Prof. Finalmente hoje vi o edital do concurso magisterio RS, tenho acompanhado seu blog e sei que estamos todos ansiosos para concorrer a estas vagas é sempre bom ler seus comentários, enfim como os outros candidatos gostaria que enviasse material para leitura, que no meu caso é para as séries iniciais.
    Muito Obrigada!!!

  78. Jaqueline diz:

    SÓ TENHO A AGRADECER PELO SEU BLOG PROFESSOR, MAS TENHO POUCO TEMPO PARA ESTUDAR, ENTÃO SE TIVERES MATERIAL ATUALIZADO POR FAVOR PODERIA ME ENVIAR
    OBRIGADA JAQUE

  79. Josiane barbosa diz:

    Boa Tarde!!
    Estou com dúvidas em relação à prova de títulos do concurso magisterio 2012…afinal cursos online relacionados à educação valem ou não? Aguardo resposta… já comecei a fazer um curso da fundação bradesco…se não valer vou interromper a matrícula.
    Obrigado

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Josiane:
      Claro que valem, desde que preencham os critérios estabelecidos no edital, em especial no item 8 (veja o quadro na página 11 e 12).

      Qualquer dúvida adicional me consulte.

      Um grande abraço e muitas felicidades e realizações em 2012 e sempre!

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

      • Josiane Barbosa diz:

        Obrigado, para voce também….seu trabalho é admirável!!!!
        Ok! Mas continuo confusa, pois pelo que eu entendo, todos os cursos livres de qualificação não precisam ter a portaria (autorização) do MEC…pois não são profissionalizantes…encontrei vários cursos gratuitos de 40 horas ou mais na área de informática na fundação bradesco, mas ainda estou com dúvidas se valem…Achei outros cursos na área da educação que são pagos… Me esclareça…..
        Ah! Me lembrei de outra coisa….Tenho Licenciatura Plena em História e estou terminando a especialização em Orientação Educacional com Ênfase em Políticas Públicas….mas tenho vontade de fazer algo que me habilite a dar aulas de Ensino Religioso…existe algum curso além de pós-graduação???
        Ufffaa…chega de pergunta…
        Um grande abraço!!!

      • Editor | Prof. Omar Martins diz:

        Boa tarde, Josiane:
        A prova de títulos está regulada pelo item 8.8 do edital do certame e anexo 9.
        Diferentemente do que ocorre com os diplomas de habilitação (graduação e pós-graduação) que devem ser de instituições reconhecidas e autorizadas pelo MEC, os títulos de simpósios, cursos etc (E, F, G, H) devem ser da área (profissional/educação), com no mínimo 40 horas e comprovadas com informações que a confirmem com título público (CNPJ da organizadora, temas, presença etc). A banca da prova de títulos pode excluir aqueles documentos considerados imprecisos ou suspeitos.

        O ensino religioso nas escolas públicas foi regulamentado pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997.
        Segundo Leomar Antonio Brustolin, Jurema Andreolla e Maristela Dal Lago:

        “A garantia do Ensino Religioso pela Constituição Federal de 1988, artigo 210 parágrafo 1, como disciplina escolar, é reconhecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.475 e pela Resolução 02/98 do Conselho Nacional de Educação. Essas leis definem o Ensino Religioso como área de conhecimento. Torna-se necessário construir a epistemologia do Ensino Religioso com base no direito do cidadão, independentemte da sua opção religiosa. A exigência legal atribui a formação dos professores de Ensino Religioso aos sistemas de ensino; entretanto, há falta de políticas públicas para essa formação. Assim, professores formados em outras áreas do conhecimento são convocados para lecionar Ensino Religioso, mas sem a devida formação.
        Com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o Ensino Religioso destaca-se na história na educação brasileira, pois, pela primeira vez, pessoas de várias tradições religiosas, enquanto educadoras conseguiram juntas encontrar o que há de comum numa proposta educacional que tem como objeto o Transcendente. Assim, o próprio Conselho Nacional de Educação, no seu Parecer de 11/03/97, entende a necessidade de um professor habilitado e não representante de uma denominação religiosa. Esse posicionamento consubstancia o que reza a nova redação do Artigo 33 da LDB 9394/96 sancionada em 22/07/97 e que em seu parágrafo 1° prevê o profissional capacitado para essa área”.
        Disponível em http://www.pucrs.br/edipucrs/online/inovacaoequalidade/inovacao/pag7.html .

        A SEDUC-RS possui uma Coordenação do Ensino Religioso que pode ser contatada para maiores informações.

        Prof. Omar Martins
        Blog: https://profomar.wordpress.com
        Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
        Twitter: http://www.twitter.com/profomar
        E-mail: prof.omar@terra.com.br

  80. Carla Rosane Faleiro da Silva diz:

    Oi, estou no terceiro semestre de pedagogia, posso usar isso na provados títulos, ou tenho que estar formada?Um abraço,Carla Rosane.

  81. Ana Luisa Cosme diz:

    Olá Professor!!
    Boa tarde!
    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo Blog pois tenho o acompanhado faz um tempo e é de grande utilidade. Além disso fico muito feliz em ver a forma como o senhor trata a cada um que lhe envia alguma dúvida, parabéns pela atenção dedicada aos leitores do blog!
    Me formei em 2010 no curso de Magistério aqui na cidade de Rio Grande, e vi que acaba de abrir o concurso para o magistério no estado.
    Nunca prestei nenhum concurso público, então não tenho ideia de como seja…
    Alguém me disse que seria parecido com o vestibular.. hoje curso Letras na Universidade Federal do Rio Grande-FURG… Quero muito disputar uma dessas vagas e por isso gostaria que o senhor me enviasse o material que tiver disponível para estudo. Se tiver alguma prova do concurso anterior ou algo parecido.. Não sei o que deve cair na prova de conhecimentos pedagógicos e legislação..
    Desde já agradeço muito a atenção e lhe desejo um ano de muito sucesso e realizações!

    Atenciosamente
    Ana Luisa Cosme-19 Anos, Rio Grande-RS

  82. ELISIANE IZABEL DA SILVA ARCE diz:

    Olá professor Omar!!!
    Boa tarde!
    Quero lhe parabenizar pelo seu blog,pois tenho acompanhado e tem sido de grande utilidade.
    Sou professora formada em pedagogia para series iniciais e quero fazer este concurso do magistério estadual,será meu primeiro concurso publico e estou com bastante dificuldade para estudar pois não sei ainda quais conteudos serao cobrados na prova.Então lhe peço encarecidamente sua ajuda me enviando material de estudo -lingua portuguesa,conhecimentos pedagogicos e legislação.Dese já agradeço sua atenção!
    Atenciosamente
    Elisiane Izabel da Silva Arce – São nicolau-RS

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Sobre materiais: finalmente comecei a receber resumos, esquemas e fichas de leituras dos livros indicados na bibliografia (em especial da parte básica) dos colegas professores que estão trabalhando em cursos preparatórios. Como esses materiais precisam ser preparados (diagramados, corrigidos etc) começarei a disponibilizá-los em uma ou duas semanas. Pensei para tanto, criar um grupo de estudos em que todos podem se inscrever e receber, gratuitamente, os materiais. Aceito sugestões de ferramentas do tipo “GRUPOS” para uso para não precisar usar o software de correio eletrônico. Na semana que vem postarei as informações para cadastrado de todos os interessados.

      Um grande abraço.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  83. Cristian diz:

    Olá Professor!!!!!!! Muito bacana seu blog, se você tiver algo de material para o concurso do magistério ficarei grato em me repassar, obrigado, abraços

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Cristian:
      Sobre materiais: finalmente comecei a receber resumos, esquemas e fichas de leituras dos livros indicados na bibliografia (em especial da parte básica) dos colegas professores que estão trabalhando em cursos preparatórios. Como esses materiais precisam ser preparados (diagramados, corrigidos etc) começarei a disponibilizá-los em uma ou duas semanas. Pensei para tanto, criar um grupo de estudos em que todos podem se inscrever e receber, gratuitamente, os materiais. Aceito sugestões de ferramentas do tipo “GRUPOS” para uso para não precisar usar o software de correio eletrônico. Na semana que vem postarei as informações para cadastrado de todos os interessados.

      Um grande abraço.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  84. Vânia diz:

    Boa tarde prof. Parabéns pelo trabalho no blog desenvolvido!!
    Sou acadêmica do 5º período de licenciatura, porém o que tenho para participar da prova de títulos é somente as declarações da Instituição, valendo de 4 a 12 horas cada uma. Qual seria a chance deu participar desse concurso, devo ir muito bem na prova teórica, para garantir uma vaga? ou não valeria a pena fazer o concurso ja que não estou bem nos títulos?
    Grata pelas informações!

  85. Cynthia diz:

    Oi professor Omar, gostaria de entender melhor a questão da inscrição por cotas. Pois compreendi que a cada seis candidatos aprovados existe uma vaga para o candidato inscrito na condição de negro, se aprovado é claro. Mas quero saber se a cota de 18% das vagas destinadas a negros é de forma geral ou para cada área de conhecimento?

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Bom dia, Cynthia:
      Vale os regramentos estabelecidos na Lei n.º 13.694, de 19 de janeiro de 2011 ( http://www.al.rs.gov.br/legis/M010/M0100099.ASP?Hid_Tipo=TEXTO&Hid_TodasNormas=55774&hTexto=&Hid_IDNorma=55774 ) e no item 5 do edital do concurso.
      […]
      5. DAS VAGAS DESTINADAS A CANDIDATOS NEGROS:
      5.1. Nos termos da diretriz estabelecida pelo art. 17 da Lei n.º 13.694, de 19 de janeiro de 2011, aos candidatos negros serão reservadas 18% (dezoito por cento) das vagas. (IBGE/Censo 2010)
      5.2. Para efeitos do previsto neste Edital, considerar-se-á negro aquele que assim se declare expressamente no momento da inscrição.
      5.3. Não ocorrendo aprovação de candidatos negros em número suficiente para ocupar os 18% (dezoito por cento) dos cargos reservados, estes serão preenchidos pelos demais candidatos aprovados neste concurso.
      5.4. O percentual de 18% das vagas reservadas aos candidatos negros será observado ao longo do período de validade do concurso público, inclusive em relação às vagas que surgirem ou que forem criadas.
      5.5. Em face da reserva legal de 18 % das vagas aos candidatos negros, tem-se que, dentre cada 06 (seis) candidatos nomeados, deverá ser nomeado 1 (um) candidato negro.
      5.6. Se aprovado e classificado dentro do número de vagas reservadas, o candidato que se declarou negro será submetido a aferição que será realizada pela equipe especializada, definida pela Administração Pública e divulgada nos termos do item 2 deste Edital.
      5.7. Caso a equipe especializada conclua, na verificação da condição declarada na inscrição que o inscrito não se enquadra na condição de negro, inexistindo má-fé, o candidato permanecerá no concurso, concorrendo em igualdade de condições com os demais.
      5.8. O candidato negro participará do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, à duração, ao equipamento, à data, ao horário e ao local de realização das provas do concurso.
      5.9 Para efeitos deste Concurso Público, caso queira concorrer a reserva de vagas para negros, o candidato negro ou pardo deverá inscrever-se como negro.
      5.10. As informações fornecidas pelos candidatos são de sua responsabilidade e ficarão nos registros cadastrais de ingresso. […]

      A cota de reserva vale tanto para o quantitativo de vagas no cargo específico como no quantitativo geral de vagas.
      A palavra chave é reserva: caso não tenha classificados negros nas vagas reservas, essas serão preenchidas pelo demais candidatos aprovados. Entendeu?

      Qualquer dúvida adicional me consulte novamente.

      Um grande abraço.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  86. Liliane Pereira Moreira diz:

    Boa noite Prof. que DEUS o abençoe nesta empreitada.

    Gostaria de deixar uma observação, e caso o senhor possa me esclarecer, foi ficar muito agradecida.

    Houve uma retificação no edital, incluindo o ponto 6.11 eixo interdisciplinar – direito, contudo, nao houve inclusão de conteudo programatico específico.

    Aí vem minha pergunta, como ficará a avaliação do concurso????

    Um grande abraço.

    Liliane P. M.

  87. jaciara dos santos diz:

    Olá professor adoorei muiiito do seu blog ,lindo demais e muito bem desenvolvido ! Prabéns ,seguindo vou fazer o concurso do seduc 2012 ,queria saber se tens alguma disponibilidades de materiais ! Obrigada desde já.Abraços.

  88. Jéssica diz:

    Olá Professor Omar, tenho acompanhado sempre o blog, estás de parabéns!
    Gostaria de receber o material de estudos, pode me enviar por e-mail?
    Desde já agradeço!
    Um abraço

  89. Graciela diz:

    Olá,
    Vou fazer o concurso do Magistério, mas estou com uma dúvida, pois para todos os cargos foi divulgado o programa e a bibliografia, porém para professores de português, há apenas a seguinte informação: Português e Literatura Brasileira e cita os livros.Tendo em vista que para todos os cargos existem o programa bem definido, entrei em contato com a FDRH, e afirmaram que iriam verificar e nada mudou.
    Espero que todos os candidatos vejam isso e também tomem uma providência, afinal os professores de português serão prejudicados.
    Por favor, o que posso fazer?
    Obrigada!

  90. Aline Carlos Carneiro diz:

    Olá,
    Vou fazer o concurso do Magistério, mas estou com uma dúvida, pois para todos os cargos foi divulgado o programa e a bibliografia, porém para professores de português, há apenas a seguinte informação: Português e Literatura Brasileira e cita os livros.Tendo em vista que para todos os cargos existem o programa bem definido, entrei em contato com a FDRH, e afirmaram que iriam verificar e nada mudou.
    Espero que todos os candidatos vejam isso e também tomem uma providência, afinal os professores de português serão prejudicados.
    Por favor, o que posso fazer?
    Obrigada!

  91. Vânia diz:

    Boa tarde prof.Omar!
    Gostaria que vc me ajudasse a tirar uma dúvida que tenho. Preciso fazer cursos na área da educação, pois a partir de agora já posso participar de contratos emergenciais. Mas não sei como isso é avaliado, quantas horas de cursos eu preciso ter, se preciso fazer os cursos na minha área ou se pode ser apenas na área da educação, e se são válidos os cursos pela internet, se são contabilizados todas as horas de cursos. Se fosse possível, gostaria que vc escrevesse um pouquinho a respeito para eu começar peço lado certo. Não tenho magistério, nem experiência em escola, estou cursando licenciatura no 5º período.
    Agradeço pela ajuda.
    Jucemara

  92. Edina diz:

    Boa noite prof.Omar!

    Se possível gostaria que enviasse material para meu e-mail. Recebi algumas coisas tempo atrás, mas era informações sobre o concurso do magistério 2005. Obrigada pela ajuda.

  93. lilianeadvL diz:

    Tinha razão Prof.,foi realizada a retificação, incluindo o conteúdo para a área interdisciplinar – direito.

    Também, gostaria nesta oportunidade, de pedir-lhe o conteudo, principalmente o pedagogico, ou indicação para o prepardo do concurso.

    Sei que estás com o tempo breve, entrei na pagina indicada, porem, nao ha material disponivel.

    Agradeço

    Q DEUS o abençoe.

    Liliane

  94. Liliane diz:

    Tinhas razão, houve a retificação incluindo o conteudo de direito para a area interdisciplinar.

    Tb gostaria de aproveitar e lhe pedir o conteudo pedagogico para o concurso.

    Entrei na pag indicada pelo senhor, mas, visto o seu tempo, nao foi incluido o conteudo.

    Aguardo, obrigada

    Q DEUS o abençoe.

    Liliane

  95. Dayane diz:

    Boa tarde prof Omar. É a primeira vez que acesso o blog e gostei bastante. Vou fazer o consurso para series iniciais e já estou estudando há algum tempo. Gostaria de receber os seus materiais e algumas dicas de cursos para adquirir títulos. Desde já agradeço a atenção.

  96. Viviane diz:

    Boa tarde professor, gostaria de esclarecer uma duvida. A parte da Legislação que deve-se estudar para o concurso do magisterio estadual é a Legislaçao Federal ou Estadual referente ao Serviço Publico.Agradeço a atençao e pediria, se possivel que me enviasse o material correspondente para a atuação nas series iniciais.Com carinho . Viviane

  97. sonia diz:

    Olá prf. Omar meu nome é Sonia, é a primeira vez que farei o concurso do estado. Estou um pouco apreensiva, pois tenho pouco material de estudo. Ficaria muito grata se pudesse me enviar algum material. Farei a prova para o nível 5.1, (nível básico).
    Fiquei em dúvida quanto a minha inscrição no concurso, pois paguei a taxa no banco mas não recebi nenhuma confirmação. Isso é normal?
    Desde já lhe agradeço e parabenizo por seu trabalho fraterno. Abraços!

  98. sonia diz:

    Olá prf. Omar vou fazer o concurso para séries iniciais, poderia por favor me enviar algum material por email? lhe agradeço de coração. Parabéns pelo blog e pela sua generosidade! Um grande abraço

  99. Catia dos Santos diz:

    gostaria de receber material para estudo, do concurso do magisterio do RS, vou fazer o prova para Educação Física se tiver algum material lhe agradeço.

  100. Débora diz:

    Boa tarde, achei muito interssante o seo Blog, tenho acompanhado. Gostaria de receber algum material para o concurso do magistério que tens disponível.
    Obrigada!

  101. edina diz:

    Professor,conheci a pouco tempo seu blog e simplesemnte adorei. Gostaria de receber o material que tens para dar mais uma estudada, é possível? Desde já agradeço.

  102. Vanessa diz:

    Oi Prof. Omar estava acompanhando seu blog quando ainda não havia data para o concurso após perdi o endereço e hj achei uffa (kkkkk) me candidato a vaga para séries iniciais, poderia por favor me enviar algum material por email?
    Obrigadão, estou beeem perdida tenho uma filha de 1 ano que é muito serelepe.
    Desculpa o transtorno.
    Abraço

  103. Eliane diz:

    Boa noite! Muito bom o seu trabalho professor, a sua preocupação em auxiliar a todos pois nos momentos de concurso sempre é momentos de muita ansiedade e dificeis pelo fato de muita competição e número minimo de vagas.
    Gostaria de receber dicas em relação em a L.portuguesa.
    Professor! Como fica a questão de contratos temporários em sua opinião em épocas de concurso, pois estão chamando muita gente como vai ficar a situação deste pessoal?
    Grata pela compreenção.

  104. Daniela Martins diz:

    Boa tarde! Prof Omar, seu blog além de importante e criativo, mto útil, e gostaria de pedir ao senhor se disponibiliza material para o concurso do magistério do RS, vou fazer para os anos iniciais e estou tendo dificuldade em conseguir para a área específica dos anos iniciais. Sou prof contratada e estou buscando meu lugar ao sol tb, apesar de todas as controvérsias de piso e tudo mais, eu amo o que faço, e quero continuar ser docente rsss , ficaria mto agradecida, Obrigada!

  105. Cristiane diz:

    Olá!
    Gostaria de saber se vc saberia me informar de como eu saberei onde irei realizar a minha prova?
    Agradeceria muito se manda-se a resposta pro meu e-mail.
    Obrigada.

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s