Dicas de Estudo

Vários são os erros a que estão sujeitos os candidatos que prestam concursos públicos. Esquecer de ler o edital, de levar documentos exigidos na hora da prova ou até deixar para estudar na véspera são pecados mais comuns do que se imagina. Veja abaixo:

1. Escolher concurso pelo salário e pelo número de vagas
O primeiro erro é escolher o concurso pelo volume de vagas disponíveis e pela remuneração, não pelo perfil do cargo oferecido. Não é incomum, nesses casos, que os recém-contratados descubram que a nova profissão não tem nada a ver com eles ou com a área que querem trabalhar. Muitos bancários concursados para a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil, por exemplo, descobrem tarde demais que odeiam trabalhar em banco. Por isso, o conselho é escolher a carreira pela afinidade, para não ficar desmotivado e desistir do serviço no meio do caminho.

2. Não ler o edital
Esse é um dos erros mais comuns. O edital é a regra do jogo no caso de concursos públicos, é onde estão registradas todas as informações essenciais para ser aprovado. Os livros que vão ser cobrados, a matéria obrigatória na prova, as datas de divulgação dos resultados, que documentos levar, tudo isso está no edital. Vale a pena fazer uma leitura atenta, guardar uma cópia na bolsa para ler no momento em que estiver de bobeira e até imprimir e colar na parede do quarto.

3. Ignorar qual a empresa organizadora do concurso
Saber qual é a empresa ou fundação que vai organizar a prova é importante para conhecer o estilo das questões cobradas – a Cesgranrio, por exemplo, é uma das que fazem os exames mais simples, na opinião de professores de cursinho. As questões cobradas são diferentes da Vunesp, da Fundação Carlos Chagas, do CESPE-UnB, da Funrio, da Cetro, da FGV e da Esaf – todas organizadoras de concursos públicos.

A Esaf, por exemplo, é considerada uma das organizadoras com provas mais difíceis do país. A Vunesp costuma ter exames mais padronizados, além de ser também responsável por vários vestibulares. Saber qual é a organizadora também ajuda a conhecer a banca que irá corrigir o processo seletivo. Algumas são mais tolerantes com autorizam os candidatos a chutar as respostas nas questões e outras não, por exemplo.

4. Priorizar o estudo das matérias mais fáceis para o candidato
Você gosta de português e literatura, por isso se foca em estudar essa área. Todo o resto – matemática, lógica, atualidades – fica em segundo plano. Essa é a fórmula para ir mal no concurso público, na opinião de quem dá aula para as provas. Certas matérias sempre são cobradas e merecem atenção especial. São elas: matemática, português, atualidades e informática.

Abrir mão de uma das disciplinas porque ela é “chata de estudar” não deve ser uma opção para os candidatos. Todas as matérias são importantes, e zerar uma delas – ou seja, errar todas as questões – muitas vezes significa eliminação do processo seletivo.

5. Escolher um concurso de nível médio porque “é mais fácil”
Mais uma armadilha comum, na qual muita gente cai. Em geral, concursos com vagas para nível médio de escolaridade (equivalente ao antigo colegial) são mais fáceis do que os de nível universitário. Apesar disso, o número de candidatos é bem maior, o que faz a concorrência e a dificuldade do exame crescerem. Trata-se de um erro “clássico”.

Vários concorrentes também terão nível universitário, não é uma ideia exclusiva de um ou outro candidato. Outro problema é que o concurso de ensino médio oferece salários menores e carreiras em geral pouco interessantes para quem se formou em universidade. Mais uma vez se cai na armadilha do concurso para um perfil que não é o do candidato.

6. Não fazer planejamento de estudos
Quem for prestar um concurso público tem que estar preparado. As provas são difíceis, principalmente quando o número de vagas é baixo e o cargo oferece boa chance de crescimento e de salário. Um candidato a cargos na Justiça, por exemplo, em geral precisa ter – além do diploma em direito – experiência de até três anos em advocacia. Pensando nisso tudo, se inscrever num processo seletivo e não se planejar para estudar significa não levar a sério a prova. O ideal é separar no mínimo três horas por dia, seis dias por semana, para estudar. O candidato deve fazer resumos das disciplinas cobradas e responder questões de provas anteriores como treinamento e foco.

7. Não simular as condições do concurso
Tem muito a ver com a dica anterior. O concorrente precisa estar com o corpo e o cérebro acostumados à pressão e situações que vai passar na prova do concurso. Deixar de estar preparado fisicamente pode significar dormir demais e chegar atrasado na hora da avaliação. Ou ficar com sono e desconcentrado quando for responder às questões.

8. Esquecer documentos e itens obrigatórios na hora da prova
Tem gente que perde a chance da vida de obter um trabalho por não levar o documento de identidade na hora da prova para o concurso. Esse tipo de coisa é um erro clássico, mas fácil de evitar, dizem os professores de cursinho. Uma saída é fazer uma lista do que levar no dia da prova e checá-la tanto na véspera quanto antes de sair de casa rumo ao local do exame.

9. Deixar o estresse tomar conta
Prestar um concurso público, assim como um vestibular, é estressante. O candidato tem que saber a hora de se desligar dos estudos e viver – encontrar a família, a namorada e os amigos. Um dos efeitos da pressão é o desânimo, segundo o professor Flávio Martins, dirigente da rede de cursinhos LFG. Ele já havia dado os mesmos conselhos anteriormente, para o R7. Quem se estressa desanima, e quem desanima desiste de estudar no meio do caminho.

– É essencial que o estudante faça intervalos durante os estudos, para descansar a mente e os olhos. Em média, a cada hora de leitura, o candidato deve parar por dez minutos.

10. Achar que apenas o cursinho preparatório resolve
É comum que candidatos se matriculem no cursinho e achem que isso basta. Todos os professores foram unânimes em dizer que o aluno precisa estudar em casa e se preparar fora da sala de aula, seja sozinho ou em um grupo de estudos. Muitas vezes é esta preparação que faz a diferença: muita gente frequenta cursinhos, mas poucos se dedicam de fato, seja dentro ou fora dos cursos.

Só com método, com foco, com disciplina é que hoje se passa na prova do concurso público. Não basta chegar e sentar para fazer o exame. É preciso ter calma, estudar por um bom tempo antes da prova, ter predisposição para refletir sobre as questões. Trabalhar para o governo oferece muitas vantagens, mas os concursos públicos estão cada vez mais difíceis.

(Adaptado do R7)

143 thoughts on “Dicas de Estudo

    • Editor diz:

      No último edital válido (2009), atendendo o disposto no Decreto Estadual n.º 45.993, de 14 de novembro de 2008, causa inaptidão no exame de saúde, discromia de pele ou tatuagem em áreas expostas, isto é, nas áreas não cobertas pelos uniformes regulamentares usados pela Brigada Militar (veja em http://www.al.rs.gov.br/Legis/Arquivos/DEC%2045.993.pdf). Há discussões no atual governo para alterar esse regramento. Sabemos na publicação do novo edital. Um grande abraço. Bons estudos.

  1. Lisiane diz:

    Boa noite!!!
    Gostaria de receber o material para o concurso do magistério RS, minha área é Português/Francês e nem imagino como eles poderão pedir os conhecimentos específicos da língua portuguesa… gramática? literatura?? ….
    obrigada,
    Lisiane

  2. Lisiane diz:

    …faltou um detalhe na anterior…
    Não consigo estudar as leis, perco a concentração facilmente, não sei o que fazer.
    Tens alguma dica para aprender mais rápido e eficientemente as leis.
    Obrigada, mais uma vez

  3. Gabriela diz:

    Olá Professor Omar!
    Parabéns pelo trabalho realizado!
    Uma humilde dica: é possível disponibilizar no site um espaço para socializar arquivos? Pois eu adoraria ter acesso a eles e me sinto um pouco constrangida de ter que pedi-los… uma vez que sei que vou tomar seu tempo (eu e tantos outros), em um procedimento simples, que poderia ser utilizado para trazer ainda mais informações interessante em um post do site. Obrigada!

  4. Daiane diz:

    Olá professor!!!
    Primeiramente, como vários colegas já disseram gostaria de lhe parabenizar pelo blog, vou fazer concurso para o magistério na de química e gostaria que enviasse para o meu email o material que estás disponibilizando (provas, apostilas, edital 2005,…), desde já agradeço, Daiane

  5. Adalberto Spagnolo diz:

    Olá Profesor Omar!
    Primeiramente parabéns pelo teu trabalho e pelas informações prestadas. Gostaria de receber material referendo ao concurso do magistério. Sou professor de ed. física e gostaria de saber se existe alguma chance do governo abrir vagas para ed. física nas séries iniciais.
    Um grande abraço!

  6. Andressa Chaves diz:

    Olá Profesor Omar!
    Primeiramente parabéns pelo teu trabalho e pelas informações prestadas. Gostaria de receber material referendo ao concurso do magistério. Sou professora de Educação Fisica .
    Desde ja agradeço!
    Abraço

  7. fernando diz:

    bom dia prof, eu quero saber se vc tem algun programa de estudo sobre atualidade qui possa manda pro meu e-mail, pois vou fazer um concurso estadual e preciso muito, quem vai elabora e a cespe, esse tiver alguma outra coisa que possa me ajuda pode mandar obg.

  8. Gina diz:

    Olá professor, mandei um e-mail para o sr. a fim de que me orientes sobre estudos de concursos e preparação para a oab, agente não consegue mesmo fazer nada sozinho! O ser humano é totalmente carente, então parabéns pela atenção conosco.
    Abraços Gina

  9. AURELIO diz:

    Prezadíssimo Omar Sharif (lembra do doutor Jivago? Ou não é do seu tempo?)

    Bom, FCC x INSS.
    E agora? Alguma sugestão para estudo? Dicas? Que provas anteriores devo resolver?
    Abs e grato

  10. Lúcia Andréa Cardoso Dias diz:

    Olá professor Omar, gostaria de saber se no concurso do magistério o trabalho voluntário terá alguma pontuação?
    Se for possível o senhor me indicar alguma apostila, pois não tenho encontrado na internet.
    Obrigada, feliz natal e um ano novo cheio de realizações.

  11. Lúcia diz:

    Olá professor Omar, após ler o edital não consegui entender se para series iniciais o meu curso de pedagogia me habilita, ou somente quem tem o normal pode fazer?
    Se possível me responda esta dúvida.

  12. Rose diz:

    Olá professor Omar, . gostaria que enviasse para o meu email alguem material que possa dar uma estudada para concurso do magistério. obrigado e parabéns pelo seu blog muito nós ajuda.

  13. Rose diz:

    Olá Professor Omar!
    Eu irei fazer concurso na area de (Educação básica e modalidades mas precisamente em Matérias Pedagógicas Licenciatura em Pedagogia). se tiver algume material p mim ficarei grata, estou pobre de material.
    UM FELIZ 2012!!

  14. MARISTELA PUNTEL BOCK diz:

    Olá, amigo…
    Gostaria de receber material para o concurso, sobre LINGUAGENS e suas
    Tecnologias:Licenciatura Plena – Letras / Português e Literatura da Língua Portuguesa. Li o edital, mas permaneço com dúvidas… Afinal, além de didática, legislação e língua portuguesa, o que mais terá! Terá literatura e/ou língua estrangeira! Gostaria, ainda, der rerceber alguma prova da FDRH para ter uma noção do tipo de questão…
    Valeu…
    Desde já graditão.
    Maris

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Bom dia, Maristela:
      Além da prova de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Legislação e Conhecimentos Pedagógicos) para todas as áreas, deve-se acrescer os conteúdos de Conhecimentos de Habilitação descritos no Anexo X do edital do certame.
      Na ocasião da publicação, a FDRH-RS por erro ou omissão, não incluiu o programa específico e tão somente a bibliografia:
      […]
      1.1.Língua Portuguesa
      LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
      GARCIA, Othon M. -COMUNICAÇAO EM PROSA MODERNA: Nova Ortografia. Editora: Editora FGV, Ano:2010, Ed.23.
      BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
      CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 10ª. Ed. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2008.
      CELIS, G.I. (1998): Aprender a formar crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas.
      CURTO, l.M. et ai. (2000). Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler, vol.1 e 2, Porto Alegre: Artes Médicas.
      GERALDI, João Wanderley. O Texto na Sala de Aula. São Paulo:Ática.2006.
      GUEDES, Paulo. Manual de Redação.POA:UFRGS.2003.
      KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor – Aspectos cognitivos da leitura. Campinas, São Paulo: Pontes, 2005.
      KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2008.
      LERNER, Delia (2002). Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artes Médicas.
      MARCUSCHI, Luiz Antônio: Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2007.
      SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas / São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
      ZILBERMAN, Regina & SILVA, Ezequiel Theodoro (Org.). Leitura – perspectivas interdisciplinares. São Paulo, Ática, 2000.
      […]

      É aguardado uma retificação por parte da SEDUC-RS.

      Para provas de Professor aplicadas em concursos acesse:
      http://www.pciconcursos.com.br/provas/professor
      http://www.pciconcursos.com.br/provas/fdrh

      Grande abraço.

      Bons estudos e obrigado pelo acesso ao blog.

      Qualquer dúvida adicional me consulte.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      E-mail: prof.omar@terra.com.br
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar

  15. Lisiane diz:

    Boa noite!!
    Prof. Omar, estou estudando para o concurso do magistério RS, área Língua Francesa, e gostaria de receber o material por email, seria possível?
    Material: Legislação, CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS, LINGUAGENS e suas Tecnologias.
    Obrigada, Lisiane

  16. Rosângela Salete Koch diz:

    Boa noite Prof. Omar!
    Gostaria de receber se possível material para o concurso do magistério. minha área é Matemática e estou muito insegura com relação aos conteúdos.
    Obrigada!
    Parabéns pelo seu Blog! Adorei…
    Abraços

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Sobre materiais: finalmente comecei a receber resumos, esquemas e fichas de leituras dos livros indicados na bibliografia (em especial da parte básica) dos colegas professores que estão trabalhando em cursos preparatórios. Como esses materiais precisam ser preparados (diagramados, corrigidos etc) começarei a disponibilizá-los em uma ou duas semanas. Pensei para tanto, criar um grupo de estudos em que todos podem se inscrever e receber, gratuitamente, os materiais. Aceito sugestões de ferramentas do tipo “GRUPOS” para uso para não precisar usar o software de correio eletrônico. Na semana que vem postarei as informações para cadastrado de todos os interessados.

      Um grande abraço.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  17. MARIS diz:

    OLÁ,
    MUITO BOM SEU BLOG. JÁ SOU FÃ DELE, PRINCIPALMENTE QUANDO TENHO ALGUMA DÚVIDA, POIS ACREDITO MUITO EM SUAS INFORMÇOES. TALVEZ POSSA ME AJUDAR EM MAIS UMA DÚVIDA: SERIA AFIRMATIVA ESSA QUESTAO DO CONCURSO DA EMATER: “MATRIZES AGRICOLAS É O CONJUNTO DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES ECVONOMICAS AGRICOLAS E NÃO AGRICOLAS QUE SE DESENVOLVEM EM UM DETERMINADO ESPAÇO RURAL.”

    DESDE JÁ, VALEUUUUUUUUUUUUU.
    MARI

  18. Patrícia Wojahn diz:

    Olá professor Omar ,estou a procura de material para o concurso (todas as especifidades )minha área é Matemática e também algum curso online , você me indicou dois mais nenhum abriu turma.Obrigado pela atenção.

  19. luciana diz:

    OI…Gostaria de receber materias para o concurso do magisterio. Provas de 2005…que ajudem no estudo…Tem algum custo???
    Desde já agradeço…
    Luciana.

  20. Ruchele diz:

    Professor Omar!

    Adorei a aula sobre Conhecimentos Pedagógicos.
    Vou fazer o concurso para magistério estadual. Minha área é Filosofia. O senhor tem algum material que possa me ajudar?
    Muito obrigada!

  21. Marialva Salete Cenci diz:

    Olá professor Omar ! Parabéns pelo trabalho, gostaria de receber materiais para estudo sobre portugues, legislação e conhecimentos pedagogicos, vou prestar o concurso do magistério para séries iniciais.Obrigada!

  22. Amanda diz:

    Olá!

    Vi o site por acaso…estava procurando apostilas com questões para estudar para o concurco da BM/RS 2012. Comprei uma, mas gostaria de mais, para dar uma olhada. Se tiver testes e simulados também, lhe agradeço!

    Obrigada!

    Amanda

  23. Cristiani Portal diz:

    Gostaria de receber material para o concurso do TJ/RS (analista), bem como de saber qual a sua opinião a respeito da banca q irá organizar o concurso. Obrigada!

  24. Alessandra diz:

    Olá professor Omar! Parabéns pelo seu trabalho, por favor, gostsria de receber algum material
    sobre o concurso da SEDUC, vou prestar para magistério séries iniciais. Já lhe agradeço,pela atenção!!!

  25. Lucélia Doyle Nunes diz:

    Gostei muito das suas dicas, gostaria de receber material para o concurso do magistério para os anos iniciais. Desde já obrigada!

  26. zenaide Barbosa da Silva diz:

    gostaria de receber material para concurso de professor de pedagogia vou prestar concurso agora tou muito pobre no material para estudo por favor me ajude. me ajude professor Omar Martins

  27. lisi diz:

    Boa noite professor!
    Parabéns pelo blog!
    Vou fazer concurso magisterio series iniciais,mas tenho pouco material,
    o senhor pode mandar algum material pro meu email ?
    desde já obrigado.

  28. rosane pereira diz:

    Ola Parabéns seu Blog.
    Preciso site modelo provas FDRH, vou realizar concurso RS, Educação básica Educação especial AEE. Aguardo informações

  29. Zelma Nemízia de Farias Ramos diz:

    Olá
    Adorei se blog. Parabéns!
    Vou prestar exame para o concurso do TJPB e gostaria que pudesse me dar algumas dicas para a prova de raciocínio lógico que acho dificílimo.
    A organizadora do concurso é a FAPERP e não encointrei material deles envolvendo esse assunto.
    Um abraço, Zelma.

  30. Elaine Teresinha Arnhold dos Santos diz:

    Boa noite Professor Omar.
    Gostaria de saber a respeito do concurso magistério – Área de Linguagens e suas Tecnologias- Habilitação 1.1 – Português e Literatura da Língua Portuguesa. De acordo com o gabarito publicado acertei 42 questões, porém na última parte, Prova da Habilitação do Professor acertei somente 5 questões das 10, estando portanto reprovada, de acordo com o edital. Se possível gostaria que analisasse a questão de número 60, para ver se cabe algum recurso na mesma. Na minha resposta assinalei a letra E. Ao analisar essa questão justifico que na bibliografia indicada não se encontra nas referências LAGARES, Xoão Carlos. Achei o parágrafo bastante curto para se chegar a uma conclusão, sem conhecer o restante do contexto. Na realidade acho que correção linguística também não fazia parte da bibliografia. Será que cabe recurso nessa questão?
    Ainda, se possível, alguma sugestão para recurso para as questões 53, 55, 56 e 59. Assinalei como respostas C, B, E e E, respectivamente.
    Agradeço a atenção e grande abraço:

    Elaine

  31. RAQUEL DE SOUZA DA COSTA diz:

    PROFESSOR OMAR MARTINS GOSTARIA QUE ME ENVIASSE MATERIAL DE ESTUDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA ARÉA DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO.POR FAVOR COM URGENCIA ME AJUDE AGUARDO BJS RAQUEL SOUZA DE SALINÓPOLIS

  32. Thayane diz:

    Professor, Bom dia.

    Sou nova por aqui. Li os tópicos e gostei muito das dicas e do material diponibilizado.
    Em relação ao concurso do Ministério da Fazenda 2012, o senhor teria algum material que podesse disponibilizar?
    Desde já, muito grata!

    • Editor diz:

      Boa tarde, Thayane:
      Tudo bem?
      Agradeço o acesso e atenção com o blog.
      Na próxima semana irei disponibilizar um livro eletrônico com questões aplicadas de língua portuguesa pela ESAF.
      Tenho também material de Noções de Direito Constitucional, Administrativo e Previdenciário do concurso anterior.
      Só falta receber o ok da Editora para disponibilizar gratuitamente.

      Acesse os blogs htpp://profomar.wordpress.com | http://garraconcursos.wordpress.com e vá acompanhando as postagens.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins
      Facebook: /omarmartins
      Twitter: @profomar

  33. Seliane Aparecida de Campos diz:

    Olá professor, conheci hoje o seu blog e já me auxiliou muito mas se o senhor puder me enviar alguns sites que possa me auxiliar para eu estar estudando para o concurso do Estado eu agradeceria muito, sou professora de Educação Física.

  34. Caio Almeida diz:

    Olá Professor, minha area é Educação Física, moro em Brasilia e pretendo fazer o proximo concurso. o Cespe é que normalmente faz essa prova e nao disponibiliza bibliografia. Gostaria de saber se você tem uma dica dos livros mais utilizados nas provas. Agradeço sua atenção.

  35. sandra a diz:

    Professor, gostaria de receber material (como prova comentada, se possivel) sobre concurso para magisterio sobre Matematica. Seria possivel? Obrigada desde ja.
    Sandra.

  36. Karine diz:

    Olá Prof!
    Estava procurando materiais para reiniciar os estudos para o concurso estadual que vem por ai novamente e me prendeu a atenção em comentários anteriores. Se possível também gostaria de algumas dicas e material para estudo! Minha área é de Geografia, mas sei que reunem mais disciplinas das ciências humanas! Agradeço a atenção desde já.
    Aguardo

  37. janecledson diz:

    ola gostaria de saber se é normal a banca cespe anula uma questão certa se o candidato errar outra.se no edital não fala nada de ponto de corte.

    • Editor diz:

      Boa tarde, Jane:
      Não sei de qual concurso você fala em específico…
      Via de regra, nos editais de concursos o CESPE-UnB, insere os seguintes regramento:
      (…)
      Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.
      (…)
      A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).
      (…)

      Tal procedimento possibilita o “desconto” de acertos para ajuste de notas finais…

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins
      Facebook (FanPage): https://www.facebook.com/prof.omarmartins | Perfil: https://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: @profomar
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      E-mail: prof.omar@terra.com.br
      Skype: zara1884

  38. janecledson diz:

    bom dia gostaria que vc me responde-se uma duvida fiz o concurso da anatel 2012 de 120 questões acertei 90 e errei 30 no edital falou que resposta certa com o gabarito 1 ponto e resposta errada 1 ponto negativo minha nota sera de 90 pontos ou vou ter punição. obrigada pela sua atenção.

  39. janecledson diz:

    Bom dia profº Omar
    Gostaria que vc me tira-se uma duvida fiz o concurso da anatel e no dia 20/11/12 saiu o gabarito preliminar oficial e ficou para o dia 10/12/12 sair o resultado quando saiu percebi que teve alterações no gabarito fique surpresso entre em contato com a banca cespe sem sucesso.A cespe infornou que no dia 18/12/2012 iria justificar as alteração/e anulação do gabarito preliminar das provas objetivas, profº Omar isso é correto eu posso entra com algum recurso pois sair prejudicado e tenho certeza que outros candidatos também sairam prejudicados o que eu posso fazer. Desde já agradeço a sua atenção.

  40. Edina diz:

    Boa noite Prof. Omar.
    Estou fazendo um cursinho preparatório EaD para o concurso Correios pelo GARRA PF. Porém não tem a parte de conhecimentos específicos, gostaria de saber se você tem alguma coisa atualizada sobre conhecimentos específicos para me passar.
    Agradeço se puder responder.

  41. Edina diz:

    Bom dia Prof.
    Vou prestar o concurso para nível médio (Atendente c.), seria algo sobre Ética, Lei Postal, código de defesa consumidor…, tudo isso, vi numa apostila de uma amiga.
    Se tiver alguma coisa sobre isso, gostaria muito de receber.
    att
    Edina

  42. André diz:

    Olá prof. Omar.
    Muito interessante o blog.
    Gostaria que enviasse para mim os materiais para o concurso do magistério que disponibiliza.
    Obrigado.
    Um abraço! André

  43. Ricardo José Eiras dos Santos diz:

    Prezado prof. Omar

    Parabéns pelo seu blog muito interessante confiável e útil.
    Vou prestar concurso para o magistério, sou graduado em história.
    Serei grato se me enviar os materiais que tem disponível.
    Obrigado.
    Um abraço!
    Ricardo

  44. Claudia Schinoff diz:

    Olá Omar,
    Gostaria de esclarecer uma dúvida, para estudar para o concurso do magistério, qual a melhor opção apostilas ou EAD, e também gostaria de solicitar material de estudos para este concurso e também saber se você indica as apostilas do Garra.
    Tenho magistério, sou estudante de pedagogia, e trabalho com contrato na rede estadual, preciso muiiiiito passar neste concurso do seduc/2013.

    Obrigado,

  45. Mari diz:

    Parabéns pelo blog Professor.
    Vou fazer o concurso do magistério, para anos iniciais.
    Gostaria que o senhor poderia me disponibilizar algum material para esse concurso!
    Desde de já muito obrigada…
    Um abraço.

  46. Kellen Daiana diz:

    Boa noite professor OMAR, tudo bem??
    Vou prestar o concurso do magistério e gostaria se for possível que o senhor me enviasse materiais para o módulo II não tenho experiência ainda na aréa ( Anos Iniciais Ensino Fundamental – Educação Básica C.0501) ficarei muito agradecida…Obrigada e desculpe o transtorno!!!Abraço!! Kellen Daiana!!

  47. Shara Teresinha Barbosa diz:

    Boa noite, professor! Gostaria de receber algum material para começar a estudar p o concurso de Agente penitenciário Administrativo, de 2013, ou até mesmo, algum site onde eu possa conseguir o material. Se possível, gostaria de receber por e-mail. Sou Vigilante, trabalho em uma casa noturna de segurança e começarei a fazer o curso de Gestão em Segurança Pública em março, em Poa! Gostaria muito de sua ajuda p começar a estudar.
    Desde já obrigada!! Abraço!

  48. LUIZA SOARES diz:

    Oi profº Omar! se possivel gostaria de receber material de linguagem e Educação Física para o concurso do SEDUC RS. Obrigada e parabéns pelo Blog

  49. Denise diz:

    Professor, onde posso conseguir provas antigas do concurso para o magistério do estado?Minha área é quimica e vou fazer o concurso agora.Obrigada.Denise.

  50. André diz:

    Olá Professor!
    Podes me passar material do magistério para área de Educação Física?
    gostaria de receber também a prova elaborada pela FDRH, caso tenhas de outros concurso, gostaria de receber.
    Abs

  51. dulce maria rodrigues diz:

    Boa noite,professor!Foi por acaso que li seus comentários, pois estava procurando por apostilas e foi ótimo encontrá-lo falando tão abertamente e tirando dúvidas.Estou perdida não sei por onde começar a estudar, quero fazer o concurso para o Magistério por onde achas que devo começar. Desde já agradeço Obrigada

  52. Kellen Daiana da Costa Borges diz:

    Olá professor Omar..tudo bem??Preciso muito de sua ajuda…vou prestar o concurso do magistério, já comprei sua apostila do módulo I e já estou estudando…o problema é que moro em uma cidade pequena e a biblioteca que temos aqui não tem os livros dos quais eu preciso ler para o MÓDULO II, será que tem como o senhor me ajudar dando algumas dicas para os estudos do MÓDULO II( educação básica C 0501-Anos Inicias do Ensino Fundamental) fazendo um grande favor…estou com dúvidas, já procurei na internet mas a maioria dos livros é para vender…desculpa o encomodo…desde já agradeço!!
    Abração….Daiana!! Obs: Sua apostila do módulo I é muito boa e completa…obrigada pela ajuda!!

  53. Edimar A. Provensi diz:

    Boa tarde Prof. OMAR
    Ficaria muito agradecido se pudesse me enviar o material para estudo do concurso do magistério estadual.
    Grato pela atenção.

  54. ana diz:

    Boa noite professor Omar,gostaria de saber se o senhor pode me enviar o material pedagógico que tem sobre o concurso do magistério,vou fazer prova para os anos iniciais.
    Meu imail é analvto@yahoo.com
    Grata,
    Atenciosamente
    Ana

  55. Camila diz:

    oiii, professor adoro suas aulas, mas as vezes erro tanto nos exercícios que ate acabo desanimando e muitas vezes não consigo lembrar de matérias que estudei na faculdade de matemática. Boa sorte para todos.

    • Editor diz:

      Bom dia, Camila:
      Tudo bem?
      É um processo no qual as questões servem para focar os estudos e ajudar no desenvolvimento do imaginário da prova.
      Não deixe de ver a errata com os gabaritos de Conhecimentos Pedagógicos da nova edição (2013) que está disponível na área restrita do site apostilasagora.com.br e na área do curso EAD.

      Um abração e não desanima nos estudos.

      Prof. Omar Martins

  56. Camila diz:

    Professor, assim como outros colegas gostaria de receber material de estudo para concurso magistério – anos iniciais e, se possível, alguma informação sobre o perfil das provas do FDRH, pois não encontrei nenhuma prova anterior.

    Abraço!

  57. Lea diz:

    Olá Professor!
    Por favor, seria possível me enviar questões padrão FDRH das áreas de português, legislação, conhecimentos pedagógicos e história?
    Desde já agradeço!
    Abraço

  58. Luiz diz:

    Professor, assim como outros colegas gostaria de receber material de estudo para concurso magistério do RS – minha opção é quimica e, se possível, alguma informação sobre o perfil das provas do FDRH, pois não encontrei nenhuma prova anterior.

  59. alexandra pedroso victor diz:

    Olá Prof. Omar, vou prestar o concurso para o magistério público 2013 e tenho muita dificuldade com os pensadores, gostaria de lhe perguntar se o senhor possui algum resumo dos pensadores em forma de tópicos para que eu possa assimilar cada pensador, pois no último concurso reprovei justamente nessa parte.

    Obrigada!

  60. Luiza diz:

    Olá Profº Omar! Gostaria de tirar uma dúvida sobre os temas trasversais, no concurso da SEDUC 2012 a questão 44 ( deve-se considerar que, embora os temas transversais permeiem todas as áreas, alguns desses temas pertencem a áreas de conhecimentos específicas.)Foi considerada errada, ñ estaria certa? Desde já agradeço o esclarecimento.

    • Editor diz:

      Bom dia, Luíza:
      Tudo bem?
      Os temas transversais nos parâmetros curriculares incluem Ética, Meio ambiente, Saúde, Pluralidade cultural e Orientação sexual. Eles expressam conceitos e valores fundamentais à democracia e à cidadania e correspondem a questões importantes e urgentes para a sociedade brasileira de hoje, presentes sob várias formas na vida cotidiana. São amplos o bastante para traduzir preocupações de todo País, são questões em debate na sociedade através dos quais, o dissenso, o confronto de opiniões se coloca.

      Por tratarem de questões sociais, os Temas Transversais têm natureza diferente das áreas convencionais. Sua complexidade faz com que nenhuma das áreas, isoladamente, seja suficiente para abordá-los. Ao contrário, a problemática dos Temas Transversais atravessa os diferentes campos do conhecimento. Por exemplo, a questão ambiental não é compreensível apenas a partir das contribuições da Geografia. Necessita de conhecimentos históricos, das Ciências Naturais, da Sociologia, da Demografia, da Economia, entre outros. Por outro lado, nas várias áreas do currículo
      escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todas educam em relação a questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam.

      A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade). Na prática pedagógica, interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente, pois o tratamento das questões trazidas pelos Temas Transversais expõe as inter-relações entre os objetos de conhecimento, de forma que não é possível fazer um trabalho pautado na transversalidade tomando-se uma perspectiva disciplinar rígida. A transversalidade promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, supe rando a dicotomia entre ambos. Por essa mesma via, a transversalidade abre espaço para a inclusão de saberes extra-escolares, possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade dos alunos.

      Os Temas Transversais, portanto, dão sentido social a procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais, superando assim o aprender apenas pela necessidade escolar. (PCNs)

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  61. Gustavo diz:

    Olá Professor! Gostaria muito de passar no concurso da Susepe, procurei muitas informações sobre esse concurso mas não consegui materiais para estudar, preciso de materiais para estudo! Quais matérias estudar? Agradeço desde já!

    • Editor diz:

      Boa tarde, Gustavo:
      Tudo bem?
      Em decorrência da nova legislação de 2009, com alteração do nível e reorganização de toda a estrutura funcional da SUSEPE-RS, com certeza o novo certame será totalmente modificado. Só podemos ter certeza agora, antes da publicação do edital, que teremos português, informática, legislação básica (constitucional, direitos humanos, funcional etc).
      Assim, estamos no aguardo da publicação de novas informações para disponibilizar outras informações.
      Peço que aguarde mais alguns dias e continue acompanhando pelo blog.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  62. daiane zoconi diz:

    ola tudo bem,sera k tem como vc me enviar algum material p eu dar uma estuda para o concurso da SUSEPE?Sera k junto com agente penitenciário vai abrir vaga para agente penitenciário adm tambem neste concurso???

  63. Gleison Oliveira diz:

    Boa tarde prof. Omar!

    Vou prestar concurso para prof. de educação básica na cidade de Eusébio -ce,
    gostaria muito que o senhor me enviasse algum material para esse cargo.

    obrigado!

    Gleison Oliveira

    • Arthur diz:

      Olá Professor!
      Por favor, seria possível me enviar questões padrão FDRH das áreas de português, legislação, conhecimentos pedagógicos e história? sabe me dizer que vai sair susepe para nivél médio ?
      Desde já agradeço.
      Abraço

  64. Rosana diz:

    Professor, encontrei hoje seu blog e achei bastante interessante. sou leiga em matéria de concursos mas sonho em conseguir uma vaga no concurso da polícia Civil já tem tempo. Não estou conseguindo encontrar diversas leis exigidas para tal. Gostaria de saber se o senhor pode me auxiliar. Grata por sua atenção. Abraço.

  65. Vanessa diz:

    Gostaria de obter orientação para me preparar para concurso do magistério para o Rio de Janeiro estado e prefeitura. Não sei por onde começar. Obrigada!

  66. Cristiane diz:

    Boa tarde, vou fazer o meu primeiro concurso publico para series inicias e ira cair Conhecimentos Gerais,Legislação,Conhecimento Específico será que poderia me ajudar não sei o que procurar sobre estes assuntos.
    Att
    Cristiane

  67. Rosemeri Lobo diz:

    olá professor,
    Parabéns pelo site , seria possível me enviar dicas do padrão de como cobra a banca FDRH pode ser no geral e em especifico nas matérias de português
    Informática e atualidades vou prestar concurso para Seapa (veterinária)
    Obrigado!

  68. Christina Ribeiro Campos diz:

    Boa noite professor, vou fazer uma prova de concurso em breve e gostaria de saber quais as bancas que quando o candidato erra uma anula outra?
    Obrigada pela atenção!

  69. Suzete diz:

    Prezado Professor

    Tomei conhecimento desta página no dia de hoje. Gostaria de saber se o senhor tem algumas dicas e/ou materiais para o concurso da SEAPA na área de Agronomia? Agradeço sua atenção!!!

  70. Charlott diz:

    Olá.
    Gostaria de pedir ajuda para interpretação em um edital de concurso. É para vaga de professor de língua portuguesa. Como pré-requisito está escrito exatamente: “Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, OU Licenciatura em Língua Portuguesa OU em Letras Vernáculas, OU Segunda Licenciatura em Língua Portuguesa”.
    Minha dúvida é: significa que o candidato com Letras habilitação Português e inglês não se enquadra no pré-requisito? Pelo entendimento que tive é somente para candidatos com habilitação em português, e não habilitação dupla, pois senão estaria especificado. Correto?

    Desde já agradeço!!!

  71. simone alves diz:

    Eu gostaria de receber material para estudar para o concurso publico da caixa economica…nao sei o que tenho que estudar..se puder me ajudar ..agradeço!!!

  72. Julio diz:

    Olá Prof. Omar Martins,

    Será que o Sr. dispõe de algum material de nível superior para Administrador relacionado a banca FDRH. Se possível enviar para meu e-mail.

    Obrigado!

  73. Manoela Campos diz:

    Oii professor!
    Parabéns pelo teu trabalho!
    Terias algum material de conhecimentos específicos para o concurso da Brigada Militar RS 2014 – Soldado – ?

    De qualquer forma,
    Muito obrigada. 🙂

  74. maria do rosario vieira diz:

    Prof.Omar sou formada em ciencias fisicas e biologicas aquase 20 anos trabalhei em sala de aula por 3 anos hoje quero retomar a minha profissão esei que preciso me adequar e me repaginar.Pretendo fazer o concurso na minha área nos proximos 2 anos no DF preciso de dicas e de material para estudar o senhor pode me ajudar como recomeçar tenho 43 anos fico grata.O meu imail é mrosario2015@gmail.com.

  75. Crislaine Borges da Silva diz:

    Boa tarde professor,gostei muito do seu artigo.Estou indo fazer um concurso para educação básica(1º e 2º período) quero te pedir,que se o senhor tiver algum material que me possa ajudar,por favor me enviar no e-mail:cristhecatcvo@yahoo.com.br.Obrigada.

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s