Conhecimentos Pedagógicos

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65 thoughts on “Conhecimentos Pedagógicos

  1. Fabiano Martins diz:

    Olá professor! Gostaria de saber como são as provas elaboradas, estilo das questões dos concursos da UFSM para a área Assistente Técnico Administrativo. Aguardo.

  2. Shanna diz:

    Bom dia! Professor, gostaria de receber material para concurso da SEDUC RS… Se possível e se disponivel gostaria de vídeo aulas. Att, Shanna

  3. Erzita diz:

    Bom dia Professor estou precisando de matériais para estudar, para o ensino fundamental, não sei oque começar estudar pode me dar alguma dica sem ter que adquirir apótilas.
    Obrigado
    Erzita

  4. Lilian diz:

    Olá Professor..
    Gostaria de receber algumas dicas para o concurso da SEDUC-RS. Não por qual matéria começar a estudar.
    Att. Lilian

  5. Fernando May diz:

    Bom dia Professor!
    Estou estudando para o concurso do Magistério (Língua Inglesa). minha inteligência latente é a auditiva. se puder me ajudar com vídeo/áudio aulas ficarei imensamente grato.
    Parabén0s por seu trabalho.
    Abraço.

  6. Débora Luna diz:

    Olá, professor!
    Vou fazer o concurso do Magistério Estadual do RS, Preciso de materias para área de conhecimento específico. Minha área é Pedagogia, Anos Iniciais. Se tiveres algum material, por favor me envie.
    Aproveito para parabenizá-lo pelo curso EAD, estou gostando muito das aulas.

    Att,

    Débora

  7. Mari diz:

    Oie professor! Estou estudando para o concurso do magistério estadual do RS. A banca é a FDRH.. teria alguma material de estudo para me encaminhar?
    Muito obrigada.

  8. Letícia diz:

    Olá Professor, estou estando para o concurso do Magistério Estadual RS e acompanho as suas aulas para os conhecimentos pedagógicos. Porém para os conhecimentos específicos de Educação Física, eu tenho pouco material, não poderias me enviar alguma coisa?

    Att,
    Leticia

  9. Cristiane diz:

    Boa noite, parabéns professor pelo seu blog, estou sempre procurando material para os concursos do SEDUC-RS ( 2012 e 2013), e ele vem me ajudado bastante, principalmente na busca dos autores e as ideias que os mesmos defendem, para que assim eu tenha uma ideia do que estudar. Já me enviaste material para o concurso anterior e foi bastante útil.

  10. Flavia diz:

    Bom dia!!!
    Prof, parabéns pelo blog,me paasaram ele no cursinho preparatorio que fiz para o concurso do magistério estadual.gostariade receber material sobre a parte especifica da pedagogia se possivel para revisar nesses ultimos dias…desde já agradeço,um abraço até mais!

  11. Laira diz:

    Oi! Adorei ter encontrado seu blog pena que foi hoje dia da prova do Magistério onde vou fazer para séries iniciais. Mas valeu muito o que li. Obrigada pela ajuda e que Deus esteja sempre iluminando você nesta tarefa de propor condições de atualizarmos nossos conhecimentos e tirarmos dúvidas que surgem.

  12. Mariane Pereira diz:

    Boa noite! Fui sua aluna no Garra, gostaria de saber se o senhora já tem um gabarito para a prova da sedução 2013?

  13. Scheila Ramos diz:

    Olá professor gostaria de receber o material para o recurso da prova do magistério, pois reprovei por apenas 1 questão…agradeço c poder me mandar por e-mail ou se poder postar aqui… Desde já Obrigada

  14. Janete Lima Neves diz:

    Gostaria de receber provas de concursos anteriores do Município de Porto Alegre, pois haverá concurso este ano.E um resumo da Autora Luria sobre as funções da escrita.Pois teve uma questão na ultima prova do Magistério Estadual.

  15. ROBINSON FRANK DE SOUZA DORNELES diz:

    Prof. Omar..Td bem? Gostaria de saber se a minha esposa que faltou apenas uma questão no concurso do magistério 2013, daquelas que tinha que acertar no mínimo 15 e ela acertou 14, as outras ela passou acima da média…o Sr acha que ela tem alguma chance considerando que devam ser anuladas algumas questões? Alguns colegas meus e dela estão nos enchendo de esperanças, mas gostaríamos de não criar falsas expectativas…O que o senhor acha?…abração – Robinson Dorneles – São Vicente do Sul – RS…

    • Editor diz:

      Boa tarde, Robinson;
      Acredito, sinceramente, na anulação de várias questões.
      Entretanto, não há como garantir, agora, o que a banca fará…
      Temos que aguardar.

      Um abraço.

  16. Ana Paula diz:

    Prof. Omar..Tudo bem? Gostaria de ajuda com este material para o concurso de professor de Luziânia se você poderia me ajudar.
    Agradeço desde já.

    A Didática como prática educativa; Didática e democratização do ensino; Didática como teoria da instrução; O processo ensino – aprendizagem : objetivos, planejamento, métodos e avaliação: Abordagens de acordo com as tendências pedagógicas; Instrumentais para os processos escolares; O estudo científico da infância e adolescência, desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social; O adolescente e a escola; O adolescente e o trabalho; Desenvolvimento moral e religioso; Violação das normas, delinquência. Principais teorias da aprendizagem: inatismo, comportamentalismo, behaviorismo, interacionismo; Teorias cognitivas; As contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a Psicologia e Pedagogia, as bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem; A teoria das inteligências múltiplas de Gardner; A avaliação como progresso e como produto; Informática educativa

  17. Fábio Peixoto Dantas diz:

    Ola! Professor Omar Martins, é o Fábio, pois enviei à você pedindo esclarecimento como ajuda na área de Atualidades e dando a continuidade peço também na área de Conhecimentos Pedagógicos. Bom irá cair também a matéria de Lei orgânica do Distrito Federal, Português, Noções de Direito Administrativo e Conhecimentos Específicos a minha área de Graduação é Educação Física. Conto com você, muito obrigado fica com Deus, tchau.

  18. Fatima diz:

    Olá professor, fui sua aluna no IPC Osório no curso preparatório para a Seduc/ RS, fui aprovada e adorei suas aulas. Agora estou me preparando para o concurso também na área da educação para o município de OSÓRIO, a banca será a OBJETIVA e estou estudando para o cargo de professora de Ed. Infantil. Poderia me ajudar a conhecer um pouco sobre a linha dessa banca? Se tiveres materiais sobre este cargo gostaria, se possível, que me enviasse.
    Abraços!!!!

  19. Isabela diz:

    Bom dia, professor Omar! Gostaria que o senhor me ajudasse com material e dicas para o concurso da prefeitura de joão pessoa – professor. Obrigada.

  20. lilian diz:

    Ola Professor , gostaria de receber dicas para a prova de act educação infantil, se possível. Desde já agradeço, minha prova acontece neste domingo. dia 12/01/2014

  21. Eliana diz:

    Prof. Omar..Tudo bem? Gostaria de ajuda com este material para o concurso de professor. se você poderia me ajudar.
    Agradeço desde já.

    A Didática como prática educativa; Didática e democratização do ensino; Didática como teoria da instrução; O processo ensino – aprendizagem : objetivos, planejamento, métodos e avaliação: Abordagens de acordo com as tendências pedagógicas; Instrumentais para os processos escolares; O estudo científico da infância e adolescência, desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social; O adolescente e a escola; O adolescente e o trabalho; Desenvolvimento moral e religioso; Violação das normas, delinquência.

  22. Patricia Ferreira diz:

    Boa tarde Professor Omar

    Com a estimada confiança que tenho no Site e com a dificuldade de encontrar professores que corrijam a prova de Conhecimentos Específicos Área Pedagogia da prova do INSS aplicado no ultimo domingo 09/03/2014, gostaria de pedir para você professor Omar se é possível analisar e me informar se tem como entrar com recurso em alguma questão da Prova Específica

    Att.

    Patrícia F.Mª.Castro

    Questões da Prova de Pedagogia Aplicada.

    Questão 51

    Segundo Danilo Gandin, as dimensões do planejamento participativo de uma instituição educativa são as seguintes:

    A) Marco político, metodologia, avaliação.
    B) Diagnóstico, metodologia, avaliação.
    C) Marco pedagógico, objetivos, estratégias.
    D) Marco referencial, diagnóstico, programação.
    E) Análise da realidade local, objetivos e avaliação.

    Questão 52

    O marco referencial de um planejamento participativo refere-se aos seguintes componentes:

    A) MARCO SITUACIONAL – que delimita a aproximação com a realidade a ser trabalhada; MARCO DOUTRINAL – que
    estabelece a proposta político-social da ação educativa; e MARCO OPERATIVO – que trata dos meios, ações e técnicas para viabilização do plano.
    B) MARCO PEDAGÓGICO – que delimita a metodologia; MARCO DOUTRINAL – que estabelece a forma como a ação educativa deve acontecer; e MARCO OPERATIVO – que trata dos meios e ações.
    C) MARCO POLÍTICO – que delimita a aproximação com a realidade a ser trabalhada; MARCO DOUTRINAL – que estabelece a doutrina pedagógica; e MARCO METODOLÓGICO – que trata dos meios e ações.
    D) MARCO SITUACIONAL – que delimita a aproximação com a realidade a ser trabalhada; MARCO DOUTRINAL – que estabelece a proposta político-social da ação educativa; e MARCO PEDAGÓGICO – que trata dos meios e ações educativas.
    E) MARCO EDUCACIONAL – que estrutura os meios e estratégias políticas; MARCO DOUTRINAL – que estabelece a forma como a ação educativa acontecerá; e MARCO OPERATIVO – que trata dos meios e ações educativas.

    Questão 53

    Segundo o artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394 de 1996, em seu inciso VI, o controle de frequência dos alunos ficará a cargo da

    A) secretaria de ensino municipal, conforme o disposto no seu regimento, e exigida a frequência mínima de setenta e cinco
    por cento do total de horas letivas para aprovação.
    B) secretaria de ensino estadual, conforme o disposto no seu regulamento, e exigida a frequência mínima de setenta e cinco
    por cento do total de horas letivas para aprovação.
    C) escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima
    de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.
    D) escola, conforme o disposto no seu regimento, e exigida a frequência mínima de oitenta e cinco por cento do total de
    horas letivas para aprovação.
    E) secretaria de educação básica do MEC, conforme o disposto em regimento federal, e exigida a frequência mínima de
    oitenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.

    Questão 54

    Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394 de 1996, em seu artigo 4º, inciso I, a educação básica, obrigatória e gratuita, compreende as faixas etárias dos

    A) quatro aos onze anos de idade.
    B) cinco aos dezesseis anos de idade.
    C) quatro aos dezessete anos de idade.
    D) seis aos quatorze anos de idade.
    E) cinco aos quinze anos de idade.

    Questão 55

    A teoria da aprendizagem significativa traz como princípio a concepção de “aprender a aprender”. Essa concepção pode ser
    explicada como a capacidade que o sujeito tem de
    A) diferenciar situações de aprendizagem de situações de aplicabilidade de conhecimentos.
    B) apoderar-se dos conteúdos apresentados a ele de forma rápida e duradoura.
    C) ampliar seus conhecimentos de forma prática e com originalidade própria.
    D) gerir novas situações de aprendizagem com a finalidade de memorizar o conhecimento.
    E) realizar aprendizagens por si só numa ampla gama de situações e circunstâncias.

    Questão 56

    A partir dos anos 90 do século passado, discute-se que, para os processos educativos, é necessário desenvolver propostas globalizadoras ou planejamentos interdisciplinares porque

    A) as disciplinas organizam menos o conhecimento do que os planos de aula interdisciplinares e integrados.
    B) a enorme quantidade de saberes acumulados pela humanidade não pode mais ser ministrada nas escolas.
    C) é impossível se conhecer tudo, mas é possível aprender como se relaciona o que se conhece.
    D) os seres humanos aprendem de forma desarticulada, sendo portanto necessário uma articulação externa.
    E) todos os seres humanos aprendem, não precisando portanto, aplicar o Princípio da Educabilidade.

    Questão 57

    O artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394, de1996, trata da educação especial como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, e define que

    A) haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado para atender às peculiaridades da clientela e que o
    atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições
    específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
    B) haverá sempre serviços de especialistas nas escolas para atendimento da clientela e que o atendimento será sempre oferecido nas classes comuns das escolas de ensino regular e especializado, em função da obrigatoriedade da lei.
    C) são desnecessários os serviços de apoio especializado nas escolas, mas fora dela os alunos deverão frequentar as classes
    formadas unicamente para melhor atendê-los em suas necessidades educativas especiais.
    D) estarão disponíveis, sempre que for necessário, especialistas adequados ao atendimento das necessidades educativas especiais e que as classes mistas serão organizadas em turnos distintos para melhor acompanhamento dos casos.
    E) haverá atendimento prioritário aos alunos com necessidades educativas especiais por especialistas a serem contratados
    pelas escolas e que as classes serão organizadas segundo os tipos de transtornos ou deficiências os superdotação.

    Questão 58

    Para a educação, faz-se necessário o debate em torno dos projetos de sociedade que tecem a atual realidade, porque
    A) a escola, no Brasil, é um projeto resolvido pela Modernidade.
    B) a educação é uma prática social e, portanto, política.
    C) o papel da educação escolar é redefinir os papéis dos diferentes grupos sociais.
    D) a política partidária deve orientar os projetos educacionais.
    E) a função da escola é formar produtores e consumidores conscientes de seus papéis.

    Questão 59

    A Pedagogia de projetos tem características importantes que influenciam os procedimentos didáticos. Tais características podem ser reconhecidas como aquelas que

    A) consideram a homogeneidade dos processos; criam alternativas flexíveis para os diferentes tempos de aprendizagem;
    geram atividades dinâmicas e focadas nos conteúdos dos projetos.
    B) propiciam aprendizagens significativas; organizam o ensino por habilidades e competências; imprimem um novo
    desenho aos programas de ensino.
    C) estimulam a capacidade de pesquisa; atuam na zona de desenvolvimento proximal; planejam atividades mais
    homogêneas considerando as diferenças entre os sujeitos.
    D) criam oportunidades para os diferentes percursos de aprendizagem; consideram que os pontos de partida e de chegada
    serão múltiplos; geram atividades mais corporativas, baseadas no diálogo.
    E) planejam avaliações mais seletivas e classificatórias; organizam o currículo por temáticas; propiciam dinâmicas mais
    rigorosas do ponto de vista da homogeneização.

    Questão 60

    A pesquisa participante procura envolver não só os pesquisadores, mas toda a comunidade que estará afeta à pesquisa. Para que a comunidade seja envolvida, a pesquisa participante conta com uma fase inicial, denominada

    A) exploratória, que consiste em descobrir o campo a ser pesquisado, os interessados e suas expectativas e estabelecer um primeiro levantamento da situação, dos problemas e possíveis ações.
    B) diagnóstica, que consiste em determinar os problemas a serem investigados e suas possíveis ações e desdobramentos futuros para a comunidade envolvida.
    C) fase temática, momento no qual os envolvidos estudarão e estabelecerão, por meio das teorias, a temática a ser explorada, assim como as questões e objetivos.
    D) coleta de dados, porquanto a partir do trabalho empírico na comunidade serão estabelecidos os passos da pesquisa a ser desenvolvida.
    E) inicial, etapa que se propõe a desvelar os problemas e as expectativas da comunidade participante e realizar seminários para a divulgação dos resultados obtidos com a investigação.

    Questão 61

    A mediação entre professores, conteúdos e alunos é uma condição para que a avaliação formativa aconteça. Nessa concepção, a avaliação possui a tarefa de

    A) acompanhar a forma como o aluno aprende e orientar o professor para ajustar suas ações pedagógicas.
    B) selecionar os alunos que estão aprendendo para que se orientem no processo de aprendizagem.
    C) orientar os professores para que possam tomar decisões quanto à hierarquização das aprendizagens dos alunos.
    D) regular os processos de aprendizagem para que a escola possa formar as turmas por meio de mérito.
    E) ajudar na comparação das aprendizagens a partir dos processos de seleção e classificação que ela possibilita.

    Questão 62

    O currículo compreendido como algo não estático, mas dinâmico e concreto, se expressa a partir de

    A) modelos de protocolos que viabilizarão os procedimentos necessários à realização dos conteúdos expressos nas programações.
    B) práticas com função socializadora e cultural de determinada instituição que concretizam princípios e valores expressos em seu projeto escrito.
    C) conflitos e interesses de determinados grupos, mas que necessita garantir a neutralidade dos conhecimentos que ajudará a disseminar.
    D) programações de conteúdos de ensino e de aprendizagem que expressam os valores e princípios da instituição.
    E) listagens de conteúdos a serem ensinados aos sujeitos do processo, garantindo sua assepsia científica.

    Questão 63

    Nos cursos on-line, para que não haja a exclusão digital, é necessário haver:

    1) material cuja perspectiva seja multicultural;
    2) oportunidades iguais para homens e mulheres;
    3) consideração das condições de acesso e conexão;
    4) espaço para práticas religiosas, tais como ausência de feriados;
    5) consideração às diferentes competências linguísticas;
    6) consideração às deficiências físicas.

    As preocupações descritas acima, fundamentam-se no processo denominado

    A) Metodologia de Projetos.
    B) Ensino Comunicacional.
    C) Pedagogia das Diferenças.
    D) Teoria do Aluno Virtual.
    E) Pedagogia Interativa.

    Questão 64

    Moacir Gadotti apresenta três concepções que acompanharam a educação brasileira ao longo do século XX: concepção metafísica, dialética e tecnoburocrática. Pode-se explicar a concepção dialética da educação identificada com a ideia de que

    A) o desenvolvimento humano é determinado socialmente, e a educação é reprodutora das condições de classe de cada
    indivíduo.
    B) a formação do homem se dá pela elevação da consciência coletiva realizada concretamente no processo de trabalho que
    cria o próprio homem.
    C) a educação do homem é um bem particular, um caso individual, uma conquista pessoal, e sua formação depende
    fundamentalmente de sua essência.
    D) uma natureza da criança existe a priori, e os elementos do contexto e as contradições internas da instituição educacional
    não influenciam no processo educativo.
    E) os métodos pedagógicos e o planejamento norteiam as finalidades da educação a qual tem sua qualidade garantida pelas
    competências técnica e política dos educadores.

    Questão 65

    Tradicionalmente, fazem parte da equipe de gestão escolar

    A) a direção administrativa, a supervisão escolar e a orientação educacional.
    B) a direção pedagógica, a direção administrativa e a supervisão escolar.
    C) a direção pedagógica, a direção administrativa, a supervisão escolar e a orientação educacional.
    D) a direção pedagógica, a supervisão escolar e a equipe de docentes.
    E) a direção pedagógica, a supervisão escolar, a orientação educacional e os docentes.

    Questão 66

    Capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situações. Um exercício que passa por operações mentais complexas que permitem determinar e realizar uma ação adaptada à situação.

    O enunciado acima refere-se à noção de

    A) metacognição.
    B) autonomia.
    C) competência.
    D) alteridade.
    E) heteronomia.

    Questão 67

    Em relação à Educação à Distância, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, em seu artigo 1ºe § 1º, diz que a obrigatoriedade dos estudantes em momentos presenciais deverá se dar em:

    I – momentos de avaliação;
    II – estágios obrigatórios, quando houver;
    III – defesa de trabalhos de conclusão de curso;
    IV – atividades de laboratório de ensino, quando o curso assim exigir;
    V – 25% das aulas do curso;
    VI – oficinas pedagógicas, quando houver;
    VII – atividades laborais, quando houver.

    Quais os itens apresentados são adequados à situação proposta?

    A) I, II e III.
    B) II, III e IV.
    C) III, IV e V.
    D) IV, V e VI.
    E) V, VI e VII.

    Questão 68

    Na concepção de Educação Bancária de Paulo Freire, a relação professor-aluno é uma relação que se estabelece a partir da
    ideia de que os educandos são transformados em recipientes a serem cheios e na qual o educador

    A) se mantém em posições fixas e invariáveis, sendo sempre o que doa seu saber ao ignorante.
    B) se antagoniza com a figura daquele que tudo sabe e que salvará da ignorância os sujeitos oprimidos.
    C) desaliena o outro da ignorância e da opressão político-ideológica.
    D) oprime o educando de forma bancária, seletiva e excludente.
    E) deposita conhecimentos e valores para a libertação dos educandos.

    Questão 69

    Diz Antônio Nóvoa (2000): “O adulto em situação de formação é portador de uma história de vida e de uma experiência profissional (…). Mais importante do que pensar em formar esse adulto é refletir sobre o modo como ele próprio se forma, isto é, o modo como ele se apropria do seu patrimônio vivencial através de uma dinâmica de compreensão retrospectiva.

    Essa afirmação aponta para uma educação de adultos que priorize

    A) os métodos e técnicas de ensino que atribuem qualidade.
    B) o ensino frontal na relação professor-aluno.
    C) o diálogo como opção metodológica.
    D) a instrução como fundante dos processos de aprender.
    E) a aula expositiva como fonte de transmissão de informações.

    Questão 70

    A imprensa escolar, a aula-passeio, o texto livre, a correspondência escolar, a biblioteca de trabalho e a assembleia na sala de
    aula são técnicas da

    A) Escola Nova de Dewey.
    B) Pedagogia Freinet.
    C) Pedagogia Montessoriana.
    D) Escola de Summerhill.
    E) Pedagogia da Autonomia de Freire.

    Gabarito da Organizadora FUNRIO Concurso Analista do INSS

  23. Regina diz:

    Olá. Gostaria de saber como consigo a tabela de avaliações para progressão de carreira docente no RS….me refiro a uma tabela que consta a pontuação para cada atividade realizada pelo prof durante sua vida profissional, como publicação de artigos, trabalhos comunitarios, etc.quero saber quantos pontos vale cada atividade realizada. Obrigada.

  24. Luciana diz:

    oi professor, estou precisando do material para as proximas provas do magisterio, como consigo…me formei este ano,,,em matematica plena ..desde muito obrigadooooooo

  25. Joelma Nina diz:

    Olá professor gostaria de algumas dicas de como estudar conhecimentos pedagógicos. E saber como FGV aplica provas de professoras???

  26. fatima diz:

    Olá, professor Omar. Gostaria de saber como são as provas da Fundatec? Vou fazer o concurso municipal do magistério do Rio Grande. Se possível tem algum material pedagógico, de língua portuguesa e de legislação? Se tiver, agradeço desde já.
    Fiz o concurso do magistério estadual com vocês e gostei muito das dicas e das aulas on line e fui aprovada. Obrigada pela atenção.

  27. fatima diz:

    Olá, professor Omar.
    Muito obrigada pela sua atenção. Eis aqui o conteúdo de CP que preciso.
    Um abraço. Mais uma vez obrigada pela sua ajuda.
    1. AQUINO, Júlio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus,
    1996.
    2. BRASIL: MEC – Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria
    de Educação Básica, 2007.
    3. CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo, Contexto, 2007.
    4. ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro:
    DP&A, 2001.
    5. FAZENDA, IVANI. O que é interdisciplinaridade. São Paulo, Cortez, 2008.
    6. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
    7. GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1999.
    8. HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed,
    1998.
    9. PACHECO, José. Caminhos para a inclusão: guia para o aprimoramento da equipe escolar. Porto Alegre:
    Artmed, 2007.
    10. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2008.
    11. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas:
    Papirus, 1998.
    12. PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo, Cortez, 1999.
    13. VYGOSTKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

  28. Maristela Lemes diz:

    OLA PROFESSOR!!GOSTARIA QUE SE POSSIVEL ME ENVIAR MATERIAL DE LEGISLAçÃO E DIDÁTICA ,POIS IREI FAZER PROVA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL, A BANCA É A OBJETIVA CONCURSOS. OBRIGADA .

  29. Bárbara Santos diz:

    Olá, professor.
    Li pelos comentários que o senhor responde prontamente e estou com uma dúvida aterradora, pois farei o concurso para técnico em assuntos educacionais da UFSCPA (meu primeiro na área) e não sei o que estudar ou onde procurar os assuntos relativos a legislação da Educação Superior e nos itens do edital referente à gestão e coordenação de processos educativos; elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos; utilização das tecnologias da informação e comunicação ; currículo, diversidade cultural e inclusão social.
    Iniciei os estudos pela LDB e depois para a lei 10.861(sistema nacional de avaliação da E. Superior), mas a partir daí não sei mais por onde estudar. Ahhh. a banca é a fundatec.

    Obrigada,
    Bárbara

      • Bárbara Santos diz:

        Olá, professor. Não, não há ( e vi que os outros candidatos para os outros cargos também reclamaram… não sei se é costume da Fundatec ou da própria UFSCPA não publicar a bibliografia ) . O que está no edital para a parte específica é o que segue :
        TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS: Sistema Educacional: legislação; estrutura; organização e
        competências. Ensino superior: formas de acesso, estrutura e funcionamento. Gestão e coordenação de
        processos educativos. Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos. Utilização das tecnologias da
        informação e comunicação. Currículo, diversidade cultural e inclusão social. Concepções de avaliação. Lei
        nº 9.394, de 20/12/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 10.861, de 14/04/2004 –
        Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de
        Graduação: aspectos gerais, contribuições para a melhoria da educação superior.

        O que o senhor acha?

        Obrigada por responder,
        Bárbara

  30. aparecida diz:

    Boa noite professor!
    Gostaria muito de receber material de conhecimento pedagógicos para poder estudar para o concurso do magistério estadual do RJ. Desde já muito obrigada.

  31. Aline diz:

    Olá professor Omar!
    Gostaria de uma orientação com material de conhecimento pedagógico para o concurso da SEEDUC RJ. Qualquer ajuda será muito bem vinda! Desde já agradeço!

  32. Giani Souza diz:

    Olá professor Osmar!
    Vou fazer um concurso público da Prefeitura Municipal de Rio Pardo-RS.Irei fazer a prova de Atendente de Educação Infantil,a banca será FDRH. Teria algum material de estudo para me encaminhar?
    Obrigada!

  33. josely santana diz:

    Professor!!!
    Gostaria de receber conteúdos do seguinte edital banca FGV para o com curso de Professor de Pernambuco.
    CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS – (PARA TODOS OS CANDIDATOS):
    1. Fundamentos da Educação. 2. Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas. 3. Relações socioeconômicas e político-culturais da educação. 4. Educação em direitos humanos, democracia e cidadania. 5. A função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade. 6. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. 7. Didática e organização do ensino. 8. Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem. 9. Novas tecnologias da informação e comunicação, e sua contribuição com a prática pedagógica. 10. Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino. 11. Lei nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional; Lei nº 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente. 12. Lei nº 10.639/03 –
    História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 13. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. 14. Base curricular comum para as redes públicas de ensino de Pernambuco. 15. Parâmetros curriculares para a educação básica do estado de Pernambuco. 16. Parâmetros curriculares na sala de aula para a educação básica no estado de Pernambuco.
    joselynutricao@gmail.com
    att.

  34. Maria José Barros diz:

    Professor, gostaria, primeiramente, parabenizá-lo pela sua disponibilidade em contribuir de forma tão emblemática com a Educação brasileira. Fiquei impressionada com seu blog.
    Pesquisando na internet resumos em conhecimentos pedagógicos, descobri que o Sr já disponibilizou um material extraordinário sobre este assunto, mas não consegui acessá-lo, porque exige uma conta no shareshare e eu não consegui. Gostaria de saber se o Sr disponibiliza esse material pelo email. Se sim,por favor me envie.
    Muito obrigada.

    • Editor diz:

      Bom dia, Maria.
      Agradeço a mensagem e as palavras. Mande e-mail para prof.omarpt@gmail.com que te envio o link do Google Drive da apostila básica de Conhecimentos Pedagógicos e que além de resumos, quadro-explicativos e alguns papers que escrevi sobre os temais mais recorrentes, possui mais de 2 mil questões aplicadas em concursos para Professor (UFs e municípios). Em 2016, com mais tempo irei atualizá-lo e ver uma forma mais direta para que todos os colegas que assim desejarem o possam dispor de maneira livre.

      Um abraço e bons estudos!

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