Atualidades

“Atualidades” em concursos públicos:
o CESPE-UnB, a FCC e a CESGRANRIO

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, atualidade é a qualidade ou estado do que é atual; momento ou a época presente; circunstância ou qualidade do momento presente. Entretanto, o termo atualidades, empregado em provas para concursos públicos no Brasil, indica a decisão da instituição pública que deseja a contratação de seus agentes de exigir um determinado perfil socioeducativo dos candidatos. Esta exigência (embora pareça extremamente ampla e subjetiva) acaba por se traduzir em questões  que abordam temas de grande repercussão social, muitas vezes assuntos que interessam o órgão público contratante da banca organizadora das provas.

Os programas dos editais de Atualidades, em concursos organizadores pelo CESPE-UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) pela FCC (Fundação Carlos Chagas) e a Fundação CESGRANRIO, mencionam que serão cobrados nas provas tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, direito, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável,  segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas.

As primeiras dúvidas que surgem nos candidatos é: “O que estudar?” “O programa é tão amplo que não vou estudar nada!” “Assisto  as notícias todos os dias na TV. Preciso estudar “atualidades”?
As respostas a essas indagações não são objetivas e fáceis de responder.

O que é necessário primeiramente entender é que há uma grande diferença entre as questões de atualidades, aplicados pelo CESPE e aquelas aplicadas pela FCC e CESGRANRIO. As duas últimas, costumam recorrer ao conhecimento de fatos (nomes, situações e, algumas vezes, cronologia da notícia ocorrida no mundo atual). A banca – convocada pouquíssimas vezes a trabalhar com o programa de atualidades – dialogia diretamente com o fato jornalístico de grande repercussão social. Por outro lado, a Fundação CESGRANRIO tem exigido conhecimentos conceituais obre globalização, sistemas econômicos e elementos históricos formadores da atualidade.

Analisando detalhamente as poucas questões aplicadas pela FCC/CESGRANRIO, percebemos que os tipos de questões podem ser subdivididas em dois grandes grupos:
(1) Cenário Nacional: questões que abordam o atual contexto nacional com relevo nas questões de segurança pública, educação e eventos (desastres, preparação para a Copa, ocupação de favelas/instalação de UPPs); (2) Cenário internacional: fatos ocorridos até os 6 (seis) meses anteriores à aplicação da prova. Nomes de grupos (FARCs, Al-Qaeda, FATAH etc) e sua atuação (país, causas, inimigos e aliados).

Já a banca da Universidade de Brasília, em direção diametralmente oposta, aposta na generalidade e nas causas dos fatos que ocorrem. Sua preocupação é quanto a interpretação do fato, tampouco importante, via de regra, nomes, datas etc. Entretanto, as questões aplicadas pelo CESPE-UnB não são “ingênuas” e não dialogam com o chamado “senso comum”. Assim, as questões esperadas para concursos como o INSS e a Polícia Federal, por exemplo, provavelmente organizadas por esta banca possuem uma lógica totalmente diferente.

Os temas tratados quase sempre estão na ordem do dia do órgão que contratou a realização das provas. Assim, além das questões estruturais (globalização, blocos econômicos, geopolítica e economia – centro da prova de Atualidades do CESPE) são esperadas questões sobre o sistema financeiro nacional e internacional; combate à corrupção; situação da Previdência Social e o progresso econômico do Brasil nos últimos anos etc. Resumindo, só há uma maneira de estudar todo o programa de Atualidades: fazendo um grande número de questões aplicadas recentemente por esta banca organizadora.

Para aulas, consultorias ou dúvidas, contate-me através do blog https://profomar.wordpress.com ou do e-mail prof.omar@terra.com.br ou ainda pelo Facebook | http://www.facebook.com/omarmartins ou Twitter | http://www.twitter.com/profomar .

37 thoughts on “Atualidades

  1. Daiane diz:

    Professor Omar, indicaria alguma apostila com dvd ou cd para o concurso do magistério e onde comprar. Desde já agradeço pela educação com que trata nossos colegas professores.

  2. sonia diz:

    Olá prof Omar, meu nome é Sonia. É a primeira vez que presto concurso para o estado, Estou apreensiva, pois tenho pouco material de consulta, não querendo abusar, mas será que conseguiria algum material para me enviar?
    Lhe agradeço de coração e o parabenizo por seu trabalho fraterno!

  3. Gretel B. Grabin diz:

    Prof. Omar, a banca que fará as questões para para o concurso do magistério será a Carlos Chagas? me repasse todas as informações possíveis, por favor, pois é a primeira vez que presto esse tipo de concurso.

  4. maris diz:

    Ola professor….
    Por mais que li o edital em sua literalidade permaneço com uma dúvida. Farei concurso na área de linguagens e suas tecnologias- .1.1 Ligua PORTUGUESA E LITERATURA, porém, não entendi se na parte específica além do portugues terá literatura específica ( questoes da area, movimentos literarios, romantismo, barroco…). Sei que textos literários são tipicos de concursos do magisterio, mas gostaria de saber se terá analise literaria, já que nao consta na bibliografia.
    Desde já, muito obrigaga…

  5. maris diz:

    Ola professor….
    Por mais que li o edital em sua literalidade permaneço com uma dúvida. Farei concurso na área de linguagens e suas tecnologias- .1.1 Ligua PORTUGUESA E LITERATURA, porém, não entendi se na parte específica além do portugues terá literatura específica ( questoes da area, movimentos literarios, romantismo, barroco…). Sei que textos literários são tipicos de concursos do magisterio, mas gostaria de saber se terá analise literaria, já que nao consta na bibliografia.
    Desde já, muito obrigada…

  6. maris diz:

    Prof. Omar,
    Por que na LDB Art.4°: O dever do estado com a educação:
    VIII- atendimento ao educando, no ENSINO FUNDAMENTAL.
    Mas,
    Na Constituição Federal:
    Art. 208: O dever do estado com a educação:
    VII- atendimento ao educando em todas as etapas da EDUCAÇÃO BÁSICA.
    Outro caso:
    CF: educação infantil até 5 anos.
    ECA e LDB: até 6 anos.

    Por que diferem-se?
    Não estariam atualizadas?
    Obigada…
    Maris.

  7. MARISTELA PUNTEL BOCK diz:

    Prof. Omar,
    Por que na LDB Art.4°: O dever do estado com a educação:
    VIII- atendimento ao educando, no ENSINO FUNDAMENTAL.
    Mas,
    Na Constituição Federal:
    Art. 208: O dever do estado com a educação:
    VII- atendimento ao educando em todas as etapas da EDUCAÇÃO BÁSICA.
    Outro caso:
    CF: educação infantil até 5 anos.
    ECA e LDB: até 6 anos.

    Por que diferem-se?
    Não estariam atualizadas?
    Obigada…
    Maris.

  8. gisela diz:

    Bom dia professor, vou prestar concurso da Caixa agora dia 22 de maio e a banca examinadora será a Cesgranrio. Poderia me ajuda com os tópicos relevantes sobre atualidades que essa banca costuma exigir nos concursos.
    Origada, Gisela

  9. maris diz:

    BOm dia, professor,
    Analisando a prova do concurso SEDUC, percebi questões dignas de anulação:
    PROVA HABILITAÇÃO 1.1 – PORTUGUÊS E LITERATUA
    PROVA DE LEGISLAÇÃO
    Questão nº 28
    Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando as etapas e as modalidades da Educação Básica :
    ( 1 ) Etapa
    ( 2 ) Modalidade

    ( 2 ) Educação de jovens e adultos
    ( 1 ) Educação Infantil
    ( 2 ) Ensin Fundamental
    ( 2 ) Educação Especial
    ( 1) Ensino Médio
    ( 2 ) Eucação profissional e Tecnológica
    ( 2 ) Educação Basica do campo

    Minha resposta: C: 2122122

    Rsposta da FDRH: A : 1122121
    A esposta dele está incorreta porque de acordo com as DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DIZ:
    CAPITULO I
    ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
    Art.21
    São etapas da educação básica:
    I- A educação infantil
    II- o ensino fundamental
    III-o ensino médio

    CAPITULO II
    MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Art. 27. A cada etapa da Educação Basica pode corresponder a uma ou mais das modalidades do ensino: educação de jovens e adultos, educação especial, educação pofissional e tecnológica, educação do campo, educação escolar indigena e ducação a distancia.P

    OUTRA QUESTÃO DUVIDOSA:
    PROVA DE CONHECIMENTOS DA ÁREA LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS:

    Nº 36. Csidere as afirmações a respeito das diretrizes curriculares ncionais para o ensino fundamental, de acordo com a resolução CNE/CEB nº 02/98.
    I- as ações pedagógicas da escola deverão ser norteadas por diversos principios, entre eles os éticos, o dos direitos e deveres da cidadania e os estéticos.
    II- as escolas devem considerar o que há de mais comum na comunidade escolar, de modo a valorizar e refletir essa unidade identidaria nos processos de aprendizagem.
    III- todas as escolas devem estabelecer, em suas propostas curriculares, uma base nacional comum, optando por complementá-la com uma parte diversificada.
    Qais estão corretas?
    a) apenas a I
    b) apenas a II
    c) apenas a I e II
    d) apenas II e III
    e) Todas

    Resposta do gabarito da FDRH A.

    PROFESSOR SE CONSEGUIR DÁ UMA OLHADA PRA MIM NESSAS QUESTÕES.
    OBRIGADA
    Maristela

  10. fran diz:

    Olá Professor Omar!
    Fiquei em 3º lugar no concurso da FASE, no cargo assistente administrativo em N.H. Era somente uma vaga e cadastro reserva. O Senhor acha que eu consigo ser chamada neste próximo ano?
    Obrigada e Feliz Ano Novo!

  11. Fernanda diz:

    Boa noite, professor! Vou fazer concurso para a Unipampa 2013, a Banca é CESPE. O senhor teria aulas de atualidades e dicas para esse concurso?? Obrigada.

    • Editor diz:

      Boa tarde, Fernanda.
      Tudo bem?
      O CESPE-UnB apresenta questões bastante específicas, com foco na relação causa/consequência. Nos próximos dias irei disponibilizar uma apostila com 1.000 questões aplicadas de atualidades na página https://profomar.wordpress.com/atualidades/ .

      Acompanhe.

      Prof. Omar Martins

      ATUALIDADES: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

  12. jose ramos diz:

    prof. queria uma dica, vou prestar o concurso depen qual o mais importante dos assuntos q podem cair na prova de atualidade aplica pela cespe. Aguardo resposta, muito obrigado

  13. mirian diz:

    prof omar,pela 2 vez fiz o concurso da seduc,para series iniciais,fiz42questoões porém faltam duas, para o primeiro módulo,entrei com recurso nas questões 13,14,17,pois existe uma má formulação dos enunciados das questões,a questão 17,não refere o autor,para completar a assertiva,mas questão 12poderia ser Ferreiro,Vygotsky,gostária que olhasse e dentro do possível retorna-se,pois fiz para 7ªcre de PASSO FUNDO,e na região se é assim ninguém passou.Boa tarde.

  14. maria diz:

    A nota da prova de títulos do concurso SEDUC 2013 equivale a 20% da nota final. como é feito este cálculo? como calculo a minha nota final?

  15. Fábio Peixoto Dantas diz:

    Ola! Boa noite professor Omar Martins, meu nome é Fábio, bom peço um esclarecimento de uma dúvida que eu tenho à respeito de uma banca organizadora (ibfc) na área da educação básica de Brasília-DFde um concurso que vai ser aberto a partir do dia 25/09, pois não tenho nehum conhecimento dessa banca. Será que você tem alguma, qualquer conhecimento dessa banca vai ser ótimo. Só sei que é de São Paulo-SP. Muito obrigado e ótima semana, tchau fica com Deus.

  16. Aline diz:

    Professor, como estudar esses assuntos abaixo? Por favor, indique um livro ou apostila q eu possa comprar. Grata. Aline

    Planejamento:

    1. Caracterização da sociedade brasileira:
    dinâmica e estrutura demográfica, estrutura, classes e mobilidade social, desigualdades econômicas e sociais;
    pobreza, discriminação e exclusão social;
    distribuição de renda;
    violência;
    condições de vida e de trabalho;
    população rural e urbana;
    natalidade, mortalidade, gênero, raça e aspectos geracionais; expectativa de vida e envelhecimento populacional.

    2. Noções sobre desenvolvimento econômico no Brasil:
    transportes,
    telecomunicações,
    energia,
    indústria,
    agricultura;
    turismo:
    meio-ambiente.

    3. Noções de políticas sociais no Brasil contemporâneo:
    educação,
    cultura,
    saúde,
    trabalho e renda,
    assistência social,
    saneamento e habitação,
    segurança pública e
    direitos humanos.

    4. Planejamento Territorial:
    desigualdades regionais;
    desenvolvimento urbano brasileiro,
    organização rural.

    5. Dilemas atuais da agenda nacional:
    reforma previdenciária;
    reforma tributária;
    reforma fiscal;
    reforma política;
    reforma administrativa.

  17. André diz:

    Oi professor!
    Estou me preparando para o concurso do MTE, organizado pela CESPE.
    Como este post é de 2012, gostaria de saber se você tem alguma dica para agora.
    Grande abraço!

  18. Margarida diz:

    Boa tarde Prof. Omar.
    Meu nome é Margarida ,sou formada em Educação Artística mas nunca atuei na área e pela primeira vez vou prestar um concurso público para Educação Fundamental ll Artes.
    Seria possível me indicar uma apostila para meus estudos?

    Grata.

    Parabéns pelo seu Blog.

  19. Cleiton da Cruz diz:

    Boa tarde Prof.
    Gostaria de sobre o concurso, para aux. técnico em administração para este ano de 2015.
    Me informaram sobre este concurso, nível médio de ensino, 3.500 vagas para o Brasil todo se não me engano.
    Gostaria de saber as informações para este concurso, sou de Curitiba-PR.
    Agradeço.

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