TJ-RS 2012: concursos previstos

O Conselho da Magistratura referendou a decisão do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Leo Lima, que autorizou a realização de concurso público para o provimento dos 118 cargos vagos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário, metade para cada cargo, e mais as que vagarem no período de validade do concurso. 

A Lei Estadual n.º 13.807/2011 | http://veritaslux.com.br/113807.pdf | criou os cargos nos serviços auxiliares do Poder Judiciário. Para o Desembargador Voltaire de Lima Moraes, relator da matéria no colegiado, há necessidade de provimento das vagas existentes a fim de atender a notória carência de pessoal no âmbito do Poder Judiciário. 

Conforme a Lei, para o cargo de Técnico Judiciário, será exigido curso de ensino médio ou curso técnico equivalente. Já para o de Analista Judiciário, a exigência é curso superior relacionado com a especialidade, se for o caso. Poderão ser exigidos formação especializada, experiência e registro profissionais a serem definidos em regulamento e especificados no edital de abertura dos concursos. 

Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório pelo período de três anos, durante o qual sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação, servindo como referência para a efetivação ou não no cargo. Os ocupantes dos dois cargos serão divididos em três grandes áreas – administrativa, judiciária e de apoio especializado. 

Ainda não está definida a data de lançamento do edital do concurso.

Com informações do TJ-RS | http://virou.gr/trice1 |

Anúncios

22 thoughts on “TJ-RS 2012: concursos previstos

  1. Naussen Pezat diz:

    Ola professor. Estou estudando para esse concurso do TJ para o cargo de tecnico judiciario. Poderias me indicar alguns livros para tal?

    Obrigado
    Naussen Pezat

  2. Mari Gi diz:

    Bom dia professor Omar.

    Tenho interesse nesse concurso. Sabes me dizer quais serão os centros de conhecimento genéricos para analista judiciário (área administrativa e/ou informática)?Tens como me indicar algum livro/apostila e/ou materiais?

    Muito obrigada,
    Mari

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Bom dia, Mari:
      Embora os TJs tenham autonomia para estabelecer os requisitos dos seus programas, o CNJ está buscando uma padronização dos concursos realizados no país, tendo como base a experiência nos certames da Justiça Federal (Tribunais Superiores, TRTs, TRFs, principalmente). Assim, podemos imaginar que o concurso deva ser subdividido em duas fases. A saber:
      • Conhecimentos Básicos (língua portuguesa, informática e raciocínio lógico);
      • Conhecimentos Específicos: legislação básica (CE-RS, COJE-RS, RITJRS, Estatuto dos Servidores etc) e para a área administrativa, conhecimentos sobre TGA, processos, arquivos, redação de expedientes etc.
      Como é a primeira vez que será realizado concurso para essas vagas, ainda não há livros e apostilas específicos para indicar.
      Um dos maiores problemas dos certames organizados pelo TJ-RS, é a maneira irresponsável como são escolhidas as bancas organizadoras, sem padrão de provas e tampouco organização administrativa. Tal fato impede que tenhamos uma visão antecipada sobre o concurso.
      Qualquer dúvida adicional nos consulte.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  3. MGM+jcs diz:

    Olá professor;
    Pergunto:
    A Lei que criou os cargos(Estadual n.º 13.807/2011) fixou o vencimento básico do Analista Judiciário em R$ 5290,00. Na sua opinião, há a possibilidade de existir/ser criada alguma gratificação(ex.: GAJ da justiça federal) que eleve a remuneração ou deve ficar em torno disso mesmo?
    Obrigado
    Forte Abraço
    Juliano

  4. camila diz:

    Oi professor, estou procurando materiais para me preparar para o concurso.. mesmo sendo um pouco tarde. não encontro nada sobre o edital, alguma previsão? Vi que já indicaste alguns conteúdos.. iniciarei com língua portuguesa e informática.obrigada

  5. Emerson diz:

    Ola professor… sou de SC e tenho interesse em fazer este concurso para téc. judiciário e tenho uma dúvida: este cargo de téc. Jud. é o mesmo que o de oficial escrevente que teve concurso em 2010??? houve apenas uma mudança no nome do cargo mas não nas atribuições??? não haverá mais diferença de salário de acordo com a entrância (inicial, interm. e final) que estiver lotado??? será que o conteúdo vai ser parecido com o do concurso de 2010???
    desde já agradeço…

  6. Fabiana diz:

    Olá professor, o concurso para o TJ 2012 saiu???? Entrei no site da FAURGS mas não encontrei nenhum certame aberto! abraço…
    Fabiana

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Fabiana:
      O anúncio foi a contratação da banca organizadora (FAURGS) no DOJ (Diário da Justiça Eletrônico – RS), visando a prestação de serviços referentes a execução de concurso público para os cargos de técnico e Analista (Súmula nº 325/2012 – DEC). O contrato que será firmado com a FAURGS, prevê 118 vagas para todos os cargos, sendo 30 vagas para o cargo de Analista Judiciário (Ciências Jurídicas e Sociais) e 59 vagas para o cargo de Técnico (nível médio). O contrato deve ser assinado pelas instituições ainda no mês de maio, tendo conforme cronograma a publicação do edital e inscrições em junho e as provas em julho/agosto, que provavelmente terão aplicação apenas em Porto Alegre. As disciplinas que exigidas para este concurso, serão: Para os cargos de Analista Judiciário – Português, Microinformática, Legislação e Conhecimentos Específicos (entre 70 e 80 questões). Além de questão discursiva de caráter classificatório. Para os cargos de Técnico Judiciário e Administrativo: Português, Tópicos de Legislação, Microinformática e Matemática e Raciocínio Lógico (entre 70 e 80 questões).

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

  7. Marcia diz:

    Ola professor, os cargos serão para trabalhar o TJ ou primeiro grau? Achei que fosse somente para o TJ, mas essa semana me falaram que seria pro interior.
    Obrigada
    Marcia

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Marcia:
      A Lei que criou os cargos não é clara quanto a sua lotação.
      Olhando as atribuições dos cargos parece que estão indicados para a atuação na 2a instância, cuja sede está em Porto Alegre.
      Vamos aguardar o edital.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  8. vanessa diz:

    Olá professor!!
    Quero estudar para esse concurso para técnico judiciário.
    O senhor poderia me indicar uma boa apostila para que eu possa comprar?
    Obrigada!!

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Vanessa:
      Normalmente indico as apostilas da VERITAS que são excelentes, mas para esse concurso eles não elaboraram.
      Antes de adquirir somente a apostila, te indico o curso EAD que estou lecionando: GARRA Concursos | Veja em: http://virou.gr/Muz6s1 |.
      Com um valor baixo, além de todas as apostilas gratuitas, tu terás aulas com os melhores professores do estado.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s