Professor brasileiro de História reproduz Segunda Guerra Mundial no Facebook

E se o conflito da Segunda Guerra Mundial não passasse de mais um “barraco” no Facebook? Como a Alemanha, por exemplo, discutiria com a União Soviética e chamaria o Reino Unido para a briga?

“Sarre, Renânia, Áustria e Tchecoslováquia tamo junto na parada. É nois!!! III Reich comanda!!! Hehehehehe…”, comenta o perfil da Alemanha em sua timeline em 1939, no que é curtida pela Itália facista. Logo abaixo no post alemão, o Reino Unido comenta:

“Se liga aí, porque a potência maioral da Europa sou eu. Tô de olho nessa onda de vocês, mas se vocês pensam que vou me estressar estão muito enganados! Tô de boa aqui!”

É desse modo, usando gírias bem cariocas, que o professor de História Paulo Alexandre Filho começa a contar os capítulos da Segunda Guerra como se eles fossem posts publicados no Facebook. Docente da rede estadual de educação de Pernambuco, Paulo simplesmente recriou passo a passo todos os episódios do confronto, desde 1939, quando a Alemanha começa sua política expansionista na Europa, até 1945, quando os Estados Unidos lançam duas bombas nucleares sobre o Japão e encerram a maior guerra da História.

Veja aqui passo a passo o desenrolar da Segunda Guerra Mundial no Facebook.

Hist-1Hist-2Hist-3Hist-4Hist-5Hist-6Hist-7Hist-8Hist-9Hist-10Hist-11Hist-12Hist-13

Para o Pacto Nazi-Soviético de 1939, por exemplo, Paulo simula a situação onde a Alemanha publica no mural da União Soviética a seguinte pergunta: “Que tal dividirmos a Polônia?”. Os comunistas não pensam duas vezes, curtem o post e ainda comentam abaixo: “Combinado. Se os ingleses acharem ruim, entramos em guerra com eles. Tô afim de uma briga!”.

Alguns posts abaixo, o leitor se depara com outro episódio crucial do conflito, com a Alemanha postando no próprio mural: “Invadimos a URSS. Chupa, Stalin666!”. O post fictício representa a Operação Barbarossa e é curtido por Bulgária, Itália e Japão, não por acaso aliado dos alemães no confronto.

Já para simular a invasão dos EUA à França ocupada pelos alemães, na Normandia, Paulo exibe o suposto perfil de Dwight Eisenhower, então comandante das forças aliadas, criando um evento chamado “O Dia D – Festa na Praia”. EUA, Reino Unido, URSS e mais 32 países curtiram o evento, criado em 1944.

E como o Brasil entra na Segunda Guerra? “EUA adicionou Brasil no grupo ‘Os Aliados'”.

– Humor sempre fez parte de meu trabalho. Minhas aulas costumam envolver algum tipo de interpretação, de brincadeira orquestrada para chamar a atenção e facilitar a interação com os alunos – explica o professor.

A criatividade de Paulo já lhe rendeu convites para escrever livros de História apenas neste formato de Facebook, mas por falta de tempo, o professor teve de declinar da oferta. Ele conta que recriar toda a Segunda Guerra em Facebook não lhe tomou muito tempo. Na verdade, o trabalho foi feito numa tarde, 1 de janeiro do ano passado, “um dia geralmente lento e sem opções de distrações”, segundo ele. O docente mostrou aos alunos sua invenção, e o sucesso foi tamanho que ele resolveu publicar em seu blog de História. Resultado, quase 600 comentários na página e mais de 12 mil de compartilhamentos nas redes sociais.

Veja aqui o blog do professor Paulo Alexandre Filho.

Com informações de O Globo.

Anúncios

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s