Magistério RS 2013: Análise da prova – HABILITAÇÕES e possibilidades de recursos

omar-agora2

Bom dia, queridas e queridos colegas.

Conforme prometido, com um pouco de atraso, posto a análise com comentários das 15 (dez) questões de Conhecimentos Pedagógicos aplicadas nas provas para as HABILITAÇÕES.

Cotejei as assertivas com o programa e toda a bibliografia oficial indicada no concurso.

Comentário geral das questões
Como já falei nos comentários no blog, minha opinião sobre a condução da prova por parte do organizador é que várias questões foram aplicadas de maneira amadora e pouco focada na necessidade de selecionar professores com capacidade de análise crítica, contextualistas e especialistas em uma educação mediadora. Percebemos a grande diferença entre a qualidade das questões de CP na prova em 2012 e as que vimos agora.

Entre outros problemas, julgo GRAVÍSSIMO a não citação dos autores que fundamentavam a maioria das questões e a ausência de indicação de fonte em expressões utilizadas literalmente nos enunciados.

Faltou objetivo e unidade, tendo como base um bom programa e excelentes autores indicados na bibliografia oficial. Não tenho dúvidas que o responsável fez várias escolhas muito duvidosas ao propor “pegadinhas”, “decorebas”, “completar lacunas”,  muito distante dos objetivos e finalidades da educação contemporânea  na necessidade de selecionar professor comprometidos e contextualizados da realidade.

Uma pena…

Sobre o uso da análise das questões
A análise parte da pesquisa e minha visão acerca dos tópicos tratados. É um ponto de vista e, como sabem, todo ponto de vista é visto de um ponto. Não deve servir para desestimular outros recursos ou visões distintas dos colegas. Ou seja: se acreditam em erros, incorreções, dubiedade em outros itens da prova supracitada, FAÇAM TANTOS RECURSOS QUANTO NECESSÁRIOS, sem esperar a chancela de ninguém.

Possibilidade de recurso nas questões 14 e 18 
Das questões, vislumbro recursos na questões supracitadas que possuem erros formais insanáveis.
IMPORTANTE: O comentários são apenas fundamentos para a elaboração dos recursos de cada um. Recomendo que não critiquem o organizador na elaboração do mesmo. Apenas coloquem os elementos que tornam a questão/item dúbia ou incorreta. Sejam diretos e formais.

O texto modelo do recurso proposto pelo Prof. Pólux, ontem é um excelente guia. Vejam AQUI .

O Prof. Giorgio também fez um excelente modelo redacional. Vejam AQUI  .

Clique abaixo para baixar o arquivo com os comentários (PDF):

>>> Análise CP – Habilitações – SEDUC/RS 2013 <<<

Um abraço a todos.

Espero poder ter ajudado e continuar auxiliando dentro das minhas inúmeras limitações a caminhada dos meus queridos alunos e colegas.

Espero compreensão da banca organizadora e torço para que tudo se resolva bem!

Prof. Omar Martins
https://www.facebook.com/prof.omarmartins

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56 thoughts on “Magistério RS 2013: Análise da prova – HABILITAÇÕES e possibilidades de recursos

  1. Editor diz:

    Bom dia, colegas.
    Postei minha análise integral das questões de Conhecimento Pedagógicos para as HABILITAÇÕES. Vejam em https://profomar.wordpress.com/2013/05/25/magisterio-rs-2013-analise-da-prova-habilitacoes-e-possibilidades-de-recursos/ . Neste sábado, dia 25/5, estarei o dia inteiro fora e sem possibilidade de acesso à internet. Assim, os comentários só serão liberados em bloco à noite.

    Agradeço aos mais de 1000 comentários postados na página e todos aqueles que se prontificaram em postar seus recursos a fim de auxiliar o trabalho dos colegas.

    Estou levando as provas específicas que me foram enviadas e prometo analisar verificando possibilidade de recursos. No domingo retorno e comento.

    Um abração a todos e boa sorte.

    Prof. Omar Martins
    https://www.facebook.com/prof.omarmartins

  2. Solange Bencke diz:

    Bom dia Professor. Fiz a prova na dos anos iniciais, gostaria de saber quando irá analisar a parte de Legislação e Porugues?

  3. Leandro diz:

    Obrigado pela ajuda professor Omar, excelente trabalho, mostra o conhecimento amplo que possui na área pedagógica. Uma dúvida, se as questões 14 e 18 forem anuladas elas contarão como questões corretas pora todos os canditadots? Ou o percentual de 60 porcento será calculada a partir das que restarem? Obrigado.

  4. LISSANDRA ROGGIA MACHADO diz:

    Oi professor Omar.
    fiz o concurso para a área 3 – Ciencias da Natureza e suas Tecnologias, rodei por duas questões.

    É possível colocar recursos em questões que não cita o autor? Por exemplo:

    21.A respeito da construção do currículo, considere a afirmação abaixo:
    É preciso construir um currículo que reflita o nível de incerteza presente na vida, no qual é impossível se obter sempre uma única resposta válida e verdadeira para mútiplos problemas que surgem em uma realidade na qual se interrelacionam mútiplas e diferentes variáveis e dimensões.
    Essa afirmação refere-se:
    a) à diversidade dos alunos
    b) ao ensino para a complexidade
    c) à formação docente
    d) aos temas geradores
    e) à escolha metodológica

    22.____________ define-se pela maneira de organizar _____________ a partir de uma concepção de ensino na qual os objetos fundamentais de estudo para os alunos sejam o conhecimento e a intervenção na realidade.
    A alternativa cujas palavras ou expressões completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima é:
    a) O Enfoque globalizador – conteúdos
    b) O Enfoque globalizador – a prática educativa
    c) O Enfoque globalizador – a didática
    d) A complexidade – conteúdos
    e) A complexidade – a prática educativa

    Eu nesse caso enviei pedido de revisão por causa das questões 21 e 22 não terem autores em seu anunciado. Como podemos nos basear em alguma linha de pesquisa se não há ninguém citado como autor? Estou na expectativa, quem sabe dá certo.

    E as questões de numero 37
    A hipótese do genótipo econômico pode explicar a habilidade de se adaptar aos ciclos de fome e de abundância por meio do acumulo de gordura durante a abundancia de seu aproveitamento durante a fome.
    As pessoas com genes economico podem ser tornar mais vulneraveis
    a) á ateroscleorose
    b)ao câncer
    c)diabetes melitos
    d)ao disturbio tireoidiano
    A resposta correta seria a letra d.mas no site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732004000400012&script=sci_arttext, diz que ” obesidade, definida de uma maneira simplificada, é o acúmulo excessivo de gordura corporal em extensão tal, que acarreta prejuízos à saúde dos indivíduos, tais como dificuldades respiratórias, problemas dermatológicos e distúrbios do aparelho locomotor, além de favorecer o surgimento de enfermidades potencialmente letais como dislipidemias, doenças cardiovasculares, Diabetes Não-Insulino-Dependente (Diabetes Tipo II) e certos tipos de câncer1. Contudo, o grau de excesso de gordura, sua distribuição corpórea e as consequências para a saúde apresentam variação entre os obesos2.”
    Será que está questão seria passível de recurso???
    obrigad

  5. Gizele diz:

    Posso usar parte de seus argumentos para a elaboração do requerimento das questões 14 e 18? Parabenizo as postagens do Prof. Omar e as demais, as quais estão me ajudando bastante.

  6. maiaramsouza diz:

    Boa Noite!Prof. Omar gostaria de saber se existe a possibilidade de recurso em alguma questão da área 1.1, pois preciso de uma no módulo II – essas eu errei: 36, 37, 38, 40, 41, 46, 47, 53, 55, 59. Existe uma questão em específico que me deixou dúvidas, é a seguinte: 58. Em Incidente em Antares, de Érico Veríssimo, o cenário principal do romance, a cidade de Antares, apresenta características tipicas de cidades do interior – do interior do Rio Grande do Sul, mais especificamente – como a maledicência, a polarização política e a economia baseada na produção agropecuária. Essas e outras semelhanças entre a fictícia Antares e várias outras cidades reais, estabelecidas pelo autor no intuito de falar criticamente do “mundo real” através da ficção, é um recurso de literário chamado a) metáfora.b) metonímia.c) alegoria.d) paralelismo.e) literariedade. o gabarito marcou a letra c como resposta, mas sinceramente a obra é irônica e acredito que a predominância é metáfora. Obrigada!

    • lisi diz:

      oiii, também preciso só de uma no módulo II, acredito que a 47 é passível de anular, pois fizemos para o português e aparece uma questão clássica de língua espanhola, o que é isso??? se souber de algo para recurso me ajuda, obrigada…

      • Ana diz:

        A QUESTÃO 38 PARA A ÁREA DE LINGUAGENS E TECNOLOGIAS PODERÁ SER ANULADA POIS TODAS ESTÃO CERTAS

    • lisi diz:

      oi Maiaramsouza, olha a 47 de linguagens, 1.1. encontrei no blog este recurso:
      Questão 47
      Em relação ao Ensino de Língua Espanhola, pode-se afirmar que
      I – o foco do ensino da Língua Espanhola, considerada a pluralidade lingüística das línguas hispânicas, deve deter-se mais intensamente nas decisões políticas que giram em torno de qual variedade do espanhol ensinar do que em como ensinar essa língua.
      II – a proximidade entre a Língua Espanhola e a Língua Portuguesa evidencia a importância de conhecer semelhanças gráficas e diferenças semânticas entre as línguas para dominar o idioma estrangeiro. Deve-se, para evitar uma compreensão equivocada de certas palavras estrangeiras, utilizar listas de palavras consideradas “falsas amigas”.
      III – o “portunhol” é um fenômeno natural de mescla entre as Línguas Portuguesa e Espanhola. No entanto, ainda que possamos entender por que se dá tal fenômeno, é preciso saber que há diferença entre reconhecer a sua existência e levar os alunos a encarar o estudo do Espanhol de forma a superá-lo e a não se contentar com a mera possibilidade de atender às necessidades rudimentares de comunicação, proporcionadas pelo “portunhol”.
      IV – o erro, no ensino de língua estrangeira, é entendido como indicador do estágio em que se encontra o estudante, fornecendo dados sobre o processo e não, sobre os resultados. Por isso, a avaliação formativa, contínua, de acompanhamento, que fornece subsídios valiosos para o professor e para os alunos, deve ser privilegiada.

      Quais afirmações estão corretas?
      a) Apenas a I e a II.
      b) Apenas a I e a III.
      c) Apenas a II e a III.
      d) Apena a III e a IV.
      e) Apenas a II, a III e a IV.
      Questão: 47
      Total de pontos solicitados: 1,2
      Justificativa:
      Fica bastante claro na página 139 das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), na seção que trata do ensino de espanhol, que essa prática não deve se reduzir a uma lista de palavras consideradas “falsas amigas”, pois há outros aspectos essenciais da língua que precisam ser explorados, em prol da aprendizagem do aluno.
      Porém, em nenhum momento, o texto das Orientações Curriculares diz que a lista de “falsas amigas” deve ser abolida. Ao mesmo tempo, a alternativa II da questão 47, não diz que o uso da lista de “falsas amigas” deve ser o único meio de conhecer as semelhanças gráficas e semânticas da língua. Apenas aponta o uso da lista como recurso, como bem diz o texto da alternativa, para evitar compreensão equivocada de certas palavras estrangeiras. Ao usar o termo certas palavras, fica claro que a lista não contempla a totalidade da língua.
      Sendo assim, requeiro alteração de gabarito da alternativa “d” para alternativa “e”.

    • lisi diz:

      oi Maiaramsouza, olha a 47 de linguagens, 1.1. encontrei no blog este recurso:
      Questão 47
      Em relação ao Ensino de Língua Espanhola, pode-se afirmar que
      I – o foco do ensino da Língua Espanhola, considerada a pluralidade lingüística das línguas hispânicas, deve deter-se mais intensamente nas decisões políticas que giram em torno de qual variedade do espanhol ensinar do que em como ensinar essa língua.
      II – a proximidade entre a Língua Espanhola e a Língua Portuguesa evidencia a importância de conhecer semelhanças gráficas e diferenças semânticas entre as línguas para dominar o idioma estrangeiro. Deve-se, para evitar uma compreensão equivocada de certas palavras estrangeiras, utilizar listas de palavras consideradas “falsas amigas”.
      III – o “portunhol” é um fenômeno natural de mescla entre as Línguas Portuguesa e Espanhola. No entanto, ainda que possamos entender por que se dá tal fenômeno, é preciso saber que há diferença entre reconhecer a sua existência e levar os alunos a encarar o estudo do Espanhol de forma a superá-lo e a não se contentar com a mera possibilidade de atender às necessidades rudimentares de comunicação, proporcionadas pelo “portunhol”.
      IV – o erro, no ensino de língua estrangeira, é entendido como indicador do estágio em que se encontra o estudante, fornecendo dados sobre o processo e não, sobre os resultados. Por isso, a avaliação formativa, contínua, de acompanhamento, que fornece subsídios valiosos para o professor e para os alunos, deve ser privilegiada.

      Quais afirmações estão corretas?
      a) Apenas a I e a II.
      b) Apenas a I e a III.
      c) Apenas a II e a III.
      d) Apena a III e a IV.
      e) Apenas a II, a III e a IV.
      Questão: 47
      Total de pontos solicitados: 1,2
      Justificativa:
      Fica bastante claro na página 139 das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), na seção que trata do ensino de espanhol, que essa prática não deve se reduzir a uma lista de palavras consideradas “falsas amigas”, pois há outros aspectos essenciais da língua que precisam ser explorados, em prol da aprendizagem do aluno.
      Porém, em nenhum momento, o texto das Orientações Curriculares diz que a lista de “falsas amigas” deve ser abolida. Ao mesmo tempo, a alternativa II da questão 47, não diz que o uso da lista de “falsas amigas” deve ser o único meio de conhecer as semelhanças gráficas e semânticas da língua. Apenas aponta o uso da lista como recurso, como bem diz o texto da alternativa, para evitar compreensão equivocada de certas palavras estrangeiras. Ao usar o termo certas palavras, fica claro que a lista não contempla a totalidade da língua.
      Sendo assim, requeiro alteração de gabarito da alternativa “d” para alternativa “e”.

  7. Dan diz:

    Bom dia Professor. Necessito seu apoio em uma análise do módulo II da prova de Linguagens e suas tecnologias. Desde já agradeço a atenção.

    • lisi diz:

      oi, também preciso de 1 em linguagens 1.1, dá uma olhada na questão 47, fizemos para língua portuguesa e aparece uma pergunta de língua espanhola, por favor né, o que é isso?

    • Maiara M. Souza diz:

      Oi Ana!

      Tens o texto do recurso para questão 38????
      Podes postar aqui para eu dar uma olhada? Entro com recurso também.
      Obrigada.

      • Ana diz:

        Oi! A PERGUNTA da 38 É qual NÃO faz parte das competências a serem desenvolvidas pela área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias?” seguida de 5 respostas, as quais todas fazem parte das competências. Por este motivo peço que todas as questões sejam consideradas certas.

  8. ANDRENIZE COELHO diz:

    olá.. gostaria de saber se tem alguma questão do móduloII anos inicias, estou por uma questão desde já agradeço..

  9. Ivete Ferreira diz:

    Oi pessoal, também estou correndo atrás para buscar recursos pois fiquei por duas questões, acredito que descobri o autor do texto “Por que professor não gosta de ler?

    o Blog é : http://aloisiomilani.wordpress.com

    Perguntei a ele qual é o sentido da palavra indefectível no texto, espero que ele responda, qualquer resposta eu compartilho, seria bom se outras pessoas também perguntassem.

    • Gabriel diz:

      Oi! Eu entrei na questão 44, pois é a alternativa A inclusão e integração, e a banca considerou letra C, mas conforme o livro do Pacheco é a letra A.

  10. Diana diz:

    Olá Professor. Utilizei sua análise para meu recurso. Agradeço sua ajuda e disponibilidade. O mundo precisa de pessoas como o senhor: dispostas a ajudar sem pensar em um retorno imediato. Obrigada.

  11. carlos diz:

    Com base em que um colega escreveu e ampliandoooooooo

    RECURSO

    Questão 14
    Conhecimentos Pedagógicos – Área 5.1. – Professor: Séries Iniciais
    Objeto do pedido de revisão: Anulação da questão
    Pontos solicitados: 1,2

    Razões da Impugnação

    Essa questão URGE ser anulada, pois existem DUAS ALTERNATIVAS CORRETAS.

    A questão 14 fala sobre a concordância de ideias entre Piaget e Vygostsky: A letra “A”, que foi divulgada em gabarito oficial, e a letra “D” que também está correta, mas não foi considerada como correta EQUIVOCADAMENTE por essa Banca.

    Vou demonstrar claramente isso.

    A letra “D” assim determina: “Os processos de desenvolvimento e aprendizagem são inter-relacionados”.

    Essa afirmativa é correta, pois os dois teóricos – Piaget e Vygostsky – apontam o desenvolvimento e a aprendizagem como inter-relacionados.

    Vejamos Piaget:

    Ele acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem relativo impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social.

    Tanto existe essa relação processo de desenvolvimento e aprendizagem para Piaget, que não só a própria obra do autor traz isso, como são inúmeros os autores que assim o interpretam:

    “…para Piaget a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito …” (Fonte: http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/mat061/relao.htm. Texto: Relação Desenvolvimento e Aprendizagem)”

    “As diferenças entre Piaget e Vygotsky parecem ser muitas, mas eles partilham de pontos de vista semelhantes. Ambos entenderam o conhecimento como adaptação e como construção individual e concordaram que a aprendizagem e o desenvolvimento são auto-regulados. “ (Fonte: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=884. Texto: As relações entre desenvolvimento e Aprendizagem para Piaget e Vygotsky)

    Portanto, para Piaget o desenvolvimento e aprendizagem estão inter-relacionados !!!

    Vejamos Vygosky:

    Vygotsky postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento. Portanto, também os inter-relaciona:

    “O aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que , de outra forma, seriam impossíveis de acontecer.” (Vigotsky, 1987:101 – A formação social da mente. SP, Martins Fontes)

    Portanto, para Vygotsky o desenvolvimento e aprendizagem estão inter-relacionados !!!

    Vê-se que a alternativa D está PLENAMENTE CORRETA.

    O que a Banca, talvez, por hipótese, queria dizer é que o desenvolvimento e aprendizagem para Piaget e Vygotsky estão inter-relacionados, mas COM POSICIONAMENTOS DIFERENTES.

    Se queria isso, NÃO O FEZ, pois a questão simplesmente diz que eles estavam inter-relacionados.

    Fazendo uma analogia grosseira é a mesma coisa que dizer que Hitler e Churchil foram líderes políticos – o que seria plena verdade –, mas querendo dizer, e não dizendo, que eram políticos de lados diferentes.

    Nesse caso análogo, como na questão do Concurso, é simplesmente dito a parte que ambas situações CONVERGEM. E é omitido a parte que DIVERGEM !!!!!!

    Assim, como é determinado na alternativa “D” da prova, as duas concepções são “inter-relacionadas”, pois há relação entre ambas durante o processo de formação.

    Letra D está CORRETÍSSIMA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Por haver duas respostas corretas, requeiro a ANULAÇÃO da questão.

    • cibeli diz:

      sei que já se foi a fase dos recursos mas estou muito curiosa para saber se alguém entrou com recurso da questão 44 área das linguagens, porque a questão me parece apresentar problemas mas não consegui formular um recurso. alguém entrou com recurso nesta questão?
      a outra é a do letramento e multiletramento, gente o que é aquilo, essa eu entrei com recurso. por acaso mais alguém entrou?
      abrçs

      • cibeli diz:

        Por favor algum colega que tenha feito para área linguagens português, me responda o que acham da questão 40 letramento e multiletramento?

    • cibeli diz:

      O vc acha da questão 40 da área linguagens? acho inaceitável que aquela questão seja considerada correta. Há no mínimo problemas na formulação.

      • lisi diz:

        e a gora professor, sobre o diretor-presidente da FDRH, que disse: ” ser improvável que alguma questão seja anulada”. Mais uma decepção, ele não pode falar isso sem a análise dos recursos, estou indignada, é muita pressão para uma área desfavorecida. Abraços…

  12. Maiara M. Souza diz:

    Olá prof Omar! Pode verificar se meu pedido de anulação da questão 38 está correto???

    QUESTÃO 38. Documento PCN/2000 Ensino Médio NÃO solicitado no edital.

    Objetivo: Anulação da questão

    Justificativa:
    Nessa questão o organizador solicita uma alternativa que NÃO faça parte das competências a serem desenvolvidas pela área de Linguagens, códigos e suas Tecnologias.

    Conforme é de seu conhecimento, todas as alternativas propostas fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
    Análise 1 – Tal bibliografia não foi solicitada no edita do certame.

    Analise 2 – A alternativa a) está contemplada no documento acima referenciado na página 6. A alternativa b) também contemplada na página 24 do mesmo parâmetro. Bem como as que seguem: Alternativa c) página 9; alternativa d) referenciada na página 10 e 11 do mesmo documento PCN/2000 Ensino Médio, e por ultimo alternativa e) da mesma forma e também na página 11.

    No entanto as opções de respostas TODAS CONTEMPLADAS no documento já citado, pois fica inviável uma resposta correta, no entanto a banca considerou a assertiva letra d. Como podes observar os textos, contendo opções de respostas, foram retirados na integra do documento NÃO citado no edital.

    Percebe-se, então, flagrante erro material na elaboração da questão objeto da presente impugnação, o que fere o princípio da impessoalidade no que diz respeito ao concurso público e prejudica, inclusive, sua credibilidade, caso a questão seja mantida.
    Pela anulação de questões eivadas de tal vício, segue precedente oriundo do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, segundo o qual:
    AGRAVO DE INSTRUMENTO.
    CONCURSO PÚBLICO. ANULAÇÃO DE QUESTÃO. NOMEAÇÃO DE PERITO PARA ESCLARECER A EXISTÊNCIA DE EVENTUAL ERRO NA ELABORAÇÃO DA QUESTÃO. POSSIBILIDADE. 1. Não é dado ao Poder Judiciário o exame do mérito da correção de provas de concursos públicos, sendo-lhe cabível somente a análise do atendimento dos requisitos legais e da legalidade das questões formuladas, conforme programa de correção de provas, de recursos e de atribuições de notas pela banca examinadora do certame, especialmente no que alcança a vinculação ao edital, ou a casos de flagrante erro material na elaboração da prova capaz de malferir a confiança dos candidatos. 2. Não há qualquer prejuízo iminente ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem na produção de prova pericial acolhida em primeira instância, notadamente porque se visa resguardar eventual direito perseguido pelo certamista em aferir se há ou não erro na formulação das questões e seu respectivo gabarito, considerando a literatura específica relativa à área de Engenharia Civil e, assim, prevenir qualquer alegação de cerceamento de defesa, que poderia resultar na desconstituição da futura sentença. RECURSO DESPROVIDO. (Agravo de Instrumento Nº 70050526359, Terceira Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Rogerio Gesta Leal, Julgado em 11/10/2012)
    Evidencia-se, então, a ilegalidade da questão ora impugnada, razão pela qual deve ela ser devidamente anulada, ainda em sede administrativa, evitando-se, assim, um questionamento judicial posterior.
    Diante do exposto, REQUER a anulação da questão 38, nos termos acima colocados, sendo ela desconsiderada para quaisquer fins de direito.
    Termos em que pede deferimento.

    Obrigada.

    Maiara

    • cibeli diz:

      Também estou angustiada porque coloquei algumas questões, área da linguagem também, português e ninguém me responde! Acho que aquela questão da decodificação línguas estrangeiras é que está errada na 38, por isso, acho que a correta é mesmo a D. Eu errei essa também. Mas penso que a 40 e a 44 da área apresentam problemas, dá uma olhada e me diz o que achas. Coloquei recurso da 40, porque o enunciado se refere a letramento e multiletramento, mas depois a alternativa correta só conceitua letramento.

      • gisele diz:

        Olá, Cibeli!
        Também enviei recurso da 44. O documento realmente fala sobre aprender a continuar aprendendo, mas não encontrei nenhua relação estabelecida com os saberes da UNESCO. Os Parâmteros, sim, mencionam os saberes. Penso em entrar com ação judicial caso não seja aceito o recurso.

  13. Rafael Graminho diz:

    Olá Professor Omar.
    A questão n° 6 da prova de português não aceitaram o recurso. O que posso fazer caso esta questão esteja com problema. Existe a possibilidade judicial para solicitar a anulação.
    Rafael Graminho – Habilitação Matemática

  14. Amanda diz:

    Boa Noite! Quer saber se para a área 1.1 .. cabe algum recurso.. pois fiquei somente por uma questão no módulo II .. preciso de ajuda! Obrigada

  15. FErnando diz:

    Boa noite!!!
    Prof Omar o senhor poderia disponibilizar a prova de matemática e física do concurso do magistério do estado do Rio G
    rande do Sul.
    Atenciosamente,
    Fernando Brito
    Obrigado!!!

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