Magistério RS 2013: Simulado PRÉ-PROVA e DICAS

mafalda-professora

No próximo domingo, dia 19/5, a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS) realiza prova objetiva de concurso público para a seleção de 10 mil novos professores para a rede pública estadual.

Tivemos a satisfação de ter, ao longo dos últimos meses, centenas de alunos nos nossos cursos EAD  e nos módulos de língua portuguesa, legislação e conhecimentos pedagógicos.

Queremos agradecer aos nossos professores militantes da educação, em especial aos Profs. Pólux Martins (Língua Portuguesa), Omar Martins (Conhecimentos Pedagógicos e Legislação), Giorgio Forgiarini e Taís Flores (Legislação) e a todos nossos alunos, docentes e futuros docentes para uma educação de qualidade no nosso país.

Fechando com chave de ouro nossa preparação, colocamos à disposição um SIMULADO PRÉ-PROVA de acordo com o programa e bibliografia oficial para o módulo I do certame.

AGORA + EAD disponibiliza a todos os seus alunos SIMULADO PRÉ-PROVA.

simulado

Além do simulado com 35 questões, o Prof. Omar Martins disponibiliza aos seus alunos e leitores do blog, um QUADRO-RESUMO ESQUEMATIZADO de Conhecimentos Pedagógicos para o estudo e revisão.

>>> Baixe aqui QUADRO-RESUMO do Prof. Omar Martins <<<

242 thoughts on “Magistério RS 2013: Simulado PRÉ-PROVA e DICAS

    • Editor diz:

      Bom dia, Rosiane:
      Tudo bem?
      Avaliação é um tema certo na prova em decorrência da adoção de autores como HOFFMANN, HADJI, VASCONCELLOS, MACEDO, SACRISTÁN, ZABALA entre outros, que tem um profundo trabalho sobre o tema. No quadro-resumo esquematizado que disponibilizei, nas últimas duas folhas tem um resumo sobre o tema.

      Um abração.

      prof. Omar Martins

      • Luiza diz:

        Profº, qtº a Religião no ensino médio, é parte diversificada? é obrigatória, opcional? e em qual área pertence?? Obrigada…

      • Editor diz:

        Bom dia, Luíza:
        Tudo bem?
        A LDB, no seu art. 26 etabelece que: “Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
        (…)
        Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. (Redação dada pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997)
        § 1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
        § 2º Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso.”

        Segundo a Resolução n.º 02/2012 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio:
        (…) Em termos operacionais, os componentes curriculares obrigatórios decorrentes da LDB que integram as áreas de conhecimento são os referentes a:
        I – Linguagens:
        a) Língua Portuguesa;
        b) Língua Materna, para populações indígenas;
        c) Língua Estrangeira moderna;
        d) Arte, em suas diferentes linguagens: cênicas, plásticas e, obrigatoriamente, a musical;
        e) Educação Física.
        II – Matemática.
        III – Ciências da Natureza:
        a) Biologia;
        b) Física;
        c) Química.
        IV – Ciências Humanas:
        a) História;
        b) Geografia;
        c) Filosofia;
        d) Sociologia.
        Entre outras definidas em legislação específica como, por exemplo: I – Língua Espanhola, de oferta obrigatória pelas unidades escolares, embora
        facultativa para o estudante (Lei nº 11.161/2005); II – Com tratamento transversal e integradamente, permeando todo o currículo, no âmbito dos demais componentes curriculares: educação alimentar e nutricional (Lei nº 11.947/2009, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da Educação Básica); processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria (Lei nº 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso); Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental); Educação para o Trânsito (Lei nº 9.503/97, que institui o Código de Trânsito Brasileiro); Educação em Direitos Humanos (Decreto nº 7.037/2009, que institui o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH 3).

        Assim, levando em conta a reestruturação do Ensino Médio no RS:
        A nova estrutura curricular organiza o ensino pelas quatro áreas do conhecimento: linguagens e suas tecnologias (com as disciplinas de artes, educação física, língua portuguesa e literatura), matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, física e química) e ciências humanas e suas tecnologias (filosofia, geografia, história e sociologia), que compõem a formação geral, e o seminário integrado, língua estrangeira e ensino religioso, na base diversificada.

        Um abraço.

        Prof. Omar Martins

  1. Gilmara diz:

    Parabéns pela iniciativa do resumo e simulado!! tenho certeza que será de grande valia nesse último momento!! meus sinceros agradecimentos!!

  2. Carine Giordani diz:

    Parabéns professor pelo simulado, visto que não é possível encontrar provas anteriores em lugar algum, assim como o quadro – resumo, foi de grande valia nesa reta final….boa sorte a todos os colegas!

  3. Tamyres diz:

    Profeeeeeeeee
    O que foi aquela prova do magistério, parte de conhecimentos pedagógicos? Fala sério… muito tenso º_O
    Fiquei em dúvida profunda em umas quantas questões!

    Já vou perguntando…. o senhor fará um pré-gabarito, para ajudar nós, alunos ansiosos?
    Desde já agradeço ! Bjão!

    • Editor diz:

      Bom dia, Tamyres:
      Tudo bem?
      Estou viajando e não tive ainda acesso as provas aplicadas.
      Pelo que ouvi falar, a FDRH-RS irá divulgar gabarito hoje ou amanhã.
      Vamos aguardar.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  4. Fabiane diz:

    Oi professor… acho que deu certo!!! Vamos ver nas específicas… tem muitos errinhos que não precisava… O senhor não tem um gabarito preliminar?

  5. Katiusa Centa da Rosa diz:

    Professor, o módulo I da prova era igual para todos os cargos?
    Será que o senhor poderia colocar o gabarito extra oficial do módulo I?
    Por favor, a FDRH vai divulgar o gabarito só dia 24/05. Vamos morrer de angústia até lá!!!!!!!!!
    Dá mais essa focinha por favor.
    Fiz a prova para a Ed. Especial, e achei o módulo I de lascar!!!
    Obrigada por tudo prof

    Att, Katiusa

    • Editor diz:

      Boa tarde, Katiusa:
      Tudo bem?
      O módulo I tinha provas comuns para todas as habilitações.
      Para os cargos de nível técnico (5.1 por exemplo) o módulo era comum porém diferente.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  6. Debora Figueira diz:

    prof hoje ou amanhã? Será? Puxa tomara eu ja fiz o meu gabarito e pelas minhas respostas eu passei procurei uma a uma ontem não achei todas mas já deu pra passar…. fui sua aluna no garra obrigada se puder fazer um gabarito pra gnt… abraços

    • Editor diz:

      Boa tarde, Débora:
      Infelizmente, a FDRH-RS divulgou em nota que o gabarito só será divulgado dia 24 de maio.
      Sobre o gabarito extraoficial: já fizemos tal empreendimento em provas anteriores e o resultado não foi bom, pois acabava aumentado a ansiedade de quem espera, pré-condicionando nossos alunos, gerando uma polêmica sobre quem tem razão (banca ou professores) antecipando a banca (que ficam ligados em tudo!) sobre a organização de recursos.
      Além do mais, ainda não recebi a cópia de nenhuma das provas para analisá-las.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

  7. Charlie Sierra diz:

    Olá colegas, fiz pra História, deixo aqui as respostas que confirmei. Quem puder acrescentar outras, ou corrigi-las, ajude-nos, pois esperar até sexta é brabo:
    1a 4d 5b 6c 7b 9d 10b 11b 12e 13b 15e 16b 17e 22a 23d 24a 25c 26d 27a 28e 29c 30c 32e 33b 34d 36c 37a 38c 39b 40a 47c 48e 50d 52c 53d 55d 56b 57d 58c 59d

  8. mauro ricardo diz:

    Gostaria de agradecer o senhor pelo excelente curso. comprei seu curso e a spodtila tb estudei firme e fui aprovado em primeito lugarpara o magisterio da minha vidade. meus sinceros agradecimentos
    mauro ricardo

  9. Elisete diz:

    Estou no aguardo por gabaritos preliminares mesmo não oficial.concurso magistério RGS
    …eu arisco algumas respostas:
    1-A 3C 4D 5B 6C 7B
    11B 12E 13B 15E 16B 17E 20E 22A 23D 24A 25C
    26D 27D 28E 29C 30 C 31B 32E 33B 34D 35E

    AS questões que não memcionei é porque estou em dúvida…se puderem me auxiliar….

    grata…

    Elisete

  10. André diz:

    Gabarito dia 24? Fala sério pra que tanto tempo assim? O maldito gabarito já não está pronto? Prova maldita, governo maldito…

  11. Debora Figueira diz:

    Pessoal, meu gabarito eu fiz pra matematica. 1-A, 2-A*, 3-A*, 4-D, 5-B*, 6-C, 7-A, 8-D, 9-E, 10-E, 11-D(resp certa: B), 12-E, 13-C (resp. certa:B), 14-A*, 15-B, 16-E(resp. certa: B), 17-E, 18-C, 19-E*, 20-E, 21-A*, 22-B(resp. certa: A), 23-D, 24-A*, 25-B*, 26-D, 27-D, 28-E, 29-C, 30-C, 31-B(resp. certa:D), 32-E, 33-C, 34-E, 35-E, 36-C*, 37-E, 38-D, 39-E, 40-B, 41-D, 42-E, 43-B(resp. certa: A), 44-D, 45-B*, 46-C(resp. certa:C), 47-A, 48-E*, 49-C, 50-C(resp. certa: A), 51-C(resp. certa: B), 52-E, 53-A, 54-B, 55-D, 56-C, 57-B*, 58-E, 59-B, 60-A
    Eu fiz assim: * significa que nao encontrei a resposta. E as outras que não dizem a resp. certa: é porque conferem com meu gabarito. Se alguem souber alguma destas…. abraços

      • Debora Figueira diz:

        Sim, pesquisei uma a uma…. apenas as de interpretação de texto que nao tem como saber e as que tem * não achei resposta ainda….mas as outras tenho certeza inclusive tem umas que errei mas coloquei a resposta certa do lado…. tu fez pra que?

      • Debora Figueira diz:

        mas tiveram mais algumas que nao consegui a resposta… as que eu tenho certeza sao: 1, 4, 6, 8, 12, 14, 17, 18, 20, 23, 24, 26, 28, 29, 30, 32, 33, 35. essas do primeiro módulo sao as que tenho certeza. As outras nao achei resposta, ou ja achei e coloquei a resp. certa ali ou entao sao as de interpretação de texto que nao tem como saber…. do módulo 2: 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 44, 47, 49, 52, 53, 54, 55, 56, 58, 59, 60. essas eu tenho certeza… as outras nao achei ou estao erradas;… abraços

      • Debora Figueira diz:

        olha eu ja nem sei mais agora sao tantas respostas tomara que nao mude mto….. a 8 mesmo achei estar certa e na verdade continuo achando mas há outras respostas com relação a esta questao…. a 9 tb é mto estranha,…. sorte pra nos!…

  12. Debora Figueira diz:

    Ah, esqueci de dizer que as primeiras de portugues que coloquei * são as de interpretação de texto que nao tem como saber… mas acho q acertei a de nº 3

  13. Camila diz:

    Fiz a prova para area 5.1 Se alguem tiver alguma resposta dos conh. pedagogicos e legislação meia confirmada, nos passem. Acredito que a questao 16 possa ter recurso.Esta parte tava dificil…..

  14. patricia pando diz:

    PROVA 5.1

    CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS.
    11 C-12C-13E ERREI- 14 A- 15 E-16 A-17 D ERREI É C-18 E- 19 A- 20 A- 21 B- 22 B- 23 CERREI-24 A- 25 D- 26 B- 27 B- 28 C – 29 B- 30 E- 31 B- 32 B- 33 A- 34 A- 35 E- 36 C- 37 E- 38 E ERREI -39 A ERREI- 40 B- 41 D- 42 D- 43 C- 44 A- 45 E- 46 B- 47 D- 48 D- 49 E- 50 E- 51 C- 52 C-53A- 54 E- 55 D – 56 A- 57 E- 58 D- 59 A- 60 C.

    TEM MAIS ALGUÉM AI QUE FEZ ESTA PARA COMPARARMOS OS GABARITOS?

  15. Ana Valéria diz:

    Olá,fiz a prova para química se alguém tiver o gabarito por favor,poste,obrigada,a prova estava muito cansativa!!!!!! Valéria

  16. Tamyres diz:

    Olá, pessoas!!
    Vou deixar minhas respostas também 🙂
    Português: 1-A 3-C 4-D 5-B 6-C
    Conh.Pedagógicos: 11-B 14-A 17-E 20-E 21-B 22-A 23-D 24-A
    Legislação: 26-D 27-A 28-E 29-C 30-C 31-B 32-E 33-B 34-D 35-E

    Fiz pra Educação Física
    Conh.da Área 38-D 42-E 45-B 48-A 49-B 50-E
    Habilitação do Professor: 51-E 52-C 53-A 54-A 56-B 57-C 58-A 59-B 60-E

  17. Diana diz:

    Meu gabarito – 5.1 Anos Iniciais – Magistério RS
    1-a 2-e 3-c 4-c 5-b 6-c 7-d 8-a 9-c 10-d 11-c 12-e 13-e 14-b 15-d 16-b 17-a 18-e 19-a 20-a 21-b 22-b 23-d 24-e 25-d 26-a 27-b 28-a 29-a 30-b 31-d 32-b 33-d 34-a 35-e 36-e 37-e 38-d 39-a 40-d 41-d 42-d 43-b 44-c 45-e 46-c 47-a 48-e 49-a 50-e 51-d 52-a 53-a 54-e 55-d 56-a 57-c 58-d 59-b 60-e

    • Ana Valéria diz:

      Olá Fabiane,fiz para 3.3 ciências da natureza habilitação química,a 37 do genoma econômico,não sei da onde eles tiraram isso mas pesquisei e parece que a resposta é diabetes melito(d).O resto eu não tive tempo para pesquisar.Valéria

      • Fabiane diz:

        Valéria, pesquisei algumas e encontrei 38 – e* 39-a 41- b 42-a 44- c 46 – e 47- c 48 – e as outras não pesquisei a 38 não tenho certeza, mas olha, essa 37 é uma viagem, perguntei pra minha Dra, ela disse que pode causar hipertensão, diabetes, aterosclerose e distúrbio tireoidiano… riu desta questão, se vc tiver mais alguma, por favor… ate agora, por este gabarito acertei 13 😦

  18. Robson Carlos diz:

    Atenção Pessoal!!!!
    Gabarito pré-oficial de legislação,corrigida e comentada por um grupo de professores de leis(comentários não vou colocar,pois são muitos extensos. 99,999999% de seresm confirmados no gabarito oficial da FDRH. Vai lá e boa sorte
    26d 27a 28e 29c 30c 31b 32e 33b 34d 35e

      • Daiana Batista diz:

        Fiz para Osório,moro aqui, estou bem confiante,apesar de achar que acertei menos que na outra prova.

    • Debora Figueira diz:

      Daiana posta teu gabarito pra gnt comparar o robson postou o dele e esta bem parecido com o meu…. mas fiquei na duvida quando a questao 9. qual tu marcou nesta?

      • Daiana Batista diz:

        Meu gabarito para matemática: 1a 2a 3a 4d 5b 6c 7a 8d 9d 10e 11b 12e 13b 14a 15e 16b 17e 18c 19e 20e 21b 22a 23d 24a 25b 26d 27a 28e 29c 30c 31b 32e 33b 34d 35e 36c 37e 38d 39e 40b 41d 42e 43a 44d 45b 46c 47d 48e 49c 50a 51b 52e 53a 54b 55d 56c 57b 58e 59c 60a

  19. Robson Carlos diz:

    Também fiz para matemática!
    1a 2a 3a(mas tem um erro de ortografia na alternativa (c) ………e de aceso à informação. Não seria acesso? Será que é cabível recurso?
    4d 5b 6c 7b 8d 9e 10c 11b 12e 13a(correta b) 14d(correta a) 15a(correta e) 16(chutei d)
    17e 18(sei lá, chutei e)
    19e 20b( mas dizem que é e) 21a(mas estão dizendo que é b) 22b(mas dizem que é a)
    23d 24a 25a( correta c)
    Legislação,já coloquei o gabarito acima.
    36c 37e 38d 39e 40b 41d 42e 43a 44d 45e 46c 47d 48c 49c 50a 51d(correta c/sou burro)
    52e 53a 54b 55d 56c 57b 58e 59c 60c

  20. Robson Carlos diz:

    Claudia. Está correta sim. Tem o texto na internet, que está assim (a, às, haveria).coloca o título lá,que direciona bem certinha. Resposta correta,letra A

    • Debora Figueira diz:

      Robson, na questao de numero 9 (a do “aferir” e “indefectível”) Tu tens certeza da resposta? Eu marquei a mesma tua, mas não encontrei esses significados no dicionario…. o que tu achas?

  21. Elisete diz:

    Oi Débora e Gilmara…..estou com medo, cada dia troco uma alternativa….se eu não passar será por uma ou duas questões do módulo 1….por isso penso em entrar com recurso aonde for possível….fiz pra matemática e confirmo várias respostas postadas aqui…mas algumas estou com dúvida, se alguém puder me indicar aonde está escrito a confirmação de uma das alternativas eu agradeço….
    São estas:

    2, 8 , 9 e 10 tenho 2 a três alternativas para cada uma!!! Ou se puderem me garantir qual alternativa não é com certeza também ajuda….Acho que só a FDRH poderá saber…
    18, 19, 21, 31

    De matemática 45, 48, 57

    Estas são as que não tenho certeza da resposta e não achei na internet…todas as outras tenho a resposta certa pois achei elas…bem semelhantes…ou o texto explicativo….

    Pelo gabarito de vocês acertei 19 do módulo I e 19 do módulo II…

    • Debora Figueira diz:

      Elisete, a 2 é interpretação de texto. Marquei A mas nao tenho certeza. A 8 marquei D por acreditar que a frase 1 não é or. adv. causal reduzida de infinitivo pois precisaria ter formas no infinitivo, gerundio ou participio e ali nao tem. A frase 2 acredito que seja conformidade e nao proporcional. A questão 9 é a do aferir eu acredito que a resposta certa seja D mas acho q a grafia está errada. Ali na alternativa D eles deveriam ter colocado para o significado de indefectível “que não falha” e nao “que nao falta”, pois indefectível é o mesmo que “infalível”, logo, se for isso, cabe recurso sim….. a questão 10 eu marquei E. acredito que o ponto e virgula das frases que estao nas linhas 25 e 26 são assindéticas mesmo por não terem nunhuma conjunção ligando elas… (mas como falei eu “acho” não tenho certeza…. A questão 20 eu pesquisei e é aquela resposta mesmo letra E. a 19 e 21 marquei E A mas nao tenho certeza tb….A questão 45 não sei a resposta certa e a questao 48 eu procurei e achei no PCN é resposta B. A questão 57 acho q errei marquei B e não lembrava como fazia acho q é fatorial combinação mas nao tenho certeza… Cmo estao tuas respostas com relação aos outros gabaritos? abraços

    • Gilmara diz:

      Oi Elisete! na 2 parece que só eu discordo da maioria acho que é a D 9 também tenho certeza D,e a 31 é B com certeza mas cabeça de banca é como barriga de grávida,nunca se sabe o que sai dali!! parece que sai amanhã o gabarito!! boa sorte e paciência até lá!!

  22. Elisete diz:

    Oi Débora,Significado de Aferir

    v.t.d. Comparar as medidas com seus padrões específicos.
    v.t.d. Verificar, por comparação com um padrão, a exatidão das indicações de um instrumento.
    v.t.d. Assinalar com um sinal, aferir.
    v.t e v.bit. Figurado. Avaliar através de uma comparação: é um autor ruim se o aferirmos aos grandes escritores.
    v.t.d. Estabelecer a graduação de um instrumento.
    Aplicar teste psicológico a um grupo de referência e dar-lhe valores numerados em função da repartição estatística dos resultados.
    (Etm. do latim: afferere)

    Sinônimos de Aferir

    Sinônimo de aferir: avaliar, cotejar e medir

    Significado de Indefectível

    adj. Que não pode falhar ou deixar de ser: apoio indefectível.
    Certo, infalível.

    Sinônimos de Indefectível

    Sinônimo de indefectível: certo e infalível

    Pelo que achei, acho ser a letra D por ser MEDIR, mas não fecha a outra…talvés ela seja anulada!!!

  23. Debora Figueira diz:

    Olha gente, nao mudem os gabaritos pelo amor de Deus porque eu passei bemmmm justinho com 21 questoes no modulo 1 pelos meus calculos…. socorro…. se mudar alguma coisa eu desmaio aqui!…. Vamos comparar as questoes de interpretação e aquelas de gramatica gnt…. a 2-A, 3-A, 8-D, 9-E(como ja mencionei, acredito que eles erraram a escrita da letra D que diz “que não falta” em vez de “que não falha” esta ultima que seria a resposta mais coerente para indefectivel..), 10-E. Essas aí pessoal nao tenho certeza…. podem postar aí as respostas de vcs? Abraços…

    • Gilmara diz:

      Calma Debora!! quem garante que as respostas dos colegas estejam realmente certas.pode ser que tu acertes mais do que imagine!! o jeito é esperar o gabarito oficial, ainda poderemos ter algumas retificaçoes, anulações……

  24. Katiusa Centa da Rosa diz:

    Oi Turma, a ansiedade é grande…
    Alguém fez pra 5.2 Ed Especial?
    Se puder posta o gabarito.
    Abraços e obrigada.

    Katiusa

  25. Robson Carlos diz:

    Oi Débora!
    Indefectível é uma coisa que não vai mudar,irredutível!!
    Não sei,fui por intuição. Mas uma coisa é certa:É alternativa que marcamos ou é a letra (D)
    Tu tens certeza que a n° 8 é letra (D)??
    A 21 também acho que é (A), mas tem gente que diz que é(b)
    A 22 tô em dúvida ainda, mas acho que é(B), apesar de tu colocares a (a) como correta
    As questões que mais geram dúvidas são n°s 18, 20,21 e 22
    Estou apavorado,vai me faltar uma de conhecimentos pedagógicos.

  26. Robson Carlos diz:

    PESSOAL!!!!
    VCS notaram que:
    A questão n° 3 apresenta um erro de digitação(ortografia). Observem lá na alternativa (C)”2° linha” onde diz:………e de aceso à informação.Não seria de acesso? Sei que pode ser ridículo, mas será que cabe recurso?
    A questão n° 13 apresenta na alternativa “C” Assimiliação.Não seria assimilação.Sei podem falar, esta não infuencia em nada, mas só tô comentando.

    • Debora Figueira diz:

      Nossa eu leio com tanta atenção que nao tinha reparado nenhum destes erros kkkkk q horror uma prova com tantos erros de digitação gente! Acho q cabe recurso sim!! Na questão 8(não consigo parar de pensar nela) eu procurei sinonimo e significado de indefectivel e achei “algo certo” “infalível”…. essa eu li varias vezes mas nao consigo encontrar um nexo na resposta… nos marcamos a mesma alternativa tomara que estejamos certos rsrsrs eu achei q tinha passado mas me dei mal qdo tu postou o teu gabarito de legislaçao porque as questoes 27 e 34 acreditava que tinha marcado certo mas nao olhei na legislação especifica e tu tens razao, já a questao 31 que achei que tinha errado, acertei. rsrsrs

    • Gilmara diz:

      Seria o caso de perguntarmos para o prof se no caso de erros de digitação cabe recurso,mas a princípio acho que sim, afinal se o candidato erra uma letra……

      • Editor diz:

        Boa noite, Gilmara:
        Tudo bem?
        Erros de digitação, erros ortográficos etc são passíveis de recurso desde que caracterizem dubiedade na interpretação da questão.

        Um abraço.

        Prof. Omar Martins

  27. Patricia diz:

    Olá pessoal! Assim como todos vcs, estou ansiosa pelo gabarito oficial. Estou curiosa a respeito das questões da minha habilitação – Geografia. As questões de português comparei com as de vcs, as de legislação e conhecimentos pedagógicos (que quase me reprovou), encontrei na internet. Aí está o gabarito que acho que está quase 100%!
    1a 2a 3a 4d 5b 6c 7a 8? 9d 10?
    11b 12e 13b 14a 15e 16b 17e 18c 19d 20e 21b 22a 23d 24a 25c
    26d 27a 28e 29c 30c 31b 32e. 33b

  28. Paty diz:

    Olá professores! Fiz o concurso para a área 4.2 (Ciências Humanas – Geografia). Também estou ansiosa pelo gabarito oficial. Comparei minhas respostas da prova de português com as de vcs e quanto à legislação e conhecimentos pedagógicos (que por muito pouco não me reprovou) pesquisei muito na internet. Dessa forma, o gabarito ficou assim:

    1a 2a 3a 4d 5b 6c 7a 8? 9d 10?
    11b 12e 13b 14a 15e 16b 17e 18c 19d 20e 21b 22a 23d 24a 25c
    26d 27a 28e 29c 30c 31b 32e 33b 34d 35e
    36c 37a 38c 39b 40a 41c 42e 43b 44d 45d 46? 47c 48e 49d 50d
    51d 52a 53a 54d 55e? 56c 57b 58a? 59c 60c

    • Charles diz:

      A 10 é B, certeza… a II é falsa: não há elipse na frase, há zeugma (figura de linguagem). Já a 8 não tenho certeza, mas ou é B ou D. Boa sorte pra vcs. A 9 por eliminação creio que seja D.

      • Debora Figueira diz:

        puxa mas aí teriamos que ter nos formado em letras pra saber isso nao em matematica rsrsrsrsrs errei esta entao…. puxa…

  29. Mariane diz:

    Oi, Pessoal, alguém fez para Português? Estou apavorada, pois achei mais difícil que a outra e li uma reportagem em que as pessoas diziam que estava muito fácil!

  30. Robson Carlos diz:

    Tô com a Débora.Mudam gabarito a toda hora e isso vai torturando aos poucos.
    Mas pergunto?
    Na n° 19, vcs falam que a proposição I está errada. então quer dizer que não podemos incluir tecnologia no ensino? Meio estranho não?
    Na n° 20, Vcs dizem que é (e),mas adotar espírito de pesquisa é saber interpretar indícios?? Meio confuso não?
    Na n° 21, trabalhar numa realidade na qual se interrelacionam “múltiplas e diferentes variáveis e dimensões” pode bem estar falando da diversidade dos alunos,não acham?
    Então,o que nos resta é esperar. AH!!!! Vcs conseguem afirmar com convicção qual é a resposta correta da n° 18?? Meus parabéns,porque até agora,com pesquisa não consegui.
    Cada um quer que esteja certo sua questão, mas estão surgindo bobagens.
    Boa sorte a todos

  31. sergio moacir job lima diz:

    Aqui vai um gabarito preliminar de matemática com questões pesquisadas e repesquisadas. As que ainda não consegui eu dei como N/C. Se alguém puder ajudar com as demais
    1-A 2-D 3-C 4-D 5-B 6-C 7-B 8-B 12 N/C 13-B 14-N/C 15-E 16-B 17-E 18-E 19N/C 20-E 21-B 22-A 23-D 24-A 25-C 26-D 27-D 28-E 29-C 30-C 31-B 32-E 33-B 34-N/C 35-C 36-C 37-E 38-D 39-E 40-B 41 N/C 42-E 43-A 44-D 45-N/C 46-C 47-A 48-D 49-C 50-A 51-A 52-E 53-E 54-B 55-D 56C 57-N/C 58-E 59-B 60N/C

  32. Pâmela diz:

    Essas são as questões de Conhecimento Pedagógicos da área 5.1 – Séries INiciais.
    11. Perrenoud (2000) considera como competências para ensinar todas as apresentadas nas alternativas abaixo, EXCETO:
    a) organizar e dirigir situações de aprendizagem.
    b) trabalhar em equipe.
    c) conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.
    d) administrar a progressão do ensino.

    12. Para ___________________, a escrita possui duas funções: mnemônica e comunicativa. O nome do autor que completa corretamente a lacuna da frase acima é

    a) Vygotsky.
    b) Piaget.
    c) Luria.
    d) Wallon.
    e) Ferreiro.

    13. Considerando os estudos de Vygotsky, é correto afirmar que

    a) a aprendizagem está relacionada ao desenvolvimento desde o início da vida humana.
    b) o percurso de desenvolvimento do ser humano é definido pelos processos de maturação do organismo individual.
    c) é a ação motora que possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento.
    d) as funções psicológicas superiores dependem de processos de consciência e de intenção.
    e) o desenvolvimento é um processo espontâneo de maturação, e a aprendizagem acontece na interação entre o indivíduo e o meio.

    14. Segundo Hofmann (2005), a avaliação é uma ação ampla que abrange o cotidiano do fazer pedagógico.
    Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando a assertiva acima.
    ( ) A observação, a reflexão e a ação ocorrem em tempo lineares.
    ( ) A avaliação é um processo mediador que se constrói na prática.
    ( ) A admiração, a reflexão e a reconstrução das práticas avaliativas são tempos necessários um uma avaliação mediadora.

    A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
    a) V – V – V.
    b) V – V – F.
    c) V – F – V.
    d) F – V – V.
    e) F – F – F.

    15. Considerando o planejamento escolar, assinale a alternativa que apresenta os requisitos destacados por Macedo (2005).
    a) Observação e avaliação.
    b) Observação e antecipação.
    c) Regulação e antecipação.
    d) Regulação, observação e avaliação.
    e) Antecipação, regulação e observação.

    16. São exigências de ensinar, destacadas por Freire (2000), todas as contidas nas alternativas abaixo, EXCETO
    a) a pesquisa.
    b) a criticidade.
    c) o bom senso.
    d) a curiosidade.
    e) a disponibilidade,

    17. Por trás de qualquer proposta metodológica, se esconde uma concepção do valor que se atribui ______________________.
    A alternativa cuja palavra completa corretamente a lacuna da frase acima é
    a) à aprendizagem.
    b) à didática.
    c) ao ensino.
    d) ao conteúdo.
    e) às tarefas.

    18. Assinale a alternativa que identifica uma característica da interdisciplinaridade.
    a) Os conteúdos escolares são apresentados por matérias independentes uma das outras.
    b) O conjunto de matérias ou disciplinas é proposto simultaneamente, sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas.
    c) O grau máximo de relações entre as disciplinas supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador.
    d) O favorecimento de uma unidade interpretativa, com o objetivo de constituir uma ciência que explique a realidade sem parcelamento.
    e) A interação entre duas ou mais disciplinas desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca de conceitos.

    19. É preciso construir um currículo que reflita o nível de incerteza presente na vida, no qual é impossível obter sempre uma única resposta válida e verdadeira para os múltiplos problemas que surgem em uma realidade na qual se inter-relacionam múltiplas e diferentes variáveis e dimensões. Essa afirmação se refere:
    a) à diversidade dos alunos.
    b) ao ensino para a complexidade.
    c) à formação docente.
    d) aos temas geradores.
    e) à escolha metodológica.

    20. É preciso construir um currículo que reflita o nível de incerteza presente na vida, no qual é impossível obter sempre uma única resposta válida e verdadeira para os múltiplos problemas que surgem em uma realidade na qual se inter-relacionam múltiplas e diferentes variáveis e dimensões. Essa afirmação se refere
    a) à diversidade dos alunos.
    b) ao ensino para a complexidade.
    c) à formação docente.
    d) aos temas geradores.
    e) à escolha metodológica.

  33. Robson Carlos diz:

    BOMBA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    GABARITO EXTRA-OFICIAL,QUE DEVE SER CONFIRMADO PELA FDRH AMANHÃ

    LÍNGUA PORTUGUESA
    1A 2A 3C 4D 5B 6C 7B 8B 9D 10B
    “obs” Eu não entendo como “indefectível” por ser substituída por “que não falta”
    Sinônimo de indefectível= não falha….
    Acho que foi um erro de digitação. VOU ENTRAR COM RECURSO.

    CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
    11B 12E 13B 14A 15E 16B 17E 18E 19E 20E 21B 22A 23D 24A 25C

    LEGISLAÇÃO
    26D 27A 28E 29C 30C 31B 32E 33B 34D 35E

  34. Nádia diz:

    Olá, Prof. Omar

    Gostaria de saber se é possível entrar com recurso a respeito da questão 09, que trata do sentido de “aferir” no texto e de “indefectível” em seu contexto, (caso a resposta correta seja a letra d), pois não entendo como “indefectível” seja possível ter como sentido o ” que não falta”.
    Aguardo retorno, pois quero desde já me preparar para tal situação.
    Obrigada.

    • Editor diz:

      Sim, foi divulgado às 9h30min no DOE-RS, páginas 35 a 39.
      Imprimi em PDF e coloquei á disposição no blog enquanto a FDRH-RS não divulga no seu site.

      Abraço.

  35. Elisete diz:

    Olá colegas…
    Não fui aprovada pelo gabarito de didática e português…..se alguém entrar com recurso ou souber de alguma questão polêmica, me avise….penso em analisar melhor as questões 3, 18,19,20 e 21….se anular 2 e não mudar nenhum gabarito eu consigo….boa sorte ….

    • Daiana Batista diz:

      Eu acertei 22 no modulo i e faltou 2 no modulo ii, to desanimada,no outro eu tinha acertado 44 , não passei só em um modulo,apesar de ter sobrado nota nos outros,estava confiante nesta,mas não foi dessa vez.

      • Elisete diz:

        Cy…se entrar com recurso para 3 e 35 mande que te ajudo na escrita…a 35 vc tem certeza que pode anular???

      • cy diz:

        Oi hoje a tarde vou encontrar com prof de português e elaborar este recurso depois posto aqui. Sabes de mais alguma preciso anular 2 questões

      • Cristiane diz:

        Tudo bem a número 3, mas o que tem de errado na número 35, olhe a número 18, também é possível recurso. Preciso de duas no 1° modulo, também fiz para 4.1

    • Taíse diz:

      Concordo com você colega, também vou entrar com recurso nessas questões.
      Também vou entrar com recurso na questão, pois tem um grave erro de ortografia na letra c , em vez de acesso foi digitado aceso.

      • cy diz:

        escrever em uma prova de português aceso por acesso tem que ser anulada…
        a 8 também não possui resposta alguma certa.

    • Leandro diz:

      Professor Omar, seus videos, dicas e aulas foram de grande ajuda, reconheço que não pude estudar tanto quanto gostaria. Segundo o gabarito estou entre os aprovados, mas no limite pois no primeiro módulo tenho exatos 21 acertos ,o Sr. acredita que alguma questão do primeiro módulo possa ser anulada ou modificada, extra oficialmente em contato com professores de português o Sr. ouviu a possibilidade? Muito obrigado pelo apoio e ajuda constante.

      • Editor diz:

        Boa tarde, Leandro:
        Tudo bem?
        Estou viajando e sem os recursos de busca da prova impressa.
        Peço a gentileza de transcrever todas as questões de Conhecimentos Pedagógicos para que possa analisar até amanhã.
        Solicito também que enviem as questões transcritas ou em pdf para agoraead@gmail.com para que possa ser analisada pelo Prof. Pólux e demais professores de legislação a tempo.

        Um abraço.

        Prof. Omar Martins

  36. Debora Figueira diz:

    Gnt to pasma! RODEI!!! Mas ja vou avisando: A questao 9 de portugues com certeza eles irao anular! INDEFECTÍVEL significa “infalível”, algo “que não falha” e no gabarito letra D está escrido “que não FALTA”….. errada…. esta questao será anulada eu acho e daí eu passo pois fiquei por uma no modulo 1….

    • Fernanda Ancinello Torres diz:

      Debora fiquei em duvida nessa questão:

      O sentido de aferir (linha1), no texto, é o de ” ______________”, já o sentido que indefectível( linha 04) adquire em seu contexto é o de ” ______________”.

      Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da afirmação anterior, na ordem em que aparecem.
      a) supor ou imaginar – que não tem defeitos
      b) marcar ou etiquetar – indesculpável
      c) entender – inaceitável
      d) confirmar ou medir via pesquisa – que não falta
      e) provar mediante testemunhos – intolerável
      Eu marquei letra “e”, mas no gabarito da FDRH a letra correta é a letra D. Professor zambelli no dicionário Indefectível significa
      Sinônimos: infalível perfeito certo apropriado assegurado bom certeiro constante determinado direito efetivo entendido exalo exato indefectível indubitável iniludível irrefragável justo linheiro líquido positivo preciso próprio seguro verdadeiro vero impecável irremediável irremissível
      Antônimos: falível defectível faltoso incerto duvidoso
      Relacionadas: relevante importante necessário falhar poder

      No texto

      Por que o professor não gosta de ler?

      Institutos de pesquisa, entidades de classe e editoras até hoje não conseguiram aferir, mas, nos bastidores, todos sabem: professor não gosta de ler. Como toda nota vermelha no boletim, essa também chega com muitas justificativas e desculpas. As explicações vão desde a formação educacional até o preço dos livros, passando pela indefectível falta de tempo.

  37. Debora Figueira diz:

    profomar eu enviei pro garra pro prof polux assim:

    “O sentido de aferir (linha 1), no texto, é o de “________________”; já o swentido que indefectível (linha 4) adquire em seu contexto é o de “___________________”.

    Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da afirmação anterior, na ordem em que aparecem.

    a) supor ou imaginar- que não tem defeitos
    b) marcar ou etiquetar – indesculpável
    c) entender – inaceitável
    d) confirmar ou medir via pesquisa – que não falta
    e) provar mediante restemunhos – intolerável”

    O gabarito diz que a resposta é letra D. Porém, procurei no dicionário o significado da palavra indefectível e diz que é o mesmo que “infalível”, ou seja, “que não falha”. Mas nesta alternativa diz “que não falta”. Será que cabe recurso?

    A frase do texto é a seguinte: “Institutos de pesquisa, entidades de classe e editoras até hoje não conseguiram aferir, mas, nos bastidores, todos sabem: propfessor não gosta de ler. Como toda nota vermelha no boletim, essa também chega com muitas justificativas e desculpas. As explicações vão desde a formação educacional até o preço dos livros, passando pela indefectível falta de tempo.”

  38. Debora Figueira diz:

    prof omar eu pesquisei a respeito da questao 15 diz o seguinte: “Para Hoffmann (2005), o acompanhamento dado ao aluno ao longo do tempo e em atividades escolares multiplas, de modo a promover a sua superação em termos intelectuais e de relações afetivas, é uma característica do princípio da

    a) provisoiedade
    b) reflexão
    c) admiração
    d) observação
    e) complementaridade”

    O gabarito diz letra E. Eu pesquisei a respeito deste princípio, porém o achei em um documento do ano de 2006 e não achei em nenhum documento de 2005 como no enunciado… o sr. poderia me ajudar nesta questão? Obrigada.

    Eu so fiquei em duvida nessas duas questões. As outras não achei possibilidades de recurso mas se tiver melhor ainda….

    • Editor diz:

      Boa tarde, Debora:
      O texto em questão está presente no livro “O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005” da professora Jussara HOFFMANN.
      Vou transcrever o excerto mais tarde pois tenho o livro em pdf no hotel.

      Prof. Omar Martins

      • Editor diz:

        Na verdade, tenho que conferir certinho a página Debora e não posso fazer agora…
        Mas acredito que o contexto fala do princípio mencionado.
        Ela fala que “(…) o princípio da complementaridade (…) em que o acompanhamento ao educando precisa acontecer ao longo do processo e através de diversas atividades, a fim de fazê-lo superar seus limites, tanto em aspectos intelectuais como afetivos.”
        A edição que achei nos arquivos virtuais que tenho é de 2007 cuja paginação é diferente a primeira edição de 2005.

        Um abraço.

        Prof. Omar Martins

      • Fabiane diz:

        O tempo de reflexão referente ao conjunto de idéias, sentimentos e possibilidades de ações futuras que afloram quando o professor pára e pensa sobre como os alunos estão se manifestando às tarefas e situações de aprendizagens propostas. Essa reflexão acontece todo tempo em sala de aula: por trás de toda ação do professor há uma “intenção” pedagógica. Mas é importante que se faça conscientemente o “silêncio” que permite refletir. Tornando possível interpretar em termos didáticos, epistemológicos e relacionais as situações de aprendizagens vividas pelos estudantes, transformando as práticas avaliativas em mediadoras, no sentido de serem intencionalmente construídas na direção de seus diferentes interesses e necessidades. Em avaliação mediadora, interpreta-se para compreender e para cuidar que o aluno aprenda. O tempo da reflexão, assim não é o de olhar para trás, explicando o que o aluno não fez, não alcançou ou não sabe,mas o de projetar o futuro, tempo de prospecção. É preciso que na prática avaliativa mediadora no contexto da diversidade, é necessário ir muito além do dar aulas, corrigir tarefas e dar notas. Não se corrigem, nem se somam, mas se interpretam, exigindo, portanto, reflexão séria assegurando uma visão positiva e confiante sobre o aluno.

  39. Cristiane diz:

    Pra mim faltaram duas questões do módulo II, prova 3.1 – Biologia, se alguém souber de alguma questão que cabe recurso, por favor entre em contato! Obrigada!

    • Tatiane diz:

      Olá Cristiane!
      Estamos na mesma situação, faltaram 2 questões do módulo II para Biologia (3.1).
      Gostaria de trocar idéias com você à respeito das questões, para entrarmos com recurso. Tatiane (thatynhamf@yahoo.com.br)

  40. Debora Figueira diz:

    mais precisamente na pagina 33 deste livro “avaliar para promover ” de 2006 de hoffmann…. antes disso nao achei nenhum documento falando a respeito….

    • Editor diz:

      Sim, Débora. Normalmente, os livros da professora HOFFMANN trazem ideias e conceitos trabalhados anteriormente. Entretanto, a citaçaõ foi extraída o livro mencionado na bibliografia.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  41. Editor diz:

    QUERIDOS…
    Respondi tudo o que podia por aqui, por email e Facebook.
    Infelizmente, tenho que sair pois tenho compromisso às 15h e já estou atrasado.
    Volto depois das 21h.
    Continuem postando comentários ou enviem mensagem para prof.omar@terra.com.br .
    LEMBREM-SE: TRANSCREVAM A QUESTÃO.
    Até o final do período recursal tenho certeza que conseguirei sanar as dúvidas ou pelos menos pesquisar.

    Um abraço.

    Prof. Omar Martins

    • cy diz:

      Na questão 3 de português, para 4.1 possui erro de ortografia, onde seria acesso esta escrito aceso, isto é passível de recurso? ainda algumas de pedagogia questão 31 possui 2 respostas certas, B e E e a 35 entendo ser E

  42. Elisete diz:

    Enviei email para o prof. Pólux, para saber se cabe recurso ou não nas questões:
    3) a palavra “aceso” grafada errada é do verbo acender, logo isso não está com respaldo no texto, só se for acesso….então por ser A ou C as altenativas, pode ser anulada?

    18)Considerando os fatores que interferem no processo avaliativo, a partir de um olhar sensível, analise os abaixo citados.
    I) O efeito halo
    II)Os estereótipos e os preconceitos
    III) a extensão no tempo

    Em qual bibliografia encontro que as três são verdadeiras?

    Preciso de duas pra passar….

    • Cristiane diz:

      Eu também preciso de duas questões no modulo 1 para passar, a número 3 “aceso” tem definição diferente de “acesso” o que muda o contexto do texto/frase, e era para marcar a resposta que NÃO tinha respaldo no texto, o que me induziu ao erro e a número 18 que não menciona autor,posso analisar por qualquer um da bibliografia ou até mesmo fazer uso das minhas conclusões, o que acham, será que essas duas questões podem ser anuladas? Vou entrar com recurso. Qual outra pode ser enviada para recurso?

  43. Debora Figueira diz:

    Pra mim, assim como pra mtos de vcs, infelizmente a questao 9 não cabe recursoooo!!! Falei com o prof polux…. não deu gnt…. minhas esperanças acabaram….. dnovo reprovei…. alguma outra que vcs acham que cabe recurso do modulo 1?

  44. Elisete diz:

    Eis o texto:

    Por que o professor não gosta de ler?

    Aloísio Milani

    Institutos de pesquisa, entidades de classe e editoras até hoje não conseguiram aferir, mas, nos bastidores, todos sabem: professor não gosta de ler. Como toda nota vermelha no boletim, essa também chega com muitas justificativas e desculpas. As explicações vão desde a formação educacional até o preço dos livros, passando pela indefectível falta de tempo.

    O baixo poder aquisitivo é uma das explicações para o pequeno volume de leitura do professorado. Em estudo de 2001, divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), 41% dos docentes afirmaram ler ao menos um livro por mês, 34% deles eventualmente lêem e 25% não responderam ou não costumam ler.

    O problema da leitura no Brasil – denunciado ano após ano pelos índices de aprovação em exames e vestibulares – não é novo. Alunos são massacrados pelos pais e pela escola por apresentarem péssimos rendimentos em interpretação de textos, por não compreender o que lêem, por não gostar de ler.

    Segundo pesquisa publicada no livro letramento no Brasil, realizada em 2001, com 2 mil pessoas de 15 a 64 anos, 69% dos brasileiros dizem que nunca vão a bibliotecas. Quando indagados sobre as pessoas que mais influenciaram o gosto pela leitura, 37% dos entrevistados creditaram o hábito a um professor, 36%, às mães. Os dados, levantados pelo Instituto Paulo Montenegro – entidade ligada ao Ibope – e pela ONG Ação Educativa, dão uma amostra da importância do educador nesse processo.

    Por mais que haja empenho em se melhorar os índices brasileiros de leitura, nenhuma campanha terá sucesso se não levar em conta que os próprios professores também não cultivam o hábito de ler por prazer – o que não inclui livros técnicos e material didático, cujas leituras são tidas como obrigação da profissão.

    Poucos se dão conta de que os mestres que, hoje, apregoam a importância do hábito de ler, quando alunos, não guardaram boas lembranças dos livros e também sofreram com a leitura imposta, tratada como obrigação e treinamento.

    O professor repete para o aluno a mesma visão de ensino que teve em sua formação. Muitos dos atuais mestres também tiveram de fazer os ineficazes resumos de obras clássicas; vários nunca foram sensibilizados para o prazer da leitura; outro tanto não tinha condições financeiras para comprar livros. Fica o dilema: como um professor que não gosta de ler pode estimular esse prazer em seus alunos?

    “Grande parte do professorado realmente lê pouco, mas não podemos sentenciá-la como culpada. Essa parcela faz parte do contexto de aprendizagem que não coloca a leitura como categoria fundamental”, expõe Edmir Perrotti, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Para ele, essa situação reflete uma falha profunda nas políticas educacionais.

    Na prática, há uma desvalorização do livro como meio básico de educação desde o ensino fundamental. “É um círculo vicioso para o professor: estuda numa escola que não usa direito o livro; forma-se educador sem saber lidar com a biblioteca; e retorna para o ensino reproduzindo isso”, explica Elizabeth Serra, diretora das bibliotecas públicas do Rio de Janeiro.
    Por que os professores não lêem mais? Entre os especialistas, é consenso dizer que a questão da leitura está muito mais ligada às condições de acesso ao livro e à informação do que ao interesse das pessoas. Essa tese coloca que ler é um hábito mais próximo das camadas sociais mais ricas, em que a presença da cultura letrada é mais forte.

    Luiz Percival Britto, presidente da Associação de Leitura do Brasil, explica que “ler para estar bem informado depende das condições de vida”. Para Britto, o discurso que acusa o professor chega a ser preconceituoso e inocente: “Essa discussão é político-social; a leitura depende de uma política de Estado. Os professores são apenas agentes visíveis do processo.” (…)

    Mas há vozes dissonantes. “Não há como dizer que o professor realmente lê muito mal. Sabemos que ele é intelectualizado, apesar de, como os brasileiros em geral, não ter acesso à maioria das publicações”, analisa Wander Soares, presidente da Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros). “Há uma demanda reprimida da leitura no país. Se houvesse melhora econômica, haveria mais consumo de livros”, acredita Soares.

    Minha dúvida:

    3) Assinale a alternativa cuja afirmação NÃO encontra respaldo no texto.

    A) A ONG Açõ Educativa defende que a melhoria dos índices de leitura no Brasil deve pasar por uma revisão na postura pessoal dos professores quanto a seus gostos e na sua formação profissional.

    C) Luiz Percival Britto, da Associação de Leitura do Brasil defende que o problema da falta de leitura está relacionado às condições econômicas e de aceso à informação.

    O gabarito é letra A, mas a palavra “aceso” grafada errada é do verbo acender, logo isso não está com respaldo no texto, só se for acesso….então por ser A ou C as altenativas, pode ser anulada?

  45. Debora Figueira diz:

    Prof omar questão 18:

    “Considerando os fatores que interferem no processo avaliativo, a partir de um olhar sensível, analise os abaixo citados.

    I- O efeito halo
    II- Os esterótipos e os preconceitos
    III- A extensão do tempo.

    Quais estão corretas?

    a) Apenas o I
    b) Apenas o III
    c) Apenas o I e o II
    d) Apenas o II e o III
    e) O I, II e o III.”

    Gabarito: E

    Eu marquei C… teria alguma possibilidade nesta?

  46. Debora Figueira diz:

    Questão 19:

    “Macedo (2005) propõe um planejamento a partir de uma perspectiva cibernetica de regulação, que se caracteriza por determinados objetivos.
    Analise os citados abaixo.

    I- Inclluir a tecnologia como um recurso didático
    II- Orientar o planejamento em uma perspectiva relacional ou interativa
    III- Regular tanto o futuro quanto os demais tempos de forma dinâmica e viva

    Quais estão corretos?

    a) Apenas I
    b) Apenas III
    c) Apenas o I e III
    d) Apenas o II e III
    e) O I, II e III”

    Gabarito: D

    Eu marquei E.

  47. Roseana Rodrigues diz:

    Piaget definiu ___________________ como uma atividade estruturada sobre os objetos aos quais transforma pelo significados que lhes atribui.

    a) o desenvolvimento
    b) o conhecimento
    c) a aprendizagem
    d) a assimilação
    e) a acomodação

    segundo o gabarito é letra B
    mas não poderia tranquilamente ser C????

  48. Lucas diz:

    Gostaria da saber se essas questão não está mal sublinhada na letra e, pois acho que deveria estar sublinhada o “aí” para caracterizar hiato e aparece apenas o “í”… Se puderem me ajudar a esclarecer essa dúvida, agradeço
    Assinala a alternativa que apresenta uma classificação INCORRETA da estrutura sublinhada:
    a) Memória – ditongo crescente
    b) Aberrações – dígrafo
    c) Chinfrim – dígrafo e encontro consonantal
    d) Imprensa – dígrafo
    e) País – hiato

  49. nara diz:

    A questão 12 dos conhecimentos pedagógicos [5.1] não pode ser a letra c, pois LURIA não consta no edital como referencia bibliografica. pode ter recurso para esse caso?

  50. sirlei marques diz:

    Na prova das Series iniciais fiquei na dúvida com relação a questão 16 São exigencias de ensinar EXCETO
    pesquisa
    criticidade
    bom senso
    curiosidade
    disponibilidade
    Encontrei todas no livro e o gabarito diz que é a letra E disponibilidade .Rodei por uma questão apenas.Será q esta questão está realmente correta?

  51. manu diz:

    Olá professor estou com uma grande dúvida acertei 14 questoes da primeira parte e 29 da segunda totalizando 43, acertei mais da metade da prova, mas estao falando que mesmo assim eu nao passei pois devia ter acertado 1 5 da primeira parte é verdade?cmo eu sei se passei ou nao? abrçs obg

  52. Tiago Josué Diedrich diz:

    Tenho dúvidas em algumas questões…
    Onde encontro a bibliográfia referente as questões 18 e 19… estou procurando mas não encontro

  53. sirlei marques diz:

    outra questão q estou em dúvida é na questão 24
    a educação infantil compreende crianças de até três anos de idade,e a pré escola, crianças de quatro a seis anos de idade.
    As vírgulas estão corretas?Entendi que a educação infantil era crianças até 3 anos e pré escola crianças até seis, e que estavam se referindo a duas modalidades diferentes.
    O que acham preciso que anulem uma questão apenas ,ou a 16 ou 24!!Fia para séries iniciais e ai algué está na mesma situação que eu?????

    • Lilian diz:

      Oi, também estou em dúvida com esta questão, pois ficou parecendo que a Educação Infantil abrange apenas até 3 anos de idade (e sabemos que está incorreto). Outra que estou em dúvida é a questão 22, onde pergunta qual o órgão público que integra a Administração Direta no RS…isso não seria matéria de Direito Administrativo? Não tinha no edital. Ou estou meio cega?

  54. GABRIELA diz:

    Profº a questão nº16( 5.1 séries iniciais) diz o seguinte: São exigencias de ensinar,destacadas por Freire(2000), todas as contidas nas alternativas abaixo,EXCETO:
    a) a pesquisa
    b) a criticidade
    c)o bom senso
    d) a curiosidade
    e)a disponibilidade
    RESPOSTA GABARITO: e
    Discordo e m embaso no seu resumo seguinte:
    A AÇÃO COLETIVA E O DIÁLOGO: centro de nossas atuações e prática no ensino-aprendizagem
    Ensinar exige disponibilidade para o diálogo
    […] Me sinto seguro porque não há razão para me envergonhar por desconhecer algo. Testemunhar a abertura aos outros, a disponibilidade curiosa à vida, a seus desafios, são saberes
    necessários à prática educativa. Viver a abertura respeitosa aos outros e, de quando em vez, de acordo com o momento, tomar a própria prática de abertura ao outro como objetivo da
    reflexão crítica deveria fazer parte da aventura docente. A razão ética da abertura, seu fundamento político sua referência pedagógica; a boniteza que há nela como viabilidade do
    diálogo. A experiência da abertura como experiência fundante do ser inacabado que terminou por se saber inacabado. Seria impossível saber-se inacabado e não se abrir ao mundo
    e aos outros à procura de explicação, de respostas a múltiplas perguntas. O fechamento ao mundo e aos outros se torna transgressão ao impulso natural da incompletude […]
    (Paulo FREIRE)
    CABERIA RECURSO ESSA QUESTÃO?

    • Editor diz:

      Boa noite, Gabriela:
      Já comentei essa questão aqui mesmo hoje de manhã…
      A questão é, pelo menos dúbia, pois além dos imperativos citados por paulo Freire nos itens de (A) a (D), o centro de seu pensamento é a exigência para ensinar descrita na disponibilidade para o diálogo.

      Localizei nos comentários a resposta que dei de manhã e que irá fundamentar minha análise que será postada amanhã ou sexta.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

      • SABRINA LEAL diz:

        OI, TAMBÉM ACHEI SUGESTIVO DE DÚVIDAS ESSA QUESTÃO 16 (SÉRIES INICIAIS).
        POSSO INTERPRETAR COMO DISPONIBILIDADE “PARA DIALOGAR” OU DISPONIBILIDADE QUE PODE SER DE “TEMPO OU DE RECURSOS OU DE VONTADE”…ENFIM, VÁRIAS ALTERNATIVAS. MINHA LINHA DE PENSAMENTO ESTÁ CORRETA? GOSTARIA DE ENTRAR COM RECURSO. COMO EMBASAR MINHA JUSTIFICATIVA? AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.

  55. Patrícia diz:

    Professor Omar, a questão 16 da prova Habilitação 1.1 está mal elaborada.

    Para Freire (2000), a educação é uma forma de intervenção no mundo. Essa intervenção implica, além dos conteúdos ensinados e aprendidos, o esforço de _______________ da ideologia dominante quanto ao seu ________________.

    Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto acima.
    a) reprodução – conhecimento
    b)reprodução – desmascaramento
    c) apreensão – entendimento
    d) apreensão – desmascaramento
    e) apreensão – conhecimento

    Acredito que para completar a frase corretamente deveria haver a opção: desmascaramento – conhecimento.

    É passível de recurso?

  56. sabrina diz:

    Também considero a questão 24, de séries iniciais errada, pois segundo o artigo 30, seção II, da LDB, deveria estar escrito creche, no lugar de educação infantil. Devemos entrar com recurso, acredito.

    • SABRINA LEAL diz:

      OI,,
      ACHO QUE VOCÊ TEM RAZÃO… OLHA SÓ: “Art. 30 A educação infantil será oferecida em: I – creches ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II – pré – escolas para crianças de quatro a seis anos de idade.”

      • Pâmela diz:

        Também concordo, ao ler fiquei confusa porq não tinha creche escrito creche, e acabei achando q não fechava pq tinha 3 certas e não fechava com nenhuma alternativa.

  57. Bianca vicente diz:

    A questão é a seguinte:
    10 . Assinala a alternativa que apresenta uma classificação INCORRETA da estrutura sublinhada:
    a) Memória – ditongo crescente
    b) Aberrações – dígrafo
    c) Chinfrim – dígrafo e encontro consonantal
    d) Imprensa – dígrafo
    e) País – hiato

    O que houve? A resposta no gabarito é letra D, porém memória, em alguns lugares que pesquisei, inclusive em trabalhos acadêmicos é hiato… e agora? Será que é possível pedir a anulação?

  58. Miqueline diz:

    A questão 18 cabe recurso eu estou entrando, quem quiser entra também. É sobre: “Considerando os fatores que interferem no processo avaliativo, a partir de um olhar sensível, analise os abaixo citados.

    I- O efeito halo
    II- Os esterótipos e os preconceitos
    III- A extensão do tempo.

    Quais estão corretas?

    a) Apenas o I
    b) Apenas o III
    c) Apenas o I e o II
    d) Apenas o II e o III
    e) O I, II e o III.”

    Gabarito: E

    Em que momento diz sobre qual autor deve direcionar este olhar sensível??? Posso analisar sobre o enfoque de Jussara Hoffmann, posso analisar sobre o olhar de Celso dos Santos Vasconceloos, ou outro autor desses que cairam na bibliogradia. Na questão não diz sobre qual autor, por isso posso fazer uso do dicionário aurélio e chegar as minhas próprias conclusões. E não nseriam erradas, pois essa questão é passível disso, uma vez que não é fechada e bem organizada. Vasmos lá pessoal essa pode ser derrubada.

  59. Daiana Batista diz:

    Revendo o gabarito da prova, conclui que na verdade reprovei por 1 questão no modulo ii,tem alguém da matemática nessa mesma situação? Tem alguma que cabe recurso?

    • Luiz Junior diz:

      Olá Daiana,

      Fiz para Matemática, no meu caso, faltou 2 do Módulo I. No fórum do PCI, o pessoal comentou que a 54 poderia fazer recurso, pois Logaritmo não constava no edital.
      Espero ter ajudado!

    • Taíse diz:

      Também sou da matemática, acho que cabe recurso na questão 51, pois o ponto que intercepta as mediatrizes é baricentro,letra b.
      Também a questão 57 que feita por análise combinatória usando C ( 10,3) e depois menos C ( 5,3) chega-se em 110, letra e.

      • Fernanda diz:

        PROFESSOR OMAR

        a questão sobre avaliação, que fala sobre efeito halo o autor não está no edital.
        que é autora.
        BERGAMINI, CECÍLIA WHITAKER. Beraldo deobel garcia Ramos. Avaliação de desempenho Humano na Empresa. 4°ed. São Paulo: Atlas, 1992.

        Então tem que ser anulada.

      • MIRIA diz:

        Prof gostaria de saber se a resposta é modificada pela banca e eu havia acertado, vou ter ela corrigida como errada? ou será anulada e todos acertam?

    • joel diz:

      vale pra todos. se a questão é anulada, todos “acertam”, ou se trocar o gabarito, troca pra todos, claro. e daí se vc acertou pode errar e se errou, pode acertar… entendeu?

  60. ORLI diz:

    Pessoal eu sei que aqui é para questões pedagógicas. Fiz a de Matemática e errei a de legislação 34 e eles consideraram como uma das alternativas corretas a II: A primeira investidura em cargo do Magistério Público Estadual depende de aprovação prévia em concurso público.
    Só que esta alternativa está incompleta pois no final dela é: ….. concurso Público, nos termos da Constituição.
    Conforme consta no Plano de Carreira do magistério esta alternativa está incorreta então acho que é possível sua anulação.
    Orli

  61. Michelle Dutra Franzin diz:

    Fiz 13 pontos no módulo l e 28 no módulo ll se entrarem com recurso nas questões 16 e 24 tenho chance,na 24 faltou especificar creche.Tem como anular essas duas?

    • camila diz:

      Michele embora não vejo possibilidade nestas questoes se te ajuda a questao de portugues que estamos montado recurso…reelabore ela e mande tbm..quanto mais gente melhor…
      Questão nº 2 de Língua Portuguesa
      Analisando que a alternativa considerada correta na questão foi a “E”, onde desconsiderou-se a afirmação:
      I- A argumentação do autor convence o leitor de que o nome do mascote da Copa , “Fuleco” é muito feio, lembra coisas desagradavéis e deve ser mudado para “Tatu Bola”
      Analisa-se que o autor no decorrer de todo texto convence satisfatoriamente que o nome Fuleco é muito feio, lembra coisas desagradavéis e deve ser mudado para “Tatu Bola”.
      O autor insiste na afirmação comparando Fuleco a nomes bizarros como “fuleiro, fulo, furreca”. Uma mistura de Fu-Manchu com Cacareco”. Sendo que o mesmo usa-o como título do texto reforçando sua indignação e descontentamento com o mesmo, retomando e insistindo na necessidade que o mesmo deve ser mudado.
      E para complementar o todo dito e argumentado ele finaliza o texto com demais criticas:
      Gosto de nonada, parangolé, zazueira, crisbeles, riverão, alfômega, panamérica, solaris, ciberespaço, grokkar, robot, grifinória, ludopédio, convescote, monstruário, baurets, in-a-gadda-da-vida… mas não gosto de Fuleco”.
      Expondo claramente sua insatisfação e desagrado fazendo humor novamente, e levando o leitor à refletir, convencendo-o claramente que Tatu Bola é a melhor opção.

  62. Rinele Garcez da Silva diz:

    Pessoal a 18 tem que ser anulada, essa dá, não é citado nenhum autor, então vamos pra cima que juntos somos mais fortes…essa vai dar…

      • Fernada de Jesus diz:

        Debora área de nivel superior(habilitaçãoes) da 1 até 35 é igual para todas, menos de séries iniciais.

      • Daniel diz:

        Ela se refere a questão em relação a avaliação, que cita o efeito halo. Eu pelo menos não encontrei em nenhuma bibliografia, se alguém encontrou cite aqui. Mas acredito que é possível propor um recurso. O que o Sr. acha Prof. Omar?

    • Debora Figueira diz:

      Eu quero enviar um recurso dessa questao, mas preciso saber a pagina que este autor cita o que fala na questao… será q nenhum autor da bibliografia pedida cita isto?

    • Luiz Junior diz:

      Olá Rinele,

      Se você tiver acesso a este livro para conferir, acho que é nele que está a resposta da 18.
      HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.

      Até mais!

  63. Rinele Garcez da Silva diz:

    Questão 3. Assinale a alternativa cuja afirmação NÃO encontra respaldo no texto:
    a) a ONG Ação Educativa defende que a melhoria dos índices de leitura no Brasil deve passar por uma revisão na postura pessoal dos professores quanto a seus gostos e na sua formação profissional.
    b) O professor Edmir Perroti, da USP, atribui o fato de os professores lerem pouco ou não gostarem de ler a uma falha nas políticas educacionais.
    c) Luiz Percival Britto, da Associação de Leitura do Brasil defende que o problemas da falta de leitura está relacionado às condições econômicas e de aceso à informação
    d) Para Elizabeth Serra, diretora das bibliotecas públicas do Rio de Janeiro, o professor que não usa livro como meio de educação, provavelmente, teve uma educação em que esse meio não era valorizado.
    e) Wander Soares, da Abrelivros não compactua com a ideia de que os professores lêem mal; para ele, esses profissionais têm pouco acesso aos livros, assim como a maioria da população brasileira.
    Gabarito: A

    OBS.: Marquei a alternativa C, pois no texto Luiz Percival Britto, não se refere à informação apenas conforme o texto. “ler para estar bem informado depende das condições de vida”. Para Britto, o discurso que acusa o professor chega a ser preconceituoso e inocente. “ Essa discussão é político-social; a leitura depende de uma política de Estado. Os professores são apenas agentes visíveis do processo”.(…)
    Outra coisa errada é que está escrito ACESO antes da palavra à informação, esta palavra perderia todo o sentido dentro deste contexto.
    Eu marquei a alternatica C

    Questão 9. O sentido de aferir (linha 01), no texto, é o de “______________________”, já o sentido que indefectível (linha 04) adquire em seu contexto é o de “___________________”.
    Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da afirmação anterior, na ordem em que aparecem.
    a) supor ou imaginar – que não tem defeitos
    b) marcar ou etiquetar – indesculpável
    c) entender – inaceitável
    d) confirmar ou medir via pesquisa – que não falta
    e) provar mediante testemunho – intolerável.

    Gabarito: D

    Para a banca indefectível é: “ que não falta”.
    Mas segundo o Dicionário Aurélio INDEFECTÍVEL é:
    Significado de Indefectível
    adj. Que não pode falhar ou deixar de ser: apoio indefectível.
    Certo, infalível.
    Sinônimos de Indefectível
    Sinônimo de indefectível: certo e infalível
    Definição de Indefectível
    Classe gramatical de indefectível: Adjetivo
    Separação das sílabas de indefectível: in-de-fec-tí-vel

    Questão 13. Piaget definiu__________________como uma atividade estruturadora sobre os objetos aos quais transforma pelos significados que lhes atribui.
    Assinale a alternativa cuja a expressão completa corretamente a lacuna da frase acima.
    a) o desenvolvimento
    b) o conhecimento
    c) a aprendizagem
    d) a assimiliação
    e) a acomodação

    Gabarito: B

    Tem algum tipo de recurso na questão 13???

    Questão 14. Assinale a alternativa que apresenta a concordância entre as idéias de Piaget e as de Vygostski.

    a) Tanto as relações interpessoais quanto as intrapessoais são relevantes.
    b) Na trajetória do desenvolvimento das formas superiores do pensamento, o enfoque é a questão epistemológica.
    c) Os processos de desenvolvimento são independentes da aprendizagem.
    d) Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem são inter-relacionados.
    e) A subjetividade é constituída na internalização da cultura.

    Gabarito: A

    Tem algum tipo de recurso na questão 14???

    Questão 15. Para Hoffmann (2005), o acompanhamento dado ao aluno ao longo do tempo e em atividades escolares múltiplas, de modo a promover a sua superação em termos intelectuais e de relações afetivas, é uma característica do princípio da

    a) provisoriedade
    b) reflexão
    c) admiração
    d) observação
    e) complementaridade

    Gabarito: E

    Tem algum tipo de recurso na questão 15???

    Questão 18. Considerando os fatores que interferem no processo avaliativo, a partir de um olhar sensível, analise os abaixo citados.

    I – O efeito de halo
    II – Os estereótipos e os preconceitos
    III – A extensão no tempo

    Quais estão corretos?
    a) Apenas o I
    b) Apenas o III
    c) Apenas o I e o III
    d) Apenas o II e o III
    e) O I, o II e o III

    Gabarito: E

    Em que momento diz sobre qual autor deve direcionar este olhar sensível???
    Posso analisar sobre vários enfoques diferentes como de Celso dos Santos Vasconcelos, Jussara Hoffmmann, ou até mesmo outros citados na bibliografia.
    Essa questão 18 não especifica sobre qual autor devemos considerar “ os fatores que interferem no o processo avaliativo…”
    Questão mal elaborada, muito ampla, sem um verdadeiro objetivo de pergunta e resposta. Se no edital falavam em autores deveriam usá-los para enfoques de questões.
    O autor que fala sobre o efeito halo, não está na bibliografia do edital do concurso, que é a autora BERGAMINI, CECÍLIA WHITAKER. Beraldo Deobel Garciz Ramos. Avaliação de desempenho Humano na Empresa. 4ºª Ed. São Paulo: Atlas, 1992.

    Questão 21. A respeito da construção do currículo, considere as afirmações abaixo:
    É preciso construir um currículo que reflita o nível de incerteza presente na vida, no qual é impossível se obter sempre uma única resposta válida e verdadeira para os múltiplos problemas que surgem em uma realidade na qual se interrelacionam múltiplias e diferentes variáveis e dimensões.

    a) à diversidade dos alunos
    b) ao ensino para a complexidade
    c) à formação docente
    d) aos temas geradores
    e) à escolha metodológica

    Gabarito: B

    Tem algum tipo de recurso na questão 21???

    Questão 22. ________________________define-se pela maneira de organizar_____________________a partir de uma concepção de ensino na qual os objetos fundamentais de estudo para os alunos sejam o conhecimehnto e a intervenção na realidade.

    A alternativa cujas palavras ou expressões completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima é
    a) O enfoque globalizador – conteúdos
    b) O enfoque globalizador – a prática educativa
    c) O enfoque globalizador – a didática
    d) A complexidade – conteúdos
    e) A complexidade – a prática educativa

    Gabarito: A
    Tem algum tipo de recurso na questão 22???

    Questão 25. Em Santos ( 1997), define-se __________________________como a extensão do acontecer homogênio ou do acontecer solidário que se caracteriza por dois gêneros de constituição: a própria configuração territorial e a norma, a organização e os regimes de regulação.

    a) globalização
    b) espaço
    c) lugar
    d) tempo
    e) individualidade

    Gabarito: C

    Tem algum tipo de recurso na questão 25???

    Questão 35. Com relação às proibições, às responsabilidades e às penalidades previstas no Estatuto e no Plano de Carreira do Magistério Público do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que

    a) não se aplicam, no que couber, as disposições do Estatuto do Funcionário Público Civil do Estado
    b) é possível a aplicação da pena de demissão mediante sindicância
    c) a pena de exoneração deve ser aplicada mediante regular processo administrativo disciplinar, no qual se assegure o contraditório e o direito de defesa.
    d) será realizado inquérito administrativo como medida preliminar quando a falta e o responsável não forem evidentes
    e) será realizada sindicância como medida preliminar quando a falta e o responsável não forem evidentes.

    Gabarito: E

    Tem algum tipo de recurso na questão 35???

    Questão 35. Com relação às proibições, às responsabilidades e às penalidades previstas no Estatuto e no Plano de Carreira do Magistério Público do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que

    a) não se aplicam, no que couber, as disposições do Estatuto do Funcionário Público Civil do Estado
    b) é possível a aplicação da pena de demissão mediante sindicância
    c) a pena de exoneração deve ser aplicada mediante regular processo administrativo disciplinar, no qual se assegure o contraditório e o direito de defesa.
    d) será realizado inquérito administrativo como medida preliminar quando a falta e o responsável não forem evidentes
    e) será realizada sindicância como medida preliminar quando a falta e o responsável não forem evidentes.

    Gabarito: E

    Tem algum tipo de recurso na questão 35???

  64. Rinele Garcez da Silva diz:

    Se alguém tiver alguma coisa para complementar nas questões acima por favor me envie. Também preciso que os professores se puderem por favor olhar e nos ajudar para um recurso plausivo,

  65. Lilian diz:

    Gente, fiz a prova para Habilitação 5.1 séries iniciais e estou com duas dúvidas:

    1°) a questão 22 falava sobre órgão público ou entidade que integra a Administração Direta na organização administrativa do RS.

    #Estou enganada ou isso é Direito Administrativo?Eu não lembro de ter Direito Administrativo na bibliografia. Olhei agora, novamente, e não achei. Estou enganada?

    2°) a questão 24, na assertiva IV está dando a entender que a Educação Infantil compreende crianças até 3 anos de idade…

    #Isso está completamente errado. No mínimo muito mal formulada a questão…

    Gostaria de ajuda, algum esclarecimento.

    Obrigada

  66. Rinele Garcez da Silva diz:

    PROFESSOR OMAR ASSIM QUE PUDER RESPONDE POR FAVOR SOBRE AS MINHAS QUESTÕES, O QUE ACHA E SE É POSSÍVEL ENTRAR COM RECURSO. PODE TAMBÉM VER POR FAVOR SE A MANEIRA COMO EXPLIQUEI ALGUMAS ESTÁ CORRETA.

    OBRIGADA, MUITO OBRIGADA MESMO.

    RINELE GARCEZ DA SILVA

  67. kley diz:

    Olha o que eu achei no facebook: Área 1 habilitaçao 1.1

    Atenção alunas do concurso para o magistério!!!!A questão de número 8 está com o gabarito oficial errado.A resposta correta deveria ser letra B.A oração não é adjetiva explicativa. É uma oração adjetiva restritiva.

    Alguem da área de portugues pode ajudar?

  68. Renata Dessbesel diz:

    Ola professor Omar, nao lhe conheço mas gostei muito do seu blog estou tentando elaborar o recurso para as questões de conhecimentos pedagogicos, nº 13, 14 e 15. As mesmas ja citadas acima…. Paiget definiu…..(questão13) ; ideias de Piaget e as de Vygostsky…. (questão 140 e para Hoffmann (2005) o acompanhamento dado ao aluno( questão 15) se alguem tambem teve problemas, ou se o senhor tiver alguma sugestão, fico no aguardo. Fiz a prova para Matemática.

  69. joice diz:

    Pessoal, as questões 3 e 8 da prova de português comum a todos também apresentam problemas na minha opinião… A alternativa c da questão 3 também não encontra respaldo no texto…. e a afirmativa IV da questão 8 também está incorreta, pois afirma que o seguinte fragmento em destaque é uma oração adjetiva explicativa referente ao termo visão: ” O professor repete para o aluno a mesma visão de ensino QUE TEVE EM SUA FORMAÇÃO. A oração adjetiva se refere ao termo VISÃO DE ESTUDO e ela não seria uma oração adjetiva restritiva??? Qual é a sua opinião sobre isso, professor?

  70. cati diz:

    Olá carla k também estou como você…reprovei e preciso anular 2 da 36 a 60 na área de linguagem…precisamos nos unir para tentar achar algo..to bem perdida…alguém p socorrer??? Por favor pessoal….

  71. Sheila diz:

    A questão do módulo I (fiz para biologia), diz: Assinale a alternativa que identifica uma característica da interdisciplinaridade, a resposta do gabarito foi a letra “E”: A interação entre duas ou mais disciplinas desde a simples comunicação de idéias até a integração recíproca de conceitos. Mas em nenhum momento citou a fonte, então poderia ser uma característica de acordo com qualquer bibliografia recomendada, certo? Marquei a letra “B” que diz: o grau máximo de relações entre as disciplinas supõe uma integração global de um sistema totalizador. Vários fragmentos de diferentes textos de Fazenda caracteriza a interdisciplinaridade como unidade, ação unificadora, o fala que o Universo tem que ser visto como um todo… No livro de Fazenda, 1993 caracteriza interdisciplinaridade “pela intensidade das trocas entre os especialistas e pela integração das disciplinas num mesmo projeto de pesquisa.(…) Em termos de interdisciplinaridade ter-se-ia uma relação de reciprocidade, de mutualidade, ou, melhor dizendo, um regime de co-propriedade, de interação, que irá possibilitar o diálogo entre os interessados. A interdisciplinaridade depende então, basicamente, de uma mudança de atitude perante o problema do conhecimento, da substituição de uma concepção fragmentária pela unitária do ser humano”. Professor, será que é passível de recurso já que não citou a fonte que seria Zabala???? HELP ME!!!!

  72. Carlise diz:

    Olá… encaminho uma observação a respeito da questão 12 do magistério. A resposta correta seria Luria. No entanto, o referido autor não está na bibliografia dos Conhecimentos Pedagógicos. Pelos menos eu não ví. Alguém pode me mostrar onde está?? ou não tem mesmo. Caso não esteja, é possível a anulação da questão!!?

  73. Rinele Garcez da Silva diz:

    Pessoal, esse desabafo foi escrito por um colega nosso de profissão, enviou com várias assinaturas da escola dele, como um abaixo assinado, como forma de protesto sobre a questão da prova.
    Podemos ainda complementar com o título do texto de português “ Por que professor não gosta de ler?”, também sendo considerado uma falta de respeito e ética.
    Vamos todos abraçar essa causa, vamos espalhar para todos….
    ________________________________________________________

    São Leopoldo, 22 de Maio de 2013.
    Senhora Presidente do CPERGS Sindicato

    Não poderia deixar de manifestar a falta de ética e profissionalismo no trato com o professor, Profissional que está constantemente sendo desrespeitado e desvalorizado, como podemos acompanhar pelos meios de comunicação, mas que exerce um grande papel na formação da Sociedade.
    É inadmissível que governantes, que deveriam valorizar e prestigiar os profissionais que representam o Estado diante da Sociedade permite conteúdos que denigrem a imagem do Professor, fortalecendo aqueles que não reconhecem a importância do Profissional. A não ser que este tipo de pensamento representa a filosofia da administração o que me nego a acreditar.
    No último Concurso Público promovido pela Secretaria de Educação na prova de Legislação da Área 1, a questão 26, exemplifica o Professor como “Ladrão”: “Um professor de uma escola pública estadual…foi flagrado….desviando material da merenda escolar….”.
    Esta questão é muito grave, pois os Professores estão cansados de serem tratados com desrespeito pela Sociedade e agora pelas pessoas que representam o estado.
    Sabemos que os Professores, JAMAIS devem servir de mau exemplo em qualquer situação e que os governantes devem banir os maus exemplos na forma da lei, mas também sabemos que nada justifica o exemplo colocado na Prova.
    O que diria o Secretário de Educação ou o Governador, se fossem usados no lugar em que foi mencionado o Professor como exemplo?
    É importante que se registre que antes de qualquer função que a pessoa exerça, nos diferentes níveis da Secretaria de Educação, seja diretor, assesssor, etc, não esqueça que ela continua sendo Professor. Vamos nos respeita !!!
    Sendo assim, Senhora Presidente, eu, como sócio, Professor e cidadão e demais colegas gostaríamos que nosso Sindicato se manifestasse publicamente e junto ao Governo do estado, sobre o desconforto causado aos Professores com o conteúdo preconceituoso e deselegante para com os Profissionais que trabalham com a formação de nossas crianças e adolescente.

    Atenciosamente,
    Professor Gilberto Sidnei dos Santos, e
    demais Professores (as) e Funcionários
    da E.E.E.M. Profª Haydée M. Rostirolla

  74. Miqueline diz:

    Segue aqui o que postei ontem por sedex, se alguem tiver como enviar para outros se ajudem:
    Excelentíssimo Senhor Secretário da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, analisando a prova do concurso do Estado realizada no dia 19/05/2013, pude perceber incongruência quanto à questão número 18 da prova, parte de Conhecimentos Pedagógicos. Abaixo reproduzida:

    18. Considerando os fatores que interferem no processo avaliativo, a partir de um olhar sensível, analise os abaixo citados:
    I – O efeito de halo.
    II – Os estereótipos e os preconceitos.
    III – A extensão no tempo.

    Quais estão corretos?
    a) Apenas o I.
    b) Apenas o III.
    c) Apenas o I e o II.
    d) Apenas o II e o III.
    e) O I, o II e o III.

    Em primeiro lugar, essa questão não faz referência sobre o autor que devo contrastar para responder a essa questão. É sob o olhar de quem, que devemos discutir quais fatores estão corretos e quais estão errados. É algo passível de dupla inferência no enunciado. Uma vez que não devemos analisar sobre a ótica de um autor em específico, posso me permitir a interpretar da seguinte maneira:

    Dicionário Aurélio: Halo (Lat. Halos) sm. 1. Círculo luminoso que, às vezes, é visto ao redor do Sol, da Lua, etc. 2. V. auréola (1 e 2)
    O efeito de halo: O efeito de “brilhantismo”, de “estrelismo”, que alguns alunos possuem, não deve produzir no professor que possui um olhar sensível, mais apurado uma alteração quanto ao processo avaliativo.
    Os estereótipos e preconceitos devem ser trabalhados no dia a dia, para que sejam superados e compreendidos e não seja um fator também que venha a mexer em minha análise enquanto professora atenta e digo novamente, sensível.
    Entretanto, a extensão no tempo, se for contextualizada da seguinte forma (observe que novamente posso ou não interpretar desta forma, uma vez que não há formulação adequada): Meu aluno, no início do trimestre é pouco produtivo, possui extrema dificuldade para se expressar tanto na oralidade quanto na escrita, aos poucos, vai modificando sua postura e tem demonstrado maior participação nas aulas, demonstrando ativamente querer aprender, noto uma melhora na oralidade e na sua interpretação de texto, (durante esta extensão de tempo) posso me permitir, enquanto professora atenta ao meu aluno, observando-o sensivelmente que ele merece uma nota condizente com todas as transformações que ocorreram.
    Segundo VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da Aprendizagem – Práticas de Mudança: por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2003.
    “Avaliar aprendizagens é um sério problema educacional há muito tempo. Desde a década de 60, no entanto, a grande crítica são os enormes estragos da prática classificatória e excludente: os elevadíssimos índices de reprovação e evasão, aliados a um baixíssimo nível da qualidade da educação escolar, em termos de apropriação do conhecimento ou de formação de uma cidadania ativa e crítica.”

    Se analisarmos sobre a ótica de VASCONCELOS, um dos autores que estava na bibliografia enumerada no edital de concurso dos professores, ainda como autor do módulo I, verificar na folha em anexo que foi enviada junto com este material, podemos perceber que não posso me deixar levar por uma prática avaliativa classificatória e excludente, portanto com um olhar sensível não poderiam ser aceitos como corretos: I – O efeito de halo e II – Os estereótipos e os preconceitos. Apenas a III – A extensão no tempo. A qual me permitiria fazer avaliações ao longo do tempo e que me permitissem verificar in loco o desenvolvimento real de cada aluno em questão e determinar um progresso que justifique uma nota real do meu aluno.

    Sendo assim, afirmo que esta questão tem que ser anulada, uma vez que não contempla sob o enfoque de qual autor devo buscar esse “olhar sensível”, que poderá interferir no processo avaliativo do meu aluno.

    • cy diz:

      Módulo I para 4.1 e 4.2 questão de português deve sera nulada

      08. Considere os seguintes fragmentos retirados do texto e as afirmações subsequentes feitas sobre eles.

      1 – . … por apresentarem péssimos rendimentos em interpretação de textos, por não compreenderem o que leem, por não gostarem de ler. ( linhas 10 e 11)
      2 – Segundo pesquisa de publicada no livro Letramento no Brasil …(linha 12)
      3 – …. quando alunos… (linha 22)
      4 – …que teve em sua formação. ( linha 24)
      I – No fragmento 1 há uma sequência de orações adverbiais causais reduzidas do infinitivo.
      II – O fragmento 2 é uma oração adverbial com valor de proporcionalidade.
      III – O fragmento 3 é uma oração adverbial com valor temporal.
      IV – O fragmento 4 é uma oração adjetiva explicativa referente ao termo ( linha 23).
      Quais estão corretas?
      a) Apenas a I e a II.
      b) Apenas a I e a III.
      c) Apenas a II e a IV.
      d) Apenas a III e a IV.
      e) Apenas a I, a III e a IV.
      Numa análise mais profunda, os verbos ” apresentarem”, ” compreenderem” e “gostarem” não estão na forma nominal de infinito ” apresentar”, ” compreender” e “gostar”, por isso, não são reduzidas de infinitivo.
      Na verdade, só a afirmação III está correta, opção que não está contemplada no gabarito.
      Portanto, não existe resposta certa na questão analisada. Deve ser anulada.

  75. Angel diz:

    Muito me entristece ver ao exemplo do que ocorreu no concurso de 2012, os colegas se debatendo com questões mal formuladas e com dúbias interpretações.
    Mais ainda mais me entristece ver o quanto alguns colegas estão despreparados para realizarem o concurso, haja vista as propostas de recursos em questões onde a resposta é óbvia e possuem fundamento e amparo teórico.
    Quanto ao desrespeito citado na manifestação do colega de S. Leopoldo à direção do CPERS, lamento concluir que escrever ao CPERS é perda de tempo.
    Se há ofensas à categoria, devemos entrar com uma ação conjunta junto ao Ministério Público, por danos morais e constrangimento vexatório. E se “esticar” um pouco mais, por injúria e difamação, também.
    Vergonhoso país que oprime e desrespeita os seus educadores! Vergonhosos gestores da educação pública do RS!! :-/

    • Maiara M. Souza diz:

      Concordo plenamente! Esse concurso, com questões pessimamente formuladas e dispostas para que nós professores decifre os enigmas que o elaborador nos apresenta, questões que não respeitam as normas técnicas, sem autores, pequenos textos com a omissão de termos essenciais ao entendimento, Ah! como se não bastasse “preencher lacunas com palavras que foram retiradas de trechos” os quais sem o autor, isso é lamentável, esse desrespeito a inteligencia do professor, uma verdadeira contradição no que se refere a educação, ao método de ensino da atualidade, onde milhares e milhares de folhas documentam parâmetros e resoluções que priorizam o saber a partir das experiencias reais.
      Temos que utilizar a “decoreba”.
      Somos profissionais tanto quanto outros, fizemos uma faculdade, nos profissionalizamos.
      Cabe a nós lembrarmos ao governo que nos pressiona a aprovar alunos sem condições, para que não seja aumentado os índices de reprovação que trabalhamos nas escolas públicas em péssimas condições, somos todos criativos e verdadeiros artistas, manobristas na arte de ensinar, sem condições necessárias para isso, mas vamos lá e ensinamos, mostramos nossa competência pra isso, encaramos a realidade e não nos deixamos abater, a Educação é nosso Lema.
      Governos… passam e passam, esse quer nos desmoralizar, talvez na tentativa de justificar sua total falta de competência?!
      Aos governos, é importante lembrá-los que nossos alunos são “seres pensantes”, são críticos, porque assim os ensinamos, não são mais “fantoches”, conhecem nossas lutas e nos apoiam.
      Obrigada colegas! E lembrem-se, eles passam, nós permanecemos.

      Boa sorte a todos nos recursos.

      • Angel diz:

        Eu fui aprovada no concurso de 2012 e nomeada na 1ª turma, pois fiquei bem classificada. Mas estou aqui acompanhando os colegas em solidariedade, pois sei muito bem o que é estar na expectativa. :-/
        São de educadores com o perfil de bravura, politizados e que não se calem frente às injustiças impostas, que a educação pública necessita.
        Parabéns pelo post, colega Maiara ! 🙂

  76. Maychel Azeredo Lopes diz:

    Partindo da explicação:

    REINTEGRAÇÃO

    A reintegração é forma de provimento derivado expressamente prevista na Constituição (art. 41, § 2º). Ocorre quando o servidor estável, anteriormente demitido, tem a decisão administrativa ou judicial que determinou sua demissão invalidada. O irregularmente demitido retornará, então, ao cargo de origem, com ressarcimento de todas as vantagens a que teria feito jus durante o período de seu afastamento ilegal, inclusive às promoções por antigüidade que teria obtido neste ínterim.
    Font>http://concurseironline.blogspot.com.br/2008/06/formas-de-provimento-de-cargos-pblicos
    Acredito que a questão número 34, deveria ser anulado pois todas as assertivas estão corretas.
    Conforme consulta na Lei 6672/1974, no art. 43 do Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público do Rio Grande do Sul- Estatuto do Magistério. Consta:
    “Art. 43 – Readaptação é o deslocamento do professor ou do especialista de educação estável de seu cargo para outro do Serviço Público Estadual, compatível com sua formação e capacidade, podendo ser processada “ex-officio” ou a pedido.”
    Logo é uma forma de provimento de cargo na carreira de magistério.
    Fica mais evidente ainda que a assertiva esta correta quando recorre-se ao dicionário Cegalla ( 2005) ,consultando o significado da palavra provimento: “…acolhida, por parte de autoridade judiciária ; prenchimento, etc ”
    Assim, motivo pelo qual a questão deve ser anulada

  77. Lovane diz:

    Oi Pessoal, prestei concurso para a area 1, Ling e suas Tec, Habilitação 1.8, Educação física, apenas nesta habilitação faltou uma questao, estou com duvida em 2 questoes uma, fala de um autor Brancht (2000) que nao consta no edital deve ter havido erro de digitaçao, será que esta questao poderia ser anulada por este motivo? se alguem tiver interesse em recurso ou visualiza erro ou discordancia em outra questao pode enviar e-mail particular para: lovane.lemos@gmail.com.
    agradeço desde já caso alguem responda. Boa sorte a todos. Abrç, Lovane

  78. sirlei marques diz:

    Quero entrar com recurso nas questões 12, 16 e 24 das séries iniciais.Alguém pode me informar se preciso fazer a justificativa em requerimentos diferentes,ou seja um em cada página daquele modelo de requerimento que está no site?Por favor alguém me ajuda tenho que fazer isso até segunda.

    • Débora diz:

      Está bem explicadinho no edital, é um requerimento para cada recurso e observar que só na folha de pedido de revisão que vai o nome e demais informações do candidato, no requerimento de revisão que é um por folha não deve aparecer os dados do candidato.

  79. Tatiane diz:

    Pessoal e Prof. Omar analisem as seguintes questões da prova 3.1 (BIOLOGIA).

    40. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando o crescimento global.
    ( ) Dentre as possíveis consequências da atual taxa de crescimento global estão o envelhecimento, a fome e a desnutrição.
    ( ) Quando os países se tornam industrializados, ocorre uma transição demográfica na qual um declínio da mortalidade é seguido por um declínio da natalidade.
    ( ) O cultivo, o excesso de pasto, o desmatamento, a mineração, a recreação e a urbanização provocados pelo crescimento populacional contribuem para a desertificação.

    a- V-V-V
    b- V-V-F
    c- F-V-V
    d- F-V-F
    e- F-F-F

    Segundo o gabarito divulgado, a resposta correta é a ALTERNATIVA A.
    Conversei com três professores (História e Geografia) e eles me disseram que é FALSA ou seja, a resposta correta seria a ALTERNATIVA C.
    CAUSA: crescimento global (população)
    CONSEQUENCIAS: envelhecimento….OK! Quanto mais as pessoas vivem, maior o n° de habitantes.
    Tá mas a fome e a desnutição…qual é a explicação?
    Se estivesse escrito, diminuição da mortalidade infantil, aí sim!
    Esta mal formulada.

    Oque vocês me dizem desta questão? Se concordam, gostaria que ajudassem a escrever a justificativa.

    37. A hipótese do genótipo econômico pode explicar a habilidade de se adaptar aos ciclos de fome e de abundância por meio do acúmulo de gordura durante a abundância e de seu aproveitamento durante a fome.
    As pessoas com genes econômicos podem se tornar mais vulneráveis.
    A- aterosclerose
    B- ao câncer
    C- à hipertensão
    D- à diabetes melito
    E- ao distúrbio tireoidiano.

    A resposta divulgada pelo gabarito é a alternaltiva D (diabetes melito).
    No enunciado, fala-se em acúmulo de gordura o que remete à aterosclerose em nenhum trecho foi citado a palavra glicose ou aumento anormal de acúcar no sangue, oque caracteriza a diabetes. Então ao meu ver, pode ser tanto letra A quanto a letra D.

    51. Chiaravotti e Pádua (2011) afirmam que “os benefícios advindos do uso da aspirina e sua popularização fazem com que ela seja considerada uma das maiores invenções da humanidade”. Dentre os “benefícios advindos” do uso da aspirina incluem-se suas ações terapêuticas. Considere as abaixo citadas.

    I- Ação analgésica
    II-Ação antitérmica
    III- Efeito protetor e preventivo na formação de coágulos no sangue.
    IV- Efeito preventivo contra o câncer de boca, garganta e esôfago.

    Quais estão corretas?
    a-Apenas a I.
    b- Apenas a I e a II.
    c- Apenas a I, a II e a III.
    d- Apenas a I, a II e a IV
    e- A I, a II, a III e a IV.

    Segundo o gabarito, a resposta correta é a alternativa e.
    Foi retirada de uma tese de mestrado que estava citada no edital.
    Deste trecho:

    “Com o uso da aspirina ao longo dos anos, e em larga escala, passou-se a crer que ela seria o mais espetacular feito da indústria farmacêutica, pois tem ação analgésica, anti-térmica, efeito protetor e preventivo na formação de coágulos no sangue, e estudos recentes têm mostrado que PODE PREVENIR o câncer de boca, garganta, esôfago, e provavelmente pulmão, reto,útero, seios e pâncreas”.

    PODE PREVENIR É BEM DIFERENTE DE UMA AFIRMAÇÃO QUE REALMENTE PREVINA.

    Especialistas dizem que ainda é cedo para AFIRMAR que a aspirina previna contra o câncer.
    Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/03/30/ainda-e-cedo-para-usar-aspirina-contra-o-cancer-dizem-especialistas.htm

    Aguardo respostas!

    Obrigado

  80. Elisete diz:

    Olá. Alguém sabe até quando a FDRH poderá nos “enrolar” sem divulgar novo gabarito?
    Ao ligar pra eles, apenas dizem que não sabem.

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