Concurso MAGISTÉRIO Estadual RS 2013: Inscrições abertas

fdrh-rs2013

Governo do Estado inicia inscrições para novo concurso nesta quarta-feira

Cumprindo o compromisso assumido pelo Governo do Estado, a Secretaria da Educação e a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos iniciam nesta quarta-feira (27/2) as inscrições para o concurso do Magistério Público do Rio Grande do Sul. O prazo segue até o dia 13/03.

O certame complementa o concurso realizado em 2012, no qual foram aprovados mais de 5200 candidatos. Nesta oportunidade, serão selecionados professores de nível médio e superior para o provimento de 10 mil vagas em todo os Estado. Para que o candidato seja aprovado, é preciso acertar um percentual de 60% em cada um dos módulos. A nota será composta pela prova objetiva, que equivale a 80% do valor total, e pela prova de títulos, com peso de 20%.

>>>>>>Veja as informações sobre o curso on line (EAD) <<<<<<<

>>> Veja as informações sobre os cursos presenciais <<<

O valor de inscrição é de R$ 129,70 (nível superior) e R$ 56,87 (nível médio) e o pagamento da taxa deverá ser feito, impreterivelmente, até o dia 14 de março de 2013, por meio de boleto bancário. As provas serão realizadas nos municípios-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), em data a ser informada com antecedência mínima de dez dias, conforme expresso no Edital.

Atendendo à legislação, há vagas para cotistas. Dez por cento são vagas destinadas a candidatos com deficiência e 16% para negros. As provas serão por área de conhecimento e habilitação para os candidatos da Educação Básica e por área de conhecimento e eixo tecnológico para os candidatos da Educação Profissional.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, prorrogável por igual período. Este é o segundo concurso para professores realizado pela Seduc nesta gestão. Em 2012, 5,6 mil professores foram aprovados no concurso do magistério. Todos estarão nomeados até o final de fevereiro.

Provas 
O concurso terá duas provas, a objetiva, eliminatória e com 80% de peso na nota final, e a de títulos, classificatória. As provas objetivas serão compostas por dois módulos, com conteúdo específico, dependendo do cargo escolhido (Professor de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Especial; Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; Professor da Educação Profissional; Professor da Educação Indígena).

Aprovação 
Para aprovação no Concurso, o candidato deverá alcançar o percentual mínimo de 60% do total das questões de cada um dos módulos que compõem a prova objetiva, conforme previsto no Anexo 8 do Edital. O candidato que não alcançar o percentual será eliminado automaticamente. O índice é calculado multiplicando-se o número de acertos pelo peso da questão.

Exemplo:
– no módulo I: 21 (acertos) x 2 (peso da questão) = a 42 (pontuação), que corresponde à pontuação mínima de 60% do módulo I – 21 x 2 = 42 = 60%;
– no módulo II: 15 (acertos) x 1,2 (peso da questão) = a 18 (pontuação), que corresponde à pontuação mínima de 60% do módulo II – 15 x 1,2  = 18 = 60% .

Mantendo a metodologia do concurso público de 2012, os candidatos não se habilitam para uma cidade, e sim para a abrangência da Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Ou seja, ao inscrever-se, o candidato a professor da rede estadual escolhe a CRE onde pretende atuar. Os candidatos nomeados poderão ser designados para exercer suas atribuições em qualquer um dos municípios que integram a jurisdição da respectiva CRE onde os candidatos inscreveram-se.

As áreas 
As vagas previstas estão localizadas nas seguintes áreas: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, Educação Básica: etapas e modalidades; e Educação Profissional e suas Tecnologias.

Com informações da FDRH-RS e Secretaria de Estado da Educação – SEDUC-RS.

Anúncios

3 thoughts on “Concurso MAGISTÉRIO Estadual RS 2013: Inscrições abertas

  1. priscila diz:

    VOU FAZER O CONCURSO…ESTOU FORMANDO UM GRUPO DE ESTUDOS NO MEU BLOG CIADAAPRENDIZAGEM.BLOGSPOT.COM.BR SE O SENHOR PUDER CONTRIBUIR COM ALGO FICARIA MUITO GRATA. UM ABRAÇO!

  2. Priscila Stach diz:

    Olá professor Omar
    Acompanho o seu blog sempre, fiz o concurso de 2012 do magistério e estou trabalhando na rede estadual…
    Gostaria de saber porque o estado colocou no edital do concurso que teríamos direito a 13 horas em sala de aula e 7 de hora atividade quando na prática não temos NENHUMA hora atividade.
    Porque a LDB não está sendo cumprida tão pouco o decreto do governo do estado 49.448?
    Abraço

  3. Paty diz:

    Olá Priscilla! Na verdade, o Estado colocou no edital apenas o que a Lei estabelece. Se você não está usufruindo do seu direito às horas de planejamento, com certeza a culpa é da direção da sua escola, porque na escola onde trabalho, essa Lei é cumprida rigorosamente e todos os professores têm direito às horas de planejamento das atividades.

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s