Magistério/RS: Edital de novo concurso será lançado até o final do ano com 10 mil novas vagas

seduc-rs2013

Conforme havia antecipado em entrevista ao Correio do Povo em outubro, o secretário estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo, confirmou nesta segunda-feira que haverá um novo concurso público para preencher 10 mil vagas no magistério gaúcho. O titular da pasta afirmou que o edital será lançado até o final deste ano e que as provas devem ser aplicadas entre fevereiro e abril de 2013. “Queremos nomear nossos professores na metade do ano que vem. A criação de um quadro estável de professores nomeados é o nosso objetivo”, sintetizou o secretário.

capa-seduc2A abertura de um novo processo seletivo um ano após a realização do último, de abril deste ano, é motivada pelo fraco desempenho dos candidatos. Com isso, foi impossível que a Secretaria de Educação (Seduc) preenchesse a quantidade de vagas oferecidas. “Nós temos cerca de 21 mil contratados e agora estamos nomeando cinco mil. Mesmo assim, teremos ainda um déficit de 15 mil professores no Estado. Agora, vamos criar 10 mil vagas e se, por ventura, o número de aprovados for superior a isso, esses nomes ficarão em um banco de dados caso haja necessidade de chamá-los em breve”, explicou o secretário.

A composição da prova aplicada em abril inovou com a exigência de conhecimentos específicos da habilitação do professor por área, conforme o secretário. Apesar de atribuir o desempenho dos professores à reforma do exame,  ele se mostra otimista e acredita que os novos concorrentes estarão mais preparados. “Havia uma tradição no Estado de o concurso ser genérico, com provas de conhecimentos gerais e sem um peso específico da área de formação do professor. A partir do concurso passado, nós introduzimos o peso maior para a habilitação do docente em sua área. E isso causou impacto. Acredito que no próximo concurso, os candidatos irão melhor preparados por saberem que a prova mudou”, ponderou.

Parte dos 5,5 mil professores aprovados no processo seletivo de abril começaram a ser chamados na primeira semana de outubro. No entanto, isso gerou manifestação de alunos contrários à saída de alguns docentes e a chegada de novos. Na semana passada, estudantes da Escola Protásio Alves, em Porto Alegre, se reuniram em um protesto contra a saída de uma professora, que deixaria o cargo para o ingresso de um concursado, aprovado no último concurso. “Temos quatro critérios sobre a nomeação de professores que respeitam o local onde há falta deles, onde tem professor sem habilitação, onde o professor é habilitado, mas está atuando fora da área de origem e em relação aos contratados mais recentes de determinada escola. Evidente que todo o critério sempre vai descontentar o interesse de alguém. Mas o nosso objetivo é que tenhamos um quadro de professores nomeados e estáveis”, ressaltou.

Com informações do Correio do Povo e do Blog do Garra Concursos.

Anúncios

18 thoughts on “Magistério/RS: Edital de novo concurso será lançado até o final do ano com 10 mil novas vagas

  1. Camila diz:

    Boa noite prof. Omar. Fico feliz que nos mantenha informados sobre o novo concurso do magisterio. Isso cria uma grande espectativa e esperança de conseguirmos uma vaga. Gostaria que me tirasse uma duvida quanto ao material que esta disponivel. Concurso passado adquiri as tres apostilas, e gostaria de saber se esta que esta dsiponivel dispoe do mesmo conteudo , pois sem a saida do novo edital ficamos na espera de inovações na bibliografia. Sendo igual não vejo necessidade de adquiri-la novamente,ate a saida do novo edital, ai sim acredito que tenha muita novidade, e que possas disponibilizar para nós.
    Ficamos no aguardo!!!!
    Grata pela sua atenção!!!

    • Editor diz:

      Bom dia, Camila:
      Com exceção da parte de língua portuguesa, o material é o mesmo.
      Com certeza haverá inclusões/exclusões para o próximo certame e certamente teremos ampliações para o próximo livro.

      Um grande abraço.

      Prof. Omar Martins

      • Camila diz:

        Então professor aguardarei a saida do novo edital para adquirir as novas alterações e por enquanto vou estudando no material que adquiri vez passada..Obrigada pelas dicas!!!!
        abraços!!!!

  2. Alana diz:

    Que bom que vai sair um novo concurso. Eu passei nesse último e espero passar novamente nesse próximo. Espero tb que os professores estudem dessa vez ao invés de ficar apenas reclamando da dificuldade da prova.

    Abraços

  3. Larissa diz:

    Professor, fui nomeada no segundo grupo. Como faço pra saber qual o meu ID no Estado, para consultar a folha de pagamento entre outros…..

    Grata

  4. Tatiane smolski diz:

    Professor sou academica do curso de pedagogia e estou cursando o quinto semestre gostaria de saber se poderia fazer a prova do proximo concurso do magisterio. Desde ja te agradeço. Abraços.

    • Editor diz:

      Boa tarde, Tatiane:
      Sim, poderá fazer a inscrição e a prova sem nenhum impedimento. Entretanto, para a posse deverá apresentar diploma/certificado de conclusão do curso na área em que prestou o certame.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

  5. Adriano Romitti diz:

    Boa noite Professor!
    Tenho uma dúvida em relação ao concurso, é o seguinte…
    Fui empossado dia 20/12/12 e moro na cidade vizinha a escola onde vou trabalhar, cerca de 18 km.
    Como não perguntei na hora da posse, ficou a seguinte dúvida, receberei difícil acesso por trabalhar em outra cidade?
    Desde já agradeço.

    Parabéns pelo blog.

    Att.

    Adriano

  6. clovis diz:

    Não entendi, ficou mais uma turma de professores para nomeação em fevereiro???Mas como assim o edital era claro na hora da posse teriam que apresentar o diploma, não entendi…..isto é para quem pediu para ficar no final da fila????gostaria de resposta

    • Celi diz:

      Para o Adriano,
      sim, quando vamos para outra cidade ou para uma escola muito longe da nossa residência ganhamos difícil acesso.Eu fui empossada no 2º grupo e ganho difícil acesso.

      Para o Clóvis,
      Havia previsão de fim da fila, logo estes prof. que serão empossados em fevereiro pediram fim da fila por motivos diversos, sei de conhecidos que dão aula como contrato em outros estados e solicitaram posse para fevereiro, creio que seja isso.

      Abraço

  7. Sandra diz:

    Profº Omar gostaria de saber se há uma previsão para sair o edital do concurso pois a princípio já deveria ter saído no dia 18/01. Outra dúvida é se existe e qual é o período
    entre o edital e a prova.
    Aguardo.
    Parabéns pelo blog.
    Att.
    Sandra

    • Editor diz:

      Bom dia, Sandra:
      A previsão inicial para a publicação do edital era na última sexta-feira.
      O atraso ocorreu em decorrência da tramitação dos procedimentos de posse dos últimos candidatos remanescentes do concurso anterior.
      Assim, o novo edital deverá estar disponível nas próximas semanas até a primeira quinzena de fevereiro.
      Sobre o prazo da realização das provas: O prazo mínimo é de 60 dias a partir do encerramento do período de inscrições, mas pode ser estendido de acordo com o interesse da Administração.

      Bons estudos!

      Qualquer dúvida adicional estou à disposição.

      Prof. Omar Martins
      Editor
      Facebook (FanPage): https://www.facebook.com/prof.omarmartins
      Twitter: @profomar
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      E-mail: prof.omar@terra.com.br
      Skype: zara1884

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s