ProUni RS abre inscrições para 370 bolsas de estudo de nível superior

Estão abertas até o dia 12 de dezembro as inscrições para o ProUni RS, com a oferta de 370 bolsas de estudos integrais. Sete instituições de ensino superior gaúchas estão aptas a oferecer os cursos tecnológicos nas áreas de Petróleo e Gás, Energia Eólica, Indústria Oceânica e Polo Naval.

O ProUni gaúcho é uma das ações que integram o Pacto Gaúcho Pela Educação e conta com o investimento de R$ 30 milhões por parte do Governo do Estado para sua implementação. O candidato interessado em concorrer a uma vaga deverá procurar uma das instituições de seu interesse, escolher o curso desejado e se inscrever gratuitamente (confira tabela com as instituições e os respectivos cursos disponíveis abaixo).

Instituições  Cursos
Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) Automação Industrial e Eletrônica Industrial
Universidade de Passo Fundo (UPF) Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Fabricação Mecânica
FEEVALE Gestão Ambiental, Sistemas para Internet e Gestão da Produção Industrial
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas
UNILASALLE Sistemas para Internet e Tecnologia em Redes de Computação
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Gestão Ambiental, Segurança da Informação
Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (FUVATES)  Tecnologia em Redes de Computação

No ato, o candidato deverá informar o seu número de inscrição e sua senha cadastrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2010/2011 e seu número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) da Receita Federal. Após, a seleção dos alunos será efetuada diretamente pelas Instituições Comunitárias de Ensino Superior, tendo como critérios o desempenho dos candidatos no ENEM.

O ProUni reserva 10% das bolsas para alunos negros, índios e pessoas com deficiência do total de bolsas disponibilizadas. “Com o lançamento das bolsas para o ensino superior fechamos um ciclo que passou pelo Pronatec Técnico (TEC) e Formação Inicial e Continuada (FIC)”, afirmou o coordenador executivo do Pacto, o titular da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) Cleber Prodanov.

Para o secretário, os resultados apontam para o alcance dos objetivos do governador Tarso Genro quando criou o programa que, transversalmente, busca qualificar profissionais para atender áreas estratégicas. Mais informações podem ser obtidas através do link http://tinyurl.com/a9688lv, pelo e-mail pactogauchopelaeducacao@scit.rs.gov.br ou, ainda, pelo fone (51) 3288.7479.

Perfil do bolsista 
Para concorrer a uma bolsa, além de ter cursado o ensino médio na rede pública ou em escola privada na condição de bolsista integral, o estudante deve ter renda familiar de, no máximo, três vezes o valor do menor piso regional pago no Estado, morar no Rio Grande do Sul, há pelo menos dois anos, e não possuir diploma universitário.

O programa prevê cotas sociais que serão regulamentadas por decreto para estudantes negros, índios e com deficiência. Foi assegurado, por meio de emenda, o compromisso do Programa, através do seu Conselho Gestor, em buscar estratégias específicas de acolhimento para inclusão de jovens oriundos dos programas sociais, como Projovem, Proeja, Protejo, Jovem Aprendiz, RS Mais Igual e Bolsa Família.

Como contrapartida, os beneficiários das bolsas terão que reservar 20 horas por semestre para iniciação científica ou extensão universitária, buscando integrar a trajetória acadêmica com o mundo do trabalho e contribuir com o projeto de desenvolvimento do Estado. Quem tiver aproveitamento acadêmico insuficiente, abandonar o curso, trocar de instituição de ensino ou fraudar informações perderá a bolsa.

Pacto Gaúcho
O ProUni-Rs integra as ações do Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica que tem como objetivo organizar no Estado uma rede colaborativa entre instituições representativas do Governo, das universidades, do meio empresarial e dos trabalhadores, integrando o atendimento das demandas regionais de profissionalização à nova agenda de desenvolvimento do RS. O Pacto, coordenado pelo governador Tarso Genro, tem como secretário-executivo o Chefe do Gabinete do Governador, Vinícius Wu. O Secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, é coordenador adjunto.

Com informações da Assessoria de Imprensa SCIT-RS.

Anúncios

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s