Chegou o ProUni RS: Inscrições abertas!

O Programa Universidade para Todos RS – ProUni RS tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais, em cursos superiores de base tecnológicas, que atuem em arear prioritárias no desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, oferecidas em instituições Comunitárias de Ensino Superior. Institucionalizado pelo Governo Estadual através da Lei n.º 14.038, em 06 de julho de 2012.

O que preciso para participar?
Para concorrer a uma bolsa pelo ProUni RS, o estudantes deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ser egressos do ensino médio da rede pública ou de rede particular na condição de bolsistas integrais,
  • Possuir renda familiar correspondente ao no máximo três vezes o valor definido, em lei, para o menor piso salarial no âmbito no Estado do Rio Grande do Sul,
  • Residir no Estado do Rio Grande do Sul há, no mínimo, dois anos, contados da data de inscrição no Programa,
  • Não possuir diploma de graduação nem estar matriculado em outro curso de ensino superior,
  • Não ter sido desligado anteriormente de programas de bolsas similares, devido ao descumprimento ou à violação de normas estabelecidas, e
  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente aos anos 2010/2011 e obtido o mínimo de quatrocentos pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). O candidato deve ainda ter obtido nota superior a zero na redação.
  • Comprometer-se a posteriormente realizar contrapartida mínima de vinte horas semestrais, sem vínculo empregatício, em atividades de iniciação cientifica e/ou de extensão universitária, na érea do respectivo curso, que integrem a sua trajetória acadêmica e contribuam com o projeto de desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul.

3. Quais os cursos oferecidos, em quais Instituições?

  • Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS): Automação Industrial e Eletrônica Industrial;
  • Universidade de Passo Fundo (UPF), Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Fabricação Mecânica;
  • FEEVALE: Gestão Ambiental, Sistemas para Internet e Gestão da Produção Industrial;
  • Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC): Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • UNILASALLE: Sistemas para Internet e Tecnologia em Redes de Computação;
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos): Gestão Ambiental, Segurança da Informação;
  • Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (FUVATES): Tecnologia em Redes de Computação.

4. Como me inscrevo no ProUni RS? Tem algum custo?
O candidato poderá se inscrever em mais de uma Instituição, devendo, no entanto, optar por fazer a matricula em apenas uma Instituição de Ensino Superior. A inscrição é gratuita!

Para efetuar a sua inscrição o candidato deverá, obrigatoriamente, informar:

  • Seu número de inscrição e sua senha cadastrada no ENEM referente ao ano de 2010/2011;
  • Seu número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) da Receita Federal do Brasil.

Antes de fazer a inscrição, o candidato deve ler atentamente todos os documentos relacionados aqui abaixo.

5. Como acontece a seleção para o PROUNI RS?
Tendo contemplado os requisitos básicos para participar do ProUni RS, já citados anteriormente, a seleção dos alunos a serem incluídos no Programa será efetuada diretamente pelas Instituições Comunitárias de Ensino Superior. O candidato será pré-selecionado na ordem decrescente das notas obtidas no ENEM referente aos anos de 2010/2011, em apenas uma das opções de curso, observada a ordem escolhida por ocasião da inscrição e o limite de bolsas disponíveis. No caso de notas idênticas, calculadas segundo ordem de critérios:

  • 1. Maior nota na redação;
  • 2. Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • 3. Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • 4. Maior nota na prova de Ciência da Natureza e suas Tecnologias;
  • 5. Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O candidato pré-selecionado em primeira chamada, deverá comparecer a respectiva IES, para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição.

6. Existe uma lista de espera? Como funciona?
Sim, existe uma lista de espera. Para participar o candidato deverá obrigatoriamente confirmar na IES o interesse na bolsa no momento da sua inscrição para este processo seletivo. A Lista de Espera estará disponível na IES a qual ele se inscreveu para consulta e conterá listagem dos candidatos dispostos em ordem decrescente de classificação em cada curso e turno de cada local de oferta.

7. Quem confere a veracidade das informações prestadas por mim?
Cabe à instituição de ensino, na figura do Coordenador do ProUni RS, a aferição dos documentos apresentados pelo candidato para a comprovação das informações prestadas por ocasião de sua inscrição no programa. Ademais, para certificar-se da veracidade das informações prestadas, pode a instituição solicitar qualquer documentação eventualmente julgada necessária, haja vista a imperiosa necessidade de certificar-se da adequação do estudante inicialmente pré-selecionado ou reclassificado aos critérios do programa.

8. O ProUni reserva cotas para afrodescendentes, indígenas e para as pessoas com deficiência? 
Sim. O ProUni reserva 10% das bolsas para alunos negros, índios e pessoas com deficiência do total de bolsas disponibilizadas. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do programa.

Anúncios

2 thoughts on “Chegou o ProUni RS: Inscrições abertas!

    • Editor diz:

      Boa tarde, Kelly:
      Segundo as informações do site da CCIT: “Tendo contemplado os requisitos básicos para participar do ProUni RS, já citados anteriormente, a seleção dos alunos a serem incluídos no Programa será efetuada diretamente pelas Instituições Comunitárias de Ensino Superior. O candidato será pré-selecionado na ordem decrescente das notas obtidas no ENEM referente aos anos de 2010/2011, em apenas uma das opções de curso, observada a ordem escolhida por ocasião da inscrição e o limite de bolsas disponíveis. No caso de notas idênticas, calculadas segundo ordem de critérios:

      1. Maior nota na redação;
      2. Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
      3. Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
      4. Maior nota na prova de Ciência da Natureza e suas Tecnologias;
      5. Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

      O candidato pré-selecionado em primeira chamada, deverá comparecer a respectiva IES, para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição”.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s