Ciência Sem Fronteiras abre inscrições para mais 18 mil vagas

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (19.11) que o Programa Ciência sem Fronteiras concedeu 18 mil bolsas de estudo até novembro. Segundo ela, mais 3 mil nomes de alunos estão na lista de aprovados, na última chamada, para estudar em universidades de sete países no próximo ano.

“Eles vão aprender o que há de mais avançado em ciência e tecnologia no planeta. E, quando voltarem ao Brasil, vão ajudar a melhorar nossas universidades e a criar novas tecnologias para agregar valor e dar mais competitividade às nossas empresas, aos nossos produtos e aos nossos serviços”, avaliou.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma destacou também que, a partir de amanhã (20.11), serão abertas 18 mil vagas para cursos que começam em setembro de 2013. Para ela, a meta do governo de levar 101 mil estudantes brasileiros ao exterior até 2014 será alcançada.

“O Brasil tem que enfrentar simultaneamente dois grandes desafios: o de combater a miséria e elevar o nosso país à condição de classe média e o de sermos capazes de criar tecnologia avançada e inovar, elevando o nosso país aos mais desenvolvidos do mundo. Esses jovens vão ajudar o Brasil a dar um salto em ciência, tecnologia e inovação, e a transformar nosso país em uma potência também na economia do conhecimento.”

“O Ciência sem Fronteiras, é um sucesso. Até agora, novembro, 18 mil jovens brasileiros já receberam uma bolsa para estudar nas melhores universidades do mundo. Eles vão aprender o que há de mais avançado em ciência e tecnologia no planeta. E, quando voltarem ao Brasil, vão ajudar a melhorar as nossas universidades e a criar novas tecnologias para agregar valor e dar mais competitividade às nossas empresas, aos nossos produtos e aos nossos serviços”, afirma.

Para aproveitar a oportunidade, é necessário ter um bom desempenho na faculdade que está cursando no Brasil, além de ter feito mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também é necessário ter conhecimento do idioma do país para onde vai, mas, para reforçar essa característica, são ministrados cursos intensivos de línguas, dando oportunidade para quem não pode aprender antes.

Com informações da Agência Brasil e do Blog do Planalto.

Anúncios

One thought on “Ciência Sem Fronteiras abre inscrições para mais 18 mil vagas

  1. Dedetizadora Ribeira (@ddribeira) diz:

    Sou pai de um aluno da Ufop-MG contemplado por mérito com uma bolsa de estudos do programa Ciência sem Fronteiras (hoje ele está estudando na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova Lisboa, em Portugal), no curso de engenharia geológica. Reafirmo o pedido para que o governo federal não desista desse projeto e invista cada vez mais nesses jovens que, por mérito, têm a oportunidade de buscar novos conhecimentos em faculdades internacionais de excelência para no futuro, aplicá-los no desenvolvimento do nosso Brasil.

    Obrigado,
    Dedetizadora
    http://www.ddribeira.com.br

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s