Brasil torna-se o maior produtor e exportador de soja com a safra 2012/2013

A safra de 2012/2013 deverá colocar o Brasil na posição de líder na produção e exportação de soja,  após aumento de 20% na colheita do grão. A previsão é da Expedição Safra, levantamento técnico realizado por iniciativa do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba.

Segundo o estudo, ainda em andamento, a produção nacional  de grãos irá superar 180 milhões de toneladas, puxadas pela soja e pelo milho, contra as 170 milhões no ano passado. Deverão ser produzidas 80 milhões de toneladas de soja, 20% a mais que a temporada anterior de 66 milhões. Em relação ao milho, segundo maior item de exportação agrícola, a produção poderá aumentar 7%, passando de 66 milhões de toneladas para 70 milhões.

De acordo com o coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, “este é um ano interessante para a América do Sul, especialmente para o Brasil. A expectativa é que as cotações se mantenham atrativas por duas safras, até 2013/2014. A recomposição dos estoques mundiais por conta da quebra da produção dos Estados Unidos deve se estender, criando um espaço favorável.”

A Expedição Safra faz monitoramento da colheita nos Estados Unidos. Percorre o chamado Cinturão dos Grãos (Grain Belt), avaliando a safra americana, que está 70% concluída. A expedição informa que nos Estados Unidos há redução de 13% na produção de milho em relação ao ciclo anterior, e de 8% na de soja.

“O país sofreu uma quebra devido a fatores climáticos e isso favoreceu o Brasil. Mas há outros fatores, como o crescimento da demanda internacional, que fazem com que o Brasil se consolide na produção de grãos, independentemente da recuperação dos EUA nos próximos anos”, afirma Ferreira.

Com informações da Agência Brasil.

Anúncios

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s