SEDUC-RS chama o 1º grupo de candidatos aprovados no concurso do Magistério Estadual RS

Chamamento do 1º grupo de candidatos aprovados:
(candidatos com classificação de 1º ao 1.100º lugar)

Com informações da SEDUC-RS.

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62 thoughts on “SEDUC-RS chama o 1º grupo de candidatos aprovados no concurso do Magistério Estadual RS

  1. Gabriela diz:

    PARABÉNS PROF OMAR! Hoje recebi minha carta! Em todos os momentos em que tive dúvidas sobre o concurso, consultei seu site e me mantive bem informada! OBRIGADA!

  2. Larissa diz:

    Olá Professor,

    Parabéns pelo blog, já tirei muitas dúvidas aqui.

    Bom tenho mais uma dúvida: foram chamados os primeiros 1100 colocados na listagem geral, mas dentre estes não temos aqueles que não estão entre as vagas disponíveis em cada CRE? Eles não teriam que nomear somente os aprovados dentro do número de vagas?

    • Editor diz:

      Bom dia, Larissa:
      A SEDUC-RS optou por nomear TODOS os aprovados no concurso, independente se dentro ou fora do número de vagas originais.
      A motivação é simples: a) Um número muito aquém de aprovados necessários; e b) O conhecimento da defecção de um grande número de candidatos aprovados em decorrência de desistência, falta de requisitos etc.
      Caso ocorra uma excepcionalidade e sobre professores nomeados à disposição (o que não acredito, sinceramente!) a CRE para onde o novel servidor estiver lotado, poderá aproveitá-lo ou remanejá-lo (com sua aquiescência e concordância!).

      Um abraço, boa sorte e qualquer dúvida entre em contato.

      Prof. Omar Martins
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    • Roberta diz:

      Oi Larissa,

      Eu acredito que não, pois a listagem está em ordem de pontuação, ou seja, os primeiros colocados de cada CRE estão classificados como os primeiros na listagem geral….
      E acho que vão nomear todos pq acho que senão não podem liberar edital do próximo concurso.

      Roberta

      • Editor diz:

        Boa tarde, Roberta:
        Respondi a colega hoje de manhã exatamente isso…
        A nomeação de todos os aprovados objetiva cobrir uma parte do prejuízo de não conseguir contratar as 10 mil vagas iniciais.
        O novo concurso – com 10 mil novas vagas – deverá ter seu edital em janeiro ou fevereiro e, por se tratar de vagas não atendidas no último concurso, pode ser realizado independente da nomeação dos novos professores. Entretanto, exatamente por precisar muito, a SEDUC-RS optou por nomear todos os aprovados, inclusive os poucos que ficaram para além do número de vagas em algumas áreas/especialidades nas CREs.

        Um abraço, boa sorte e qualquer dúvida entre em contato.

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  3. RITA diz:

    BOA NOITE, PROFESSOR!
    TENHO PRATICAMENTE AS MESMAS DÚVIDAS POSTADAS ANTERIORMENTE. ESTES 1.100 PRIMEIROS FORAM CHAMADOS SEM SE LEVAR EM CONTA A NECESSIDADE DE CADA CRE? E AQUELES CANDIDATOS APROVADOS, PORÉM CLASSIFICADOS ALÉM DAS VAGAS OFERTADAS, PODEM SER CHAMADOS ANTES DE QUEM FICOU “DENTRO” DAS VAGAS????

  4. Andréia Paida diz:

    Prof. Omar! Provavelmente faço parte do 2º Grupo de chamamento do Concurso do Magistério RS-2012. Há alguma possibilidade da nomeação ocorrer neste ano? Sabendo que constam 18 vagas, conforme anexo 2, à região de abrangência para qual fui classificada e as mesmas não serão supridas com posse do 1º Grupo.

    Att. Andréia

  5. Toani diz:

    Boa tarde, professor.
    Conforme a classificação geral, estarei no segundo bloco de nomeações.
    É possível pedir remanejamento para a última chamada?
    Nesse caso, mesmo assim precisarei fazer os exames médicos e apresentar os documentos para a posse durante a segunda chamada de aprovados ou apenas na última chamada (quando se realizaria a posse)?
    Obrigada.

  6. Michele diz:

    Boa tarde a todos que acompanham os comentários. Alguém sabe dizer se haverá algum tipo de avaliação psicológica no dia marcado para apresentação dos exames? Porque como são muitas pessoas a serem atendidas por dia, penso que será complicado realizar uma avaliação deste tipo, que dependeria de uma conversa individual com cada candidato. Se alguém souber me responder agradeço.

    Abrçs.

  7. Sandra Sadovik Muniz diz:

    Prof.Omar, tenho acompanhado suas orientações sobre o concurso e esclareci muitas dúvidas até agora. Desde já agradeço suas postagens.
    Pela minha classificação serei chamada no terceiro bloco de aprovados e sou professora municipal nomeada com 20horas. É solicitado para o 1º grupo, e também será para os demais, cópia de registro de emprego/função pública em carteira de trabalho, porém nao trabalho com carteita assinada.
    Saberia esclarecer qual outro comprovante deste registro será aceito, uma vez que nao é informado no documento “orientação para professores” da seduc?

    • Editor diz:

      Bom dia, Sandra:
      A cópia da 1ª página e da página dos registros de emprego da CTPS deve ser apresentada mesmo que essa última esteja em branco. Serve para a SEDUC-RS confirmar que o novel servidor não está registrado em contrato de trabalho vigente. Lembrando que há determinadas espécies de contratação pública (empresas públicas de economia mista etc) que são regidos pela CLT e com registo na CTPS. Não é teu caso. Além das cópias solicitadas, buscaria junto a Secretaria Municipal de Administração e/ou Secretaria de Educação Municipal, comprovante do vínculo, através de atestado com carga horária, vínculo profissional e horário de trabalho.
      Sempre é bom precaver.

      3. Providenciar os documentos constantes no item 12.5 do Edital 01/2011, que são:
      a) Certificado de regularidade de situação militar, se do sexo masculino – (original e cópia);
      b) Carteira de Identidade – (original e cópia);
      c) Documento oficial que contenha o CPF – (original e cópia);
      d) Nº do PIS/PASEP (se cadastrado) – (original e cópia);
      e) Carteira de Trabalho – cópia da 1ª página e da página dos registros de emprego/ função pública – (original e cópia);
      f) Título de Eleitor e comprovante de regularidade da situação eleitoral – disponível no site da justiça eleitoral (www.tre-rs.gov.br) (original e cópia);
      g) Comprovante de escolaridade – (original e cópia);
      h) Laudo Médico Pericial para ingresso no serviço público fornecido pelo DMEST/SARH, na ocasião da Perícia Médica;
      i) Alvará de Folha Corrida expedido pelo Poder Judiciário – disponível no site do Poder Judiciário Estadual ( http://www.tjrs.jus.br) (original);
      j) Comprovante de residência – (original e cópia);
      k) Comprovante de exoneração de cargo público ou protocolo de pedido, no caso de acúmulo de cargo/função pública vedado pela Constituição Federal (Art.37, Inciso XVI) – (original e cópia).

      Um abraço, boa sorte e qualquer dúvida entre em contato.

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  8. Larissa diz:

    Prof. Omar,

    Estou atualmente trabalhando em empresa privada com carteira assinada. Para assumir no Estado preciso pedir demissão? Ou posso ficar nos dois empregos? Como funciona?

    • Editor diz:

      Boa noite, Larissa:
      De acordo com a Constituição, a regra é a proibição da acumulação remunerada de cargos, empregos ou funções públicas (art. 37, XVI, CF). A acumulação só pode ocorrer nas três hipóteses taxativamente previstas na CF: a) dois cargos de professor; b) um cargo de professor com um cargo técnico ou científico; ou c) dois cargos ou empregos privativos de profissional de saúde, com profissões regulamentadas.

      Isso para empregos/cargos públicos.

      Pelo que vi no teu caso seria um emprego com contrato de trabalho regido pela CLT na esfera privada e uma matrícula como servidora estadual de 20h. Não há problema – salvo melhor juízo – desde que ocorra compatibilidade dos horários (com algumas regras específicas). Por exemplo: Há entendimentos (TCEs) que se a soma das jornadas de trabalho for acima de 60 horas semanais, será considerada excessiva e, portanto, ilegal (Parecer da AGU GQ-145/98 e entendimentos do Tribunal de Contas da União – Acórdãos 2.860/2004-1ª Câmara, 2.133/2005-1ª Câmara, 3.294/2006-2ª Câmara, 54/2007-2ª Câmara e 1.447/2007-2ª Câmara neste sentido).

      De qualquer forma, sugiro que busque informações específicas na tua CRE pois não conheço se há legislação inferior (decretos, portarias estaduais etc) que regulem o dispositivo constitucional.

      Um abraço e espero ter ajudado.

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  9. Paulo Francisco diz:

    Bom dia, professor,

    minha dúvida é quanto aos formulários a serem preenchidos, que são 4:

    1- Declaração de saúde;
    2 – Formulário de ingresso no DMEST;
    3- Formulário de ingresso no Serviço Público Estadual;
    4 – Habilitação para a POSSE;

    Pois bem, corrija-me se eu estiver errado: os dois primeiros, deveremos levar no DMEST juntamente com os exames, ao passo que os dois últimos deveremos levar preenchidos na ocasião da POSSE, isso? Ou sevemos encaminhar algum deles já?

    Muito obrigado,
    abraço.

  10. Aline diz:

    Gostaria de saber se os blocos serao de 1100 por vez, pois caso prevaleca essa ordem as nomeacoes serao finalizadas em marco, tendo em conta os 5000.

  11. Marcelo diz:

    Bom dia, Prof. Omar:
    Gostaria de saber se existe alguma chance de no próximo concurso a SEDUC-RS oferecer vagas também para funcionários de escola. Faz muito tempo que houve concurso para esses cargos e existem muitos contratados trabalhando nesse setor.
    Agradeço a atenção.

  12. Geni diz:

    Professor,

    Sou funcionária pública federal com contrato de 40h como técnica. Que documento preciso apresentar na posse para acumulação dos dois cargos?
    Abraço.

  13. João diz:

    Boa Tarde professor Omar,

    Por gentileza, se for possível, pode me informar sobre os exames privados que deve ser apresentado na perícia biométrica do DMEST/SARH-RS. Acredito que estarei no segundo bloco porém, posso fazer os exames agora? (motivo datas)

    Tenho 20 horas no magistério estadual, em carater emergencial, para a posse devo me exonerar do cargo? Saliento ainda que tenho 20 horas em concurso municípal.

  14. Aline diz:

    Professor, obrigada por este espaço que tem sido um verdadeiro companheiro para todos nos. Minhas dúvidas são as seguintes: fiz o concurso para Porto Alegre, porém resido ainda em em Minas Gerais, pretendo tomar posse e me mudar. Trabalho com carteira assinada em duas escolas particulares, gostaria de saber se tenho que pedir demissao antes da posse. Outra dúvida e quanto ao comprovante de endereço, posso usar o de outro estado, enquanto ainda não tenho em Porto Alegre?

  15. Márcio Alex Cordeiro Biavaschi diz:

    Uma pena que estamos impossibilitados de fazer a certidão de quitação eleitoral no site do TSE: “Entre o dia 08/10/2012 e o dia 12/11/2012, inclusive, esta funcionalidade está indisponível no sítio do TSE, conforme a Resolução do TSE nº 23.375/2011. “

    • Morgana diz:

      Pois é, eu tb não recebi! Tb gostaria q os colegas q receberam nos colocasse o conteúdo da carta! E mais: os formulários temos q levar no dia da consulta médica e da posse ou temos q enviar antes?

      • Editor diz:

        Bom dia, Morgana e Rafael:
        A SEDUC-RS enviou correspondência na semana passada para o endereço que consta da inscrição do candidato.
        Caso ainda não tenham recebido, contatem com urgência a sua CRE.
        Pelo que vi os colegas comentarem, a correspondência trouxe a confirmação e informações complementares (endereços, telefones etc) para o processo de aceitação do chamamento e posse.
        Sobre a entrega dos formulários/documentos, veja a resposta que fiz em outro comentário:

        Tudo bem?
        Segundo as orientações da SEDUC-RS:

        – Declaração de Saúde (A partir do dia 08/10, para preencher on-line esta declaração em https://secweb.procergs.com.br/rheportal/sfdeclarasaudeentrada.jsp
        – Formulário de ingresso no DMEST (A partir do dia 08/10, para preencher on-line este formulário em https://secweb.procergs.com.br/rheportal/sfexamemedicoentrada.jsp
        – Formulário de ingresso no Serviço Público Estadual (A partir do dia 08/10, para preencher on-line este formulário em https://secweb.procergs.com.br/rheportal/sfcadastpesfisentrada.jsp .
        – Habilitação para a posse em http://www.educacao.rs.gov.br/dados/conc_habilitacao_para_posse.doc .

        “Em relação ao item 1 – Exames Médicos. Deverão ser apresentados no DMEST – Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho, situado à Av. Borges de Medeiro 1151, CAFF em Porto Alegre, no dia e hora determinado pela Administração Pública, divulgada no site da Educação (www.educacao.rs.gov.br), conforme cronograma previsto entre os dias 15 e 26 de outubro, de acordo com a sua classificação;
        • Em relação ao item 2 – Formulário de Ingresso. Baixar o documento no seu computador preenchendo todos os campos solicitados e imprimi-lo. Se o documento for preenchido manualmente deverá ser em letra legível (letra de forma).
        • Em relação ao item 3 – Documentos para a posse. Providenciar a documentação relacionada juntamente com o formulário impresso (item 2 ) para serem apresentados na data da posse, prevista no cronograma determinado pela Administração disponível no site da Educação http://www.educacao.rs.gov.br.

        Pelo que ouvi de colegas já chamados no primeiro bloco, essas informações foram enviadas para o endereço do candidato.

        Recomendo – se possível – que procure a tua CRE para averiguação de detalhes específicos se for o caso.

        Um abraço e espero ter ajudado.

        Prof. Omar Martins
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  16. Tamyres diz:

    Olá, professor Omar! Tudo bem?
    Sou sua aluna, no curso do magistério EAD Garra Concursos. E é a 1º vez que deixo algum recado.
    Gostaria de parabenizá-lo, pois suas aulas são maravilhosas e estão me ajudando muito.
    Também gostaria de dizer que encontrei uma apostila com resumo de vários livros que são pedidos no certame do concurso, a qual poderia compartilhar.
    Grande beijo, e entre em contato se for de seu interesse!

  17. greici diz:

    Olá professor, gostaria de saber se os primeiros colocados terão oportunidade de escolher a escola que deseja trabalhar e se todos os contratos temporários são considerados vagas para o concurso?

  18. ana diz:

    Olá professor, como faço para saber em quais escolas dentro da área da minha CREA existem vagas? Para ser nomeada em última chamada, estou entre o primeiro grupo, como devo proceder??? Grata. Ana

  19. t diz:

    bom dia!
    prof, gostaria de saber o tempo de validade dos exames, porque provavelmente serei chamada no último bloco, mas gostaria de ir me organizando, a partir de quando posso fazê-los.

  20. Joseane diz:

    Prof. Omar,
    sinta-se especialmente homenageado neste dia 15 de outubro, dia dos professores! Acompanho o seu trabalho pela internet e tenho que lhe dizer que tudo o que o senhor escreve é de grande valia para todos nós! Obrigada por ser PROFESSOR…

  21. Geni diz:

    Parabéns, professor Omar, por este dia 15 de outubro.
    E mais uma vez, muito obrigada pela sua contribuição através deste blog de grande utilidade para nós “aspirantes”.
    Forte abraço.

  22. Roberta Zambrzycki diz:

    Oi professor Omar. Obrigada pelos esclarecimentos.
    Minha dúvida é a mesma de alguém identificado acima como “t”.

    Também fiquei no último bloco de nomeações. Gostaria de saber se já posso providenciar os exames médicos e a documentação necessária para não deixar para a última hora.

    Também tenho que pedir demissão do meu emprego atual e para isso tenho que cumprir os 30 dias do aviso prévio, pois tenho carteira assinada com 44 horas (e também, ao assumir o magistério, não pretendo continuar com meu emprego atual).

    Obrigada

  23. cristiane diz:

    Olá Professor, parabéns à você aos colegas pelo nosso dia!
    Tenho dúvida sobre o exame médico. Quando a glicose aparece levemente alterada, pode levar à desclassificação?
    Obrigada, abraço.

  24. Maiara diz:

    Olá, Professor.
    Estou no 2º bloco e nomeações, já posso providenciar os exames.
    Descobri há pouco seu blog e fiquei muito satisfeita, pois já tirei várias dúvidas.

    Obrigada

  25. Aline diz:

    Professor, estamos muito satisfeitos com esse espaço de esclarecimentos que não encontramos em nenhum outro lugar. Parabéns mais uma vez por essa bela iniciativa. Se tivessemos mais pessoas dispostas a compartilhar experiências quantas dificuldades menores enfrentaríamos na vida. Enfim, agradeço muito.
    MInha dúvida se refere a uma questão colocada do edital, lá diz que das 20 horas, 13 serão, nas minhas palavras, em sala de aula e outras 7 em atividades. Gostaria de saber se o sistema já funciona dessa maneira ou se começará a partir dessas nomeações, sendo assim de que se tratam essas 7 horas, elas são realizadas na Escola, em Cursos… Como funciona? Caso alguém possa me esclarecer, agradeço.

    • Milena diz:

      Olá Aline, normalmente essas horas são destinadas à preparação das aulas. Minha tia, por exemplo, só vai na escola quatro manhãs na semana. O prof. Poderá nos confirmar esta informação. Abç

  26. profvolney diz:

    Professor Omar, uma dúvida, eu já sou nomeado em concurso anterior em 20 horas + 20 horas de convocação. Atualmente eu ainda tenho um contrato de 20h também. Com isso,já estou com 60 horas. Fui aprovado no concurso da seduc 2012 e serei empossado no segundo grupo. Eu já devo ir providenciando o meu desligamento do contrato para pegar a nomeação? O que a seduc falou sobre os professores que já são contratados e agora estão sendo nomeados? Ocorrerá a conversão das 20 horas de contrato para 20 oras de nomeação???
    abraço

    • Editor diz:

      Bom dia, Volney:
      Tudo bem?
      Obrigado por participar e comentar do blog.
      Não vi nenhum posicionamento oficial por parte da SEDUC-RS acerca da substituição de professores com contratos temporários por concursando recém empossados. A falta de profissionais é tão grande que tal possibilidade nem deve ter sido ventilada. No teu caso, como é humanamente impossível acumular mais de 60 horas, certamente deverá substituir teu contrato de 20h pela nomeação estável. Entretanto, recomendo que procure tua CRE e fale com os colegas sobre o teu caso para evitar problemas de solução de continuidade para a escola e turmas que atendes.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins
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  27. ana werner diz:

    Boa noite professor! Serei chamada no quarto bloco, porém estou desempregada, como conseguirei laudos ortopédicos e oftalmológicos, audiometria tonal esse exames demoram no SUS? E são caros na rede privada.

  28. Diorge diz:

    Muito bom dia!

    Gostaria de saber quais medidas posso tomar no caso de não ter conseguido obedecer o cronograma da pericia medica. Não compareci nem pude enviar procurador. Há ainda algum recurso cabível?

    Desde já agradecido.

  29. Denise Zampieri diz:

    Eu fazia parte do primeiro grupo, porém estava viajando (em curso) e não pude comparecer na data da perícia, então preenchi um documento na minha CRE pedindo para passar para a última chamada. Já saiu 4º grupo chamando até a última posição 5500 e meu nome não consta. Vai ter a 5ª chamada?
    Grata

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