Lista de aprovados em concurso do magistério será divulgada nesta quinta-feira, 27.9

O Rio Grande do Sul receberá, até janeiro de 2013, um reforço de 5,5 mil professores aprovados no concurso do Magistério e que terão os nomes homologados nesta quinta-feira, 27.9, no Diário Oficial do Estado. A partir do dia 15 de outubro, o primeiro grupo de docentes — que tem nomeação prevista para o fim do próximo mês — receberá uma correspondência com a lista de documentos necessários para o prosseguimento do processo.

— Nossa ideia é nomear cerca de 1,1 mil professores por mês até janeiro de 2013. Assim que eles forem nomeados, já entram na folha de pagamento seguinte. A distribuição dos aprovados será por todo o Estado — explica o secretário estadual da Educação, José Clóvis de Azevedo.

O concurso teve um total de 69 mil inscritos para 10 mil vagas. Na lista divulgada em maio pela secretaria da Educação, 5,2 mil foram aprovados. O número aumentou após a homologação de recursos dos candidatos. Para conferir a lista com os nomes e a classificação dos professores, acesse o site www.educacao.rs.gov.br, a partir das 10h de quinta-feira.

Com informações da ZH.

Anúncios

21 thoughts on “Lista de aprovados em concurso do magistério será divulgada nesta quinta-feira, 27.9

  1. Pedro Henrique diz:

    Prezado professor Omar,

    muito obrigado pelas informações postadas ao longo de tão fastidiosa novela para os professores. Uma dúvida: em filosofia, até que colocação – das 17 – você acha que eles chamarão na primeira remessa? Alguma ideia?

    Muito obrigado.

  2. Ana diz:

    Professor, fiquei confusa…fui a única aprovada para a minha área na CRE da minha região, sendo assim, o primeiro lugar. No entanto, na lista de classificação estou lá peloS 1800. Vi que a classificação foi de todas as regiões. Com essa classificação geral, se forem chamados 1.100 candidatos aproximadamente, não entrarei na primeira lista?? Não deveria ser a classificação por região? É a primeira vez que participo de um concurso assim…
    Me ajude a esclarecer essa dúvida, por favor.

    • Editor diz:

      Boa tarde, Ana:
      Para efeitos jurídicos há apenas uma lista: a classificação geral numerada e por ordem.
      Entretanto, para efeitos administrativos, em decorrência da lotação regionalizada, a lista por CRE – que segue a classificação geral – é a que é utilizada para o chamamento para as nomeações. Assim, a SEDUC-RS seguirá a ordem geral, dada pela listagem geral de classificação, fazendo a lotação por CRE. No teu caso, podes ser chamada no primeiro (outubro) ou segundo bloco (novembro).
      A SEDUC-RS ainda não divulgou como fará a organização das nomeações, além da informação da nomeação por 5 blocos e do número de nomeados por vez (1.100). Entretanto, independente como seja feita, a lista geral tem que ser cumprida pela ordem.

      Entendestes?

      Um abraço.

      Obrigado por comentar no blog.

      Prof. Omar Martins
      Facebook: https://www.facebook.com/prof.omarmartins
      Twitter: @profomar
      Blog: https://profomar.wordpress.com

      • Ana diz:

        Professor, mais uma vez lhe agradeço. Entendi bem desta vez…rsrsrsr
        Agora é torcer para que as Linguagens entrem na prioridade e aguardar.

        Um forte abraço e parabéns pela bela iniciativa de nos socorrer através de seu blog.

  3. Cristiane M. B diz:

    Que bom, eu que só pego meu atestado de conclusão de curso essa semana e certificado lá por novembro, deverei ficar pelas últimas chamadas, pois fiquei na ordem de classificação lá pelos 4.000, apesar que atestado de conclusão de curso é comprovante de escolaridade não é prof?

    • Editor diz:

      Boa tarde, Cristiane:
      Sim, lembrando que a SEDUC-RS pode – se assim entender – adiantar o chamamento de aprovados, pois termos muitas defecções.
      Quanto aos requisitos, vale o que está descrito no item 12 do Edital de concurso | http://www.fdrh.rs.gov.br/upload/20111229105335edital_nr01_2011.pdf | bem como os anexos 1 e 7 do certame. Provavelmente, no Edital de convocação (nomeação) os requisitos estarão melhor descrito.
      Lembro o que já escrevi antes neste blog que determinados órgãos que “inventam” interpretações, via de regra, são corrigidas por decisões do Poder Judiciário.

      Trago um julgado que sempre cito:

      “DIREITO ADMINISTRATIVO. CONCURSO PÚBLICO PARA AGENTE DE POLÍCIA DA CARREIRA DE POLICIAL CIVIL DO DISTRITO FEDERAL. COMPROVAÇÃO DO NÍVEL ESCOLAR EXIGIDO PELO CERTAME (EDITAL N. 01/2004)

      1. O certificado de conclusão de curso é documento apto a comprovar que o candidato tem a formação em curso superior exigida no edital. Fere a razoabilidade admitir apenas o diploma como documento hábil a atender à exigência editalícia, pois o seu registro no Ministério da Educação é demorado.

      2. Atende ao edital a candidata que, ao ser convocada para a posse, apresenta: a) Certificado de Conclusão do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa, expedido pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, constando a data de sua colação de grau; b) histórico escolar de graduação; c) protocolo de solicitação de diploma; d) Certificado de Especialização, devidamente registrado, emitido pela Universidade de Brasília – UNB, após a conclusão do curso de pós-graduação lato sensu.

      3. Apelo e remessa oficial conhecidos e não providos.” (grifos nossos)
      (20060110783327APC, Relator WALDIR LEÔNCIO C. LOPES JÚNIOR, 2ª Turma Cível, julgado em 09/06/2010, DJ 12/07/2010 p. 144)

      Dessa forma, resta claro que o candidato que apenas possuir o certificado de conclusão do curso tem o direito à posse em cargo de nível superior.

      P.S.: A apresentação do Certificado de conclusão não isenta o candidato de comprovar possuir habilitação específica exigida no Edital e nos regramentos da área. O melhor SEMPRE é fazer pressão na tua instituição pelo DIPLOMA.

      Abração e boa sorte!

      Obrigado por comentar no blog.

      Prof. Omar Martins
      Facebook: https://www.facebook.com/prof.omarmartins
      Twitter: @profomar
      Blog: https://profomar.wordpress.com

  4. Camila diz:

    Mas e as vagas por CRE e melhor por área, como ficam? Na minha area tinham 8 vagas para minha CRE e foram apenas 5 aprovados sendo que em outras áreas sobram poucos mas sobraram além das vagas e podem mesmo estando além das vagas do edital serem nomeados antes de mim?. Eu não intendi como fica isso.

    • Editor diz:

      Boa tarde, Camila:
      Não, a lista segue a ordem.
      Veja o que diz o Edital de hoje | http://www.fdrh.rs.gov.br/upload/20120927094248edital_no_23_2012__homologacao_do_concurso.pdf | :

      (…)
      3. DO CHAMAMENTO:
      3.1. A nomeação ficará sob a responsabilidade da Secretária de Estado da Educação, por meio de Edital próprio, que definirá prazos e demais procedimentos a serem observados referente aos candidatos aprovados.
      3.2. Os candidatos serão informados previamente por meio de Correspondência Oficial referente aos procedimentos que serão adotados por ocasião da sua nomeação e posse.
      3.3. A nomeação e Posse se dará por grupos de Coordenadorias, respeitando a ordem de classificação de cada candidato, em dia e hora a serem informados previamente.
      3.3.1. O procedimento ocorrerá em Porto Alegre como forma de agilizar os processos de admissão e posse, garantindo a implantação imediata na folha de pagamento do Magistério Público Estadual.
      3.4. Os exames médicos admissionais serão agendados com dia e hora para o comparecimento ao DMEST – Departamento Médico Estadual, em Porto Alegre.
      3.4.1. Os candidatos deverão apresentar no ato da consulta médica os seus exames realizados com seu médico, sendo que o resultado da Perícia Médica será publicado no Diário Oficial do Estado.
      3.5. Será de responsabilidade do candidato, respeitar o cumprimento dos prazos e horários determinados a fim de garantir o seu ingresso na administração pública estadual.(…) Grifos meus.

      Lembrando também o que já estava descrito no Edital de abertura do concurso | http://www.fdrh.rs.gov.br/upload/20111229105335edital_nr01_2011.pdf | :

      (…)
      12. DA NOMEAÇÃO E POSSE
      12.1. A nomeação no cargo, a ser publicada no Diário Oficial do Estado, se dará conforme a necessidade da SEDUC.
      O chamamento dos candidatos se dará pela necessidade da região, área de conhecimento e habilitação do candidato, nesta ordem.
      12.1.1. A ordem de chamamento na região se dará pela necessidade definida pela a vaga a ser preenchida necessidade habilitação exigida do candidato para o preenchimento da vaga existente, respeitada a região na qual o mesmo se inscreveu, nos termos do Anexo 2.
      12.1.2. O chamamento do candidato habilitado se dará conforme a ordem decrescente da pontuação obtida na nota final.
      12.1.3. Não havendo mais candidatos aprovados na região, conforme a área do conhecimento e habilitação pela qual dar-se-á a nomeação, a fim de atender o interesse público e a critério da SEDUC, o candidato poderá ser designado para região diversa daquela escolhida no ato de inscrição, aberta a opção a todos os candidatos classificados nas demais regiões, respeitada a respectiva ordem decrescente de classificação. (…)

      Um abração!

      Prof. Omar Martins
      Facebook: https://www.facebook.com/prof.omarmartins
      Twitter: @profomar
      Blog: https://profomar.wordpress.com

  5. lucas diz:

    Não serei nomeado no dia do Professor… 😥 …fiquei lá depois dos 4 mil…enfim, se cada CRE ou a cidade sede tivesse estrutura adequada talvez não houvesse necessidade de todos se deslocarem até a capital para findar o concurso entre outras burocracias que os professores enfrentam…agora vou aproveitar os 3 meses de férias antes de me tornar professor ativo. Abraços a todos e quem sabe nos vemos no próximo concurso da seduc para mais 20hs. 😉

  6. Ricardo diz:

    Olá professor,

    eis uma dúvida: quando eles chamarem para os exames médicos, isso se refere apenas ao exame admissional, ou também aos exames eles mesmos? Se for apenas ao admissional, então eles ainda especificarão quais exames serão cobrados e darão um prazo para que tomemos as providências, isso? Porque até agora não houve especificação nenhuma a esse respeito.

    Obrigado pela atenção.
    Abraço.

    • Editor diz:

      Bom dia, Ricardo:
      Tudo bem?
      Obrigado por participar do blog.
      Após a nomeação serão marcados com dia e hora, a perícia médica no DMEST/SARH-RS em Porto Alegre. Nele serão realizados os exames admissionais e expedido o Laudo Médico Pericial necessário para a posse e designação. Segundo o Edital de homologação do concurso, “(…) 3.4. Os exames médicos admissionais serão agendados com dia e hora para o comparecimento ao DMEST – Departamento Médico Estadual, em Porto Alegre. 3.4.1. Os candidatos deverão apresentar no ato da consulta médica os seus exames realizados com seu médico, sendo que o resultado da Perícia Médica será publicado no Diário Oficial do Estado. (…)”

      Estou tentando obter informações oficiais acerca sobre quais são os exames que serão exigidos. Fui informado na sexta-feira, que tais informações serão prestadas nos próximos dias e que será informado antes do dia 15.10 e através da correspondência pessoal enviado ao novel nomeado.

      Tão logo tenha informações adicionais, informo aqui.

      Um abraço, boa sorte e qualquer dúvida entre em contato.

      Prof. Omar Martins
      Facebook (FanPage): https://www.facebook.com/prof.omarmartins | Perfil: https://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: @profomar
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  7. Roberta diz:

    Olá professor,

    Na reportagem acima dizem que irão nomear cerca de 1100 por mês até janeiro… Sabendo-se que as nomeações começam em outubro, são quatro meses (out. nov. dez. jan.), e sao 5500 aprovados. Não entendi.

    Att.
    Roberta

  8. greici diz:

    Passei em primeiro lugar na minha área. Gostaria de saber se poderei escolher a escola para assumir a nomeação? Todos os contratos temporários são considerados vagas disponíveis?

    • Editor diz:

      Boa noite, Greici:
      A designação para as escolas entre os nomeados é realizada atendendo requisitos de necessidades de cada CRE.
      A orientação por parte da SEDUC-RS é que cada coordenadoria procure adequar necessidades junto com os interesses dos nomeados.
      Não há uma lista de escolas/nomeados por ordem; há prioridades.
      Sobre a pergunta dos contratos temporários: o estado possui mais de 17,5 mil de professores em contratos precários e apenas 5,5 mil aprovados. A maioria não poderá ser substituída ou considerada vaga, pelo menos neste concurso.

      Um abração, boa sorte e qualquer dúvida entre em contato.

      Prof. Omar Martins
      Facebook (FanPage): https://www.facebook.com/prof.omarmartins | Perfil: https://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: @profomar
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s