ENEM 2012: temas recorrentes em História

Getúlio Vargas (ao centro) conversa com correligionários, como Brizola (à direita), em estância no Rio Grande do Sul

Um mapeamento das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde 1998, promovido pela Universia, apontou que Brasil República é o tema mais recorrente na avaliação de história. Em segundo lugar, ficou a Era Vargas, seguido de perto por Brasil Colônia e Segunda Guerra Mundial.

A Universia também já divulgou o que mais é cobrado nas provas de português, linguagens, matemática, física e 10 possíveis temas para a redação deste ano.

Confira o que mais cai na prova de história do Enem

1º — Brasil República

2º — Era Vargas

3º — Brasil Colônia e Segunda Guerra Mundial

4º — Idade Média, Escravidão e Militarismo no Brasil

5º — Revolução Industrial, Guerra Fria e Liberalismo

Clique aqui e veja mais detalhes sobre os conteúdos exigidos.

Com informações do Portal Universia.

Anúncios

4 thoughts on “ENEM 2012: temas recorrentes em História

  1. Juju diz:

    Professor! O senhor por acaso sabe quando sairá a lista definitiva do concurso do magistério 2012? Não encontro informações em nenhum lugar!

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Bom dia, Ju:
      Veja a Nota Oficial da SEDUC-RS no dia 22.06.2012 ( http://www.seduc.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?PAG=2&ID=9146 ):

      Resultados dos recursos devem ser publicados na próxima semana
      A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Fundação de Recursos Humanos (FDRH) estão finalizando a etapa de análise dos 850 processos de recursos impetrados no que se refere ao concurso público do magistério realizado no dia 15 de abril. No fim da próxima semana deve ser publicada no Diário Oficial a nova classificação (pós recursos). Os novos classificados terão até oito dias para a apresentação dos títulos após o edital de convocação para apresentação dos mesmos.

      Os títulos entregues serão avaliados no mês julho. A classificação e homologação final do concurso deve acontecer em agosto, possibilitando a nomeação dos professores a partir do mês de setembro. Segundo a diretora interina do Departamento de Recursos Humanos da Seduc, Virgínia Nascimento, o concurso está em fase final do seu objetivo. “Nossa expectativa é que a partir de setembro estaremos iniciando a nomeação dos aprovados”, disse.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s