IFRS 2012: concurso aberto

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 28/5 o edital de concurso público para provimento, em caráter efetivo, de 12 vagas referentes a cargos de auxiliar em administração, 39 vagas referentes a cargos técnico-administrativos de nível médio e 29 vagas referentes a cargos técnico-administrativos de nível superior do quadro de servidores do IFRS.

Os salários iniciais são de R$ 1.473,58 a R$ 1.821,94 para nível intermediário e R$ 2.989,33 para nível superior, além de outros benefícios. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, entre 28 de maio e 18 de junho, com valor de taxa entre R$ 40,00 e R$ 80,00 conforme nível de classificação do cargo pretendido.

A divulgação oficial de todas as informações referentes a este concurso dar-se-á através de aviso, editais de resultados ou listas de resultados, nos seguintes endereços eletrônicos IFRS: http://www.ifrs.edu.br e Faurgs: http://www.faurgs.ufrgs.br/concursos

Acesse AQUI a página desse concurso.

175 thoughts on “IFRS 2012: concurso aberto

  1. Ilda Oliveira diz:

    Olá professor Omar tudo bem? Tenho interesse nesse concurso, porém no edital consta somente a ementa do programa que cai na prova não consta a bibliografia. Será que futuramente eles publicarão a bibliografia?

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Bom dia, Ilda:
      Tudo bem?
      Infelizmente, a FAURGS não costuma publicar bibliografia específica na maioria dos seus certames, o que gera insegurança na preparação dos candidatos. Sempre recomendo aos meus alunos a buscar – na biblioteca da UFRGS – as referência na área de Conhecimentos Específicos, pois quase a totalidade da banca escolhida é da instituição.
      Nos próximos dias, publico um livro que estou editando do meu irmão – Prof. Pólux Martins – de Língua Portuguesa para FAURGS.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  2. Ilda Oliveira diz:

    Olá professor, gostaria de saber se terá algum cursinho preparatório para concurso para o cargo de Tecnico em assuntos educacionais a distancia? Se tens algum material de conhecimento específico para me conseguir. A veritas não fará apostilas?

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Bom dia, Ilda:
      Acredito que não haverá tempo hábil para a gravação de aulas específicas para o concurso do IFSul.
      Através da VERITAS serão lançadas apostilas com questões comentadas da FAURGS.
      Sobre o específico de TAE estou verificando a possibilidade de disponibilizar resumo/apostila não comercial.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

  3. Francisco diz:

    Prof. Omar, no edital diz que, para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, o pré requisito é Curso Superior em Pedagogia ou Licenciaturas. essa “Licenciaturas” é qualquer Licenciatura? Sou Licenciado em Ciências Biológicas, será que posso concorrer, não vou perder meu tempo para nada?

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Bom dia, Francisco:
      O item 5.1.1 corrobora esse requisito: “Técnico em Assuntos Educacionais – Curso Superior em Pedagogia ou Licenciaturas”.
      Ou seja: vale como requisito qualquer licenciatura nos termos da LDBEN.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

  4. Juliana Aguiar diz:

    Boa noite, Prof. Omar:
    Tenho interesse, também, em materiais de estudo para o Concurso do IFRS para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais; se puder me enviar, agradeço!
    Abraços,
    Juliana Aguiar.

  5. GUACIRA diz:

    OLÁ PROFESSOR, FIQUEI SABENDO HOJE DO CONCURSO DA FAURGS, ESTOU EM DÚVIDA SE O FAÇO, POIS OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS NÃO TENHO IDEIA DE ONDE ENCONTRAR,JA QUE MORO EM UMA CIDADE QUE NÃO É SEDE. O SENHOR PODERIA ME RESPONDER ONDE POSSO ENCONTRAR,SE FIZER,FAREI PARA Técnico em Assuntos Educacionais. POIS TENHO LICENCIATURA…….DESDE JA AGRADEÇO A RESPOSTA

  6. debora diz:

    a minha duvida é a mesma da Guacira, pois nao moro em Porto Alegre e nem tenho ideia dessa bibliografia, se puder me dar uma sugestao…obrigada

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Bom dia, Débora e Guacira:
      Tudo bem?
      Infelizmente, a FAURGS não costuma publicar bibliografia específica na maioria dos seus certames, o que gera insegurança na preparação dos candidatos. Sabendo quase a totalidade da banca escolhida é da instituição (UFRGS), podemos antever que a bibliografia utilizada terá como base o material utilizado nos departamentos específicos.
      No link http://www.pciconcursos.com.br/provas/faurgs vcs podem encontrar provas anteriormente aplicadas pela banca.
      Nos próximos dias, publico um livro que estou editando do meu irmão – Prof. Pólux Martins – de Língua Portuguesa para FAURGS.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  7. kika diz:

    acho estranho no Edital constar o PNE sabendo que ele sofrerá alterações em breve… também fiquei na dúvida no que diz respeito as Diretrizes Curriculares. No edital cita duas vezes: diretrizes curriculares nacionais e logo após diretrizes curriculares. São então as que estão contidas no PNE? obrigada.

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Kika:
      A legislação citada no programa do certame é a válida no dia da publicação do Edital do certame. Ainda vai demorar algumas semanas para a aprovação e encaminhamento à sanção presidencial do novo PNE; hoje ele é apenas um Projeto de Lei em tramitação. Por isso, eles cobraram a Lei que atualmente vale.
      Quanto as Diretrizes Curriculares Nacionais: elas são normas obrigatórias para a Educação (Básica e Superior) que orientam o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino, fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). As DCNs têm origem na LDBEN de 1996, que assinala ser incumbência da União “estabelecer, em colaboração com os Estados, Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum”.
      A ideia das DCNs considera a questão da autonomia da escola e da proposta pedagógica, incentivando as instituições a montar seu currículo, recortando, dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convêm para a formação daquelas competências que estão explicitadas nas diretrizes curriculares. Dessa forma, a escola deve trabalhar esse conteúdo nos contextos que lhe parecerem necessários, considerando o tipo de pessoas que atende, a região em que está inserida e outros aspectos locais relevantes.

      As DCNs se diferem dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Enquanto as DCNs são leis, dando as metas e objetivos a serem buscados em cada curso, os PCNs são apenas referências curriculares, não leis.
      Veja as DCNs em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12986 em especial àquelas que dizem respeito aos cursos técnicos ( http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12683%3Atecnico-de-nivel-medio&catid=190%3Asetec&Itemid=861 ) e de graduação, foco dos IFs.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  8. Leticia diz:

    Professor, eu pretendo concorrer para o cargo de Auditor. Possuo graduação em Administração de Empresas com Hab em Comércio Exterior, e eles exigem graduação em Adm. de Empresas. Será que meu diploma é aceito?

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Letícia:
      Sim, o requisito é genérico para diplomados em “Curso Superior em Administração, Economia, Direito ou Ciências Contábeis” (item 5.1.1 Cargos de Nível de Classificação E do Edital do certame).

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  9. Paulo diz:

    Professor Omar, fui seu aluno no Garra EAD, eu li em um comentário acima que você poderia disponibilizar um resumo sobre Técnico em Assuntos Educacionais, quanto aos conteúdos específicos. Caso possa, eu também tenho interesse nesse resumo.
    Obrigado
    Paulo

  10. Angélica diz:

    Boa noite, Professor Omar!
    Fiz o concurso do IFRS no domingo para o cargo de Auxiliar Administrativo.
    Estou curiosa pela divulgação da classificação…
    Você tem conhecimento de algumas notas que saíram?
    Será que a média dos aprovados será alta?
    Muito obrigada!
    Angélica

    • Angélica diz:

      Oii Fran!
      Eu fiz 69 pontos, acho pouco para passar, mas enquanto não sai a classificação a esperança é a última que morre, hehehe!
      E vc, fez quantos?
      Abraço!

  11. Fran diz:

    oi…eu fiz 80 pontos. Mas realmente nao sei se é o suficiente para ficar entre os 12 colocados. Mas tambem ainda tenho esperancas…E Estou em duvida quanto a aprovaçao. Pois num item do edital diz que para ser aprovado é necessàrio acertar mais de 40% das questoes de cada parte da prova. E no outro item seguinte, diz que sera aprovado aquele que fizer 50 pontos ou mais da totalidade da prova! Abraco!

  12. fran diz:

    Olá Professor!
    Fiz este concurso para o cargo de auxiliar administrativo. São 12 vagas. Mas pelo que vi na classificação que saiu hoje, eu devo ter ficado entre os 15 primeiros colocados. Será que consigo ser nomeada já que aqui na minha cidade, pra onde eu fiz minha inscrição, eu sou a que tirei a maior nota? ou somente os 12 primeiros serão chamados? não importando pra onde eles se inscreveram. Fico grata se puderes me ajudar! Obrigada.

    • Editor diz:

      Boa tarde, Fran:
      Parabéns pelo excelente resultado!
      Segundo o Edital, (…) 11 DA NOMEAÇÃO E LOTAÇÃO: 11.1 A nomeação do candidato aprovado far-se-á com rigorosa observância da ordem classificatória publicada no Diário Oficial da União, de acordo com a conveniência e a necessidade do IFRS.
      11.2 O candidato aprovado e classificado até o número de vagas estabelecido no Anexo I deste Edital será nomeado e terá lotação em um dos Câmpus do IFRS, sediado na localidade de disponibilidade da vaga, entre aquelas estabelecidas no Anexo I, obedecidas a sua classificação no Concurso e a opção realizada no ato de inscrição.
      11.3 Havendo candidatos remanescentes aprovados neste Concurso Público ainda válido, o IFRS poderá nomeá-los para atuar em qualquer Câmpus da Instituição, caso haja necessidade. (…)

      Assim, a IFSUL tem que obedecer rigorosamente a listagem de classificação a ser homologada, a partir das vagas as serem preenchidas dentro dos campi. Via de regra, nesses concursos federais, há desistência/falta de requisitos/reprovação na biometria etc que exigem que a Administração chame um número maior de aprovados dentre os classificados. Independente da classificação geral, o que vale é a colocação no campus onde foi realizado a inscrição.

      Um abraço e mande notícias da nomeação e posse.

      Parabéns!

      Prof. Omar Martins

  13. fran diz:

    Bom, então voce quis dizer que como eu fiquei em primeiro lugar na cidade na qual eu me inscrevi para trabalhar, mesmo tendo ficado em 15 lugar na classificação geral, eu consigo a vaga? ou aterei que aguardar a desistencia de algum outro candidato??
    desculpa, mas fiquei um pouco confusa…

    • Editor diz:

      Boa tarde, Fran:
      Segundo o Edital, “(…) 3.3.5 Cada candidato poderá concorrer apenas para uma vaga, em um único Câmpus, no Concurso que trata o presente Edital, conforme as exigências apresentadas. O candidato, portanto, só poderá inscrever-se para um dos Locais de Lotação constante no Anexo I deste Edital, devendo optar pela realização da Prova Escrita Objetiva em uma das localidades previstas no subitem 6.2.1. (…)”.
      Assim, vale a listagem por Câmpus, dentro do quantitativo de vagas ofertadas.

      Entendeu?

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  14. Marc Emerim diz:

    Caro Prof. Omar,

    quinta-feira ocorreu a divulgação dos resultados preliminares do concurso IFRS. Fiquei muito feliz por ter ficado dentro das vagas legais. Mas ontem tive um choque, pois ao observar de novo o site descobri que os resultados foram suspensos temporariamente. Tu saberias apontar os motivos da suspensão? Pode haver mudanças nas classificações?

    Valeu!

    • Editor diz:

      Bom dia, Marc:
      Tudo bem?
      A divulgação dos resultados pode, em tese, ser suspenso (temporariamente) em decorrência da constatação de erro formal material (duplicidade, erro de listagem etc) pela própria organizadora, neste caso é administrativo ou por meio judicial através da concessão de liminar por interessados ou por provocação do Ministério Público. Amanhã a FAURGS deve emitir alguma nota sobre tal suspensão. Verifiquei no site do TJ-RS e não encontrei nada a respeito. De qualquer forma, se houver alguma alteração no Edital publicado, tanto a organizadora como o IFSUL devem publicamente explicar o que aconteceu.

      Qualquer notícia que receba publicarei no blog.

      Bom domingo!

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

  15. Cleidemar Goulart diz:

    Boa tarde professor, tudo bem?

    Estou em 4° lugar para aux. admnistrativo para uma das cidades. O edital tem 3 vagas diretas e 14 de cadastro. Eu tenho chances de ser chamado já na primeira chamada?

    Obrigado..

    • Editor diz:

      Boa tarde, Cleidemar:
      Acredito que sim…
      Com a construção dos novos IFs há uma grande demanda de pessoal.
      Em outros estados, sempre chamam os CR para complementar o quadro de servidores.

      Parabéns pela colocação!

      Qualquer dúvida entre em contato.

      Prof. Omar Martins

  16. Marcelo diz:

    boa tarde Prof. Omar, apos ver a suspensão do resultado parcial do concurso estava buscando na internet algo sobre, e encontrei o site do Prof. vi as postagens acima, segundo o que o professor fala o erro que gerou a suspensão do resultado é da banca?

    eu fiz para auxiliar administrativo para o IFRS campus farroupilha, fiquei com media 76. alguma possibilidade de nomeação?

    • Editor diz:

      Boa tarde, Marcelo:
      A resposta que dei ao Marc é em “tese” pois até agora (13h27min) não há nenhuma nota oficial da FAURGS ou da direção do IFRS sobre a suspensão.
      Uma suspensão, via de regra, ocorre quando a banca comete algum erro material na divulgação (ou publica no site antes da publicação no Diário Oficial da União!) ou atendendo decisão judicial liminar. O certo é que a FAURGS e IFRS devem publicar nas próximas horas o motivo da suspensão temporária.
      Sobre a tua outra pergunta: não acompanhei as médias do concurso; tudo dependerá da tua colocação e do número de vagas.

      Qualquer outra notícia que tenha, publico no blog.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

  17. fran diz:

    Oi Marcelo! Eu salvei na sexta-feira a relação das notas dos candidatos e pelo que eu tinha olhado, a nota mais alta pro campus de farroupilha é 81. Aí tem vc e mais 2 com a nota 76.
    Com os critérios de desempate um deles te passa e assume a 2º colocação. E vc e o outro estão empatados em todos os critérios, que então será realizado um sorteio. Claro, eu olhei as notas, mas posso ter esquecido alguém. Eu sei das notas, porque desde o início eu pensava que valia a classificação geral, e não por cidades…

    • Marc Emerim diz:

      Olá pessoal!
      Hoje uma pessoa conhecida foi gentilmente para mim até a FAURGS perguntar o motivo da suspensão. A resposta dada pela funcionária é de que “ela não sabe o motivo” porém, até amanhã será divulgado os resultados preliminares.

      Boa sorte a todos.

    • Marta diz:

      Oi Fran,
      Fiquei com nota de 81 pts, por´wm não sei como ver qual nota é mais alta para cada campus. Sei que entre todos candidatos listados fiquei em décimo terceiro lugar empatada com mais 4 candidatos( 2 com nota 92, 1 com nota 90, 1 com nota 87, 2 com nota 85, 3 com nota 84 e 3 com nota 82)
      Como faço pra ver as notas só do meu campus (Caxias do Sul)?
      Se puderes me ajudar ficarei muito grata.

      Att.;
      Marta

      • Editor diz:

        Boa tarde, Marta:
        Pelo que vi, a FAURGS divulgou apenas a listagem geral por cargos, sem a classificação por câmpus (o que achei estranho por a lotação será realizada desta maneira!). Mandei um e-mail para a FAURGS perguntando se eles irão divulgar a listagem agora ou apenas após os recursos (mais provável!).
        Caso tenha alguma resposta divulgo aqui.

        Um abraço e obrigado por compartilhar com o blog.

        Prof. Omar Martins

      • fran diz:

        Olá!! Marta vc precisa entrar naquela relação das inscrições homologadas e ver os candidatos inscritos para seu campus. Dai vc saberá certo em qual colocação vc ficou!!

  18. fran diz:

    Olha professor, estou tão decepcionada com o que aconteceu! Fui olhar agora o resultado preliminar do concurso e vi que fui eliminada com 80 pontos. Todos que acertaram 40% de cada matéria foram eliminados. Era necessário acertar mais que 40% pelo que vi. Muita gente deve estar decepcionada agora…Jamais eles deveriam ter cometido esse erro.

    • Editor diz:

      Boa tarde, Fran:
      Fiquei chateado agora…
      Infelizmente, esse sistema de cortes tem prejudicado o aproveitamento de vários concursandos…
      Mas não desanime; pelo teu resultado geral está perto de obter a aprovação…
      Minha falecida mãe dizia que, “quando, na vida, uma porta se fecha é por que outras estarão abertas logo a frente…”.
      Qualquer auxílio estou à disposição.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

    • Marta diz:

      Ok professor, mas é que a Fran disse que em Farroupilha por ex. tinha a nota mais alta de 81 pts. O senhor sabe como ela soube?? Ou o senhor sabe como entrar em contato com ela pra perguntar?

      • Editor diz:

        Boa tarde, Marta…
        A Fran está postando hoje no blog… Ela acredita ter sido desclassificada, apesar da pontuação, por causa da linha de corte dos 40%.

        Prof. Omar Martins

      • fran diz:

        Oi marta..eu havia salvo o primeiro resultado preliminar que eles acabaram suspendendo. Eu tinha olhado as notas de todos os campus.Por isso eu sabia que a nota mais alta de farroupilha era 81. Mas com essa mudança muitas pessoas que estavam aprovadas acabaram sendo eliminadas. Eu sou uma delas. Mas vou tentar entrar com recurso. E axo que todos que acabaram sendo eliminados com esse novo resultado deveriam entrar.

      • Marta diz:

        Bahh Fran! Entre com recurso mesmo. Eu continuei aprovada nesta preliminar tbem. Mas como vc viu as notas de cada campus? Onde descobre o campus? No dígito )número depois do hífem)? Não sei como identificar a qual campus os aprovados pertencem.
        Sei que está bastante chateada (com mta razão), mas se puder me dizer como identificou o campus de cada aprovado na listagem preliminar (anterior), eu agradeço.

      • fran diz:

        Naquele quadro onde tem toda a programação do edital, vc clica aonde diz: relação preliminar das inscrições homologadas. Daí vc clica no curso aux. administrativo, e então aparecerá a relação de tds candidatos inscritos. Com o nome, e logo após o campus para onde ele se inscreveu. Depois é só conferir o nome dos inscritos para caxias e olhar na divulgação das notas. Valeu!!

  19. fran diz:

    Gotaria de saber se o senhor poderia me ajudar a entrar com recurso. Como eu procedo?
    Pois no ítem 8.2 do edital, diz que será aprovado na prova e portanto no concurso, o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% do somatório total de pontos da referida prova. Eles só deveriam, no entanto, ter publicado o ítem 8.1.

  20. Cleidemar Goulart diz:

    Boa tarde, saiu o resultado…

    Professor eu estava em 4°, cai pra 6° com as novas notas, será que continuo tendo chances?

    Abraço

      • Editor diz:

        Boa tarde, Cleidemar:
        Tenho certeza que eles devem chamar todos os 14 que estão no CR.
        Com certeza, a primeira nomeação deve ser para o número de vagas já comprometidas (3); e as demais nomeações devem ocorrer durante o período de validade do certame em decorrência de transferências, afastamentos, exonerações etc (que ocorre muito em IFs).
        Boa sorte e continue estudando e fazendo concursos.
        Estou à disposição no que for possível.

        Um abração.

        Prof. Omar Martins

  21. fran diz:

    Se o senhor puder dar uma olhada nos itens 8.1 e 8.2 do edital, ainda hoje, eu agradeço. Para que amanhã pela manhã eu já possa enviar o recurso, caso haja alguma possibilidade. Mais uma vez agradeço pela atenção e pelo excelente blog, que com certeza ajuda muito a tds concursandos…
    Abraços!

    • Editor diz:

      Boa noite, Fran:
      Infelizmente, hoje e amanhã estou em sala de aula nos três turnos, com pouco tempo para uma análise com mais afinco.
      Entretanto, verificando a exigência do Edital:

      (…)
      8.1 Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem aproveitamento superior a 40% (quarenta por cento) de pontos em cada uma das partes da Prova Escrita Objetiva e igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) da pontuação total da Prova Escrita Objetiva, obedecida a ordem decrescente de pontos obtidos, conforme o quadro do item 6 deste Edital, até o limite estabelecido pelo Anexo II do Decreto n.º 6.944/2009, incluindo os candidatos portadores de deficiência.
      8.2 Será considerado aprovado na Prova Escrita Objetiva e, por consequência, no Concurso, o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% do somatório total de pontos na referida Prova, perfazendo um total igual ou superior a 50 pontos. (…)

      No que tange ao critério adotado – linha de corte – em minha modesta opinião, não há o que recursar (salvo melhor juízo).
      O que pode-se argumentar é que há pode haver dubiedade na interpretação no que significa “partes” da prova. Pelo Edital pode parecer que há uma única subdivisão dos conteúdos ou – como deve ter sido a interpretação da banca – os conteúdos subdivididos de Língua Portuguesa, Legislação, Conhecimentos Específicos, Informática Geral (item 6). Entretanto, como ocorre nos outros editais de concurso, tal critério deveria ter sido claramente descrito na publicação, com o número mínimo de questões por cada “parte”.

      Ocorre que dificilmente as bancas concedem por via administrativa recursos com essa argumentação…
      É uma tentativa e que pode encaminhar a discussões futuras na seara judicial.
      Tu deves avaliar inclusive consultando algum advogado que tenha acesso se há como prosperar tal argumentação.

      Um abração.

      Estou à disposição.

      Prof. Omar Martins

    • Juliana diz:

      Fran,
      Li tua dúvida, estou na mesma situação inclusive publiquei para o prof. estou na mesma situação porque na 1ª lista fui aprovada e na 2ª lista fui eliminada, exatamente pelo o que vc pediu, eu acho que deveria o edital estar bem claro uma vez que não tinha como fazer 50% da prova de informatica por exemplo( ou 2,5 questões) , se acertava 2 = 40% ou 3=60%. Me passa teu e-mail, vamos trocar uma idéia, ja montei um texto inclusive. Um abraço.

  22. Juliana diz:

    Oi professor acabei de ler sua resposta para a Fran, estou na mesma situação porque na 1ª lista fui aprovada e na 2ª lista fui eliminada, exatamente pelo o que ela lhe pediu, eu acho que deveria o edital estar bem claro uma vez que não tinha como fazer 50% da prova de informatica por exemplo( ou 2,5 questões) , se acertava 2 = 40% ou 3=60%. Um abraço.

    • Editor diz:

      Boa tarde, Juliana:
      Concordo em gênero, número e grau…
      Acho válido a adoção de uma linha de corte, o que possibilita, via de regra, ter servidores com uma formação mais geral, o que ajuda na Administração Pública. Entretanto, as organizadoras devem ser claras quanto a isso: a) qual o número de questões mínima por prova e parte que deve ser alcançada para a classificação do candidato?; b) Caso ocorre anulação/anulações como fica o cálculo (permanece o cálculo nominal)? …
      Nada disso estava descrito no Edital o que pode ser interpretado como dubiedade não permitida em certames públicos.
      Ocorre que as bancas são refratárias a esse tipo de argumentação…

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

    • fran diz:

      Sim e eu t enviei outros 2. Preciso saber se eu preciso fazer isso até amanhã?? E gostaria que vc me enviasse o modelo se possível. Muito Obrigada!

  23. fran diz:

    Boa noite professor: A Juliana me mandou um email, dizendo que ela se informou e que seria necessário ir até o Ministério Público e pedir a anulação do concurso ou que continuasse a primeira lista. Para que eu leve também as 2 listas de aprovados (a 1ª que eu estou aprovada e a 2ª que eu estou eliminada), junto com o edital e por escrito tudo o que aconteceu. Alegando que o edital não está claro no ítem sobre a aprovação dos candidatos.
    Bom, eu não tenho conhecimentos nessa área. Mas o senhor Acha que eu teria alguma chance de ser atendida?? Um abraço!

    • Editor diz:

      Boa noite, Fran:
      É uma opção, resguardado o direito individual de cada candidato de recursar diretamente ao Poder Judiciário.
      Ao buscar a intervenção do MPF (o IF é federal!), o candidato e/ou um conjunto de candidatos, informa ao MP que decide, colhendo informações adicionais se for o caso, se ingressa ou com um pedido de suspensão/anulação do certame ou mesmo esclarecimentos sobre o entendimento dos requisitos editalícios.
      De qualquer forma, te indico que busque orientação jurídica especializada (eu não sou advogado!) até para poder guiar os procedimentos (via MP e/ou TRF4). Entretanto, é importante que vcs recursem administrativamente a FAURGS – utilizando os modelos e dentro dos prazos – questionando a desclassificação a fim de alegar a dubiedade e/ou ausência de informações exigíveis para tanto.
      Há ainda a possibilidade de buscar auxílio da Defensoria Pública caso não seja possível a contratação de um advogado.

      Qualquer coisa estou à disposição apesar de não ser um especialista neste assunto.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  24. fran diz:

    Sim mais uma vez agradeço! Estou agora mesmo entrando em contato com um advogado. E amanhã pela manhã eu entro com o recurso. Mas não tenho nenhum modelo. Não sei como posso monta-lo. O senhor saberia me ajudar?

      • fran diz:

        Tudo bem, eu respeito a sua opinião. Mas consultei três advogados. E os três me disseram que há sim dubiedade no edital, nos ítens referentes a aprovação e classificação. Entrei com o recurso hoje, redigido por um dos advogados e agora vou recorrer ao ministério público. Pois um edital deve ser claro, para que não fique dúvidas em nenhum critério. E não há a especificação do número de acertos mínimos de cada parte da prova.

  25. Thomas diz:

    Boa Noite!
    Outro aspecto muito anormal para mim foi a inesxistência do tempo de duração da prova no edital!
    Foi a primeira vez que vi isso…

  26. Marc diz:

    Caro Prof. Omar,

    com a atual classificação estou em terceiro lugar no concurso de téc. de ass. edu. no campus farroupilha. Como lá há três vagas, a princípio, serei nomeado para o cargo. Agora, minha namorada ficou em quinto lugar – está aprovada pois, ficou nos primeiros 14 primeiros lugares. Como funciona para os candidatos aprovados, mas em cadastro de reserva, eles podem ser nomeados ou eles serão nomeados? Qual a chance de nomearem mais candidatos além das vagas legais?

    Abraço e bom domingo.

    • Editor diz:

      Boa noite, Marc:
      Os IFs costumam chamar todo o CR durante a vigência do concurso, principalmete com a abertura de inúmeros novos cursos nos câmpus.
      Assim, há uma grande possibilidade disso acontecer.

      Boa sorte e um grande abraço.

      Prof. Omar Martins

  27. Marta diz:

    Prof. gostaria de saber se o senhor tem uma média de qto tempo demora para sair o resultado definitivo da prova objetiva do IFRS? Será q vai demorar mais de um mes?
    Att.;

    Marta

    • Editor diz:

      Bom dia, Marta:
      Acredito que 30 dias é um prazo condizente com a tramitação do certame até agora, desde que não ocorrerá problemas e/ou contestações judiciais.
      Tudo irá depender do prazo estabelecido em edital para análise dos recursos preliminares.
      Normalmente, as bancas concedem prazos de 7 a 15 dias para publicação dos resultados finais no Diário Oficial.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  28. fran diz:

    Oi. Bom dia!
    O recurso administrativo entreguei pessoalmente na Faurgs no dia 24. E ontem fomos a Promotoria Federal de Caxias do Sul encaminhar uma representação contra o resultado preliminar retificado. Pedindo a aprovação de todos os candidatos que obtiveram 50 pontos ou mais no total da prova, tendo em vista a dubiedade apresentada no edital no critério de aprovação. E hoje vamos entrar judicialmente com um advogado especializado em concursos, pedindo a minha aprovação. Quanto ao ministério Público Federal, tenho de aguardar uns 15 dias, para ter uma resposta do procurador, ver o que ele analisou e o que compreendeu. Por enquanto é só aguardar.
    Mas mesmo que seja muito difícil a possibilidade de conseguir a aprovação, vou tentar, pois não tenho nada a perder, somente a ganhar!
    E mesmo que não dê em nada, que sirva de lição para a Faurgs, elaborar um edital mais claro e com mais explicações.

      • Marta diz:

        OK, achei. É que meu navegador padrão é o gogle crome e aí não aparece. Abro no Internet Explorer e achei. Obrigada

    • Vânia diz:

      Bom dia! Pessoal entrei no blog e achei muito interessante a troca de idéias, pena não ter encontrado vcs antes do concurso hehe. Alguém sabe me dizer se é necessário a presença dos candidatos que constam como empatados, no sorteio público? Obrigada

  29. Diego Medeiros Villarinho diz:

    Olá Prof. sabe se o ifrs de restinga chama bastante no cadastro de reserva? Acredito que vou ficar em 24° e tem somente 11 vagas?

  30. Diego Medeiros Villarinho diz:

    Outra dúvida minha é se os IFRS podem chamar para outros campus se houver necessidade, no meu caso fiz para o campus restinga, a minha duvida é se eles podem me chamar se houver vagas para o campus da cel.vicente, por exemplo?

    • Editor diz:

      Boa noite, Diego:
      Sim, é o que está expresso no Edital de concurso público, item 11.3: (…)

      11.2 O candidato aprovado e classificado até o número de vagas estabelecido no Anexo I deste Edital será nomeado e terá lotação em um dos Câmpus do IFRS, sediado na localidade de disponibilidade da vaga, entre aquelas estabelecidas no Anexo I, obedecidas a sua classificação no Concurso e a opção realizada no ato de inscrição.
      11.3 Havendo candidatos remanescentes aprovados neste Concurso Público ainda válido, o IFRS poderá nomeá-los para atuar em qualquer Câmpus da Instituição, caso haja necessidade. (…)

      Um abração.

      Boa sorte.

      Prof. Omar Martins
      Facebook: https://www.facebook.com/prof.omarmartins
      Twitter: @profomar
      Blog: https://profomar.wordpress.com

  31. Marta diz:

    Prof.; já saiu o resultado o resultado por campus depois do sorteio de desempate.
    Como fiquei em primeiro lugar (aux. adm em Caxias do Sul) gostaria de saber se o senhor sabe me informar qdo sairá as nomeações, pq eu viajaria nestes dias.

    Aguardo.

    Att.;

    Marta

  32. Cristina diz:

    Olá!

    Sou servidora do IFRS e sei que a intenção é nomear os aprovados até novembro. Pelo menos os que foram aprovados dentro das vagas do edital, o restante será chamado assim que a lei que cria os novos códigos de vagas for sancionada e as mesmas forem distribuidas entre as instituições federais.
    Pessoal, prestem atenção: apenas os aprovados dentro das vagas homologáveis serão chamados. O edital segue as determinações de um decreto federal que limita o número de homologações… Não sei se existe uma maneira de derrubar essa limitação do decreto… O que sei é que o IFRS precisa de muuuuuitos servidores, então se não foi desta vez pode ser da próxima( logo deve sair outro concurso).

    Abraço!

  33. Wesley Lima diz:

    Pessoal o próprio decreto dá a possibilidade de o IFRS chamar mais pessoas:

    Art. 11. Durante o período de validade do concurso público, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá autorizar, mediante motivação expressa, a nomeação de candidatos aprovados e não convocados, podendo ultrapassar em até cinquenta por cento o quantitativo original de vagas.

    • Cristina diz:

      Oi Wesley!

      Agora eu te pergunto: O que é esse “quantitativo original de vagas”??? As vagas lançadas no edital? Como vamos chamar 50% de 1 vaga?

      Não quero ser pessimista, mas esse decreto quebra as pernas de muitas pessoas que foram aprovadas, mas estão classificadas fora das vagas homologáveis… Espero que este não seja o caso de vocês.

  34. Michel ornel pereira diz:

    Boa noite!!!

    Cristina,

    Apenas os aprovados dentro das vagas homologáveis serão chamados. Quando vc fala “HOMOLOGÁVEIS” referere-se as vagas do decreto. Por exemplo: Para o Campus Restinga, cargo auxiliar adm é uma vaga até 5(decreto), irão chamar até novembro todos os 5 ou somente essa única vaga??

    Abraço..

    • Cristina diz:

      Oi Michel!

      Eu não trabalho na Reitoria, por isso não posso te dar certeza. Acredito que é garantida a nomeação das vagas do edital e não as do decreto até novembro. Isso ocorre pq a lei que cria mais vagas para os IFs ainda não foi sancionada. Mas saindo essa lei, logo todos os homologados serão chamados.

      Abraço!

  35. Cleidemar Goulart diz:

    Professor estou com uma dúvida. Andei lendo em outro forum o seguinte:
    “As vagas do edital para Caxias não são os 9 homologados, mas sim
    apenas 2 vagas nada mais, daí dentre os 7 que sobraram eles podem
    chamar até 50%, portanto se eram 2 vagas eles só poderão chamar
    mais 1 e os demais ficam torcendo para que os que estão na sua frente
    não assumam para terem chances de serem chamados, por isso o decreto
    homologa mais do que o necessário pelo quantitativo do edital…”

    isso confere? então para o meu cargo e cidade eram 3 vagas, eu fiquei em 6°, acima dos 50% das vagas, então estou sem chances de ser chamado?

    Obrigado.

  36. André diz:

    Boa noite!

    Me classifiquei em 1º para o cargo de assistente em administração em Ibirubá. A dúvida é a seguinte: agora é preciso esperar o ato de nomeação e a convocação antes de se apresentar?

    Desde já, obrigado!

  37. Betânia diz:

    Boa Tarde Prof. Omar

    Assim como mutos candidatos, fui aprovada no concurso do IFRS e fiquei entre as vagas homologáveis. No campus em que me inscrevi, haviam 03 vagas, foram homologadas 14. Existe a possibilidade de nomearem os demais aprovados, ou se restringe apenas aos três primeiros colocados, sendo os demais apenas uma adequação à lei? Abraços.

  38. Taiane diz:

    Boa tarde professor,

    Tenho uma dúvida referente ao concurso do IFRS: para técnico em assuntos educacionais(Rio Grande) eram 3 vagas e 14 homologações,mas no resultado final tem até o 15º colocado.O mesmo acontece para técnico de laboratório/área geomática (são 5 homologações e tem até o 6ºcolocado) e para auxiliar em administração para Caxias do Sul e Farroupilha.O Sr.sabe me explicar o que significa estes “excedentes” do decreto e porque ocorre em alguns cargos somente?Desde já agradeço.

    Taiane

  39. Fábio diz:

    Bom dia!

    Entrei em contato com a reitoria do IF-RS em Bento Gonçalves, conforme informação já estão ocorrendo nomeações de cargos de ensino fundamental (aux. de administração) e de ensino médio completo (assist. em administração), em seguida será os de nível técnico e por último nível superior. E o contato deverá ser por e-mail do IF direto com o candidato aprovado e divulgação no D.O.U. A questão é que não encontrei nada de divulgação na internet (Diário Oficial) e site do IF RS.

    Alguém sabe de alguma novidade? links, sites, arquivos???

    Pelo que me informaram também, agora na FAURGS, as etapas de divulgação da FAURGS terminaram (última foi a de divulgação do resultado final).

    Diário Oficial é muito chato de pesquisar… =(

    Estou esperando resultado para técnico em mecânica..

    Recém chegado no blog, estou para ajudar!

  40. Marc diz:

    Caro Fábio,

    para acompanhar o DOU é bastante fácil, basta colocar teu nome completo e fazer a busca.
    Dessa forma é simples acompanhar.

    Falou.

    • Fabio diz:

      Bom dia! Marc,

      Com certeza, ja tentei fazer isso. O problema é que aparece vários itens na pesquisa. É preciso paciência. 😛

      A única forma que encontrei foi com o número de inscrição (resultado único e direto), mas não sei se será divulgado o número de inscrição na nomeação.

      Valeu!

  41. Taiane diz:

    Pelo nome da instituição também aparece,por exemplo: digita IFRS no campo de busca,vai aparecer somente a pagina que contém a palavra IFRS.Ou estou enganada?

    Taiane

  42. Marc diz:

    Fábio,

    Estou aguardando a nomeação para Técnico em Assuntos Educacionais para o campus Farroupilha. Eram 3 vagas e fiquei em 2º lugar.

    Falou.

    • caren diz:

      Marc obrigada pelo aviso. Passei em 4º lugar para tecnico em assuntos educacionais para o campus restinga, é uma vaga, mas estou dentro das homologáveis. Tomara que chamem todo mundo. Abs.

    • Fábio diz:

      Valeu, Marc!

      Pelo que vi estão chamando o número exato de vagas. Vamos aguardar as próximas.

      E aos nomeados hoje, poderiam dar algumas novidades de como ocorre o contato do IFRS c/ o candidato?!

      Valeu!

      • Marta diz:

        Oi Fábio,
        Sou uma das nomeadas hj. Bom, a pricípio eles me mandaram um e-mail com o assunto “Convocação” informando os docs necessários, depois outro (q veio hoje) com os exames que devo fazer para tomar posse.
        Enfim, comunicaram-se através de e-mail comigo.

        Att.;

        Marta

    • Marta diz:

      Pra mim pediram estes:
      Hemograma completo, Glicemia, Colesterol Total, HDL, Teste Ergométrico, PSA, Ácido Úrico, Triglicerídeos, Tipagem Sanguínea, Criatinina, VDRL, TPG, Gama GT, EPF, Parcial de Urina, ECG e RX de Tórax PA.
      Att.;

      Marta

  43. Taiane diz:

    O único site de divulgação dos nomeados no concurso é o do diário oficial?Porque na página da Faurgs e do IFRS não consta nenhuma referência ao assunto.
    Att
    Taiane

    • Fábio diz:

      Taiane,

      Acho que na pag. da FAURGS não consta pq já acabaram suas responsabilidades. No site do IFRS deve estar atrasado em atualização.

      O mais garantido é o site do DOU mesmo.

      Falow!

  44. Gabriele Albuquerque Silva diz:

    Estou muito ansiosa! Passei em 1º para psicóloga no campus de Sertão. Me pediram pra enviar alguns documentos já, há algumas semanas… Tinha entrado antes em contato com a Gestão de Pessoas, me informaram que a maioria das vagas de níveis superiores ficariam para início de 2013 mesmo… Não vejo a hora deste ano acabar!!

  45. Eduarda diz:

    Eu passei em 3º lugar para assistente administrativo, em Ibirubá.
    Somente agora me pediram os documentos para nomeação (eu entro nas vagas homologadas)…
    Me enviaram um e-mail, com o prazo de 5 dias úteis para o envio de vários documentos, então quem está esperando tem que cuidar o seu e-mail! Pq não saiu nada no DOU e nem no site.

    • Gabi diz:

      Sim, no DOU eles publicam depois do envio desses documentos. Pra mim pediram os documentos ali entre final de novembro, começo de dezembro, não lembro bem… e a nomeação veio no início de janeiro (levando em consideração q final de ano tem feriados, recessos, etc). Depois da nomeação, entraram em contato novamente por e-mail com as orientações para perícia médica e posse. Fiquem bem atentos ao e-mail de vocês! Eu cheguei a entrar em contato pelo site http://dgp.ifrs.edu.br/site/contato/index perguntando se existia alguma previsão, se interessar alguém, tentem se comunicar

  46. Cris diz:

    Olá, prof. Omar!
    Em setembro, Cristina (servidora do IFRS) pronunciou-se no blog a respeito das nomeações. Na ocasião, ela afirmou que a intenção era chamar os aprovados dentro das vagas do edital o quanto antes (o que de fato ocorreu). Já os aprovados dentro das vagas homologáveis, segundo ela, seriam chamados, assim que a lei que cria os novos códigos de vagas fosse sancionada e os mesmos fossem distribuídos entre os IFS. Pois bem, no DOU, de 06/02/13 foi atualizado o quantitativo dos cargos Técnico-Administrativos em Educação, dos IFS. A atualização corresponde à inclusão de 3.974 cargos por meio da lei 12677, de 25/06/12, cujo provimento começaria a ser efetivado a partir de fevereiro deste ano. De acordo com essa atualização, o IFRS passou a contar com 145 cargos, de nível “C”; 380 de nível “D” e 322 cargos de nível “E”. Já no DOU, de 26/04 saiu a distribuição dos cargos mencionados. Para o cargo Técnico em Assuntos Educacionais, por exemplo, foram distribuídos cinco códigos, para o IFRS. As minhas dúvidas são: Cristina refere-se à criação de outros cargos além desses que já foram criados e distribuídos, para que os demais aprovados sejam nomeados? Frente ao que foi publicado no DOU, em abril, só poderão ser nomeadas apenas mais cinco pessoas para o cargo Técnico em Assuntos Educacionais? Alguém saberia responder?

    • Taiane diz:

      Olá Cris,também fiquei entre as vagas homologadas,sugiro que mande tua dúvida para dgp@ifrs.edu.br ou ligue para (54) 3449 3300 e pede pra falar com a gestão de pessoas,eles te passam direto com a pessoa responsável pelos concursos.Qualquer novidade posta aqui pra gente saber!até mais…

      Taiane

  47. Cris diz:

    Olá Taiane, estamos na mesma situação, então! Segui a tua sugestão, mandei e-mail para Gestão de Pessoas, assim que obtiver resposta, postarei aqui. Abraços.

  48. Eduarda diz:

    Olá,

    Fui nomeada esse ano para o cargo de Assistente em Administração.

    Pelo que sei, logo logo haverão novas nomeações, portanto, permaneçam atentas!! Inclusive o que a Cris citou acima corresponde aos códigos de vaga liberados para que ocorram essas nomeações.

  49. Betânia Koch diz:

    Boa noite. Estou na mesma situação do pessoal acima, entre as vagas homologadas e aguardando. Mandei um e-mail para o IFRS porém até o momento não recebi retorno. Estamos no aguardo! Abraços.

  50. Cris diz:

    Olá pessoal,
    Segundo a Gestão de Pessoas, mesmo com a atualização do quantitativo de cargos, não há previsão de novas nomeações para Técnico em Assuntos Educacionais, no momento. Enfatizaram a necessidade de mantermos nossos dados cadastrais atualizados, pois também há a possibilidade de aproveitamento por outros câmpus do IFRS, conforme a necessidade da administração.
    Abraço.

  51. Luci diz:

    Prezado Professor Omar!! quero concorrer a uma vaga no concurso de Técnico em assuntos educacionais, mais não estou encontrando muito material, principalmente conhecimentos pedagógico e português , onde posso recorrer.
    Desde já agradeço!!

  52. Luci diz:

    Prezado Professor como faço para conseguir esse material que comentasse em seu blog!!

    Nos próximos dias, publico um livro que estou editando do meu irmão – Prof. Pólux Martins – de Língua Portuguesa para FAURGS.
    Desde já agradeço!!

  53. Luci diz:

    Prezado Professor Omar!!quero fazer o concurso de Técnico em Assuntos Educacionais do IFSUL!!!mais nem abriu o edital ainda, mais sei que vai sair uma vaga para Técnico em assuntos educacionais. Andei olhando os editais anteriores é o de 2010 não caiu informática, e os conteúdos programáticos são totalmente diferentes um do outro , já o de 2012 caiu informática !!! É POSSIVEL A BANCA FAZER UM CONCURSO BASEADO NO EDITAL DE 2010, OU ELES DEVEM SEGUIR O ULTIMO EDITAL, SENDO QUE ATÉ OS CONTEÚDOS DIFERENCIAM DE UM EDITAL PARA O OUTRO. Estou estudando pelo ultimo edital o de 2012.
    Desde já agradeço!!!

  54. camila diz:

    BOA NOITE PROFESSOR abriu edital para o concurso do IFRS esta semana mas eles não divulgaram a abanca e os temas são bem amplos sera que vai ser a FAURGS que fara a prova…
    aguardo resposta!
    att camila

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