SEDUC-RS 2012: Resultado preliminar publicado

Acesse: http://fdrh.corag.com.br/seduc/admin/relatorio/nota.php

Acesse, por meio do CPF, as informações sobre a sua classificação no concurso público para o Magistério. A lista de aprovados e reprovados para cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) está anexa ao edital nº 11. 

LEMBRAMOS: De acordo com o Edital 01/2011, os títulos deverão ser encaminhados somente após a aprovação na prova objetiva!

EDITAL: 
Edital Nº 11/2012 – Divulga Aprovados e Reprovados Antes dos Recursos

• CRE 1
•  CRE 2
•  CRE 3
•  CRE 4
•  CRE 5
•  CRE 6
•  CRE 7
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•  CRE 9
•  CRE 10
•  CRE 11
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•  CRE 14
•  CRE 15
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•  CRE 17
•  CRE 18
•  CRE 19
•  CRE 20
•  CRE 21
•  CRE 23
•  CRE 24
•  CRE 25
•  CRE 27
•  CRE 28
•  CRE 32
•  CRE 35
•  CRE 36
•  CRE 39

171 thoughts on “SEDUC-RS 2012: Resultado preliminar publicado

  1. Alex Bitu diz:

    Como previa fiquei por uma na área de conhecimentos de ciências humanas, cargo 4.1 área 4. Creio que a questão 48 é passível de recurso, entendo que a alternativa correta é a letra A e não letra C como pensa a FDRH. Alguém mais ficou por uma e pretende entrar com recurso nessa questão? Contato: alexmbitu@gmail.com

    • Graci diz:

      Também fiquei por uma nessa. Acho que a 48 cabe recurso, onde todos as alternativas estariam corretas.
      Estou aguardando a analise de um professor, assim que tiver um posicionamento faço uma postagem de como devemos fazer o recurso

      • Rafael Sandoval diz:

        Também fiquei por uma na área 4.4, penso em entrar com recurso na mesma questão 48. Alex, eu mandei um e-mail para este e- mail que colocaste aí acima.

        Att

      • Eduardo diz:

        Também estou por uma questão na prova de Ciências Humanas. A 48 realmente cabe um recurso. Enviei um e-mail para o Alex agora falando disso.
        Graci, aguardo sua postagem sobre o recurso.

        Qualquer coisa, segue meu e-mail: dudu.carneiro@gmail.com

    • Rosi diz:

      Alex. Realmente a letra A está corrreta. Vamos entrar com recurso, caso contrario precisamos encontrar um outro meio para cancelar está questão. Não é justo a gente rodar por uma questão que está mal formulada.

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Camila:
      Tudo bem?
      Veja o que diz o Edital 11/2012:
      2.3. Prazo para interpor o pedido de revisão e forma de encaminhamento:
      2.3.1. Prazo para entregar o pedido de revisão: 18 a 22 de maio de 2012.
      2.3.2. Formas de encaminhar o pedido de revisão referente às Provas Objetivas (requerimento e justificativas):
      a) O requerimento de revisão referente às Provas Objetivas deverá ser dirigido ao Secretário de Estado da Educação e entregue diretamente no Protocolo da FDRH, na Av. Praia de Belas, 1.595, em Porto Alegre/RS, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h, no prazo estabelecido no subitem 2.3.1 ou b) enviar somente por SEDEX para o seguinte endereço, no prazo estabelecido no subitem 2.3.1:
      • Divisão de Concursos Públicos – DCP
      • RECURSOS – Concurso Público da SEDUC
      • Av. Praia de Belas 1.595
      • Porto Alegre –RS – CEP 90.110-001

      2.4. O pedido de revisão deverá conter os dados abaixo, sendo preenchido conforme as orientações do Anexo Único deste Edital:
      a) nome completo e número de inscrição do candidato;
      b) CRE, indicação da habilitação/curso (nº do concurso e nome da habilitação/curso);
      c) objeto do pedido de revisão, claramente especificado;
      d) exposição fundamentada a respeito dos problemas constatados.
      2.5. Não serão considerados os pedidos de revisão encaminhados fora do prazo ou que não contenham os elementos indicados no formulário específico. Quando enviados por SEDEX, será considerada para a computação do prazo a data de postagem no Correio, que deverá ser igual a do prazo estabelecido para o pedido de revisão.
      2.6. O pedido de revisão poderá ser entregue por outra pessoa, mas o Requerimento do pedido de revisão deverá conter a assinatura do candidato.
      2.7. Não serão aceitos pedidos de revisão por e-mail ou outros serviços de postagem, a não ser aquele previsto no subitem 2.3.2, b) deste Edital (SEDEX).
      2.8. O resultado do pedido de revisão será divulgado através de Edital, o qual será publicado conforme prevê o item 2.1. do Edital de Concurso Público N.º 01/2011. (…) Grifos meus…

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

  2. volnei diz:

    Fiquei impressionado com o número elevadíssimo de reprovados! Eu fui aprovado mas estou pensando em entrar com recurso para a questão 55 da prova de Química – Habilitação 3.3. Mais alguém vai entrar?

  3. camila diz:

    Gente…na minha area em media 570 inscritos passaram apenas 10….o que dizer disso????o que vcs acham…a lista de reprovados não acaba mais…quando a maioria não passa….onde esta o erro????

    • volnei diz:

      Para Quimica na 1a CRE foram aprovados apenas 36. Eram 180 candidatos para essa CRE. O numero de vagas em edital é 47. Temos menos aprovados do que vagas. Isso também ocorreu no concurso de 2000.

      • Carla diz:

        Volnei, pertenco a 4 CRE onde o número de aprovados foi apenas 7 para 34 vagas.
        Dependo de uma questão de química para ser aprovada, mas não encontro referencial teórico para entrar com recurso na questão 55.
        Gostaria de ajuda.
        cbenatto@ucs.br – Entre em contato comigo

  4. Nasper diz:

    Boa Tarde professor, o que vale é a lista geral ou a consulta por CPF pois, pelo CPF estou aprovado e pela lista geral estou reprovado???

  5. JULIANA diz:

    OK pessoal!! fiquei em 6° lugar na pontuação e como previsto reprovei por uma em português! quem ficou por uma em português…..mãos a obra!!! já temos recursos montados da 02 e 09, vamos recursar as duas ok!!!! envio hoje se possivel o meu recurso pronto aos que tenho o email ….se alguém mais se interessar mande email para mim resende_dutra@hotmail.com

  6. MARI diz:

    Acabei de telefonar para a FDRH. Disseram que iriam retificar minha condição na lista da 1 CRE.
    Apareço com reprovada e no cpf aprovada. O

  7. Mirian diz:

    Boa tarde Prof Omar
    Preciso de ajuda
    Na minha nota de legislação consta 16 pontos em N3, mas eu acertei 9 questões, portanto deveria ser 18 pontos.Eu preciso entrar com recurso pedindo para revisar a minha nota, eu penso que eles podem ter se confundido com a questão 28 eu tinha marcado a letra C eles alteraram a questão passou da alternativa A para C talvez foi aí que se confundiram, não devem ter considerado a questão como correta.
    Preciso de um modelo de recurso, não sei se preciso fazer dois recursos, um pedindo para revisarem a nota e outro para revisarem a questão 28 ou posso solicitar no mesmo recurso?
    Fico no aguardo

    Muito obrigado
    Att Mirian

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, querida colega Mirian:
      O ideal é que faça dois recursos… Embora seja a mesma questão, o objeto recursal é distinto. Entende?
      No texto, seja o mais objetiva possível, demonstrando claramente a incorreção em poucas palavras.
      Sobre o “modelo”: veja a proposta de recurso a questão 19 de Conhecimentos Pedagógicos…
      Acho que o texto (direto) é um bom ponto de início.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  8. Mirian diz:

    Prof Omar tenho outra dúvida
    Com relação aos recursos posso repetir novamente o enunciado da questão no recurso?
    Agradeço a você por disponibilizar muitas informações nesse blog que tiram nossas dúvidas.

    Obrigado

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Sim, Profa. Mirian…
      Desde que seja para ressaltar a demonstração de erro/incorreção/dubiedade. Caso use “negrito” para assinalar a expressão coloque, ao final da citação, “(grifo ou grifos meus)”…
      Conselho: NÃO TENTE DISCUTIR/ACONSELHAR/CRITICAR a banca revisora/organizadora; apenas demonstre que a leitura do item provocar a dubiedade pelos motivos mencionados.
      Estou á disposição – dentro das minhas inúmeras limitações – para ajudar os colegas.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  9. Aluno EFI diz:

    Boa tarde, professor Omar.

    Eu fui aprovado, mas vou me formar no final do ano. Será que perderei a vaga?
    Ainda, 48 candidatos foram aprovados – preliminarmente – de um total de aproximadamente 890 inscritos. Como devo proceder para permanecer com a vaga e assumir, em 2013, o cargo de professor?

    Parabéns pelo trabalho. Abraço!

    Habilitação 1.8 CRE 1

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Giordano:
      Ainda temos um tempo para análise de recursos, publicado dos gabaritos definitivos, prova de títulos e mais abertura para recursos, o que atrasará o início dos primeiros nomeados. A preocupação é que se for mantido o número reduzido de aprovados (espero que não!) as convocações dar-se-ão rapidamente, a fim de que o Estado encaminhe novo certame para atender a necessidade de pessoal da rede (faltam 17.500 professores).
      Assim, tudo dependerá do que acontecerá a partir de agora…
      Espero que dê tempo para assumir…
      Caso não dê; faça o próximo concurso: já provastes que está habilitado ao serviço público estadual.

      Um abraço e boa sorte.

      Prof. Omar Martins

  10. MARI diz:

    Professor, estou com uma questão a menos nos conhecimentos pedagógicos e outra a menos nos conhecimentos de área. O que faço?

  11. micheli diz:

    Professor Omar, Devo mandar agora os títulos ou esperar ainda a lista definitiva dos aprovados?
    aguardo retorno, estou confusa
    obrigada

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Micheli:
      Somente após: a) término do prazo recursal; b) publicação do gabarito definitivo da prova objetiva; c) publicação do resultado definitivo após recursos; d) publicação do Edital da Prova de Títulos, com prazo de 8 (oito) dias para recebimento dos documentos.
      No Edital constarão todos os detalhes (tipo de cópia, preenchimento etc) para o envio dos documentos.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

  12. MARI diz:

    Professor, o que quero dizer é meu número de acertos não confere com a lista da CRE. E na consulta por cpf apareci como aprovada e na da CRE como reprovada. Sumiram com 3 pontos meus na lista da CRE. grata

  13. Tiago da Silva diz:

    Passei mas queria esperar a nomeação para janeiro de 2013…pois acho complicado assumir aulas ja agora…mas enfim vamos esperar. Boa sorte p a galera que esta por algumas questões..abraço galera!

  14. Cristiano L diz:

    Boa tarde professor! estou por uma questão em legislação para passar. Existe a possibilidade de anularem alguma questão?

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, caros colegas Cristiano e Camila:
      Acredito e espero que sim…
      Mas “cabeça” de banca organizadora é difícil de entender…
      Em 12 anos de magistério para concursos públicos, já vi questões EXTREMAMENTE erradas serem mantidas e outras, sem problemas aparentes, serem mantidas.
      O jeito é recursal da melhor forma possível e aguardar o melhor desfecho.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

  15. Daiane Dessbesell diz:

    Professor Omar, eu estava certa de que havia passado na área de conhecimentos da habilitação na área de Língua Portuguesa acertando 9 questões e no resultado acertei só 8. Será que posso entrar com recurso pedindo revisão dos meus pontos? Como será que eu posso proceder?

  16. Êmili Dalpiaz diz:

    Boa Tarde, Professor Omar.
    Reprovei por uma questão de Conhecimentos da Área. Fiz a prova para área 1, 1.2. Eram 58 vagas para professor de inglês, mas somente 13 pessoas passaram! Estou pensando em entrar com recurso na questão nº 44. Podes dar-me alguma dica?
    Obrigada.

  17. Ana Santos diz:

    Olá Professor !
    Vou entrar com recurso da questão 55 de matemática, porque nenhuma das alternativas está correta. Gostaria de saber se na folha em que se fundamenta o pedido pode ser escrita à mão, ou precisa ser digitada.
    Obrigada!

    • Rejane Beatriz Flores Grohs diz:

      Boa noite Ana, preciso de 2 questões em matemática e até agora, apenas a nº 60 o pessoal do blog estava querendo anular. O que você acha da questão 54 e 57, ainda tenho minhas dúvidas, na 54 não encontrei termo nulo até o 10º termo, se for infinita sim, mas não está clara esta questão. A questão 57 fiz de todos os jeitos e também não consegui um resultado exato. Aguardo seu email para trocarmos informações.
      Rejane

      • ROBSON diz:

        COLEGA REJANE, INFELIZMENTE A QUESTÃO 54 E 57 ESTÃO CERTA DE ACORDO COM O GABARITO. DIZEM QUE A 55 CABE RECURSO, PORÉM EU ACERTEI,MAS QUEM SABE. TEMOS QUE TER FÉ. JÁ A 60 CABE UM BAITA DE UM RECURSO NELA.
        ABÇS

      • ROBSON diz:

        questão 57:
        (2 raiz de 7)² = x² + 6² – 2.x.6.cos 60°
        28= x² + 6 – 12x/2( tira o mmc)
        x² + 36 – 6x -28
        x² -6x + 8=0
        tu vai achar as raízes 4 e 2

    • Debora diz:

      oi colega vais entrar msm com recurso nesta? eu vou entrar com reciurso na nº 58 pq nao achei resp certa… fui reprovada em matematica…. q ironia….

      • Debora diz:

        ROBSON, mas eu substitui varias vezes e deu f(-1/3)= -3 e f(-3/6)= -5 e na alternativa diz q f(-1/3) é menor q f(-3/6)…. só q -3 é maior q -5…. quais os resultados q tu achou? nao foram estes??

  18. MARI diz:

    A questão 48 das ciências humanas não tem referencial teórico e as respostas são de caráter meramente ideológico. É isso que temos que salientar! As possíveis respostas das formas como foram dispostas podem desrespeitar as convicções e opção políticas de cada candidato. Caso não anulem vou apelar para o remédio constitucional: MANDADO DE SEGURANÇA.

      • Rafael Sandoval diz:

        Quanto à questão 48, o referencial teórico pelo que parece é o livro do Milton Santos: SANTOS, M. A.. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 3 ed. São Paulo: HUCITEC, 2002

        Porém, a obra de Milton Santos foi totalmente mal interpretada, fazendo-se “recortes da obra dele” por exemplo, num trecho na página 230:As situações extremas a que inicialmente nos referimos são, pois:uma norma global desterritorializada e um território local normativo.Entre essas duas situações extremas, instalam-se situações intermediárias entre a universalidade e a individualidade. O universal é o Mundo como Norma, uma situação não-espacial, mas que cria espaços locais; o particular é dado pelo país, isto é, o território normado; e o individual é o lugar território como norma.”

        E na questão III: ” A ordem da globalização desconsidera os limites territoriais, os países são vistos em suas individualidades e são conduzidos a mudanças funcionais e estruturais.”

        Pelo meu entendimento, também poderia ser dada como certa.

    • Vladiney Gil diz:

      TENHO JÁ O RECURSO FUNDAMENTADO DA QUESTÃO 60 CE EF. QUEM ENTRE ENCONTATO COMIGO. VOU TER QUE ENTRAR COM REVISÃO DA PROVA EU ACERTEI 6 ELS DIZEM QUE É 5 NA CE E EU TENHO NO MEU GABARITO 6.

      SÓ DEUS PARA NOS AJUDAR!
      VLADINEY

  19. Isa diz:

    Olá
    Alguém sabe de alguma questão passível de recurso em português Fiquei apenas por uma(1.1) e gabaritei quase todas as outras e mesmo assim estou reprovada!

  20. Sidney Franco diz:

    Como está o EDITAL aprovado regularmente.
    8.1.1. Aos candidatos ao cargo de Professor Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino
    Médio, será aplicada uma prova objetiva, de conhecimentos gerais (Conhecimentos
    Pedagógicos e Legislação) e Língua Portuguesa, composta de 35 questões, e a outra prova,
    relativa á área de conhecimento e habilitação do professor, composta de 25 questões.
    1°) Mudança indecente no dia 31/01/2011, três dias antes da finalização das inscrições: isso acarretou 93,5% de reprovação; Um item tão importante assim, não poderia ser mudado 3 dias antes da finalização das inscrições. Praticamente era o corpo do Edital.
    2°) Se mudaram houve uma contradição, no caderno de questões, em nem uma folha discriminam as disciplinas e sim “provas”. Ex.: Prova de Português, Prova de Conhecimentos Gerais, Prova de Legislação, Prova do conhecimento da área e Prova da habilitação do professor. Assim estavam os cadernos do concurso.
    a) Primeira contradição: no 8.1.1 discriminam duas provas: ” uma prova objetiva, de conhecimentos gerais (Conhecimentos Pedagógicos e Legislação) e Língua Portuguesa, composta de 35 questões, e a outra prova, relativa á área de conhecimento e habilitação do professor, composta de 25 questões.”. No ponto 8.5, eles dividiram no anexo 8 as provas com um asterisco (*), mas colocaram os itens das provas com 60% para CADA, enquanto era para acertar 60% da somatória dos pontos das 35 questões da primeira prova, que somam no geral 65 pontos ou seja fazer nessa prova no mínimo 39 pontos e na outra prova 60% de 25 questões (como valia um ponto cada) fazer 15 pontos, portanto contradizendo o anexo 8.

    b) Segunda contradição: ao perceberem a contradição do primeiro edital, tentaram refazer os dados, onde cometeram outro erro. No caderno de questões em nenhuma parte parece escrito “disciplinas” e sim provas. Contradizendo o item 8.1.1 que eram duas provas e não 5 provas como estava no caderno de questões.
    Se conservarem o edital como era, não vai prejudicar os já aprovados, pois continuariam aprovados, mas sim teriam mais de 30% de aprovação. Senão é um item para cancelamento do concurso, pois não ficou devidamente esclarecido no edital o critério correto de pontuação, de provas e de disciplinas. Segundo o Decreto n° 6499/02 sobre Concurso, os itens do edital deve ser bem definido e claro.
    Sidney Franco

  21. Debora diz:

    Gente ja fiz tdo q é concurso, do BB, CEF, CRM, em varias prefeituras, São Gabriel, Rio do Sul-SC, Jaguaruna- SC, Santa Margarida do Sul, Bagé, DAEB, TJ, Oficial de Justiça, etc e não fui reprovada em nenhum destes…. apenas neste do magistério que fui reprovada tava mto dificil e eles ainda dizem q é o “minimo aceitavel”…. q loucura …. nem sei o q dizer…. melhor eu nem comentar…..

  22. Rita Chagas diz:

    Olá! Alguém com recurso da N4 (HABILITAÇÃO: 1.1 – Licenciatura Plena – Letras / Português e Literatura da Língua Portuguesa), preciso de uma questão

    • Gilmara diz:

      Oi Rita! também preciso de uma nessa prova,penso na 36 acredito que a alternativa II também está correta de acordo com a resoluçãoCNE/CEB n.02/98 acho que é fácil argumentar!

      • Rosi diz:

        Pessoal! Precisamos entrar com recurso da questão 48 ciencias humanas e suas tecnologias. Falei com uma profe de faculdade e ela disse que a alternativa III estão incorreta porque a) com o processo de globalização os limites territoriais tornaram-se mais tênues, pois novas limitações como de ordem econômicas passaram a ter relevância internacional, como os blocos econômicos (onde os países não são vistos pelas suas individualidades, mas sim, pelas características econômicas/produtivas semelhantes)

  23. Ale Aguirre diz:

    Boa tarde, professor!

    Tenho acompanhado quase que diariamente o seu blog. Como muitos aqui, fiquei por uma questão. Fiz a prova para Língua Inglesa – 1.2. Reprovei, justamente, por uma de inglês.
    Poucas pessoas têm se manifestado sobre a minha área em específico. Lendo aqui e ali, surgiram algumas possibilidades de recurso.
    O que eu quero saber é – vendo que o senhor tem um vasto conhecimento no assunto – se podem fazer adaptações da forma que quiserem dos trechos utilizados? Pergunto, especificamente, pela questão 56 da área. A questão é de preenchimento de lacunas. O que ocorre é que alteraram a estrutura de uma frase. Segue a original e, a seguir, a que consta na prova:

    Better still, you’re more likely to exercise when you’re with friends than if you’re on your own.

    Better still, you’re more likely to exercise with friends than … you are on your own.

    Na questão diz que ela é adaptada. Mas, mesmo assim, eles podem mudar as frases (mesmo que mantenha o sentido) à vontade? Há o que se argumentar contra isso?

    Grata!

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Ale:
      A questão era gramatical ou de interpretação de texto?
      O organizador pode adaptar trechos desde que não altere o sentido ou regras aplicadas de acordo com o programa específico.
      Não sei se se aplica ao caso específico.
      Acabo de lembrar que uma colega que fez para Inglês me enviou por e-mail um texto para revisão exatamente da questão 56. Ela argumentou no seu recurso que segundo os autores indicados (MURPHY e SWAN) chamam a atenção para observar a diferença entre o uso do if e when (when seria apropriado para coisas que estão certas de acontecer e o if para coisas que tenham possibilidade de acontecer) o que geraria dubiedade na hora de responder corretamente a assertiva…
      Acredito que ele tenha recursado para essa questão…

      Prof. Omar Martins

      • Ale Aguirre diz:

        Professor, obrigada pelo pronto retorno. Parabéns pelo empenho em ajudar-nos. Era gramatical, preencher com a palavra adequada. A modificação da frase não alterou o sentido, porém, considerando a fala dos autores, penso que então pode se argumentar a indução ao erro. Eles alteraram, os autores explicam o uso das palavras. Alteraram por quê? Ao que tudo indica para dificultar a nossa vida… Mais uma vez, grata!

      • Helena diz:

        Área 4 – Ciências Humanas e suas Tecnologias

        Questão 48.

        É muito comum, nas aulas das disciplinas que compõem as Ciências Humanas e suas Tecnologias, a abordagem de diferentes eventos como os conflitos mundiais contemporâneos, as relações políticas e econômicas, por meio das grandes empresas, e as questões referentes ao poder mundial. Ao representar essas questões, vem à tona a interpretação do conceito de globalização. Quanto a esse conceito ou forma de abordá-lo, considere as afirmativas a seguir.

        I – A globalização causou o encurtamento do tempo e do espaço, a divulgação informacional permite que o global se torne local e que o local se globalize.
        II – Com a globalização, o mundo tornou-se mais homogêneo, política e economicamente, aparecendo, asssim, as tensões em diferentes lugares.
        III- A ordem da globalização desconsidera os limites territoriais, os países são vistos em suas individualidades e são conduzidos a mudanças funcionais e estruturais.

        a) Apenas a I
        b) Apenas a II
        c) Apenas a I e a III (PELO GABARITO ESTA É A CORRETA)
        d) Apenas a II e a III
        e) A I, II e III

  24. Zeferino Garcia diz:

    Olá Prof.Omar
    Entrei com recurso para duas questões (51 e 57) da prova de Sociologia. Não encontrei ninguem da minha área entrando com recurso, o que dificultou a possibilidade de melhorar meus argumentos (mesmo assim fiz 4 páginas para cada questão). Se souber de alguem me avise ok.

    um abraço

  25. Denise M. Nunes diz:

    Boa noite, Prof. Omar.
    Será que caberia recurso na questão 13 de conhecimentos pedagógicos? Fiz Geo 4.2, preciso dela e da 19. Qual sua opinião?

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Denise:
      Vi vários colegas que vão fazer recursos para a questão 13 de Conhecimentos Pedagógicos.
      Já opinei sobre a questão: não vejo incorreção e ou dubiedade na questão, tendo como imaginário a obra de Paulo Freire…
      Pois embora ele utilize, algumas vezes, a expressão “objeto”, sempre o faz em outro sentido. Para o educador, principal representante da tendência progressista da educação, “(…) o que me interessa agora, repito, é alinhar e discutir alguns saberes fundamentais à prática educativo-crítica ou progressista e que, por isso mesmo, devem ser conteúdos obrigatórios à organização programática da formação docente. Conteúdos cuja compreensão, tão clara e tão lúcida quanto possível, deve ser elaborada na prática formadora. É preciso, sobretudo, e aí já vai um destes saberes indispensáveis, que o formando, desde o princípio mesmo de sua experiência formadora, assumindo-se como sujeito também da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção” (FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011, p. 24. Grifos meus)

      13. [Professor Estadual – Superior SEDUC-RS 2012 (FDRH)]
      Na perspectiva de uma prática educativo-crítica ou progressista, o papel do professor, ao ensinar o conteúdo a ou b, é o de ajudar o aluno a
      (A) reconhecer-se como arquiteto de sua própria prática cognoscitiva.
      (B) prepara-se para a armazenagem mecânica dos conhecimentos.
      (C) reconhecer-se como objeto do processo de construção do saber.
      (D) transformar-se em produtor e consumidor de bens e serviços.
      (E) prepara-se para memorizar o conteúdo transferido em seu discurso vertical.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

      • Vladiney Gil diz:

        OLÁ PROFESSORES,FIZ MINHA FUNDMENTAÇÃO DA QUESTÃO 13, COMO NELA NÃO POSSUI NENHUMA REFERENCIA DE AUTORES, PÁGINAS ETC… ELA NOS REMETE A TODA BIBLIOGRAFIA DO CONCURSO, DÊ UMA OLHADA NA ESTRUTURAÇÃO PODEMOS BUSCAR EM OUROS AUTORES TAMBÉM.

        GRATO
        VLADINEY

        13. Na perspectiva de uma prática educativa-crítica ou progressita, o papel do professor, ao ensinar o conteúdo a ou b, é o de ajudar o aluno a

        a) Reconhecer-se como arquiteto de sua prática cognoscitiva.
        c) Reconhecer-se como objeto do processo de construção do saber.

        A referida questão acima possui duas alternativas corretas à alternativa (A) e (C),segundo a bibliografia do concurso para provimento do quadro do magistério público o autor, FRERE, PAULO. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, RJ:Paz e Terra,2000.
        Segundo FREIRE, Cap. 2 pág. 47 “As consideração ou reflexões até agora vêm sendo desdobramentos de um primeiro saber inicial apontado como necessário à formação docente, uma perspectiva progressista. Saber que ensinar não transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
        Em outro momento FREIRE, no inicio de sua obra ele retoma: segundo FREIRE, Cap. 1 pág. 22 “É preciso, sobre tudo, e aí já vai um destes saberes indispensáveis, que o formando, desde o princípio mesmo de sua experiência formadora, assumindo-se como sujeito(objeto) também da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção.”
        Já na página 23, FREIRE, escreve: “ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. “Quem ensina ensina alguma coisa a alguém. Por isso é que do ponto de vista gramatical o verbo ensinar é um verbo transitivo-relativo. Verbo que pede um objeto direto – alguma coisa – e um objeto indireto – a alguém.”
        Portanto solicito a ANULAÇÃO da questão 13.

  26. Rosane Pereira B diz:

    Oi!! Prof. Omar preciso modelo recurso questão portugues ( 7,8,9,10
    area 5.2 ed. especial. reprovei por 1 questão.
    Abraço!!!

  27. Denize diz:

    Bom dia professor Omar e colegas!!
    Fui reprovada por uma questão em biologia, se alguém souber de alguma questão que possa ser contestada ou for enviar algum recurso por favor me avise. (questões 51 a 60)
    Abraço!!!

    • Mary diz:

      Olá Denize, a questão 54 de biologia me deixou em dúvida, pois encontrei em um artigo na internet, que as células da massa celular interna do blastocisto são totipotentes, assim a alternativa D massa celular do blastocisto também poderia ser considerada correta, pois não especifica se está se referindo a massa celular interna (embrioblasto) ou massa celular externa (camada de células denominada trofoblasto). Além disso, o estágio de mórula é atingido após 8 células, entre 12 a 16 células, este fato pode gerar dúvida também no momento de fazer a prova.

      • Denize diz:

        Oi Mary! Estou tentando formular recurso na questão 51 a liberação de Co2 ocorre na etapa 2 e ñ na 3, quanto a 54 acho que cabe revisão sim, pois ficou confusa.

    • Mary diz:

      Oi Denize! Dei uma olhada na questão 51, a respiração celular se divide em 3 etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória, no ciclo de krebs ocorre a liberação de CO2, pois esse ciclo remove os átomos de hidrogênio ricos em energia do acetil Co-A. Com a retira dos átomos de hidrogênio, há liberação dos átomos de carbono na forma de CO2, que deixa a célula como o produto estável da respiração aeróbica. Cabe revisão mesmo, assim fica etapa 2 a liberação de CO2.

  28. Graci diz:

    Oi, professor Omar!!
    Peço que você de uma analisada nessa questão.
    Aguardo o teu retorno

    Área 4 – Ciências Humanas e suas Tecnologias

    Questão 48.

    É muito comum, nas aulas das disciplinas que compõem as Ciências Humanas e suas Tecnologias, a abordagem de diferentes eventos como os conflitos mundiais contemporâneos, as relações políticas e econômicas, por meio das grandes empresas, e as questões referentes ao poder mundial. Ao representar essas questões, vem à tona a interpretação do conceito de globalização. Quanto a esse conceito ou forma de abordá-lo, considere as afirmativas a seguir.

    I – A globalização causou o encurtamento do tempo e do espaço, a divulgação informacional permite que o global se torne local e que o local se globalize.
    II – Com a globalização, o mundo tornou-se mais homogêneo, política e economicamente, aparecendo, asssim, as tensões em diferentes lugares.
    III- A ordem da globalização desconsidera os limites territoriais, os países são vistos em suas individualidades e são conduzidos a mudanças funcionais e estruturais.

    a) Apenas a I
    b) Apenas a II
    c) Apenas a I e a III (PELO GABARITO ESTA É A CORRETA)
    d) Apenas a II e a III
    e) A I, II e III

  29. JULIANA diz:

    Prof Omar, preciso de uma ajudinha, quando se entra em recurso pode-se pedir mudança de gabarito, pelo o que sei as questões são anuladas não????

  30. Martina Blaas diz:

    Eu pensei num recurso para a questão 31, a qual fala sobre a obrigatoriedade da inclusão no currículo o ensino da temática “História e cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

    Eu penso que a única alternativa que poderia estar correta (que é a letra D, conforme o gabarito) está TAMBÉM errada. Portanto eu gostaria de pedir a ANULAÇÃO da questão.

    Me baseio no seguinte argumento: a motivação de inserir tal temática no currículo é a de proporcionar o estudo das etnias Afro-BRASILEIRAS e Indígenas BRASILEIRAS, e não da história e cultura Africana e Indígena somente, sem estar relacionado ao Brasil. Sendo assim, eu acredito que a questão proporciona uma ambiguidade de interpretações no que diz respeito a este fator, uma vez que a alternativa D diz o seguinte:

    d) busca resgatar as contribuições da cultura e das etnias africana e indígena nas áreas social, econômica e política brasileiras.

    O problema na formulação da alternativa é o referente da palavra “brasileiras”. “Brasileiras” refere-se ao termo “etnias” ou ao termo “áreas”??? Pode referir-se aos dois, mas nesses casos de mais de um possível referente, entende-se que ele normalmente está ligado à última palavra possível de referência, ou seja, seria “áreas”. Sendo assim, esta questão também estaria incorreta, já que a lei deixa claro que o importante é o estudo de tais etnias no contexto brasileiro, citando a Lei 9.394 modificada pelal lei 11.645:

    “Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    § 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).”

    Reparem o final deste trecho: “pertinentes à história do Brasil”

    O senhor pode me ajudar? Obviamente este não é o texto do recurso oficial, caso o senhor acredite que minha linha de pensamento tenha fundamento, irei elaborar o recurso.

    Obrigada pela atenção.

  31. Mara Isa diz:

    Olá, preciso entrar com recurso para as questões 29, 30, 32 e 33. Fiz prova para língua portuguesa 1.1, essas questões s~]ao de legislação. Aguardo ajuda.

  32. Antonio Carlos Santos diz:

    To precisando de auxílio nas questões abaixo para construir um argumento bom para o recurso, na prova de habilitação do professor em Educação Física. A questão de número 53 pelo gabarito a correta é a letra D, mas percebo que a letra E é a mais adequada. Na questão número 56, pelo gabarito a correta é a letra D, mas percebo que é a letra A. Na questão número 59, pelo gabarito a correta é a letra E, mas percebo que é a letra D. Na questão número 60, pelo gabarito a correta é a letra D, mas percebo que é a letra C.

    Grato.

    Abração

  33. Antonio Carlos Santos diz:

    Olá pessoal
    To tentando preparar uma boa justificativa para as seguintes questões para a prova de habilitação do professor em educação física. A questão 54 no gabarito está como certa a alternativa C, e eu percebo que a alternativa B também pode ser marcada. A questão é a seguinte. (eu marquei a letra B)
    54. Em relação ao desenvolvimento de competências associadas ao esporte na escola, é INCORRETO afirmar que
    a) o esporte educa quando conduz o educando a formação da consciência crítica à realidade que o envolve.
    b)um dos papéis que o esporte escolar assume no Brasil é o de reproduzir e reforçar valores de dominação e exploração, consentidos e aceitos de forma natural.
    c)o professor tem de se preocupar com a melhoria do rendimento, das técnicas e do ensino das regras internacionais que permitirão a participação das melhores performaces.
    d)a missão que cabe ao professor de Educação Física é a de desenvolver uma pedagogia esportiva que possibilite o acesso de todos os indivíduos à cultura esportiva desmistificada.
    e) o esporte precisa ser entendido no contexto das sociedades nas quais o fenômeno se dá.

    • janiele tamiozzo diz:

      ola, tbm fiz a prova pra Ed. Física, esta questão eu acertei, mas concordo contigo que a letra B tbm esta errada. Mas tu tens que ter uma boa fundamentação teorica pra fazer a justificativa. eu fui reprovada por 1 questão da parte espoecifica da area.

  34. Claudio diz:

    Ola Prof. Omar, gostaria de receber uma opinião sincera a respeito do recurso descrito abaixo. Agradeço desde já

    RECURSO QUESTÃO 11 | Conhecimentos Pedagógicos | nível superior

    As opções de respostas estão confusas, no item III quando alega a mesma que: “Do ponto de vista dos interesses dominantes, a educação é uma prática imobilizadora e ocultadora de verdades”. Em pesquisa a “grandiosa obra de referência em educação de Paulo Freire A Pedagogia da Autonomia”, a qual foi retirada o texto, introdução da questão, com omissão de parte do texto, (página 111) o autor expressa que: Do ponto de vista dos interesses dominantes não há duvidas de que a educação deve ser uma prática mobilizadora e ocultadora de verdades. Cabe aqui lembrar a banca examinadora que entre deve ser e é, há uma grande diferença na formulação da questão, pois de fácil entendimento que a expressão desempenhada pelo verbo, altera todo sentido e, em se tratando de uma referência a um escrito legitimado, não cabe a nós fazermos uma modificação no que já foi sacramentado. Partindo dos argumentos apresentados e revistos por mim, solicito desta banca a anulação da questão, visto que as alternativas estão transcritas com textos que foram grande parte omitida de forma a não ter opção de escolha de uma assertiva.
    Afirmo que devidos aos argumentos aqui demonstrados e conforme consta a referida obra no edital, está claro que esta alternativa não tem opção correta para resposta, da mesma forma complemento que textos retirados de uma obra não pode ser modificado e interpretado pelo elaborador pois leva a uma interpretação e torna-o duvidoso. Segundo a Associação Brasileira de normas Técnicas, não podemos fazer uma citação da forma que esta foi feita no enunciado faltando partes importantes para sua definição, causou duvidas quanto a opção correta.

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Claudio:
      Acho válido a tentativa, embora ache que dificilmente essa questão seja anulada.
      Todavia, se puder fazer uma sugestão, retiraria expressões como, por exemplo “as opções de respostas estão confusas” por “as opções apresentadas podem redundar em dubiedade” ou outra expressão adjetiva. O motivo é simples: os recursos são revisados pelos mesmos autores das questões; assim, o interessante é convencê-los que as alternativas podem ter mais de uma interpretação.

      Boa sorte.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

      • Claudio diz:

        Achei que poderia ter chance, por se tratar de de uma questão de certo ou errada. Enquanto na prova constava que ” do ponto de vista dos interesses dominantes, a educação ” É” uma prática imobilizadora e ocultadora de verdades” o que para mim seria incorreta tal afirmativa. No entanto, como afirma Paulo Freire ” do ponto de vista dos interesses dominantes,a educação ” DEVE SER” uma prática imobilizadora e ocultadora de verdades” ou seja , entre È e DEVE SER para uma questão de certa ou errada, pode com certeza fazer toda a diferença, inclusive levar ao erro, que no meu entender foram dos autores da questão e não meu, porém como cabe a eles decidir me resta ficar na torcida , uma vez que reprovei por uma questão de CP 😦

  35. Jael diz:

    Olá. Pessoal, tenho uma dúvida. O que acontece se uma questão que eu acertei for anulada através de recurso? Pergunto, pois em português acertei 6 questões, ou seja, estou por um fio. Ainda corro o risco de reprovar?

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Jael:
      Não, caso ocorra alguma ANULAÇÃO os percentuais são automaticamente recalculados.
      Assim, se uma das questões que acertastes for anulada, ainda continuará com no mímino 6 (seis) acertos.

      Entendeu?

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

  36. Marcelo diz:

    Prof. Omar,
    Gostaria de saber se um professor com pós-graduação latu sensu (especialização) pode começar a carreira no Nível 6 ou se somente os mestres e doutores alcançam esse nível.
    Será que a SEDUC-RS premia de alguma forma um especialista em educação?
    Agradeço pela atenção.

  37. Camila diz:

    Alguem sabe quando vai sair a lista definitiva?
    Nós que passamos ainda não tivemos oportunidade de ficar feliz, sempre com um boato e outro de provavel anulação do concurso, será mesmo que estes 7,5% que foram aprovados não tem direito a estar feliz e esperar tranquilos pelas nomeações?

    • Andréia diz:

      Concordo com você, Camila. Fui aprovada, fiquei em 2º lugar na minha CRE, mas não consigo ficar tranquila. Lutei muito para ser aprovada neste concurso, estudei bastante mesmo, isso justifica a minha colocação. Entretanto, são tantos boatos que não consigo me tranquilizar. Só temos que esperar…Ahhhhh…hehehe

      • Êmili Dalpiaz diz:

        Olá, colegas. Concordo com vocês, mas também estudei bastante e reprovei por uma questão que, até agora, não concordo com a resposta dada como certa no gabarito. Por isso, entrei com recurso. Minha nota foi mais alta que muitos que passaram. Gabaritei a prova da minha área de atuação. Entendo a situação de vocês, mas vocês podem ficar tranquilas. Vocês já passaram e serão chamadas, com certeza. Não acredito na anulação do concurso. Quanto a nós, os reprovados, muitos injustamente, resta-nos esperar…

    • Êmili Dalpiaz diz:

      Obrigada, Camila. Também não desejaria que o concurso fosse anulado. Vamos torcer para que eles analisem logo os recursos e lancem um parecer final.
      Abraço,Êmili

  38. Debora diz:

    Camila, tens razão eu no teu lugar estaria assim também mas acredito q não será anulado o concurso não te preocupa! E parabéns, estas provas estavam realmente difíceis! Eu reprovei… e, sinceramente, não estou com esperança de aceitarem algum dos recursos…

  39. Fernando Lorenzon diz:

    Boa Noite Professor.
    Este ano teremos eleições municipais, isto vai afetar a convocação dos aprovados no concurso do magistério no Rio Grande do Sul para este ano?

  40. Déia diz:

    Oi Prof.

    Passei no concurso…mas estou estranhando a demora para entregar a prova de títulos….isso é normal?
    Acabo sempre acessando seu site para ver noticias…vc vai postar quando chamarem para a prova de titulos?

    Obrigado,

    Déia

  41. Fernando Lorenzon diz:

    Boa tarde Professor.
    Você sabe dizer mais ou menos quais são as previsões para conclusão do concurso e início das convocações?

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Fernando:
      Ocorrendo a divulgação do gabarito oficial e resultado pós recursos ainda em junho e a publicação do edital para a convocação para a prova de títulos em julho, acredito que a SEDUC-RS inicie as convocações em agosto/setembro.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

  42. J.S diz:

    Boa tarde professor!

    O que o senhor acha sobre o pedido de anulação do concurso do magistério 2012, venho a longa data lhe pedindo ajuda quanto a informação referente ao concurso, desde matérial para estudo, e sempre fui atendido…obrigado, porém agora gostaria de saber seu posicionamento quanto esta barbárie….

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, João:
      Tudo bem? Como está o amigo?
      Tanto o CPERS como entidade e os candidatos têm o direito garantido na Constituição de buscar no Poder Judiciário, alterações em concursos públicos. O Judiciário verificará se houve ilegalidade de acordo com os regramentos constitucionais e administrativos. Entretanto, com minha experiência em certames não acredito que a tese irá prosperar, pois, bem ou mal, as alterações foram realizadas dentro do prazo legal e publicadas como determina a legislação.

      Prof. Omar Martins

  43. Carla Jaime diz:

    Olá Professor!
    Devido o processo do Cpers, haverá atraso na publicação dos recursos e na classificação final? Pois é tanta ansiedade… Tenho medo de perder a chance de entrar, já que consegui passar.

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Carla:
      Não acredito que a demora na publicação dos resultados tenha algo a ver com a ação judicial que o CPERS ingressou na semana passada.
      Acho que tem mais com o fato de ser mais de 800 recursos que devem ser respondidos.
      Acredito que o resultado deva ser divulgado nas próximas duas semanas e as nomeações iniciadas em setembro.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

      • Camila diz:

        Então prof. eu sei que nada que se fala em rede social é valido mas vi isso no facebook:
        “O Robson colocou um comentário no meu blog sobre os recursos. Conforme esse comentário, “não houve a divulgação dos resultados sexta passada,pois a FDRH,pediu mais 10 dias para ver a posição da justiça, referente aos 60%. Esta mesma fonte falou ainda que a SEC ficou pirada com o pedido da liminar, pois esta liminar tem grande chance de ser concedida.”” eu não achei mais nada.
        O que achas deste comentário?

      • Editor | Prof. Omar Martins diz:

        Boa tarde, Camila:
        Falei com vários coordenadores da SEDUC-RS nos últimos dias e não ouvi nenhum comentário neste sentido. De todos ouvi que a medida era esperada por parte da direção do CPERS. Ações judiciais são comuns em certames públicos e, via de regra, a Administração Pública acaba vencendo desde que o Judiciário não detecte ilegalidades formais.
        Neste momento, o ideal é não dar espaços a especulações e aguardar a decisão do Poder Judiciário e do governo do estado.

        Um abração.

        Prof. Omar Martins

  44. Monique Silva Oliveira diz:

    Alguém tem alguma notícia do resultado dos recursos? da prova de títulos? Até quando vão nos deixar esperando??? na FDRH ninguém dá informação alguma! Não queriam nomear em agosto? De que jeito….???!!!!

  45. Antonio diz:

    Fala povo da Ed. Física e colegas do magistério público, alguém conseguiu a aprovação depois dos recursos… Já está no site do FDRH, eu estava por duas, uma em conhecimentos de liguagens e suas tecnologias e uma em educação física. E vocês não vão acreditar, não anularam nenhuma da área do professor (ed. Física), só das linguagens, infelizmente fiquei por uma. E aquela prova de Educação Física estava ridícula de tão confusa. E agora, o que se pode fazer…. Abração a todos

    • Zeferino C.G diz:

      Para Sociologia também não anularam. Pelo que li no edital entre os dias 09 e 13 de julho fica a disposição a resposta aos recursos. Depois de analisar estas respostas e que se pode pensar em mais alguma coisa, mas ai em termos do judiciário.

      • Zeferino C.G diz:

        Saiu o 18º edital. Consta a anulação da questão 57 da prova de sociologia, na qual entrei com recurso. Fui a POA na FDRH fazer vistas à questão e encontrei ela favorável a anulação. Por um erro não foi lançado no edital anterior, e hoje foi retificado.

        Com essa questão consegui minha aprovação.

    • Editor diz:

      Boa noite, Luciano:
      Tudo bem?
      Obrigado por comentar e compartilhar no blog.
      O que vale mesmo são as informações oficiais…
      Entretanto, em decorrência da necessidade, do longo processo que desencadeia a contratação de um concursado e o anúncio de novo certame para as vagas excedentes, corroboram com as informações oficiosas que estão sendo vinculadas. Assim, acredito que a listagem saia em setembro e o primeiro bloco ou a totalidade das nomeações ocorra em outubro.

      Só o tempo dirá…

      Um abração.

      Prof. Omar Martins
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