Proposta de RECURSO | Questão 19 CP | SEDUC-RS 2012 (nível superior)

Conforme prometido, disponibilizo uma proposta de recurso para a questão n.º 19 de Conhecimentos Pedagógicos (superior). Antes mesmo da publicação do gabarito preliminar, comentei que achava que qualquer das duas alternativas (C e E) atendiam a pergunta baseada na citação de Guimarães Rosa e dentro do contexto do imaginário freireano.

Proposta de Recurso: http://www.veritaslux.com.br/recursoq19_pe2012.pdf

A proposta de recurso disponibilizada é apenas uma PROPOSTA…
Quem quiser utilizá-la ou escrever outra baseada nela fique à disposição (inclusive para respeitosamente discordar!).

Informo as centenas de colegas que estão utilizando esse espaço (comentários) para dialogar, compartilhar, discordar, que ele é livre dentro do imaginário de respeito e autonomia que deve guiar o trabalho na Educação.

Forte abraço a todos!

Prof. Omar Martins

Anúncios

126 thoughts on “Proposta de RECURSO | Questão 19 CP | SEDUC-RS 2012 (nível superior)

  1. Luciano - FILOSOFIA diz:

    Olá Prof. Omar.
    O sr. como professor de Filosofia, teria a possibilidade de analisar as questões do concurso da Habilitação – FILOSOFIA 4.4 – e me dar um auxílio para entrar com algum recurso em alguma das questões??? Pois me falta apenas uma para aprovação. Fiz apenas 5/10. Estou planejando algo para a questão 49… que fala da proposta da Marilena Chauí sobre Filosofia… vejo-a como mal formulada. Espero contar com sua ajuda!

    • Lúcia helena Barbosa Ávila diz:

      Olá professor Omar, em relaçao a questão 28 não se discute, a resposta correta é a letra (C). Mas em relação a questão 19, a resposta certa é a letra (E), visto que está de acordo com o enunciado da questão (Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende). Por isso a resposta: ensinar é um processo indissociável do aprender. Abraço.

  2. Anne Priscilla Nunes diz:

    Olá professor! Sou professora de História, e estou desesperada, pois vou reprovar no concurso do magistério do RS por causa de uma questão na prova de conhecimentos da área (ciências humanas e suas tecnologias, pois acertei 8 das 15 em vez de 9. As que acertei foram as questões 36, 37, 38, 43, 44, 46, 49 e 50. Estou desesperada para encontrar alguma que eu possa recorrer. Se puderes me ajudar, por favor, me ajude. Pois as questões tratam de filosofia, sociologia e geografia. Obrigada, Anne.

    • Eduardo diz:

      Anne, também fiquei por uma questão nesta mesma prova (sou professor de Geografia). Ainda estou me organizando no material, mas estou pensando em entrar com recurso para a questão número 48. Uma das frases tidas como correta pela gabarito diz:

      “a ordem da globalização desconsidera os limites territoriais, os países são vistos em suas individualidades e são conduzidos a mudanças funcionais e estruturais”.

      A primeira oração está correta Na globalização realmente não há o conceito de “fronteiras”, pois tudo faz parte de uma grande “aldeia global”. Mas a partir daí a frase começa a ser contraditória. Se os limites não são considerados, não há como observar os países em suas individualidades, pois para isso são necessárias fronteiras para delimitá-los e e separá-los dos demais. O próprio conceito de “país” pela ONU afirma que este precisa possui limites territoriais definidos…

      Caso o Prof. Omar saiba de mais alguma questão desta prova (Conhecimentos da Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias) com chance de recurso, ficaríamos agradecidos. Abraços e obrigado, Eduardo.

      • Graci diz:

        Também reprovei por uma na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Também estou me organizando para entrar com recurso contra a questão 48. Pois conforme tenho lido a aformativa II estaria correta.
        Mas vamos postando aqui as nossas conclusões para entrarmos com um recurso único, ou seja, pela mesma questão e mesmas alegações.

      • Rosi diz:

        também reprovei numa questão de ciecias humanas e suas tecnologias. Se a 48 for cancelada, então vou passar. Por favor, me mandem o reurso.Preciso muito passar. Até

      • Rover Canez diz:

        Concordo inteiramente com a análise da questão 48 de ciências humanas. Será o mesmo argumento que irei utilizar em meu recurso. Além desta, também pedirei a anulação da questão 46, pois a 3° afirmação fala que os alunos DEVEM manusear os documentos históricos. DESDE QUANDO!!?? DEVEM MANUSEAR as cópias de documentos históricos, não o ORGINAL. Se for verdadeira essa afirmação, quero a Carta do Achamento do Brasil (Caminha): só aceito a ORIGINAL, para trabalhar em sala de aula. Questão muito mal formulada!!!!

      • Helena diz:

        Eu também fiquei por uma na Área de Humanas. As alternativas estavam mal formuladas, dando margem à mais de uma resposta. Se vocês tiverem os recursos prontos, me enviem todos eles, que entro com todos também!

        e-mail: helenateston@hotmail.com

    • Alex diz:

      Fiquei por uma na prova de conhecimentos de área, como os colegas fiquei em dúvida nessa questão e gostaria de entrar com recurso, para mim a palavra INDIVIDUALIDADES é desconexa e não se refere a globalização. To montando o recurso ainda, mas preciso de ajuda! alexmbitu@gmail.com

      • Rosane diz:

        COLEGA SEGUNDO O EDITAL O QUE VALE É O SOMATORIO DAS DUAS PROVAS E NAO 60% DE CADA UMA DELAS OU ESTOU ENGANDA ???

  3. Vladiney Gil diz:

    Olá, vou entrar com recuso a questão 13 possui duas respostas (A e C)eu tenho o livro de Paulo Freire nas págias 22 e 47 ele fala sobre se reconhecer-se como sujeito ,objeto do processo de construção do saber. Vamos entrar tb contra essa questão.
    Boa Sorte à todos!

    Eu acertei das 60 questão 44 mais de 67% da prova por essa questão e alteração da nota de corte por prova ,fico eliminado por uma questão , mesmo que eu acertei 9 das 10 de legislação.

    att.
    vlady

    • Angela diz:

      Vladiney
      Assim que tiveres o recurso para a 13 me envia. Entro com voces para pedir recurso.
      Se souberes de alguem que fez para ingles me fala pois preciso recurso em uma questao e quanto mais apoio mais chance.
      abraço

      • Vladiney diz:

        Ok! Angela te envio no final de semana, nas questões do concurso não citam o autor também nem página, subentende-se que fica valendo toda bibliografia divulgada. Acho também que vão entrar com a mudança na forma de avaliação, por quer, o edital de mudança foi depois do início das inscrições,isso caracteriza mudança de conduta mediante ao número de inscrições.
        grato
        vladiney

      • Rejane Beatriz Flores Grohs diz:

        Angela e Vladiney
        Também entro com vocês nesta questão e a 19 não vão entrar?
        Vamos nos unir.

      • Cristiano diz:

        Oi, Angela,

        Cabe recurso para a 53 e 58… dá uma olhada no que escrevi em outra página…
        Eu não consegui nem vou ter tempo para me organizar… mas de repente te ajuda…

        Abc

      • Fabiane diz:

        Professor Omar ou Pessoal estou com o meu recurso pronto, mas não sei como fazer aqui, não entendi direito no edital, primeiro, devo deixar o título na primeira folha? “REQUERIMENTO PARA PEDIDO DE REVISÃO”, segundo o que coloco em número do concurso? e nas questões, coloco só o número da questão ou identifico o área ou a prova como por exemplo: QUESTÃO 1 – Habilitação 3.3 – Química??????????????????????????????????????? URGENTE!

      • Editor | Prof. Omar Martins diz:

        Boa noite, Fabiane:
        Tudo bem?
        Siga exatamente o modelo no Anexo Único do Edital 11/2012 – http://www.fdrh.rs.gov.br/upload/20120517102330edital_n__11_2012__resultado_provas_objetivas_e_prazo_para_pedido_revisao.pdf .
        O número do concurso é: SEDUC-RS 2011 – Edital 01/2011

        ANEXO ÚNICO DO EDITAL N.º 11/2012.
        REQUERIMENTO PARA PEDIDO DE REVISÃO
        Excelentíssimo Senhor
        Secretário de Estado da Educação
        Nome do candidato: ______________________________________________
        Inscrição N.º: ___________
        CRE para a qual se inscreveu:_______________________________________
        Nº do Concurso:_________________________________________________
        Área/Habilitação/Curso: ___________________________________________
        O objeto do pedido de revisão e/ou justificativa está especificado nas folhas seguintes.
        _______________________ ,_____ de ______________ de 2012.
        ____________________________________
        Assinatura do Candidato.

        1. Pedido de revisão referente ao gabarito, questões e/ou resultados das provas objetivas:
        a) o candidato deverá identificar-se somente nesta 1ª folha (Requerimento);
        b) as demais folhas do pedido de revisão não podem conter qualquer identificação do candidato, sob pena de ser desconsiderado;
        c) o candidato deverá escrever o pedido de revisão referente a cada questão em folha separada, com a indicação do N.º de cada QUESTÃO na parte superior da folha. (…)

        Um abraço.

        Prof. Omar Martins

    • Maristela diz:

      Colega também fico eliminada do concurso por uma questão em português, que nem é a minha área. Mas o que me deixa mais indignada é que somo 85 pontos. Tem muito professor que irá somar menos e ser classificado, nada pessoal contra eles, mas que é injusto é. A nossa classe é a única neste País em que precisa de 60% de conhecimento em cada disciplina. E outra no edital diz que serão avaliadas apenas duas provas e não cinco como estão fazendo. Acho que precisamos nos unir e questionar a FDRH quanto a este método de avaliação. Até porque na sala de aula quando muitos reprovam é culpa do professor que não sabe avaliar, e neste concurso o que aconteceu? Será que os professores não são competentes somando 85 pontos de 100, ou será que a instituição não soube avaliar?

      • Raquel diz:

        Também fiz o concurso e fui muito bem em todas menos em portugues… Este comemtário da Maristela é ótimo! Pelo que tenho visto entre os colegas professores, acho dificil que
        o ESTADO tenha conseguido os 10.000 professores…

      • CRISTIANO diz:

        OIEEE EU TBEM FIZ 76 PONTOS E M FALTOU UMA EM PORT..SERA QUE PODEREMOS ENTRAR COM RECURSO?EU ERREI A 2 ,3 ,5 , 8 E 10…VAMOS NOS UNIR SIMMMM

      • egar vilson riechel diz:

        oi,concordo plenamente,acho que temos que nos unir ,com esse edital de 60 por cento,tb me faltou uma questão em portugues

    • Vladiney diz:

      Já fiz concurso aqui em Sâo Paulo pela FCC, todas questões tem autor,data,página dentro da bibliografia utilizada, acho que a FDRHrs deveria melhorar sua equipe de elaboradores de provas, antes de anunciar tantos erros no certame.
      Vejo que podemos entrar por esses motivos acima , da onde a questão foi retirada para sua elaboração. Acho tambérm que esse concurso terá muitas questões anuladas ,andei olhando os outros concursos da FDRHrs o do DAER todas as provas para todos os cargos tiveram questões erradas por vários motivos.

      abr
      Vladiney

      • Vladiney Gil diz:

        Fabiane, vou te enviar o recurso da CP 13 e 19 do Prof. Omar . Qual e´a sua área tenho uma amigo da 1.1 LP ele entra com 55,58,60. Tem alguém a i do forum, que vai entrar com estes recurso, manda e-mail.

        grato
        Vladiney
        vladiney@ig.com.br

      • Rejane diz:

        Oi, eu acho que a 56 da habilitação em português é passível de recurso, acabei de postar no blog o porquê, de uma olhada e fale com o seu amigo para ver a opinião dele.

      • Rejane Beatriz Flores Grohs diz:

        Vladiney,
        Já fiz um comentário em outra página do blog, mas reforço aqui meu interesse em entrar com recurso também. Preciso de uma em português e duas em legislação.
        Se souberes alguém de matemática me avisa, pois tenho duvida em duas questões.
        Obrigada
        Rejane(rejanegrohs@hotmail.com)

      • Tania Vendruscolo Ecco diz:

        Também tenho dúvida em uma questão de Matemática e em uma questão de conhecimentos na área de Matemática.

      • Debora diz:

        colega fiz pra matematica tb e quero entrar com recurso nas questoes 58 e 60…. na 58 nao achei resposta certa mas na 60 nem soube fazer chutei mesmo por isso nao sei nem qual argumento usar…. tu fez alguma dessas? a 58 eu discordo da resposta do gabarito…. é o contrario f(-1/3) é maior e nao menor q a f(-3/6) e o grafico nao passa na origem e o coef angular nao é positivo, é negativo…. obrigada abraço

      • Dani diz:

        Professor Omar
        É possível alegar que a questão 60 de matemática deveria estar na prova de conhecimentos gerais e não na prova de específica? Como argumentar?

  4. andreia diz:

    Gostaria também de saber da análise das questões da prova de Língua Portuguesa e conhecimentos pedagógicos das áreas iniciais e educação especial, pois na maioria das opiniões as questões foram, principalmente na prova de Português, de várias opções.ou pelo menos 2. Já na prova de conhecimentos pedagógicos existiram questões sem referência nenhuma à teóricos ou a bibliografia específica…..ficavam subentendidas mesmo.pode?

  5. DÉBORA diz:

    Olá professor Omar…vc poderia me mandar o recurso da questao 19?..tbm acredito que essa seja anulada..ahh..tenho dúvidas a respeito das questoes de portugues..com qual delas eu poderia entrar com recurso?..Agradeço desde já..Até mais..

  6. Vladiney Gil diz:

    Olá professor Omar… vc pode me mandar o recuros da questão 19? tbm acredito que seja nulada. Dê um a olhada na questão 13 CP como ela não dá autor,pág. etc…e no edital inclui toda obra de Paulo Freire. Eu vi nas páginas da Pedagogia da Autonomia, 22 e 47 Paulo Freire escreve:” ver-se como sujeito objeto da construção do saber”. que é a alternativa C.

    Colegas, vamos entrar tb !
    grato
    vladiney

    • Leir Amaral diz:

      EGAR VILSON RIECHEL: a questão 03 também é muito confusa em sua ordenação e resposta do gabarito.
      03. Considere as afirmativas abaixo sobre o emprego da palavra cingida(linha 13) e sobre seu contexto no texto.
      II- Tem como sentido o de “adornada”, sendo um possível sentido da frase o de que principe é uma palavra adornada por uma estrela. (a indicação da linha 13 satisfaz bem essa compreensão) até aí está bem, mas…
      III- Ao dizer que as crianças não são censuradas pelo sentido ao inventar história, o autor sinaliza um uso não convencional das palavras na fala atribuída ao menino de sete anos.( essa compreensão só é possivel lá pela linha 14 e de certa forma devincula-se da proposta inicial relacionada à palavra cingida na linha 13 e que no afogo do tempo e do nervosismo, induz o candidato ao erro. A alternativa III serviria mais para propor outra questão do que simplismente relacionar com a análise da palavra cingida na (linha 13)

  7. GELSON DE OLIVEIRA FREIRE diz:

    Prof. estou tão aflito quanto meus colegas, também estou por 2 questões, uma em conhecimento pedagogico e outra em ciências e suas tecnologias. Fui muito bem em português e nas outras areas. Caso possa nos ajudar estou no aguardo. meu e-amil é gelsonof@hotmail.com.
    Desde já agradeço sua atenção.

      • GELSON DE OLIVEIRA FREIRE diz:

        obrigado valdinei, se mandar para mi o modelo com certeza mandarei o recurso, vamos juntos nessa, na busca de uma nomeação.

  8. Vivih diz:

    Pessoal, gostaria de saber se alguém tem proposta de recurso para alguma questão de Conhecimentos da Área (3.1 – Ciências da natureza e suas tecnologias), fui muito bem no restante da prova, mas preciso de uma questão desta área.
    Particularmente, contesto a questão nº 46.
    Desde já agradeço.

      • Vivih diz:

        Fabi, minha área é 3.1 – Ciências da natureza e suas tecnologias.E a sua??
        Acredito que a questão nº 55 deve ser anulada por estar mal formulada. Acertei 80% do total da prova, mas preciso de uma questão de conhecimentos da área. Se puder me ajudar, agradeço.

      • Carla diz:

        Minha área é 3.3 e estou por uma questão.
        O que você acha da questão 55. Preciso entrar com recurso……. me ajude.

  9. Luiza diz:

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de recurso nas questões 36,38,40,41,42,44,47,48 da prova área 1, conhecimento da área (Linguagens e suas tec.) Se alguém for entrar me manda por email estou por duas, obrigada.

  10. Claudia Tavares diz:

    Acredito que a resposta E da 19 de CP está implícita na C, que de uma forma mais ampla mostra que o mestre deve ensinar sempre e aprender quando se faz imprescindível. Pra isso, é preciso que o mestre reveja sempre sua prática pedagógica, não como algo acabado mas um processo contínuo de transformação.

  11. Lize diz:

    Prof Omar, fiz prova para ciencias da natureza habilitação 3.1 ( biologia) para ser aprovada preciso de uma questão em conhecimentos da área e duas questões na prova de habilitação do professor, no restante fui super bem. Se houver a possibilidade de recurso em algumas destas questões por favor me ajude….Aguardo!!!!

  12. Cristiane Ninaus diz:

    Será que é possível mudar este modo de avaliação(60% em cada prova)? Fiz a 5.1 e fiquei por duas em conhecimentos específicos, mas no geral fiz quase 70%. Alguem tem alguma idéia para recorrer? Me manda que entro junto.

  13. Mary diz:

    Olá Prof. Omar solicito uma informação a respeito da elaboração de recurso, posso utilizar uma bibliografia que foi indicada para o concurso só que com uma edição mais antiga? Por exemplo, no programa indicam 5ª ed. e eu tenho acesso a 4ª ed. posso utilizá-la?

  14. Rick diz:

    Olá Pessoal,
    elaborei recursos contra duas questões de legislação, dê uma olhadinha e repasse para quem precisa dos pontos. Acredito que todos precisam porque existe no edital o número de vagas a serem preenchidas além das cotas.

    Recurso contra a questão nº 32 – Peço anulação da questão porque cabe duas respostas !!!
    A questão pede a alternativa INCORRETA sobre o Fundeb mas há duas alternativas incorretas que são as letras D) e A) “é um fundo especial, de natureza contábil, cuja vigência é de 14 anos ( de 2007 a 2020)” SEM informar que foi criado pela emenda constitucional nº53 de 19/02/2006 e regulamentado pela lei federal nº 11494 de 20/06/2007 são 13 anos ficando a alternativa TAMBÉM INCORRETA porque 2020 menos 2007 é igual a 13 !!!!

    Recurso contra a questão nº30 – Peço anulação da questão porque a resposta está no artigo 129 da lei nº 8069/90 não especificada no anexo 10 referente à bibliografia recomendada pelo edital do concurso. Cito a decisão do STF RE440335 para dar ênfase à necessidade de anulação da questão- Leia abaixo a decisão do STF que confirmou anulação de questões fora de edital de concursos:

    Acórdão

    RE 440335 AgR / RS – RIO GRANDE DO SUL
    AG.REG.NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO
    Relator(a): Min. EROS GRAU
    Julgamento: 17/06/2008 Órgão Julgador: Segunda Turma

    Publicação

    DJe-142 DIVULG 31-07-2008 PUBLIC 01-08-2008
    EMENT VOL-02326-06 PP-01188

    Parte(s)

    AGTE.(S): ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
    ADV.(A/S): PGE-RS – KARINA DA SILVA BRUM E OUTRO(A/S)
    AGDO.(A/S): ALESSANDRA RODRIGUES PADILHA
    ADV.(A/S): GUSTAVO DE OLIVEIRA BUENO

    Ementa

    EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. CONSTITUCIONAL. CONCURSO PÚBLICO. ANULAÇÃO DE QUESTÃO. 1. Anulação de questão não prevista no edital do concurso. 2. O Supremo Tribunal Federal entende admissível o controle jurisdicional em concurso público quando “não se cuida de aferir da correção dos critérios da banca examinadora, na formulação das questões ou na avaliação das respostas, mas apenas de verificar que as questões formuladas não se continham no programa do certame, dado que o edital – nele incluído o programa – é a lei do concurso”. Precedente. Agravo regimental a que se nega provimento.

    Decisão

    A Turma, a unanimidade, negou provimento ao agravo
    regimental, nos termos do voto do Relator. Ausentes,
    justificadamente, neste julgamento, os Senhores Ministros Joaquim
    Barbosa e Celso de Mello. Presidiu, este julgamento, a Senhora
    Ministra Ellen Gracie. 2ª Turma, 17.06.2008

    • lis diz:

      A escrita do nome do autor citada de forma incorreta, na prova habilitação 5.1 séries iniciais, a questão 58 cita a autora BOURO, mas o nome está incorreto o certo é Buoro!!Caberia recurso???

      • Editor | Prof. Omar Martins diz:

        Boa noite, Luiza:
        Via de regra, em outros certames, a FDRH-RS disponibiliza um link com página no site para o recurso eletrônico. Nestes casos, a previsão sempre está estabelecido no Edital do concurso (p. ex.: BM-RS 2012; FGTAS etc). Entretanto, no caso do concurso da SEDUC-RS 2012, não há clara previsão (pelo menos eu não vi no Edital!) sobre o envio dos recursos para o gabarito preliminar da prova objetiva; apenas para a Prova de Títulos:
        “8.8.3. Os envelopes contendo as cópias dos documentos para a prova de títulos poderão ser entregues diretamente no Protocolo da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, no endereço abaixo, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h, ou poderão ser encaminhados, somente através do sistema SEDEX, para o seguinte endereço:
        Divisão de Concursos Públicos da FDRH.
        TÍTULOS – Concurso Público da SEDUC – 2011.
        Av. Praia de Belas, 1595.
        Bairro Menino Deus.
        Porto Alegre –RS – CEP 90.110-001.(…)”.

        No Edital de alteração de gabarito preliminar, no dia 27.04.2012, lemos: (…)

        “3. INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS
        O período para encaminhamento de recursos será aberto após a publicação dos resultados. Nesta oportunidade os candidatos poderão encaminhar os recursos referentes aos gabaritos e aos resultados obtidos nas provas objetivas. Os recursos encaminhados fora do prazo a ser divulgado através de edital, não serão considerados. ”

        Assim, a depender da confirmação do Edital na sexta-feira, aparentemente os recursos deverão ser enviados – salvo melhor juízo – por SEDEX no endereço mencionado.

        Infelizmente, temos que aguardar a confirmação oficial da Fundação…
        Apenas mais uma das confusões verificadas no certame.

        Um abraço.

        Prof. Omar Martins

  15. Rejane Beatriz Flores Grohs diz:

    Olá pessoal, fiz o concurso para mat 2.1, e gostaria de saber se alguém entrará com recurso para alguma questão em matemática, pois estou com dúvidas na questão 54, 57 e 60. Por favor me ajudem.
    Obrigada
    Rejane

    • ROBSON diz:

      POIS OLHA COLEGA, FIZ 43 ACERTOS, PORÉM FIZ 5 DAS 10 DE MAT. A RESPEITO DA 54 E 57, ELAS ESTÃO CORRETAS DE ACORDO COM O GABARITO, MAS A 60 É UMA QUESTÃO DUVIDOSA E ESTRANHA, POR CAUSA DE VARIOS MOTIVOS: 1° ESTE CONTEÚDO ESTÁ FORA DOS PARÂMETROS CURRICULARES E PORTANTO NÃO É TRABALHADO EM SALA DE AULA.
      2° SE A QUESTÃO ESTÁ CORRETA EM SUA ELABORAÇÃO, ELA DEVERIA APARECER NOS CONHECIMENTOS DA ÁREA E NÃO DA HABILITAÇÃO.
      VOU ENTRAR OM RECURSO NA 60.

      • Debora diz:

        Tb fiz a prova de mat. e fikei em duvida na questão 58…. no gabarito diz q a resposta certa é a opção III porém é o contrário a função de -1/3 é maior e nao menor q a função de -3/6…. alem disso, nenhuma das outras duas afirmativas estao corretas, ou seja, eu nao achei resposta certa ali… me ajude tu acertou esta questao? Talvez eu nao tenha conseguido enxergar o erro….. obrigada

    • adriana diz:

      Olá rejane também nao consegui resolver a questaõ nº 57, mas a 54 cabe recurso pois a opção III diz que não há termo negativo e tem termo negativo sim.

  16. lis diz:

    Na prova para anos iniciais, 5.1 – questão 31 – O assunto é Teorias da aprendizagem( mediacionistas, associacionistas e da gestalt) não encontrei no edital…. Alguém achou????

  17. lis diz:

    Na questão 47 na prova 5.1 séries iniciais na parte de conhecimentos da área professor a resposta no gabarito faz referencia a Miguel Zabalza, se não estou equivocada, não encontrei o autor no edital das séries iniciais,..Alguém concorda?????

  18. rosane pereira diz:

    Professor Omar, q bom seu blog, a socialização de ideias e muito importante, me sinto bem
    preciso recursos uma questão de portugues, 8,9 10 ou…reprovo no concurso devido a isso
    SE tiver alguma informação aguardo com carinho.

  19. rosane pereira diz:

    Ola!! professor, visitei seu blog, muito bom, pois repartimos nossas aflições quanto ao concurso
    pois me falta uma portugues, outras disciplinas fui bem, nesta situação
    estou reprovada
    Caso tiver modelo recursos questão portugues 3, 5 8,9,10 ou …..
    Meu caso igual outros colegas,
    Sabe noticias quando sai lista?
    Abraço!!!

    • CRISTIANO diz:

      compartilho as mesmas angustias q vc…m falta somente uma em port…..as mesmas q vc eheheheh..no resto fui bem….46 acertos…76 pontossss…vamos nos unir simmm abraço

      • Rosane Pereira B diz:

        OI cristiano qual sua area, eu fiz educaçao especial 5.2
        preciso uma questao de portugues 7,8,9,10..
        Abraço!!

  20. Salete diz:

    Intenciono entrar com recurso nas questões 35,36, 43 e 44. ( 1.1. Lin. Port. Literarura ). Alguém mais tem interesse°?
    Salete

  21. Rejane diz:

    Olá prof. Omar, acho que a questão 56 da prova de habilitação em português é passível de recurso.O que você acha? Abaixo envio o rascunho do recurso. Não sei se ele está correto, se houver algo errado por favor conto com seu auxílio.

    Peço a revisão da questão nº 56 da prova de habilitação de Português e Literatura da Língua Portuguesa. O pedido está fundamentado no seguinte motivo: que não pode haver resposta condizente com o que é pedido no enunciado da referida questão, pois nas opções discorridas ocorre duplicidade. A resposta citada como certa no gabarito (letra b) também está na segunda pessoa do singular.

    A linha nº 6 da prova é: Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.

    Escrevê-los corresponde a duas formas distintas do verbo escrever:

    1) Escrevê-los corresponde à segunda pessoa do singular do presente do indicativo.
    Exemplo: tu escreves os poemas muito bem; tu escrevê-los muito bem.

    2) Cito também a regra do pronome lo:

    Depois das formas verbais terminadas em r,s ou z, os pronomes o, a, as, os assumem a antiga forma lo, la, los, las, suprindo-se o r, s, z, ou seja, o verbo escrevê-lo também trata-se do verbo no infinitivo pessoal escrever (eu escrever).

    Portanto, a resposta do gabarito no míninimo denota ambiguidade.

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Rejane:
      Está bem escrito…
      Entretanto, se puderes sugerir algo, aconselho a retirar expressões que denotem interpretação ou crítica como, por exemplo, “no mínimo” ou “não pode haver resposta condizente”. Acentua a possibilidade de duplicidade do ponto de vista formal.
      Se puderes cite algum autor indicado pela banca no programa ou autor reconhecido na área (Houaiss, Cegalla etc) que corrobore a regra/tese.

      Boa sorte.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

      • Rejane diz:

        Olá prof, obrigada pela ajuda, fiz as alterações que você sugeriu e realmente ficou melhor. Enviei hoje o recurso,agora é só esperar, se eu conseguir a anulação posto no blog. Beijos e obrigada.

  22. Carla diz:

    Professor:
    Preciso entrar com recurso e não sei onde encontrar o formulário.
    Por favor me ajude e me oriente como proceder. ABRAÇOS e OBRIGADO

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Carla:
      O prazo recursal ainda não foi aberto…
      Provavelmente no próximo Edital (resultado preliminar) previsto para essa semana teremos o anúncio da abertura de prazo e orientações de envio dos recursos.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  23. Valdirene diz:

    Estou procurando alguma questão da 5.1 de 26 a 60 que possa ser anulada. Em relação a 31 o termo Teorias da Aprendizagem é muito amplo, não sei se é passível de recorrer, entretanto, não custa tentar. De certa forma este termo não foi escrito no programa. A 58 que escreve o nome da autora errado também não me parece aceitável, embora haja um erro e erros não podem ser aceitos em provas de concursos. Tentar não custa nada… Enfim, se mais alguma questão desta área pode ser anulada entrarei com recurso também. Outra questão que percebi, desde o início da abertura do edital é que o programa para a área 5.1 e outras áreas é uma cópia do edital do concurso para o magistério da sme de São Paulo em 2007. (pode ser acessado pelo site pci concursos, prefeitura de são paulo). Com certeza haveria problemas… Outra coisa. De acordo com o que eu marquei na prova fiz 24 pontos em LP e eles afirmam 21, e na de Conhecimentos Específicos fiz 21 questões e eles afirmam 20. Se marcaram na prova exatamente como no cartão de respostas atentem para isso também. Porque se houve erro de leitura o concurso deve ser anulado. Aguardo.

    • lisi diz:

      Li o seguinte comentário em outro blog:
      “Alguém vai entrar com recurso na questão 45 para Anos Iniciais 5.1? Por que consta na prova que seriam 3 estágios de desenvolvimento e na verdade são 4”.
      O QUE ACHAS?

  24. Renata diz:

    Olá Professor Omar, sou da Área4 habilitação 4.1 História
    Fiquei por 1 em legislação , mas to vendo que há questões passíveis de recurso, e 1 na prova de Historia.
    Gostaria de saber se há alguma questão da área específica de historia( questões de 55-60) também passíveis de recurso? Alguém ai pode me responder?

  25. Carlos Rosa diz:

    Olá pessoal, fiz 80 por cento de acerto na prova da área de conhecimento 1. Contudo nas questões de 36 a 40 eram necessários 9 acertos e acertei apenas 8. Estou pendurado nessa. Se alguém tiver recurso para uma dessa questões (36 a 40), pode mandar para o meu email: carlos-garcia@saude.rs.gov.br. Outra coisa, se alguém tiver um recurso fornalizado sobre os 60 por cento de acertos que não fica bem definido no edital(diz que faremois 2 provas e nao 5 provas), uma com 35 e outra com 25 tbem pode me repassar? grato. Estamos nessa mesma luta aí. Carlos Rosa
    carlos-garcia@saude.rs.gov.br

  26. Helena Carvalho diz:

    Olá!!
    Fiz o concurso para Língua Inglesa e fiquei apenas por uma questão em legislação e não sei se a questão divulgada errada já foi contabilizada no resultado ou não.
    Alguém teria recursos para outras questões da prova de legislação a não ser a questão 28?

    Obrigada

    aneleh_25@yahoo.com.br

  27. Maribel Machado da Silva diz:

    Olá professor Omar preciso de orientação de como fazer um recurso para anular a questão 26 ref. a prova de legislação a questão refere-se ao Art. 5 da constituição e as alterntivas não estão claras

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s