SEDUC-RS 2012: Recursos, alteração do gabarito e “otras cositas más”…

Alteração do gabarito preliminar
A FDRH acaba de publicar Edital retificando o gabarito preliminar oficial publicado no sábado, dia 21 de baril de 2012. Como já esperado, o gabarito da questão n.º 28 de (A) para (C), nas habilitações 1.1 a 4.4, 5.7 e 5.8.
Veja o Edital em http://www.fdrh.rs.gov.br/upload/1335278482_gabaritos.pdf

RECURSOS
Segundo o último Edital n.º 10, de 21 de abril de 2012, no item “3. INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS”, “O período para encaminhamento de recursos será aberto após a publicação dos resultados. Nesta oportunidade os candidatos poderão encaminhar os recursos referentes aos gabaritos e aos resultados obtidos nas provas objetivas. Os recursos encaminhados fora do prazo a ser divulgado através de edital, não serão considerados”.
Resumindo: o prazo ainda não foi aberto e só será após a publicação dos resultados.
Na oportunidade postarei minha proposta de texto para a anulação da questão n.º 19 de conhecimentos Pedagógicos (superior) que apresenta duas respostas possíveis.

“Otras cositas más”
O blog é um espaço livre, aberto e democrático.
Por isso mesmo, não autorizo comentários ofensivos, propagandas e ataques a quem quer que seja.

Um abraço.

Prof. Omar Martins

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273 thoughts on “SEDUC-RS 2012: Recursos, alteração do gabarito e “otras cositas más”…

      • Tiago da Silva diz:

        mas esta questão professor caiu em todas as areas certo? a minha e 5.1 e não saiu a retificação, sera que sera mudada em todas?

      • anggieanjo diz:

        Professor:
        Está atualizado.
        Muito obrigada por todo o seu apoio aos sofridos docentes do ensino público estadual. Valeu!
        1 abç.

      • Luciane MC diz:

        fiz a prova de química e estou por 1 na prova de área. a questão 50, por exemplo, teriam 2 opções ( a e b) que o última sequência poderia ser tanto do paradigma pós moderno como do emergente. A resposta certa não é esta, mas a característica descrita vale para 2 paradigmas. Além disso a questão dessa prova que trata de uma pesquisa nos níveis de cortisol não localizei na bibliografia… alguém me dá um help??

    • Maria diz:

      Estimado professor, fiz a prova par espanhol. Estou muito abaladoa porque passei em todas as modalidades e justo no espanhol me falta um ponto,,,, tem alguma questão do espanhol errada, o que estaria me ajudando a completar os 6 pontos….. no total acertei 40 questo~es……. me ajuda…….

      • Marcela diz:

        Olá Maria, professor e colegas, eu acho que cabe recurso sim em uma questão de espanhol. Sou da área e considero que a questão referente a futuros irregulares (não tenho aqui a prova para dizer o nº) está errada. Se estiver interessada… deixa resposta que te conto 🙂

      • Lilian Paz diz:

        Oi, Maria. Sou Lilian e estou na mesma situação que tu e poir ainda, pois acertei 47 questões, minha nota ficou 82, 5 . Estou pensando na questão 52, tu erraste essa?

      • Daiane diz:

        Oi Maria! Complicado isso né… também estou preocupada pois acertei exatamente 6, torço que algo que vc errou poça ser anulado assim todosnos beneficiamos, confesso que a questão 52 me deixou com bastante dúvida…. e sobre a questão dos verbos gostaria que a colega Marcela comentasse à respeito, será que é passível de anulação ou troca no gabarito? Obrigada.

      • Daiane diz:

        A questão que a colega Marcela comenta é a seguinte (me corrija se estiver errada):
        56. Considere las seguientes afirmativas en relación a los verbos destacados del texto.
        I Saber, sufre la misma irregularidad en el futuro que el verbo “tener”.
        II Leído, sufre la misma irregularidad que el verbo “creer” en el perfecto simple.
        III Despierta, puedes, y acuestes, sufren debilidad vocálica en el presente del indicativo en todas las personas.

        A resposta sugerida pelo gabarito é “C”, as duas primeiras estão corretas quanto à última afirmativa não sei dizer.

      • Carine diz:

        Olá.
        Sobre a questão 56 da prova de espanhol a afirmativa III está realmente errada pois a debilidade vocálica nos 3 verbos citados acontece em todas as pessoas do presente do indicativo MENOS NA PRIMEIRA E TERCEIRA DO PLURAL (nosotros y vosotros) portanto letra “c” é a alternativa correta.
        Porém a questão 52 me deixou em dúvida. Entrei em contanto com um autor, estudioso de José antonio Millás, autor do texto ficción que me disse o seguinte em e-mail:
        pero la única solución que veo es que ningún estudioso de la obra de Millás califica su obra como ” virtual”. Es absurdo. Hasta Sobejano, que es el que más sabe de estas cosas, negaría tal calificación. Se la suele denominar ” ensimismida “, “total” narcisista”, ” especular” y mil adjetivos más, aunque predomina la de novela posmoderna, donde yo me incluyo, y resulta que un rasgo de la posmodernidad es el conflicto realidad / ficción. No sé si me explico.
        Así las cosas, el examen será para comprobar tu nivel de español. Si es para analizar la obra de Millás, quien corrija no sabe de que está hablando.
        Saludos
        Víctor
        p.s- Por cierto, Millasín en su Congreso de Neuchâtel en Suiza (2000) afirma: ” Esto que nos sucede, no se hagan ilusiones, no puede ser real”.En el Quijote ¿ Qué es real, qué imaginario? En la Segunda parte, dos veces el propio Don Quijote y Sancho leen el libro titulado Don Quijote de la Mancha.

        p.s.s.- Quero decir con esto que si el examen es sobre la obra de Millás te envío referencias bibliográficas para que el que corrija se de cuenta de que no sabe de qué habla. Si se trata de dominio del español, toca callarse. Enhorabuena por tu español. Es realmente bueno tal como está el patio.

        Mandei recurso desta questão embora só tenha errado uma de espanhol. Reprovei mesmo foi em conhecimentos da área… Acho que vale a pena tentarmos…

      • Mari diz:

        ANGEL, veja:

        Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:
        I – atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;
        II – atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII;

        Agora:
        Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável:
        I – encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família;
        II – inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;
        III – encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;
        IV – encaminhamento a cursos ou programas de orientação;
        V – obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar;
        VI – obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado;
        VII – advertência
        VIII – perda da guarda;
        IX – destituição da tutela;

        PORTANTO, como no 136 diz do I ao VII, vai até só ADVERTÊNCIA, então, na minha opinião está certo…Mas é mto confuso….

      • Volnei diz:

        Clarice, A questão 55 de quimica. Dá uma olhada no noutro tópico desse blog, sobre o gabarito.
        Postei algo lá.

  1. Tiago da Silva diz:

    Volnei, parece que a questão 28 que eles falam no edital de mudança não refere a todas as áreas, pois mostra as áreas 1.1 a 4.4, 5.7 e 5.8, não sei se a sua esta inserida nestas habilitações, mas enfim acho que é isso.

  2. Volnei diz:

    Tiago, a minha habilitação é a 3.3 e fica entre as citadas. Eles não atualizaram (esqueceram de atualizar?) o arquivo pdf do Edital, apenas fizeram a retificação na descrição do edital. Mais uma falha da FDRH!!! E podem ter se enganado quando citaram as habilitações. Se a questão da tua prova é igual a minha não haverá problema. abraço.

    • Tiago da Silva diz:

      então a minha prova é a mesma que vc, pois fala sobre modalidade de ensino, tomara que seja cancelada tambem, pois assim faço mais uam em legislação, vou para 7 questoes dai kkk abraço

  3. Sueli de Almeida diz:

    Ola, fiz o concurso para área 1.2 (Linguagens e suas tecnologias) e por uma questao nao passei. Faltou acertar uma questao a mais na prova de conhecimentos da área, questões 36 a 50. Será que tem alguma questao duvidosa nesta prova? Alguém pode me ajudar?
    Obrigada,
    Sueli

    • Angela diz:

      O que estamos questionando é questao 45 sobre os conteudos curriculares com opçao a (gabarito) papel central. Nao concordamos.Acreditamos que seria papel secundario. Analise a questao e corra atras.Sei o que voce está sentindo.Preciso de um ponto em ingles. Vejo uma chance de recurso em uma questao. Voce é da area né? Tem conhecimento do pessoal que fez para ingles? Preciso muito de apoio da galera para analisar a questao e entrar com recurso. É minha unica chance. Lute comigo, por favor.
      Se voce encontrar argumentos para recurso para a 45 me passa que entro e chamo colegas para entrar pois muitos deles tambem pensam que é secundario. Vamos nos unir.
      A prova foi um exagero para com a categoria. Desgastante a ponto de nos confundir. Nao havia necessidade para tanto. Vamos lutar
      Pode me ajudar?
      Beijo,
      Angela

  4. Suelen diz:

    Prof, sobre a questão 19..Guimarães Rosa, quando faz a situação “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.” não está se referindo ao professor, à prática educativa? por isso acredito que a alternatica “c” é a mais correta nesse caso.

    • amanda diz:

      eu ja acho que tem a ver com pedagogia do oprimido e o tal de aprender é indissociavel com educar , ou vice versa, mas ta bem complicado mesmo tentar colocar uma “verdade” nesta questão

  5. Graci diz:

    Olá, professor!!! Gostaria que vc desse uma olhada da questão nº48 da área 4- Ciências Humanas e suas Tecnologias. Tenho impressão que cabe recurso, pois a afirmativa II é exatemente o que fala Milton Santos sobre a Globalização. Ficarei no aguardo de sua posição.
    Questão 48
    É muito comum, nas aulas das disciplinas que compõem as Ciências Humanas e suas Tecnologias, a abordagem de diferentes eventos como os conflitos mundiais contemporâneos, as relações políticas e econômicas, por meio das grandes empresas, e as questões referentes ao poder mundial. Ao representar essas questões, vem à tona a interpretação do conceito de globalização. Quanto a esse conceito ou forma de abordá-lo, considere as afirmativas a seguir.
    I- A globalização causou o encurtamento do tempo e do espaço, a divulgação informacional permite que o global se torne local e que o local se globalize.
    II- Com a globalização, o mundo tornou-se mais homogênio, política e economicamente, aparecendo, assim, as tensões em diferentes lugares.
    III- A ordem da globalização desconsidera os limites territoriais, os países são vistos em suas individualidades e são conduzidos a mudanças funcionais e estruturais.
    Quais estão corretas?
    a) Apenas a I.
    b) Apenas a II.
    c) Apenas a I e a III.
    d) Apenas a II e a III.
    e) A I, a II e a III.

    Marquei como correta a letra e.

      • Graci diz:

        Eu também, pedi para uma professora doutora em Geografia para analisar essa questão, ela acha que cabe recurso sim. Até sexta-feira vai me repassar o embasamento para o recurso. Estarei postando aqui.

      • Anne Priscilla Nunes diz:

        Pessoal, estou pendendo nessa também. Se conseguirem o embasamento, me ajudem por favor!!!

      • Anne diz:

        Essa questão realmente tem problemas de interpretação, pois tb errei e levei a questão para ser analisada por alguns professores da UFRGS eles comentaram que o gabarito realmente está errado o mais correto seria marcar apenas a letra A. O erro mais grave está, principalmente na alternativa III que fala de individualidades, enquanto hoje se fala de padronização economica e cultural. Eu vou entrar com recurso já até elaborei um texto com alguns dos autores mencionados na bibliografia para quem quiser posso disponibilizar

      • Anne diz:

        Pessoal temos de destacar em nossos recursos que falta um referencial teórico para está questão visto que ” o único consenso sobre a globalização é que ela é constestada.” (Scholte 2000)

    • amanda diz:

      pois é, se vcs estiverem corretos eu estarei erada, heeh que elativsmo . 🙂

      Mas eu interpretei esta questão assim: a partir desta n II “Com a globalização, o mundo tornou-se mais homogênio, política e economicamente, aparecendo, assim, as tensões em diferentes lugares.” acho que se o mundo parece mais homogenio entao as tensoes nao apareceriam, eu imagno que mundo com diferenças= mundo com tensoes. e mundo homogenio= mundo mais “pacifico” (do tipo que aceita tudo) .Foi esta a minha logica em nao acreditar na n II como correta .
      E se a II que fala do mundo homogenio estiver certa, entao a III que fala dos paises vistos por suas individualidades(ou seja diferenças) é contraditorio aceitar tb como certo.
      Mas sei la, eu to indo por pura interpretação, sem embasamento teórico.(que vergonha!)

      Mas eu na hora utilizei somente a logica de quem nao estudou, e quando vi tinha acertado pelo gabarito deles, agora se eu realmente estou certa, são outros 50595859…

      • Ane diz:

        Que bom seria se Milton Santos fosse simples assim!!!! hhehehehehehehe
        Na verdade a alternativa II também está errada o correto seria apenas I, pois a globalização não considera as individualidades, pelo contrario, ela impõe uma cultura capitalista. Na verdade falta na questão 48 um referencial teórico por que atualmente não existe um conceito universalmente utilizado para a globalização.

      • Cássia Froes diz:

        Olha só.Dá uma olhada na qustao 55.O limite de x deve ser maior ou igual a -3.E nao menor ou igual como esta na alternativa c.

      • Aline diz:

        Olá Dani
        Tem sim, a questão nº 55 sobre domínio da função não tem alternativa correta.
        Eles condideraram a alternativa D como a correta mas o sinal está invertido.
        Trabalho esse conteúdo com meus alunos de 1º ano do Ensino Médio e , na minha humilde opinião, a resposta correta seria { x e R / x >_ -3 ou x > 2 }
        Se possivel gostaria que o professor Omar nos ajudasse a verificar essa questão

      • Aline diz:

        Será que alguém entrou com recurso para a anulação da questão 55 de Matemática por não haver alternativa correta?

      • Lizeane diz:

        Gente, fiz a questão 55 analisando o sinal da função. Considera g(x) = x+3 e h(x) = x-2.
        g(x) >=0 e h(x)>0 para a função f(x) estar bem definida. Daí tem que fazer a regra de sinal das duas funções e a D é a alternatica correta.

      • Lizeane diz:

        Pessoal…. temos que cuidar para não entrarmos com recursos infundados, pois quanto mais pessoas fizerem isso, menor é a chance de avaliarem com cuidado os recursos com fundamento.
        Revi muitas vezes a questão 55, e pra mim ela está correta. Pena que não tenho como desenhar aqui, mas vamos tentar pensar do seguinte modo:
        Queremos o domínio da função, ou seja, (x+3)/(x-2)>=0 e x diferente de 2.
        Podemos substituir essa inequação pela seguinte: (x+3)(x-2) >=0 e x diferente de 2 (pois a regra de sinal da multiplicação e da divisão é a mesma, estamos interessados no sinal da função).
        Agora pensem nessa função como uma função de 2º grau, com raízes -3 e 2 e coeficiente líder (que comumente chamamos de “a”) positivo.
        Assim, o gráfico dessa função é traçado com a concavidade voltada pra cima, interceptando o eixo das abcissas em “-3” e “2”. Olhando esse gráfico, para que valores de x essa função é maior ou igual a zero? Para x menor ou igual a -3 ou x maior ou igual a 2. Como x deve ser diferente de 2, segue a alternativa D.
        Se vocês preferirem, tem um exercício resolvido (exemplo “d”) semelhante a essa questão da prova nesse site:
        http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/determinando-dominio-uma-funcao.htm
        O método de resolução utilizado foi o mesmo que descrevi em meu comentário anterior.
        Se eu estiver errada, por favor me corrijam.

  6. LUÍS CARLOS diz:

    Gostaria de saber sobre a questão nº 30 referente ao conselho tutelar. No gabarito está como resposta a letra A, marquei a B. Tem possibilidade de ser anulada, uma vez que no foi pedido no edital o Art. 129 do ECA?

    • Mari diz:

      LUIS CARLOS

      Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:
      I – atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;
      II – atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII;

      Agora:
      Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável:
      I – encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família;
      II – inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;
      III – encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;
      IV – encaminhamento a cursos ou programas de orientação;
      V – obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar;
      VI – obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado;
      VII – advertência
      VIII – perda da guarda;
      IX – destituição da tutela;

      PORTANTO, como no 136 diz do I ao VII, vai até só ADVERTÊNCIA, então, na minha opinião está certo…

    • Daiane Dessbesell diz:

      Acredito que se conseguirmos anular a questão 30 é pelo fato do art 129 não constar na bibliografia do edital. Eu também marque a letra b, mas realmente a unica alternativa correta é a letra a, pois o Conselho Tutelar não pode aplicar a pena de perda da guarda.

  7. Ane diz:

    Olá!

    Professor, gostaria de saber se é possível de anulação alguma questão da área do professor, habilitação 1.1. (questões de nº 36, 42, 43, 44, 46, 47, 50)

    Obrigada

  8. Daiane Dessbesell diz:

    Rick, dependo da anulação da questão 30 para passar no concurso, mas hoje me informei com um advogado e ele acha difícil, pois mesmo não constando no edital o artigo 129, o artigo 136, inciso II remete ao artigo 129. Mesmo assim vou pedir a revisão e anulação da questão, que de acordo com o edital tem que ser encaminhada até cinco dias após a publicação dos resultados, portanto, quinta-feira, depois ainda temos o prazo para recursos, pelo que eu entendi.

    • fernanda diz:

      Daiane, nao estou entendendo nada, Pois eu tinha entendido assim como tu. deveriamos entrar com recurso ate quinta. mas tenho visto na internet, pessoas falando que isso é somente depois de uma lista de quem passou. o que esta correto? outra coisa. em outro blog o Rick fala que a 26 tb deveria ser anulada. Vamso entrar? eu tb estou por uma, e pretendo tb tentar a 34. vamos nos unir? a gente nao pode deixar de passar por uma questão….

    • anggieanjo diz:

      Mas a argumentação não é essa colega. A argumentação é que tem 2 respostas corretas na mesma questão! E o artigo 136 corrobora isso…Olhe novamente, Os incisos que excetuam são 9 e 10….O 7 e 8 não estão excetuados. Reveja com calma….Há condição de recurso.

      • LUÍS CARLOS diz:

        Dependo da questão nº 30 de Legislação para ser aprovado no concurso. Há possibilidade de anulação? Se houver, vamos entrar com recurso… A união é tudo nessas horas!!!

  9. lissandra diz:

    Olá pessoal, ninguém aí fez a prova 5.1 Educação Básica: etapas e modalidades, fiquei por uma questão em conhecimentos… Professor sabe se tem alguma questão errada?

    • Deisi diz:

      Também estou nesta situação!! Faltam apenas 2 questões na área de conhecimentos em 5.1 Precisoooo saber se alguém sabe de alguma para entrar com recurso, pois leio e releio e por enquanto não encontrei nada….
      Aguardo

  10. Maristela diz:

    Aos entendidos de português necessito que uma das questões abaixo possa ser anulada, pois dependo de uma delas para a aprovação. ( questão 01- 03-04-06-07). Obrigada

      • jerusa marques diz:

        Olá, analisando a prova, percebi q no decorrer da prova português, existem duas expressões ” as obras”(enunciado questão 3) e “a celebração”(resposta b da questão 2), que não estão fazendo o uso da crase…e é extamente uma das expressões que pede na questão no.1, será que não tem como pedir anulação da questão no.1, pois a banca induziu o concurseiro ao erro não usando a crase, ou até mesmo erro de digitação???
        Se der me enviem uma resposta, abraço…Jerusa
        jerusamarques@bol.com.br

      • maristela diz:

        Concordo com a sua observação, também errei a 1, 3 e a 7 e dependo delas para aprovação.Vou bus-
        car mais informações sobre esta obsevação junto ao cursinho preparatório que fiz, para ver se con-
        seguimos a anulação da 1. Precisamos manter contato meu email é maristelasehnem@terra.com.br

      • CRISTIANO diz:

        sera mesmo q pode ser anulada?c for eu passo..estou so por uma em port….sera que teremos argumentos suficientes?alguem q possa nos ajudar?

      • Daiane diz:

        Olá colega! Poderia argumentar a respeito? Por que achas que esta questão induz ao erro? Obrigada!

      • Beatriz Berlato diz:

        oi, sou Beatriz de Vacaria, fiz a prova 4.1 para História só estou por umaem portugues,vcs tem alguma esperança para mim? que questãoé essa que vcs estão comentando

      • Márcia diz:

        Se fosse assim, teríamos mais questões para pedir anulação, como por exemplo, quando apresentam ” Quais alternativas estão corretas”, o plural indicaria mais de uma, mas temos várias em que “apenas a I”.

      • Cristiano diz:

        Olá,

        A Q8 é de um modelo típico de provas de vestibular, o que muitos fazem é confundir achando que o/s item/ns da alteração também contam, mas a questão foi clara: quantas “OUTRAS” palavras…

      • adriana diz:

        oi entra em contato com a Juliana Dutra nós estamos elaborando juntos os recursos da 2 e da 9 ……

    • Aline diz:

      A questão 55 não tem alternativa correta.
      Eles publicaram a letra D como a correta mas o sinal está invertido.
      Ao invés de x menor ou igual a -3 deveria ser maior ou igual a -3

  11. Maristela diz:

    Lendo o edital do concurso percebo que no item 8.1 fica subdividido em duas provas uma de 35 questões ( Conh. Ped. Leg. L.P.) e outra de 25 ( da área do candidato) e no item 8.2 diz que para obter a aprovação é necessário obter 60% em cada prova ( e não disciplina), já o anexo 8 contradiz a regra geral. Todavia está contradição reflete diretamente no percentual de acertos, uma vez que, se fizermos proporcionalmente ao número de questões conforme a divisão de prova proposta no item 8.1 obteremos o percentual de 60% mesmo que em alguma DISCIPLINA não obtivermos o número proposto no anexo 8. Se alguém conhecer um bom jurista questione a respeito e coloque o parecer no blog.

    • Helenice diz:

      Maristela
      Estou com a mesma dúvida, no caso de a avaliação ser dividida em 2 partes ou em 5, isso mudaria muita coisa, li e reli o edital e continuo entendendo que não é por disciplina e sim por prova, ou seja, 2 provas atingindo 60% em cada. Alguém mais pode ajudar?

    • Paulo César Borré Theis diz:

      Concordo com você. São duas provas apenas segundo o edital. Portanto, não é necessário acertar 60% em cada disciplina, mas sim em cada uma das duas provas, sendo a primeira prova composta de 35 questões (Conh. Ped. Leg. L.P.) e a segunda prova composta de 25 questões (da área do candidato e da disciplina de formação)

      • Pâmela diz:

        O edital foi retificado dizendo que é 60% de cada disciplina, mas será que ele foi retificado no prazo legal, pois quando fiz a inscrição me escrevi achando que 60 % de cada uma das provas. Se for 60% de cada uma das provas passei porém se for 60% de cada disciplina me falta uma em português.Não entendo muito de lei de consursos se alguém souber de algum recurso quanto a isso??

  12. Paty diz:

    Professor, fiquei apenas por uma questão em legislação. Analisando as questões percebi que a questão 32 apresenta duas afirmativas incorretas pois na alternativa b quando fala em “tipos de estabelecimento de ensino da educação básica” subentende-se que seja qualquer estabelecimento, independente de possuir fins lucrativos, ou não. Alguém concorda com esta afirmativa? estou a procura de possível anulação de alguma questão de legislação. Se alguém tiver alguma alternativa me ajude por favor!!! Obrigada.

    • Manuela diz:

      Concordo plenamente e também verifiquei incorreção na alternativa A da questão nº 32, portanto cabe três respostas na nº32 lei abaixo o motivo
      Legislação

      Legislação Federal

      Vigência Plurianual

      * CRIAÇÃO: Emenda Constitucional nº 53, de 19/12/2006.

      * REGULAMENTAÇÃO: Lei Federal nº 11.494, de 20/06/2007.

      * REGULAMENTAÇÃO DA LEI: Decreto Federal nº 6.253, de 13/11/2007 (Alterado pelo Decreto nº 6.278, de 29/11/2007).

      * FILTRAGEM DAS MATRÍCULAS: Portaria / MEC nº 43, de 11/01/2008.

      Vigência Anual

      *

      “PARÂMETROS ANUAIS DE OPERACIONALIZAÇÃO DO FUNDEB PARA 2010: Portaria nº 1.227, de 28/12/2009; alterada pela Portaria nº 538-A, de 26/04/2010.”

      Anexo 1.pdf

      Anexo 2.pdf

      Anexo 3.pdf

      Portaria nº 598-A.pdf

      * FATORES DE PONDERAÇÃO: Portaria nº 777, de 10/08/2009.

      * INTERFACE: Lei nº 9.394,de 20/12/1996 (LDB).

      * CONSULTA ESTADO DE S.P.: Matrícula, coeficientes de distribuição de recursos e receita anual prevista (2010)

      Legislação Estadual

      * Decreto Estadual nº 51.672, de 19/03/2007, que regulamenta, no âmbito do Estado São Paulo, a gestão dos recursos originários do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB e institui o Conselho de Acompanhamento e Controle Social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do fundo.

      * Decreto Estadual nº 52.221, de 04/10/2007, que altera o Decreto nº 51.672, de 19/03/2007.

      * Decreto Estadual nº 53.667, de 07/11/2008, que altera e acrescenta dispositivos que especifica no Decreto nº 51.672, de 19/03/2007, que regulamenta, no âmbito do Estado de São Paulo, a gestão dos recursos originários do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB e institui o Conselho de Acompanhamento e Controle Social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do fundo, e dá providências correlatas.

  13. Vivih diz:

    Olá pessoal, sou licenciada em Ciências Biológicas – fiz a prova de habilitação 3.1.
    Acertei 49 questões no total, no entanto apenas 8 de conhecimentos da área de habilitação
    do professor (para a qual era necessário 9 acertos). Contesto a questão nº 46, o gabarito
    aponta a letra “a” como correta, marquei a letra “e” e acredito que a questão permite 2 respostas, visto que a “e” não foge ao contexto. Se alguém sober e puder me ajudar, agradeço. Do contrário, estarei reprovada por uma questão!!!

    • Paulo César Borré Theis diz:

      Esse é o mesmo caso meu. Na minha interpretação, não seria necessário acertar nove na área e sim 60% da área e da sua disciplina juntas.
      Para ser aprovado é necessário 60% em cada uma das 5 provas: 1. português; 2. conhecimentos pedagógicos; 3. legislação; 4. área; 5. disciplina do professor.
      Ou é necessário 60% em cada uma das 2 provas. As duas a que me refiro são:
      PRIMEIRA: (português, conhecimentos pedagógicos e legislação)
      SEGUNDA:(área e habilitação do professor)
      Na minha interpretação, seria a segunda opção (são duas provas).
      Veja o que diz o edital: : “8.1.1. Aos candidatos ao cargo de Professor Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, será aplicada uma prova objetiva, de conhecimentos gerais (Conhecimentos Pedagógicos e Legislação) e Língua Portuguesa, composta de 35 questões, e a outra prova, relativa á área de conhecimento e habilitação do professor, composta de 25 questões.

    • Lu diz:

      Olá Vivi
      veja o que descobri: na questão 46 deveriam ter colocado Carvalho (2006) e não (2003). Constam 2 livros do mesmo autor na bibliografia indicada, mas o que responde a questão é o de 2006. Dá uma olhada… Já passei até e-mail para FRDH. Faça você também, depois de conferir, é claro.
      qualquer coisa, poste aqui que trocamos + ideias.
      Minha área é Química; a pergunta é a mesma.

      • Vivih diz:

        Pois éh, de acordo com o material que vi na internet a letra “e” também está certa. Ainda não consegui ter acesso aos livros completos, mas amanhã vou procurá-los na biblioteca da UNIPAMPA. Tomara que estejamos certas, pois estou dependendo desta questão!Podes me repassar o e-mail que enviaste para a FDRH???

      • Lu diz:

        Oi, Vivi
        abaixo o que enviei para FDRH. Enviei por e-mail (veja endereço no site no Contato; não me responderam; adicionei a FDRH no face e enviei também por lá; ali me responderam que tinha que aguardar depois o período de recurso; mesmo assim acho que vale a pressão.
        Veja abaixo:
        Reconhecida pela FDRH como resposta correta pelo gabarito publicado como sendo a letra ‘a”, tenho a convicção que a questão 46 da Área 3.3.- Química – deve ser cancelada em função de erro na referência da Bibliografia no enunciado da questão.
        É mencionado no enunciado o autor Carvalho (2003) e na Bibliografia indicada no Edital temos duas opções de livros deste mesmo autor, a saber:
        CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 2003. Col. Questões da Nossa Época. Nº 26.
        CARVALHO, ISABEL C. M., Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2006.

        Carvalho (2003) trata de Formação de Professores de Ciências. O que é abordado nessa questão é sobre a formação do sujeito ecológico, ou seja, deveria ter sido mencionado – para um questionamento correto – Carvalho (2006).
        Encontraríamos a resposta da questão 46 no capítulo 5 do livro CARVALHO, ISABEL C. M., Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2006.

        No livro CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 2003. Col. Questões da Nossa Época. Nº 26 são abordados os seguintes tópicos (em nenhum capítulo encontra-se a resposta para a pergunta que está sendo discutida); ele faz faz parte de um projeto de Ensino de Ciências e Matemática, promovido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura; apresenta as tendências de experiências inovadoras para o campo das Ciências, e está dividida em duas partes. Na primeira são fundamentadas em capítulos específicos, as necessidades formativas do professor a partir do corpo de conhecimentos que a pesquisa didática vem construindo. A segunda parte está centrada na formação em si de professores de Ciências. Ao final são apresentados dois exemplos (―anexos‖) de programas aplicados com intuito de fundamentar a construção de propostas alternativas baseadas nas orientações construtivistas.
        PARTE I – NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS
        Capítulo 1 – A ruptura com visões simplistas sobre o ensino de ciências
        Capítulo 2 – Conhecer a matéria a ser ensinada
        Capítulo 3 – Questionar as ideias docentes de “senso comum” sobre o ensino aprendizagem das ciências
        Capítulo 4 – Adquirir conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem das ciências
        Capítulo 5 – Saber analisar criticamente o “ensino tradicional”
        Capítulo 6 – Saber preparar atividades capazes de gerar uma aprendizagem efetiva
        Capítulo 7 – Saber dirigir o trabalho dos alunos Capítulo 8 – Saber avaliar
        Capítulo 9 – Adquirir a formação necessária para associar ensino e pesquisa didática
        PARTE II – ANÁLISE CRÍTICA DA FORMAÇÃO ATUAL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E PROPOSTAS DE REESTRUTURAÇÃO
        Capítulo 1 – Análise crítica da formação atual dos professores de ciências Capítulo 2 – Propostas de reestruturação para os estudos de formação dos professores de ciências
        Capítulo 3 – A didática das ciências como núcleo articulador
        ANEXO A – UM EXEMPLO DE CRÍTICA FUNDAMENTADA DO ENSINO HABITUAL E DO PENSAMENTO DOCENTE ESPONTÂNEO, E DE COMO CONSEGUIR A PARTICIPAÇÃO OS PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS ALTERNATIVAS
        A didática da resolução de problemas em questão
        ANEXO B – UM PROGRAMA DE DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSOES

        aguardo seus comentários, ok?

  14. Paulo César Borré Theis diz:

    Professor, aqui entre nós há a seguinte dúvida:

    Para ser aprovado é necessário 60% em cada uma das 5 provas: 1. português; 2. conhecimentos pedagógicos; 3. legislação; 4. área; 5. disciplina do professor.

    Ou é necessário 60% em cada uma das 2 provas. As duas a que me refiro são:
    PRIMEIRA: (português, conhecimentos pedagógicos e legislação)
    SEGUNDA:(área e habilitação do professor)

    Na minha interpretação, seria a segunda opção (são duas provas). Vejamos o que diz o edital: “8.1.1. Aos candidatos ao cargo de Professor Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, será aplicada uma prova objetiva, de conhecimentos gerais (Conhecimentos Pedagógicos e Legislação) e Língua Portuguesa, composta de 35 questões, e a outra prova, relativa á área de conhecimento e habilitação do professor, composta de 25 questões.

    Portanto, seria 60% das primeiras 35 questões e 60% das outras 25 questões.
    Ajudem a solucionar minha dúvida. Obrigado.

    • Ane diz:

      Olá!
      Conforme edital anexo 8, quadros das provas objetivas e títulos, para aprovação o candidato deve ter acertado a pontuação mínima em cada uma das 5 provas, a relação com pontuação mínima para aprovação você encontrará neste edital.

  15. julia diz:

    oi colegas..eu fiz da area 4- ciencias humanas e suas tecnologias,
    tenho duvida na questão 57 que fala da cidadania no Brasil, para mim B e C estão incorretas?
    alguem tem alguma opinião..

  16. Mari diz:

    Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:
    I – atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;
    II – atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII;

    AGORA VAMOS AO ARTIGO 129:

    Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável:
    I – encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família;
    II – inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;
    III – encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;
    IV – encaminhamento a cursos ou programas de orientação;
    V – obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar;
    VI – obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado;
    VII – advertência
    VIII – perda da guarda;
    IX – destituição da tutela;

    PORTANTO , como no 136 diz do I ao VII, vai até só ADVERTÊNCIA, então ESTÁ CERTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DO I AO VII APENAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A “perda a guarda” é de número VIII, sendo assim não existe duas respostas corretas na questão. Olhem com calma…O gabarito está correto sim….

  17. Dulce diz:

    Pessoal – um dos motivos para se anular uma questão é a má elaboração da mesma, ou seja, existem questões como as de nro 14 que não está informando dados como obra ou ao menos
    autor, foi copiada e largada, por ser cópia, nem ao menos está entre” aspas”, ou em negrito, já que é citação, afirmação, frase, ideia de outros. Tem concursos que questões são anuladas por
    erros ortográficos, mandado/mandato como os do TJ/Rs.Vale verificar tudo. Fiz p/ 5.1. Abraços
    e boa sorte.

    • Angela diz:

      Dulce
      Essa é a minha esperança. Estou por um ponto na especifica. O texto foi tirado (partes) de uma revista e jogado na prova sem citaçoes. Declarou-se como adaptaçao de tal … Estou pro 1 ponto. Será que tenho chance de recurso provando pelo texto original a nao fidelidade da copia e ainda, a cobrança de exercicio “complete” com a palavra original do texto trocada por outra que apesar de possiblidade de contexto iguais dentro do texto requer regras de emprego para ambas. Será que cabe recurso aqui? É minha unica chance.
      Preciso de apoio de quem fez para Lingua Inglesa.
      Se souberes de alguem me ajude por favor
      Abraço
      Obrigada

      • ANA PAULA STAGGEMEIER diz:

        ANGELA:
        Minha situação é a mesma que a tua, preciso de 1 ponto em Inglês. Minha nota final da prova, em geral, foi 70. Acho um absurdo que não seja considerado o resultado final, mas dividido por disciplina. Também estou analisando a prova, para tentar recorrer em alguma questão. Você tem alguma sugestão? Já encontraste os textos originais que foram “recortados” na prova? Vamos trocando ideias, quem sabe apareça alguma solução… Um abraço!

      • ANA PAULA STAGGEMEIER diz:

        ANGELA:
        Que tal comparar o 1° texto da prova (de Língua Portuguesa, da autora Marilena Chaui), em que todos os dados estão colocados por completo, mesmo que o texto também seja uma adaptação… enquanto isso, os textos de Inglês com a fonte absolutamente incompleta, apenas citando que é uma adaptação, mas sem mais referências…
        Vale comparar as referências dos textos em questão e perceber as diferenças entre ambos.

    • lis diz:

      Fiquei por uma questão na de conhecimentos na área, na 5.1, e estou triste, pois não tem ninguém que compartilhe a possibilidade de algum recurso,..

    • lis diz:

      A escrita do nome do autor citada de forma incorreta, na prova habilitação 5.1 séries iniciais, a questão 58 cita a autora BOURO, mas o nome está incorreto o certo é Buoro.Caberia recurso???

  18. Paulo César Borré Theis diz:

    Fiz o concurso para Filosofia. Acertei 46 questões. Mas, se são 60% em cada disciplina, estou reprovado na minha própria disciplina, Filosofia, pois das 10 acertei 5 apenas. Alguém sabe de alguma questão que cabe recurso nessa área?

    • Rosane diz:

      Olá Paulo acho que cabe recurso a questão 54, estou por ela, tb. Serve? ou vc acertou? Tentarei fazer o recurso para ela.

      • Paulo César Borré Theis diz:

        Olá prof. Rosane. Também errei a número 54. Qual seria o recurso? A letra ‘a’ não está incorreta? Vamos analisá-la… e dê-me retorno. Valeu…

      • Rosane diz:

        Ok Paulo enviarei para seu e-mail minhas considerações.Mas desde já antecipo, essa questão não é pontual, e em filosofia o que não é pontual torna-se passível de discussão. Essa questão no seu contexto esta correta, se levarmos em consideração o pensamento moderno, o que se aplicaria a moral também. Releia o pensamento moderno na filosofia, e acho que concordará.

  19. Cássia Froes diz:

    Pessoal preciso de uma questão em legislação e uma em pedagógicos.Se souberem de alguma com possibilidade de anulação,por favor repassem.

  20. Angela diz:

    Alguem da area de ingles que vc conheça? Estou procurando para entrar com recurso em uma questao da especifica em ingles. Por favor me ajude. Um ponto é tudo o que preciso.
    Obrigada

  21. fernanda diz:

    Pessoal,
    muito bom essa oportunidade que o professor Omar nos oferece com este blog. Acho que a união e a troca de idéias só podem nos ajudar. Imagino que muitos de nós estudaram, e desejam muito passar nesta prova. Eu nunca elaborei um recurso para provas. Por isso vou elaborar os meus * estou concentrada na Legislaçao, e gostaria de dividi los com vcs. Quem quiser copia, ou me ajuda a melhorar o texto. Onde poderíamos postar esse material;:? Pensei em fazer um mail de grupo e irmos discutindo. Gostaria da ajuda de alguém. Só a união vai nos ajudar.
    abraços

  22. isa moraes diz:

    Preciso desesperadamente de uma questao em portugues.Errei a 1,3,7,9 e 10 Se algum Prof de LP puder me ajudar pois dependo destas questoes

  23. Adriana diz:

    Prof Omar

    Estava revendo o edital para a Habilitação 1.1 e verifiquei no programa “Emprego dos
    pronomes pessoais e das formas de tratamento. Emprego do Pronome Relativo. Emprego das conjunções e das preposições. Colocação pronominal.” não diz nada sobre o uso anafórico e catafórico dos pronomes, será que posso usar esta informação para solicitar a anulação da questão 54 da Prova 1.1 de Linguagens?

    Alguém sabe de alguma informação sobre a prova de conhecimentos pedagógicos: se alguma questão é passível de recurso?
    Desde já agradeço…

    • Márcia diz:

      Minha dúvida é se numa das bibliografias indicadas não são mencionados esses usos de pronomes (catafórico, anafórico, por exemplo)

      • Editor | Prof. Omar Martins diz:

        Boa noite, Márcia:
        Se o programa específico indicou o conhecimento de “classes gramaticais” ou “uso dos pronomes”, mesmo que genericamente eles podem cobrar essas especificidades. Acompanho concursos desde 2000 e nunca vi prosperar um recurso assim… Entretanto, já vi questão de língua portuguesa ser anulada pois eles incluíram um item sobre redação de expedientes e tal conteúdo não estava descrito formalmente no programa do edital.
        De qualquer forma, tenho recomendado a todos os colegas que façam recursos mesmo sem a certeza de que eles sejam recepcionados pela banca organizadora.

        Um grande abraço. Bom trabalho.

        Prof. Omar Martins

    • Cristiano diz:

      Olá,

      Anáfora e catáfora são os usos mais comuns dos pronomes, especialmente os nominais, demonstrativos e relativos… São apenas duas palavras para indicar se o processo de referenciação se dá em relação a um elemento anterior ou posterior, respectivamente.

  24. Rejane diz:

    Professor Omar.
    Gostaria de saber porque os “especialistas” contratados ou funcionários da FDRH que elaboraram a prova, com bastante disponibilidade de tempo e com acesso a todo o material teórico referente aos conteúdos, têm o direito de se enganar ou melhor errar o gabarito, como aconteceu com a questão nº 28 da prova de legislação e nós, candidatos, que não temos acesso a nenhum tipo de consulta, não podemos nos enganar?

  25. Paulo César Borré Theis diz:

    Olá pessoal. Também estou por uma na área de habilitação do professor. Fiz a 4.4 (Filosofia). Alguém sabe de uma dessas (51, 52, 54, 55, 57) que cabe recurso por alguma razão. Ajudem-me por favor.

  26. Tiago da Silva diz:

    galera gostaria de saber uma coisa, a galera que vai assumir as aulas agora do concurso, quanto vão ganhar no total? com benefícios e tal
    Outra coisa que tenho duvida sobre o estado do RS é que caso eu passe, vou pegar 20 Ha certo? depois poderei pegar mais 20 Ha como Extraordinária? e que moro no Pr e gostaria de saber sobre isso, quem puder postar agradeço.

    • Leir Amaral diz:

      Olá Liziane. Fiz a prova para habilitação 5.2 Educação Especial e uma das partes de Port. da 5.1 é igual, então tenho uma boa notícia para todos destas áreas: a questão 10 tem duas resposta possíveis olha e espalha para que todos entrem com recurso em tempo oportuno vamo lá gente vamos nos ajudar:
      10- Os nexos abaixo poderiam substituir Embora[linha 20], mantendo o sentido do período em questão, EXETO:

      a- À medida que. Gabarito- 10A
      b- Malgrado.
      c- Apesar de que
      d- Não Obstante – analisar
      e- Mesmo que
      Não obstante[apesar de, no entanto] a versão inicial do ISN utilizasse gestos que simplesmente imitassem a forma de objetos e movimentos, as crianças expostas a esse sistema…. decompondo os gestos em elementos menores que já não tinham esse valor imitativo.
      Adversativas

      São aquelas que exprimem oposição, contraste, ressaltava, compensação: mas, porém, todavia,
      contudo, entretanto, senão, ao passo que, antes (=pelo contrário), no entanto, não obstante,
      apesar disso, em todo caso.

      Exemplos:
      —Querem ter dinheiro, mas não trabalham.
      —Ela não era bonita, contudo cativava pela simpatia.
      —Não vemos a planta crescer, no entanto ela cresce.
      —A culpa não a atribuo a vós, senão a ele.
      —O professor não proíbe, antes estimula as perguntas em aula.
      —O exército do rei parecia invencível, não obstante foi derrotado.
      —Você já sabe bastante, porém deve estudar mais.
      —Eu sou pobre, ao passo que ele é rico.
      —Hoje não atendo, em todo caso, entre.

      • juliane diz:

        como a gente faz pra entrar com o recurso ,segundo o gabarito é alternativa A ,a questão pede a incorreta que não pode ser substituida?não esta certo? ajuda preciso de uma questão pra passar…

      • liziane diz:

        OI LEIR… q bom então vamos entrar com recurso nesta quetão… eu já havia analisado ela também, ok?! abç

      • Pâmela diz:

        Oi Leir, tbm estou precisando uma em português.Que bom que você me deu uma ideia, vou entrar com essa tbm… Obrigadão..

      • Roseni diz:

        também preciso de uma questão de português
        vou entrar com recurso nesta e na 8
        que a meu ver a resposta correta deveria ser a letra “A” como refere o primeiro parágrafo do texto em questão.

  27. Aline diz:

    Gostaria de saber se alguém entrou com recurso para anular a questão 55 de MATEMÁtica que não possui alternativa correta.
    Na verdade, o que deveria ser anulado é esse concurso em geral.
    É inaceitável uma prova contendo tantas questões duvidosas.
    Sem falar na injustiça de alguns poderem refazer a prova no dia 03/05 e outros não.
    Temos que nos mobilizar pessoal.
    Ainda estou muito indignada e inconformada.
    Dou aula há 9 anos no Estado e me sinto totalmente desrespeitada com tal acontecimento.

  28. nivia carvalho diz:

    pessoal eu estou com dúvidas na questôes 54 e 55 de ciências biológicas prova 3.1. a questão 54 sobre células troncos me confunde pois as células tronco no estágio de mórula tem de 16 a 39 células certo?na prova a alternativa “c” fala em 8 células da mórula como células totipotente, minhas dúvidas são: somente 8 células da mórula são totipotentes? ou se referem na fase que o zigoto está sofrendo as primeiras clivagens e fica um grupo de 8 células, mas nessa fase essas células são blastômeros. na questão 55 acho que a alternativa que se refere “construção de reservatórios” , que tipo de água, doce ou salgada? os reservatórios nâo sâo só
    de água doce? de que maneira “a retirada nâo sustentável da àgua subterrânea” poderá agravar a elevação do nivel do mar? ME AJUDEM POR FAVOR NESSAS DÙVIDAS!!!!

    • Mary diz:

      Olá Nivia! Sabe que também fiquei em dúvida quanto a questão 54, em relação as 8 células da mórula, porque alguns autores colocam que a célula é totipotente até o estágio de 8 células da mórula, então a palavra “até” subentende-se que pode ser menos de 8 células hehehe e não somente as 8 células da mórula que são totipotentes como está na afirmativa…vou pedir para uma professora de embriologia dar uma olhada nessa questão 😉

    • Mary diz:

      Ah também achei o seu posicionamento quanto as células tronco no estágio de mórula terem 16 a 39 células…tá meio confuso mesmo…

  29. Beatriz Berlato diz:

    professor, precisar de uma questão, somente uma em portugues cria uma angustia muito grande, na prova 4.1, há alguma questao passivel de contestação? a 9 por ex. resposta C no gabarito e eu E, dizem a mesma coisa!?

  30. Mary diz:

    Achei uma explicação aqui sobre essa parte das células tronco totipotentes, conforme o Laboratório Nacional de Células-tronco Embrionárias – Rio de Janeiro http://www.lance-ufrj.org/ceacutelulas-tronco.html

    Células-tronco totipotentes são o único tipo capaz de originar um organismo completo, uma vez que têm a capacidade de gerar todos os tipos de células e tecidos do corpo, incluindo tecidos embrionários e extra embrionários (como a placenta, por exemplo). Os únicos exemplos de células-tronco totipotentes são o óvulo fecundado (zigoto) e as primeiras células provenientes do zigoto, até a fase de 16 células da mórula inicial (um estágio bem precoce do desenvolvimento embrionário, antes do estágio de blastocisto)

  31. Maria Eunice Hansen diz:

    No Vol. 2 Livro Didático de Biologia do Ensino Médio de Sônia Lopes e Sergio Rosso, ed. Saraiva, 2010, p. 44 e 45 classifica as células-tronco pluripotentes, como as da medula óssea vermelha e não células-tronco embrionárias. Além disso salienta, que células-tronco embrionárias humanas são obtidas do botão germinativo presente no interior de blastocistos, cerca de 5 dias após a fecundação. Apresenta um esquema simplificado da obtenção dessas células-tronco…
    Questão 54 da Prova de Habilitação do professor – Biologia

  32. Mary diz:

    Olá Maria Eunice, estava vendo sobre essa questão 54, eles usaram para elaborar a questão o livro SILVA JR, C.; SASSON, S. & CALDINI JR, N. Biologia.Volume único. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011, infelizmente não tenho esse livro em mãos para verificar o posicionamento dos autores, mas olhando bem a questão ela parece que tem duas respostas hehehe porque as células da massa celular do blastocisto são células-tronco totipotentes letra D, mas também as oito células da mórula e zigoto também são totipotentes letra C, posso estar equivocada, mas está meio confuso… hehehe

      • Mary diz:

        Olá Re, realmente a questão 57 não encontrei no edital os autores, já a 59 Miller (2008) no edital na parte de habilitação do prof. tem Miller, Jr 2008, fiquei na dúvida porque pode ser o mesmo autor.

      • Mary diz:

        Olhei na bibliografia, o autor é MILLER JÚNIOR, G. Tyler, eles deveriam ter referenciado MILLER JÚNIOR (2008) na prova, pelo que entendi hehehe Abraço

  33. Cristiano diz:

    Boa noite a todos/as…

    Da prova de inglês, de cujas questões errei 3 de acordo com o gabarito, somente a duas, na minha opinião, cabe recurso: 53 e 58. Naquela, há um equívoco ao se considerar que o computador faça a conferência da identidade do candidato, quando é o software (new technology) que o faz, de acordo com o texto e com a questão 52…; nesta, o problema está na formulação da questão: “mall walking” é o sujeito das orações de I, II e III, assim, não poderia haver os sujeitos “it” em II e III. Logo, para essas questões, as respostas seriam B e A, respectivamente (embora, no caso da Q53, seja bem complicado de se definir a resposta certa, que também poderia ser C).

  34. Cristiano diz:

    Boa noite, mais uma vez…

    Gostaria de dizer que, no meu entendimento, o gabarito de português (geral, Q 1-10) está correto. Verifiquei a prova, e não vi os problemas apontados… Talvez, no lugar de “quais estão corretas?”, devesse haver “qual/quais está/estão correta/s?”; contudo, nossa língua permite o uso do plural para generalizações, o que pode causar algumas confusões, especialmente numa prova como essa, que teve textos extensos…

  35. mara zanatta diz:

    oi Luciene, estarei torcendo por você, para mim faltou uma no específico de matemática, nas demais fui muito bem. também acho que a 55 não tem resposta correta. qualquer coisa me avisa. bjs MARA- FONTOURA XAVIER

  36. Lizeane diz:

    Prof. Omar:
    Utilizo esse espaço para obter uma orientação sua.
    Na questão 36 da prova de conhecimentos da área (Matemática e suas tecnologias), há um texto referente a interdisciplinaridade entre matemática e química. Minha dúvida é quanto à afirmação I:
    “No ensino de Matemática, é preciso desenvolver a articulação interdisciplinar, junto a uma demarcação disciplinar”.
    Marquei essa afirmação como falsa, pois ao longo de 4 semestres de meu curso discutimos a pedagogia rizomática e sobre como o ensino surgia de encontros inesperados e sem demarcações. Ou seja: poderíamos trabalhar esse mesmo texto com o aluno sem precisar enfatizar “isso é matemática” e “isso é química”.
    Você acha que cabe um recurso? Obrigada.

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde. Lizeane:
      Estou no Rio de Janeiro dando aula e sem acesso as questões específicas… Pode postá-la no comentário?
      Outra coisa: verifica se há na bibliografia de Conhecimentos Específicos para tua área algum livro/capítulo acerca do conceito aplicado de interdisciplinaridade.
      Na parte de Conhecimentos Pedagógicos há indicação de dois autores (FAZENDA e ZABALA) que trabalham diretamente sobre o tema…
      Conheço bem os autores e posso te auxiliar, mas preciso ver a questão completa para verificar se há possibilidade de recurso.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

      • Lizeane diz:

        Olá! Segue a questão:
        “O grafite e o diamante são minerais que, embora muito diferentes tanto na aparência como no uso, são constituídos a partir do mesmo elemento químico. O carbono puro é a base de sua composição. Há grandes diferenças na sua formação relacionadas à temperatura e à pressão do solo, no entanto, a diferença que efetivamente determina que o diamante seja um mineral muito duro com grande capacidade de riscar, e o grafite, um mineral mole que, misturado com argila, é usado nos lápis e nas lapiseiras, está na estrutura de suas moléculas. O diamante é um mineral resultante de uma ligação muito forte entre os átomos de carbono, localizado nos vértices de triângulos, numa estrutura tetraédrica, enquanto o grafite é o resultado de uma rede frouxa de átomos de carbono, localizados nos vértices de paralelogramos, numa estrutura prismática, conforme ilustrado nas figuras abaixo.
        (duas figuras ilustrando as moléculas descritas acima)
        Analise as seguintes afirmações referentes à aprendizagem de Matemática, para que um estudante compreenda as afirmações do texto acima.
        I – No ensino de matemática, é preciso desenvolver a articulação interdisciplinar, junto a uma demarcação disciplinar.
        II – Os conceitos explorados nas informações envolvem conhecimentos específicos da Química e da Matemática, no caso da geometria, que justifica a rigidez do triângulo e a flexibilidade do paralelogramo.
        III – Ao longo da educação básica, é preciso tratar os conhecimentos matemáticos de forma abstrata.”

        II verdadeira, III falsa e a minha dúvida está na I.

        Obrigada!

  37. Lu diz:

    professor:
    se a avaliação será feita em 5 provas distintas, a bibliografia indicada também devo considerar isoladamente para cada prova , não é? Por exemplo: na prova chamada “Area” – a minha é 3.3 tem uma questão que não consta na bibliografia sugerida para Área; pode até ter em outra lista de bibliografia,mas na de Área, não (acredito que deveria constar). Noto que nas provas de Área são cobrados conhecimentos mais específicos (exemplo: de Biologia para habilitação em Química, que é 3.3) e não consta nenhum livro indicado. Isso me parece que é válido para os demais colegas que dependem de questões da prova de Área.

  38. Lu diz:

    Professor e colegas
    na bibliografia que consta na parte de Area não consta -ao menos na minha , que é Química- nada mais específico , por exemplo, de Biologia. Se a avaliação for feita mesmo nos 5 testes creio que a bibliografia também deve ser verificada teste a teste. Caso alguém tenha errado das Ciências na Natureza, por exemplo, alguma questão de Química (tem a do Rutherford e a do Ferro) , na bibliografia sugerida para Área não tem nada que pudesse ser consultada ; a bibliografia.

    • Re diz:

      Lu, você fez algum recurso referente a autores citados na prova que não estão na bibliogarfia? Eu fiz a prova de Biologia e as questões 57 e 59 citam autores que não estão na bibliogarfia do edital.
      obrigada!

      • Lu diz:

        Olá, Re
        o recurso que preparei se refere a questão 39 de química; se vc quiser, sinta-se à vontade para adaptá-la a questão que vc necessita:

        QUESTÃO 39; Área 3.3 Química
        Reconhecida pela FDRH como resposta correta pelo gabarito publicado como sendo a letra “d”, venho solicitar que esta questão seja desconsiderada visto que não localizei resposta na bibliografia indicada no edital para a Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
        Listo a bibliografia que foi publicada no edital ; em nenhum dos livros consultados localizei dados da pesquisa que constam na questão 39
        3 – CIÊNCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias
        Resolução CNE/CEB nº 02/98 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
        Resolução CNE/CEB nº 03/98 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. BRASIL.
        Parecer CNE/CEB nº 11/2010, aprovado em 7 de julho de 2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
        Ministério da Educação e Cultura / SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 135 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 2)
        ALARCÃO, I. et alii. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre, Artmed, 2001.
        CACHAPUZ, A, CARVALHO, A. M. P., GIZ-PÉREZ, D. A Necessária renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
        CARRETERO, M. Construtivismo e educação. Porto Alegre, Artmed, 1997.
        CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 2003. Col. Questões da Nossa Época. Nº 26.
        CARVALHO, ISABEL C. M., Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2006.
        CHASSOT, Attico. A Ciência através dos Tempos. São Paulo. 2ª edição. Editora Moderna. 2004.
        DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A e PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
        KORMONDY, E. J. & BROWN, D.E. Ecologia humana. São Paulo: Atheneu Editora, 2002.
        MORAES, Roque& MANCUSO, Ronaldo (orgs.). Educação em Ciências. 1ª Edição. Ijuí, Editora UNIJUÍ. 2004.
        MORAES, R. & LIMA, V.M. R. (orgs.) Pesquisando em sala de aula – tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre, Edipucrs, 2004.
        MOREIRA, A.F. & SILVA, T.T. (orgs.) Currículo, cultura e sociedade. São Paulo, Ed. Cortez, 1995.
        OLIVEIRA, Dayse Lara de (org.). Ciências na Sala de Aula. Coleção Cadernos Educação Básica Porto Alegre,. Ed. Mediação. 1997.
        SACRISTÁN, J.G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, Artmed, 2000.
        WORTMANN, Maria Lucia C. Currículo e Ciências – As Especificidades Pedagógicas do Ensino de Ciências. In: COSTA, Marisa V. (Org.). O Currículo nos limiares do contemporâneo. RJ. 3ª Edição. DP&A. 2001. p. 129 – 157.

        Como pode ser constado , não tem a resposta em nenhum dos livros indicados para estudo. Está bem claro que essa relação de livros era bem específica para Área, ou seja, para as questões de 36 a 50. Em função dito reforço que a questão 39 deve ser desconsiderada . Conto com a compreensão que a argumentação é mais do que suficiente, visto que não poderia ser cobrado algo que não fosse esclarecido em Edital. Cito a decisão do STF RE440335 para dar ênfase à necessidade de anulação da questão- Leia abaixo a decisão do STF que confirmou anulação de questões fora de edital de concursos:
        Acórdão
        RE 440335 AgR / RS – RIO GRANDE DO SUL
        AG.REG.NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO
        Relator(a): Min. EROS GRAU
        Julgamento: 17/06/2008 Órgão Julgador: Segunda Turma
        Publicação
        DJe-142 DIVULG 31-07-2008 PUBLIC 01-08-2008
        EMENT VOL-02326-06 PP-01188
        Parte(s)
        AGTE.(S): ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
        ADV.(A/S): PGE-RS – KARINA DA SILVA BRUM E OUTRO(A/S)
        AGDO.(A/S): ALESSANDRA RODRIGUES PADILHA
        ADV.(A/S): GUSTAVO DE OLIVEIRA BUENO
        Ementa
        EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. CONSTITUCIONAL. CONCURSO PÚBLICO. ANULAÇÃO DE QUESTÃO. 1. Anulação de questão não prevista no edital do concurso. 2. O Supremo Tribunal Federal entende admissível o controle jurisdicional em concurso público quando “não se cuida de aferir da correção dos critérios da banca examinadora, na formulação das questões ou na avaliação das respostas, mas apenas de verificar que as questões formuladas não se continham no programa do certame, dado que o edital – nele incluído o programa – é a lei do concurso”. Precedente. Agravo regimental a que se nega provimento.
        Decisão
        A Turma, a unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, nos termos do voto do Relator. Ausentes, justificadamente, neste julgamento, os Senhores Ministros Joaquim
        Barbosa e Celso de Mello. Presidiu, este julgamento, a Senhora Ministra Ellen Gracie. 2ª Turma, 17.06.2008.

  39. Luiza diz:

    Na área 1 de Linguagens cabe recursos nas quetões 36,38,40,41,42,44,47,48???? Se alguém for entrar me manda por email por favor estou por duas, obrigada

  40. Denise M. Nunes diz:

    Estou indignada por ter acertado 9 questões em geografia, fiz o suficiente em conhecimentos da área, acertei 7 em legislação, mas por ter acertado só 5 em português e 7 em conhecimentos pedagógicos, com um total de 38 acertos não poderei assumir e terei que deixar minha vaga para pessoas contratadas que podem ter reprovado na própria área ou acertaram muito menos questões que eu!!! è a vida…

  41. Denise M. Nunes diz:

    Será que cabe recurso para as questões 9 de port. e 13 de conhecimentos ped. ?
    Acho que a questão 19 ficou clara a duplicidade, li a sugestão de recurso. É real!

    • Vladiney Gil diz:

      Olá, Denise eu fiz o recurso da 13CP é uma questão que não tem autor,pág eu me basiei no livro de FREIRE ele escreve nas pág., 22 e 47 no objeto da construção do saber que nos remete a duas respostas na questão alternativa A e C.
      caso queira me envia o seu e-mail.
      grato
      vlady

  42. Rick diz:

    Olá Pessoal,
    elaborei recursos contra duas questões de legislação, dê uma olhadinha e repasse para quem precisa dos pontos. Acredito que todos precisam porque existe no edital o número de vagas a serem preenchidas além das cotas.

    Recurso contra a questão nº 32 – Peço anulação da questão porque cabe duas respostas !!!
    A questão pede a alternativa INCORRETA sobre o Fundeb mas há duas alternativas incorretas que são as letras D) e A) “é um fundo especial, de natureza contábil, cuja vigência é de 14 anos ( de 2007 a 2020)” SEM informar que foi criado pela emenda constitucional nº53 de 19/02/2006 e regulamentado pela lei federal nº 11494 de 20/06/2007 são 13 anos ficando a alternativa TAMBÉM INCORRETA porque 2020 menos 2007 é igual a 13 !!!!

    Recurso contra a questão nº30 – Peço anulação da questão porque a resposta está no artigo 129 da lei nº 8069/90 não especificada no anexo 10 referente à bibliografia recomendada pelo edital do concurso. Cito a decisão do STF RE440335 para dar ênfase à necessidade de anulação da questão- Leia abaixo a decisão do STF que confirmou anulação de questões fora de edital de concursos:

    Acórdão

    RE 440335 AgR / RS – RIO GRANDE DO SUL
    AG.REG.NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO
    Relator(a): Min. EROS GRAU
    Julgamento: 17/06/2008 Órgão Julgador: Segunda Turma

    Publicação

    DJe-142 DIVULG 31-07-2008 PUBLIC 01-08-2008
    EMENT VOL-02326-06 PP-01188

    Parte(s)

    AGTE.(S): ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
    ADV.(A/S): PGE-RS – KARINA DA SILVA BRUM E OUTRO(A/S)
    AGDO.(A/S): ALESSANDRA RODRIGUES PADILHA
    ADV.(A/S): GUSTAVO DE OLIVEIRA BUENO

    Ementa

    EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. CONSTITUCIONAL. CONCURSO PÚBLICO. ANULAÇÃO DE QUESTÃO. 1. Anulação de questão não prevista no edital do concurso. 2. O Supremo Tribunal Federal entende admissível o controle jurisdicional em concurso público quando “não se cuida de aferir da correção dos critérios da banca examinadora, na formulação das questões ou na avaliação das respostas, mas apenas de verificar que as questões formuladas não se continham no programa do certame, dado que o edital – nele incluído o programa – é a lei do concurso”. Precedente. Agravo regimental a que se nega provimento.

    Decisão

    A Turma, a unanimidade, negou provimento ao agravo
    regimental, nos termos do voto do Relator. Ausentes,
    justificadamente, neste julgamento, os Senhores Ministros Joaquim
    Barbosa e Celso de Mello. Presidiu, este julgamento, a Senhora
    Ministra Ellen Gracie. 2ª Turma, 17.06.2008.

  43. LUÍS CARLOS diz:

    Rick, achei muito legal tua argumentação referente as questões 30 e 32. Preciso que uma delas seja anulada para ser aprovado no concurso. Como faço para entrar com recurso? Posso usar a mesma justificativa que a sua? Temos que esperar a FDRH publicar a lista dos aprovados para entrarmos com tais recursos. Estou junto contigo nessa. luisc_hummes@hotmail.com. Abraço! Quanto mais questões forem anuladas, melhor para todos!!!

    • Rick diz:

      Você deve entrar com recursos contra essas questões e todos devem entrar também porque todos precisam da pontuação já que o concurso tem um número limitado de vagas além das cotas.
      Publiquei os recursos pra você e pra quem precisar portanto, você pode copiá-los e incrementar também citando o artigo 129 do ECA na questão nº 30 e a emenda constitucional nº 53 que criou o Fundeb na questão nº 32.
      Eu considero muito importante que todos contestem a questão nº 30 da prova de legislação porque se trata de uma questão ilícita, fora do edital, fato já consumado como ilegal pelo STF e temos o compromisso de não deixar esse tipo de coisa acontecer em concursos. Em relação à questão nº 32, acredito que muita gente já tivesse percebido o erro do autor da questão ao afirmar que 2020-2007=14, terrível….até criança de 6 anos sabe que é 13 e candidatos não devem ser prejudicados se ele esqueceu de dizer ou omitiu de propósito que o Fundeb foi criado em 2006 !!!
      A questão nº 26 também deve ser contestada porque o assunto é completamente fora da área de atuação do professor da educação básica.

  44. Paty diz:

    Professor será que esses recursos das questões de legislação são pertinentes? Espero que os argumentos sejam suficientes para a anulação das questões, entrarei junto com os recursos. Obrigada pela colaboração colega.

  45. Leticia Kleinicke diz:

    A questão 32, especialmente, com relação a alternativa “a” esta correta: contando o ano de 2007-2008-2009-2010-2011-2012-2013-2014-2015-2016-2017-2018-2019-2020, são exatamente 14 anos…também estou por uma em legislação e é uma pena que não podemos entrar com recurso na 32 a priori…estou revisando tudo

  46. Carla Jaime diz:

    Olá Prof. Omar!! Tem previsão de quando sairá o resultado? Porque tanta demora, até porque só poderemos enviar os recursos após a publicação dos resultados.

    • marco diz:

      Acredito que na proporção de tempo que levou para sair o gabarito inicial, o resultado dos aprovados deve sair lá por dezembro (na melhor das hipóteses…)

  47. Larisse Cardoso diz:

    Preciso urgente de um recurso para uma das questões (39,40,41,43,45,46,47) da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias… se alguém souber de algum recurso para uma destas questões por favor me ajudem. Obrigada.

  48. Cloves Godoy diz:

    Pessoal quem fez o concurso para as Matérias Pedagógicas? no anexo 8 até hoje dia 07/05/12 dizia que para aprovação minima a nota era 48,mas hoje eles fizeram a correção . A FDRH podia ter feito esta correção hoje . tenho impresso o edital com todas as correções depois da prova eles podem mexer no edital mesmo que foi falha deles? URGENTE!!!!!!!!!!!!

  49. Vivih diz:

    Pessoal, alguém possui ou sabe de algum recurso para Conhecimentos da Área – Ciências da Natureza e suas Tecnologias (3.1) ??Preciso urgente…

    • Re diz:

      Olá!! Também fiz a prova de BIO, e estou entrando com recurso de anulação em duas questões a 57 e a 59, por os autores citados não estarem na bibliografia do edital.
      Qual a prova que tu necessitas recurso? Estou escrevendo os recursos, assim que tiver te respondo com o modelo.

      • Vivih diz:

        Oi Re, concordo com você, mas preciso de uma questão em Conhecimentos da Área. Fui super bem no resto, mas não resolve. Acho que não deves se preocupar muito pq com certeza anularão mais que uma de Conhecimentos da Habilitação.
        Sei também que na nº 46, foi referenciada obra errada, visto que havia 2 livros do mesmo professor na bibliografia, mas que tratavam de assuntos bem distintos. Deviam ter citado a obra de 2003 e citaram a obra de 2006.
        Se souber de algum recurso dessa área, me avisa.
        Me envia p favor o teu modelo de recurso assim que puder.
        Aguardo.

      • Vivih diz:

        Desculpe, deviam ter citado 2006 e citaram 2003 que não se refere a Educação Ambiental (EA).

      • nivia carvalho diz:

        re também acho que a questão de número 54 se pode entrar com recurso só não sei elaborar tenho quase certeza qua essa questão está errada, se poder me auxiliar por favor estou aguardando

      • nivia carvalho diz:

        re. a questão de número 54, é na quarta clivagem (divisão)que se completa as 8 células e nesta fase as celulas não estão no estado de mórula, elas são denominadas blastômeros, somente na quarta divisão elas passam a ser denominadas mórula quando então estão com 16 células este é o meu entendimento, concorda comigo..

      • Mary diz:

        Olá, Nivia, estou tentando fazer um recurso para a questão 54, tenho alguma coisa escrita, se puderes me mandar seu e-mail, te envio e vamos acrescentando mais coisas, abraço

  50. Denise M. Nunes diz:

    Vamos lá pessoal! Vamos tentar anular a questão 13 de CP, possui duas respostas ??? Muitos dizem que sim, não custa tentar. Questão 9 de port. será que cabe recurso? reciso dessas duas. Vamos nos unir! Fiz área 4.2.

  51. EDGAR VILSON RIECHEL diz:

    A questão 41 área ciências humanas e suas tecnologias,na minha opinião todas estão corretas.Porque o íten ||| QUANDO FALA “sem necessariamente levar em conta a lineardad dos conteúdos,isso está correto pois a palavra LINEARIDADE,atualmente na pedagogia não está sendo utilizada,pois devido a flexibilidade que devemos ter em relação a educação,os conteúdos podem serem flexibilizados e inclusive serem trabalhados mudando a ordem,sendo assim num passeio pode-se trabalhos conteúdos que necesserariamente não está no programa,podendo entrelaçá-lo com o cuotidiano.

  52. sandra diz:

    Alguém vai entrar com recurso na área 1.3 nas questões de 36 a 50, linguagens e suas tecnologias? Em quais? Me avisem por favor. Obrigada

  53. Deisi diz:

    Olá prof. Omar Martins!!
    Gostaria de saber se o nome do autor escrito incorretamente em uma questão, cabe recurso?
    Ao invés de Buoro está Bouro na questão número 58 da prova 5.1.
    Aguardo retorno, pode ser por e-mail!!
    deisi.boelter@gmail.com

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Deisi e Lis:
      Tudo bem?
      O erro de digitação/grafia de um nome ou expressão pode ser objeto de recurso e levar a anulação da questão desde que tenha possibilitado indução ao erro na hora da prova. Vale a pena tentar; mas como a grafia é muito semelhante, acho improvável o êxito. Mesmo assim recomendo tentar…

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  54. Salete diz:

    Estamos organizando recurso referente a questão 44 e 45. ( 1.1 – Ling. Portuguesa e Lit.), Quem quiser envie e-mail. para : saletealbuquerque@yahoo.com.br. A questão 44 já foi analisada por professores da área e por advogados especialistas. Todos opinam que a questão está mal elaborada ( dúbia) e portanto deve ser anulada.
    Reply ↓

  55. Denise M. Nunes diz:

    Larisse, a questão 43, você não acha que a alternativa c está correta também? Tenho dúvidas pois minha área é Geografia eu respondi que todas estão corretas, letra E e gabarito deles, letra C.
    ” A forma dialética de ensinar História, no contexto contemporâneo, está pautada no positivismo histórico, que compreende o ir e vir, evidenciando acontecimentos críticos e dinâmicos, relacionando passado e presente.”
    Alguém de História ajude, achei confuso…

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Denise:
      “A forma dialética de ensinar, no contexto contemporâneo, está pautado no (…)” materialismo científico crítico baseado na contribuição de autores como, por exemplo, Karl Marx e Friedrich Engels (marxismo).”

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

  56. Lisiane diz:

    Boa Noite prof Omar.
    Gostaria de saber sua opinião sobre anular a questão nº 10 de Lingua Portuguesa Anos Iniciais.
    se substituir o nexo embora por malgrado não deveria fazer outras substituições na frase para manter o mesmo sentido e isso não está posto na questão, né?
    “Os nexos abaixo poderiam substituir Embora na linha 20, mantendo o mesmo sentido do período em questão, exceto:
    a) À medida que
    b) Malgrado
    c) Apesar de que
    d) Não obstante
    e) Mesmo que

  57. Ismael Tolfo Flores diz:

    Estimado professor, fiz a prova para Educação Fisica. Estou muito apreensivo porque passei em todas as modalidades e justo nos conhecimentos especificos me falta um ponto,,,, tem alguma questão desta area errada, o que estaria me ajudando a completar os 6 pontos….. no total acertei 38 questões……. me ajuda…….

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Ismael:
      Os colegas fizeram vários recursos para a parte específica de EF.
      Não sei nominar as questões, mas acredito que devemos ter algumas anulações pós análise dos recursos.
      Vamos aguardar a publicação do gabarito definitivo nas próximas semanas.

      Um abração.

      Prof. Omar Martins

      • Ismael Tolfo Flores diz:

        Muito Obrigado Professor…
        O senhor não sabe a data provavel que vai sair o resultado dos recursos..
        Abraço

      • Editor | Prof. Omar Martins diz:

        Boa tarde, Ismael:
        A previsão é que ainda em junho seja publicado o gabarito definitivo após o julgamento dos recursos e o resultado final.
        Pelo que sei ainda não há data prevista.

        Um abraço.

        Prof. Omar Martins

  58. paulo henrique diz:

    ola bom dia, por favor estou tentando encontrar a prova do ultimo concurso da seduc/rs, caso tenha esta prova e possa me disponibilizar,serei grato.

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