SEDUC-RS 2012 | Conhecimentos Pedagógicos | Gabarito “oficioso”

Impedido de atualizar meu blog devido a problemas insondáveis de configuração do servidor, acabei por não conseguir publicar meu gabarito extraoficial ou melhor, “oficioso”, de Conhecimentos Pedagógicos da prova aplicada no último domingo, dia 15.04.2012.

A prova – extremamente cansativa e desgastante – com dezenas de longos textos e referências que poderiam ter sido deixadas de lado, estava, na área de Conhecimentos Pedagógicos, muito acessível para quem repassou os autores e temas propostos. Entretanto, a prova apresentava algumas “pegadinhas”, testando mais a inteligência “emocional” do candidato do que, propriamente, seus conhecimentos cognitivos.

Espero que todos tenham tido um resultado à altura dos seus sonhos e que uma possível desclassificação não desanime aqueles que desejam o serviço público para o desempenho de suas atividades.

Boa sorte e contem comigo para a continuidade dos estudos!

P.S.: Meu gabarito está em http://www.veritaslux.com.br/prova_pe2012.pdf .
Confiram com o oficial amanhã…
Seguindo essa lógica não vislumbro possibilidade de recursos (a princípio!)

273 thoughts on “SEDUC-RS 2012 | Conhecimentos Pedagógicos | Gabarito “oficioso”

  1. Tiago da Silva diz:

    sou do parana e achei a prova muito complicada, principalmente a de portugues e a de conhecimentos legislativos.
    acho que deu para passar, mas acho que este sistema de eliminar todos aqueles que não fazerem 60 % de cada assunto um absurso, coloca uma nota de corte geral e prontom neste modelo vc não seleciona os melhores professores..claro isso e minha opinião.
    sobre o gabarito acertei 12/15 em conhecimentos pedagogicos, era o que eu esperava, se for me tirar do concurso devera ser o legislativo ou portugues..mas o negocio e esperar, abração

  2. Tiago da Silva diz:

    professor, seria pedir de mais para que resolvesse a prova de conhecimentos legislativos e portugues? caso fosse possivel agradeço, abração!!!!

      • GELSON DE OLIVEIRA FREIRE diz:

        PROFESSOR PARABÉNS, PELA INICIATIVA DE NOS AJUDAR, FIZ CURSINHO EM POA E ATÉ AGORA, ELES NÃO ME AUXILIARÃO EM NADA, E MUITAS PROMESSAS ESCUTEI POR PARTE DELES.
        PROFESSORES NECESSITO DE TODOS OS MODELOS DE RECURSOS POSSIVEL.FUI BEM NA PROVA MAS FIQUEI POR UMA QUESTÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS, POR FAVOR SE PUDER ME ENVIAR, FICO MUITO GRATO.
        MEU emai- gelsonof@hotmail.com
        CASO ALGUM COLEGA PODERME AJUDAR, AGRADEÇO DE CORAÇÃO.

  3. Volnei diz:

    Bom dia Professor Omar, diferimos apenas na questão 19, onde marquei: (E) ensinar é um processo indissociável do aprender. A propósito, a prova de Língua Portuguesa também estava difícil, cansativa e cheia de “pega ratões”. Você não teria um gabarito “oficioso” dessa prova também? A FDRH não cumpriu o seu compromisso e não publicou o Gabarito no dia 19/04 (Dia do Índio!) alegando problemas no seu Site. Estamos ansiosos para saber o resultado. Abraços.

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Volnei:
      Pode ser…
      Quando a li (no conforto do meu apt!) também fiquei em dúvida…
      Ocorre que a expressão “ensinar exige uma reflexão crítica permanente sobre a própria prática educativa” é literal na obra freireana; o que me fez optar pelo item…

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

      • amanda diz:

        oi professor, mas no livro Pedagogia da autonomia, tem- se a idéia que ensinar e aprender são processos indissociáveis. Fico na dúvida também. abraço!

      • Angela diz:

        Tambem penso por ai. Foi a que marquei mas deu E portanto errei. Deveria ser anulada. Pois ha divergencias.
        Abraço
        Angela

  4. camilazucco@yahoo.com.br diz:

    OK professor de 10 questoes acertei 8. Bom….Mas sei que o português era terrível (meu ponto de vista) deste não sei se passo…vamos esperar…embora tenha um nº consideravel de acertos este 60% de cada area mata;como ja havia comentado…

  5. carla diz:

    Olá Professor pelo seu gabarito acertei 11 questões! Fiz curso ead no garra e assisti algumas de suas aulas, mas não consegui ver todas pq faltou tempo! Estou com medo da prova de legislação.

    Abraços

  6. Rosane diz:

    Olá professor, em relação a questão 19, fiquei em dúvida. Achei ela dubia, pois acredito que a alternativa “E” também pode ser considerada, uma vez que estaria sustentada na bibliografia Freireana, no capitulo I da Pedagogia da autonomia:”Não há docência sem discência”.”quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender…” O que o senhor acha? é passível de recurso?

  7. Charlie diz:

    Ola Prof. Na questão 25, acho que “na medida do possível” torna a “D” falsa. Achei a afirmativa “I” na internet do mesmo jeito que estava na prova. Acho que a B é a correta. Abraço obrigado pelo gabarito

  8. Simone diz:

    Obrigado professor. Também acertei 8 das 10. Não achei tão difícil português. Acho que me sai pior nos conhecimentos específicos, devido as pegadinhas e a minha falta de preparo prévio (não estudei…).

  9. nici duarte diz:

    Errei uma questão muito obvia. Ao invés de marcar epstemológico ,botei pragmático , acredita?
    Me confundi, pois a proposta do governo é mais pragmática do que epistemólogica para o novo ensino médio. Mas foi só essa, as outras respostas tudo certo. E pra variar o site da FDRH não está abrindo! É uma piada!

  10. Tiago da Silva diz:

    Boa tarde galera

    Acabei de abrir o gabarito e corrigi minha prova, segue os meu números. (obs: acho legal a galera postar a quantia de acertos de cada um para podermos analisar)

    Português: 8/10 Pontuação: 20
    Conhecimentos pedagógicos: 13/15 Pontuação: 26
    Legislação: 6/10 (minimo exigido) Pontuação: 12
    Área Professor: 9/15 (minimo exigido) Pontuação: 9
    Área especifica: 6/10 (minimo exigido) Pontuação: 6

    Total de pontos obtidos na prova: 73 de 100

    Como as áreas que tinham mais peso eram as 3 primeiras (e ao meu modo de ver fui bem) acho que fui bem na prova, mas o que vai tirar muita gente do concurso sera, com certeza, os 60% de cada assunto. é isso ai professor e amigos do blog, agora vamos esperar os resultados, que não sou pessimista, mas terá muitos reprovados, de 10 amigos meus só eu e outros acertamos os 60% de cada assunto. Obs: isso se não mudarem o gabarito em uma das que eu acertei no minimo, se não dai esterei fora também kkk abração galera!!!

    • Amauri diz:

      Prezado Tiago! a minha irmã fez o concurso pra Series Iniciais e ela acertou duas questões em legislação e o mínimo é 3 no edital…q dá o 60%. So q ela acertou mais em Portugues, o q compensaria esses pontos a menos…até agora não compreendi o edital. São 60% na primeira prova e na segunda? ou seja, se acertar menos em uma materia e mais em outra pode compensar? Aguardo resposta.

  11. amanda diz:

    pessoal aos que passaram: e a prova de titulos para quem nao teve oportunidade de fazer pos ou dar aula? so confiamos nos cursos de 40 horas !
    E a prova de historia a qual na parte de legislação questão sobre ETAPS e MODALIDADES?!!!
    erraram feio!

    • Volnei diz:

      Sim Amanda a questão 28, de legislação, que era comum a todos, está com o gabarito errado, não é letra “A” é letra “C”!

    • nici duarte diz:

      Temos que recorrer nesta questao, n 26 da legislaçao , o gabarito diz letra A mas está errado, é letra C. Recorram aí galera, pois eu vou recorrer!

  12. Rogério diz:

    Olá,
    A respeito da prova de legislação para área 3, habilitação Química, a questão 28, parece-me estar incorreta de acordo com o indicado no gabarito (letra A). Creio que a resposta certa é a alternativa c! Gostaria de confirmar. Obrigado!

    28. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando as etapas e as modalidades da Educação Básica.
    (1) Etapa
    (2) Modalidade

    (2) Educação de Jovens e Adultos
    (1) Educação Infantil
    (1) Ensino Fundamental
    (2) Educação Especial
    (1) Ensino Médio
    (2) Educação Profissional e Tecnológica
    (2) Educação Básica do Campo

    A ordem correta dos números da segunda coluna, de cima para baixo, é:
    a) 1-1-2-2-1-2-1.
    b) 1-2-1-1-2-1-2.
    c) 2-1-1-2-1-2-2.
    d) 2-1-2-1-2-1-2.
    e) 2-2-1-2-1-2-1.

  13. Jaqueline diz:

    Olá Professor! Você tem todas as questões da prova de matemática?? Não sei onde deixei a minha prova e estou tão curiosa para conferir os resultados… Praticamente decorei minhas respostas, mas preciso ver as questões para associá-las… Obrigada!

  14. CHARLENE DA ROSA diz:

    PROFESSOR POR FAVOR ME AJUDA NA QUESTÃO 19 MARQUEI A C E ELA ESTÁ CORRETA POIS O PROFESSOR ENSINA E APRENDE SE USAR A PRATIA EDUCATIVA ADEQUADA DEVE TER UMA REFLEXÃO CRITICA SOBRE A PRATICA EDUCATIVA, FIQUEI POR ESTA PROFESSOR ACREDITA, ME AJUDA SEGUNDO PAULO FREIRE 2000A FORMAÇAO DOS PROFESSORES DEVE ESTAR FUNDADA NUMA REFLEXÃO DA PRATICA EDUCATIVA. ME AJUDA ESTOU DESESPERADA TO SÓ POR ESTA…. OBRIGADA

  15. CHARLENE DA ROSA diz:

    professor acho que de acordo com a citação: ” mestre não é quem ensina, mas quem de repente aprende.” faz referencia a uma aspecto indispensavel à pratica docente- fazer uma reflexão critica permanente sobre a pratica educativa. segundo freire. O ensinar se concretiza mesmo quando aceita conhecimntos dos alunos receb eles, e que em muitas praticas não é o que acontece o professor só transmite.

  16. CHARLENE DA ROSA diz:

    professor também penso que freire Destaca a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, pois sem ela a teoria pode ir virando apenas discurso; e a prática, ativismo e reprodução alienada. Quando diz que não há docência sem discência, quer dizer que: quem ensina ‘aprende o ensinar’, e quem aprende ‘ensina o aprender’, sendo este posicionamento muito importante para o autor. mas o fundamental para de repente aprender é fazer uma reflexão de sua pratica educativa. Me ajuda professor.

  17. Leonardo diz:

    Na questão 19, conforme a citação colocada na questão, marquei a alternativa E pois segundo Freire “Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa” a alternativa C, na minha opinião diz respeito a reflexão sobre sua prática docente, estando aberto à mudanças, etc. O que o senhor acha prof?

    • Maiara diz:

      Também concordo!
      Refiz a leitura da LDB e a mesma não usa o termo “modalidade” para o ensino fundamental, é passível de recurso, pois, quem dá essa nomeclatura, são os pareceres e as Diretrizes.

      Tenho uma dúvida quanto a questão 1 da parte de língua portuguesa, na crase da palavra “forma” e “celebração” quem celebra, celebra algo? não entendi a crase da frase toda “estariam condenadas a forma mísera e pomposa da memória e a celebração da história do vencedor? também fiquei em dúvida no verbo “oferecer” no infinitivo e com um numeral após, “pretende oferecer uma sobrevida as obras de arte”.

      Se alguém puder me ajudar.

      Att

    • ana diz:

      eu também, errei as questões 51, 56, 57, 59 e 60.
      A 51 acredito que II es´t correta sim, mas tá dificil eu encontrar a bibliografia que eles utilizaram para essa questão. Se vc souber me de uma luz

      • Nasper Machado diz:

        A questão 51 eu também errei mas em algum texto referente aos pcns disse que não mas estou procurando. Também estou na mesma situação que você um dos meus ex-professores me disse para que eu pesquisa-se mais sobre esta questão que ele também concorda que essa afirmação esta correta. Outra questão que errei foi a 60 o texto de Valter Bracht “Esporte na escola e esporte de rendimento” na página XVIII na primeira coluna ultimo paragrafo (a especificidade da EF na escola é a promoção da saúde). O conceito de esporte participativo bate com que os autores acreditam como a melhor forma de se trabalhar na aula.
        Bom abaixo o link para o texto de Bracht.
        seer.ufrgs.br/Movimento/article/download/2504/1148

      • Maria diz:

        ola tambem fiz para Ed. Fisica na 3 CRE , fiquei por uma na area de linguagens e suas tecnologias. Por favor alguem concorda que a questao 39 esta com a resposta errada? pois nas orientacoes curriculares dos PCNS esta descrito a INFORMATICA tb. me ajudem por favor. Ana penso que a questao 60 cabe recurso, pelo menos ao ler o artigo de Bracht da bibliografia chego a essa conclusao.

    • Lucas Cechin diz:

      olá garzi, fiz para MTM para a 8ª CRE, o que me deixou intrigado além da questão 28, que é a que me reprova caso não coloquem o gabarito correto, a questão que fala sobre domínio…a questao 55, não sei, mas algo não me soa bem naquelas alternativas

      • Lucas Cechin diz:

        Sim! Talvez a 60 fosse a provável de gerar incertezas, mas acertei também, errei apenas a 55 por falta de atenção e pressa, na alternativa IV da 60 fala em “explorar a rotação e a translação” o que não é possível, observe bem o desenho. Se falasse algo sobre circunferência, mas rotação ali, não consigo enxergar.

    • Cássia Froes diz:

      A questão 55,pois o domínio de x é maior ou igual a -3 e não menor ou igual.Verifica em qualquer livro de ensino médio.Cássia

    • Nise diz:

      A questão 53 e 55, a 53 porque está na área de habilidade do professor, porém deveria estar na prova da área ou na área pedagógica, pois não é da química em si, o que torna dúbio e injusto, mais a localização do que a questão em si… a questão 55, tem como certa a letra c porém, é a letra e provavelmente.

  18. CHARLENE DA ROSA diz:

    olá Leonardo até concordo contigo mas pensa por este lado as duas opções estão corretas ja que de acordo com a citação de Guimarães Rosa:- “Mestre não é quem sempre ensina,mas uem de repente aprende.” Essa afirmação faz referencia a um dos saberes indispensáveis ou seja refletir a pratica educativa usada para ver se de repente está aprendendo, como todos nós educadores sabemos existem praticas educativas usadas por alguns que o aluno não tem vez só uem sabe é o professor, de que maneira esse mestre vai aprender, Freire também em seu livro “pedagogia da autonomia” abora a importancia da reflexão da pratica pedagógica.

  19. CHARLENE DA ROSA diz:

    Vamos professor me ajuda, preciso que essa questão seja anulada ela não vai fazer mal a niguém… somente para mim se não for anulada hehehe. obrigada

  20. Mari diz:

    Título IV
    Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável

    Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável:

    I – encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família;

    II – inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;

    III – encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;

    IV – encaminhamento a cursos ou programas de orientação;

    V – obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar;

    VI – obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado;

    VII – advertência;

    VIII – perda da guarda;

    IX – destituição da tutela;

    X – suspensão ou destituição do pátrio poder poder familiar. (Expressão substituída pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência

    Na questão 30, a resposta certa era ADVERTÊNCIA, mas não estariam todas as alternativas corretas???? E mesmo assim, esse artigo de n. 129 não estava entre os conteúdos relacionados no Edital, lá constava apenas os artigos de n.53 a 59 e 136 a 137.

    Oque vcs acham, é passível de recurso não????

    • nici duarte diz:

      Com certeza, entramos com recursos. A lei é bem clara. Na verdade a questão tem mais de uma alternativa correta.
      eu não sei como erram tanto para fazer uma prova….. e nossos nervos ficam a flor da pele….

  21. Lisiane diz:

    Preciso de ajuda!!!!Alguém de Língua Portuguesa para me auxiliar se alguma das questões da prova específica de Língua Portuguesa e Literatura pode ser anulada,qualquer questão.Estou preocupada.Outra coisa será que não existe possibilidade de mudança neste absurdo que é 60% de acerto em cada área.

    • Maiara diz:

      Eu também gostaria de contestar este absurdo, na maioria dos concursos o percentual é de 50% em toda prova.
      Podemos fazer uma ação pública e tentar reverter. Quem sabe… É ano eleitoral.

      • Gilmara diz:

        Concordo contigo Maiara , estou com uma pontuação acima de 80% em todas as áreas e me falta um acerto na área do professor! injusto!!

      • Maristela diz:

        Concordo com você, pois obtive aprovação acima de 60% em Legislação, Conhecimentos Pedagógicos, na minha área que é inglês, mas em português só acertei 5 de 10. E se não conseguir anular uma questão esatarei reprovada.

  22. VALÉRIA RIET diz:

    Gostaria de saber o que acontece se o gabarito da 28 estiver errado. Eles corrigem ou anulam? Se anularem estou perdida, pois preciso apenas dela para passar! (marquei a C)

    • Edenilson diz:

      Este artigo copiado do edital te responde.
      10.2. As questões que, porventura, vierem a ser anuladas nas provas objetivas serão
      consideradas como respondidas corretamente por todos os candidatos.

  23. Deisi Vanglon diz:

    em relação a questão 45 da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:
    de acordo com os PCNs, o tratamento dos conteúdos curriculares deve ter papel CENTRAL ou SECUNDÁRIO???
    no gabarito diz que deve ter papel central… resposta “A”
    mas na minha opinião deve ser SECUNDÁRIO… respostas “D”

    alguém pode esclarecer aí, em que parte dos PCNs se pode afirmar isso?

    acho que essa também pode ser anulada… ou contestada

      • Angela diz:

        A 60 estou querendo entrar com recurso. Leia o que enviei para a colega:
        Eu fiz. Estou desesperada pois estou com cinco acertos. Estou estudando a questao 56 que creio haver equivoco quanto ao emprego do if e do when. Há que ter cuidados com emprego deles segundo Raymond Murphy Grammar in Use for Intermediate Students pg18. Ele diz para ter cuidado para nao confundi-los. Ele afirma que o uso de when e para coisas que estao certas de acontecer e o if para coisas possiveis ou serem possiveis de acontecer. O texto original na revista está com if e nao com when. O gabarito cita letra E.CERTA mas apenas as palavras Yet e despite fazem jus ao texto original. Vejo aqui uma possibilidade de recurso. Pedir uma analise da questao. Por outro lado há tambem a questao 60 a qual o gabarito cita C.Certo. Sim a C está certo mas a D tambem é passivel de gerar duvida. Se observarmos pelo ponto do dicionario Collins Cobuild Advanced Learner’s English Dictionary pg 113 “The form become is used in the present tense and it is the past participle. Primeiro pensei que houvesse erro de concordancia acreditando que deveria esta no texto como became e nao become depois desconfiei que poderia ser participio mas enfim acreditei em become. Na hora estava tao nervosa que achei que pudesse ser um erro de digitaçao, sei lá. Quer saber? Achei que a questao ficou dubia ao afirmar presente simples, se é que voce me entende. Ali esta dito, are in the text entao pensei que deveria ser became no texto e por fim como disse fiquei confusa e droga marquei D. Será que poderiamos pedir recurso aqui tambem? Argumentando dubio, ou sei lá concordancia verbal, ou a questao ficou confusa. Já essa parte do texto estava coo become no original ai fiquei meio desanimada. Nao acho pessoa qualificada para dar uma luz nessas questoes. Gostaria de ter apoio no recurso de outros colegas. Passe adiante para os que fizeram em nossa area para trocar ideias. Tem de ser rapido. Tambem nao estou entendendo. Temos de enviar o envelope ja ou temos de esperar a lista de aprovados? Ah o texto está em http://pt.scribd.com/doc/36034274/New-Scientist-2010-08-14. Será que temos chance de recurso? Estou por um ponto. Se consigo esse ponto estou dentro. Q panico. Abraço
        Responder

    • Angela diz:

      Eu fiz. Estou desesperada pois estou com cinco acertos. Estou estudando a questao 56 que creio haver equivoco quanto ao emprego do if e do when. Há que ter cuidados com emprego deles segundo Raymond Murphy Grammar in Use for Intermediate Students pg18. Ele diz para ter cuidado para nao confundi-los. Ele afirma que o uso de when e para coisas que estao certas de acontecer e o if para coisas possiveis ou serem possiveis de acontecer. O texto original na revista está com if e nao com when. O gabarito cita letra E.CERTA mas apenas as palavras Yet e despite fazem jus ao texto original. Vejo aqui uma possibilidade de recurso. Pedir uma analise da questao. Por outro lado há tambem a questao 60 a qual o gabarito cita C.Certo. Sim a C está certo mas a D tambem é passivel de gerar duvida. Se observarmos pelo ponto do dicionario Collins Cobuild Advanced Learner’s English Dictionary pg 113 “The form become is used in the present tense and it is the past participle. Primeiro pensei que houvesse erro de concordancia acreditando que deveria esta no texto como became e nao become depois desconfiei que poderia ser participio mas enfim acreditei em become. Na hora estava tao nervosa que achei que pudesse ser um erro de digitaçao, sei lá. Quer saber? Achei que a questao ficou dubia ao afirmar presente simples, se é que voce me entende. Ali esta dito, are in the text entao pensei que deveria ser became no texto e por fim como disse fiquei confusa e droga marquei D. Será que poderiamos pedir recurso aqui tambem? Argumentando dubio, ou sei lá concordancia verbal, ou a questao ficou confusa. Já essa parte do texto estava coo become no original ai fiquei meio desanimada. Nao acho pessoa qualificada para dar uma luz nessas questoes. Gostaria de ter apoio no recurso de outros colegas. Passe adiante para os que fizeram em nossa area para trocar ideias. Tem de ser rapido. Tambem nao estou entendendo. Temos de enviar o envelope ja ou temos de esperar a lista de aprovados? Ah o texto está em http://pt.scribd.com/doc/36034274/New-Scientist-2010-08-14. Será que temos chance de recurso? Estou por um ponto. Se consigo esse ponto estou dentro. Q panico. Abraço

  24. Eduardo Carissimi diz:

    Conforme o edital, qualquer questão anulada por erro de gabarito por exemplo, é tornada correta para todos os candidatos. Também dependo da 28 para passar. Em todas as demais disciplinas fui super bem. Vou entrar com recurso, inclusive estou com o envelope pronto para enviar. Lembrem que os recursos devem ser enviados via sedex, conforme edital, itens 9 e 10. A questão 28, no meu entender, deve ser anulada, pois a expressão “educação básica do campo” não consta na LDB. O que existe é educação básica para a população rural, o que me parece bem diferente. Precisei recorrer ao Plano Nacional de Educação 2001, para elucidar a questão, pois a LDB não é clara nesta classificação de níveis, etapas e modalidades da educação. EJA é modalidade, e ensino fundamental é etapa, o que contraria o gabarito divulgado.

  25. Fabi Almeida diz:

    Questão 13, prova de conhecimentos pedagógicos :

    Na perspectiva de uma prática educativo-crítica ou progressista, o papel do professor, ao ensinar o conteúdo a ou b, é o de ajudar o aluno a
    Resposta gabarito: a) reconhecer-se como arquiteto de sua própria prática cognoscitiva.

    Recurso: Concordo com o gabarito, no entanto a alternativa c, também está certa (reconhecer-se como objeto do processo de construção do saber).
    Pois, avaliando a prática progressista tem-se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire. As versões libertadoras e libertaria tem em comum o antiautoritarismo a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a idéia de autogestão pedagógica.
    Assim, considerando a idéia de Freire: “Freire nos ajuda a ver que o verdadeiro aprendizado se dá nas relações contextualizadas e que, devido ao bom entendimento, o conceito é transformado e trabalhado nas relações reais que envolvem a vida do aluno, numa atitude onde as tarefas do cotidiano permeiam a construção dos saberes escolares” (http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_952/artigo_sobre_as_concepcoes_de_freire,_sch%C3%B6n_e_zabala,_nas_salas_de_eja). Ou seja, o aluno a reconhecer-se como objeto do processo de construção do saber!!!!

    Questão 25 – Conhecimentos pedagógicos:
    Considerando a seguintes afirmações a afirmação sobre a avaliação:
    A afirmação I : – A avaliação é um instrumento sancionador e qualificador, cujo sujeito é o aluno, e o objeto, são as aprendizagens por ele realizadas, segundo, objetivos mínimos iguais para todos.

    Podemos provar visualizando as afirmações de:
    ZABALA (1998, p. 220), “é preciso lembrar que avaliar, e avaliar de uma determinada maneira -diversificada tanto em relação aos objetos como aos sujeitos da avaliação, e com caráter não é, exclusivamente, uma questão de oportunidade […]“. A avaliação é considerada como um instrumento sancionador e qualificador, em que o sujeito da avaliação é o aluno e somente o aluno, e o objeto da avaliação são as aprendizagens realizadas segundo certos objetos mínimos para todos”.
    (ZABALA, A. A avaliação. In: A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Art Méd, 1998).

    Que também pode ser encontrada em: Por que se deve avaliar? Antoni Zabala
    Disponível em : http://realceemleitura.blogspot.com.br/2011/03/por-que-se-deve-avaliar-antoni-zabala.html

    Não nos dando alternativas de respostas e não fechando com o gabarito!

    • Deisi Vanglon diz:

      na questão 13 a alternativa “C” estaria certa, a não ser pelo detalhe que cita o aluno como “objeto” do processo da construção do saber, onde o correto é considerá-lo como “sujeito”… é ele que contrói = arquiteto!
      Não há erro >> alternativa “A” mesmo!!!

      Mas e na questão 45 da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias?!!

      de acordo com os PCNs, o tratamento dos conteúdos curriculares deve ter papel CENTRAL ou SECUNDÁRIO???
      no gabarito diz que deve ter papel central… resposta “A”
      mas na minha opinião deve ser SECUNDÁRIO… respostas “D”

      Quem concorda?!!

      • Maria diz:

        Concordo com voce Deisi, precisamos encontrar uma referncia para recorrer essa questao. Eu preciso de uma questao apenas para ser aprovada,

      • Priscila diz:

        Não, temos mais dias pra fazer, pois só abre pra recurso depois que sair lista de pré aprovados não é? também preciso desta para passar!!!!

    • Aline Bravo diz:

      Vou entrar com recurso também . Preciso de uma questão em conhecimentos pedagógicos .Preciso de ajuda como envio os recursos ?

  26. simone diz:

    Olá pessoal!
    Também estou apenas pela questão 28 de legislação para conseguir aprovação. Acho que está questão está errada.
    Alguém vai entrar com recurso, gostaria de trocar uma idéia sobre a argumentação e de como proceder? Estou com algumas dúvidas, pois é o meu primeiro concurso. Os 5 dias para recurso é da divulgação do gabarito?

    • Águeda diz:

      Olá, creio que são 5 dias corridos após a publicação do gabarito, já enviei meu recurso via SEDEX, meu argumento foi em cima do titulo V da constituição federal que vai contra a resposta A. Espero ter ajudado.

  27. Maria diz:

    Boa noite
    fiquei apenas por uma questao na prova de LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS.
    Por favor alguem pode me ajudar, preciso que apenas uma questao seja anulada.
    Minhas hipoteses estao nas questoes numero 39 e 45.
    Na questao 39 conforme li nos PCNS+ do Ensino Medio, a Informatica esta incluida nas ORIENTACOES CURRICULARES PARA O ENSINO MEDIO. Inclusive o texto que trata da informatica ‘e bem comprido e explicado. Alguem concorda comigo?
    e a questao 45 concordo com o que a Deisi postou acima.
    obrigada.

    • Deisi Vanglon diz:

      Maria, eu também fiquei só por uma questão na prova de LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS.
      Não sei te dizer nada quanto à questão 39, mas ao meu ver a 45 está errada.
      Se o papel dos conteúdos é CENTRAL, então voltaremos a ensinar de forma conteudista? e o que fazemos com todo discurso de Paulo Freire?!!!

      • Deisi Vanglon diz:

        já estive procurando nos referenciais dos PCNs, mas está difícil achar… na resposta da questão 45 “A” também cabe a alternativa “C”.
        continuo procurando…

      • Maria diz:

        Deisi, voce acertou a questao 39? Estive conversando hoje com outra professora que concordou comigo qto a INFORMATICA, sendo a correta a letra C, conforme o que esta nos PCNS. Mas no gabarito do FDRH esta a letra A. Acredito que cabe recurso nessa questao, ate pela formulacao da mesma. Eu errei tb as questoes 38, 40 e 41. Qualquer novidae me escreve, estou muito preocupada pois acertei 70% da prova nao e justo ser reprovada por uma questao!

    • Maiara diz:

      Vamos tentar uma ação pública, talvez exigindo o percentual de 60% sobre a etapa total, ou seja, toda prova.
      Também achei uma falta de respeito. Naquela parte específica, os textos estavam completamente fragmentados, pretendo contestar na prova de Linguagens e suas tecnologias as questões de número 1, 11, 28, A 36 a alternativa I fala dos direitos e deveres da cidadania e os estéticos… Falta aqui a parte estéticos “da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações culturais, não precisaria colocar todos mas se tivesse “estéticos da sensibilidade” não deixaria dúvida. Na 38 A última alternativa para v está totalmente interpretada por quem elaborou a questão e não para quem estudou os princípios. As outras ainda não confirmei, mas o que está acontecendo é que as respostas estão com partes do texto fragmentadas e deixa a interpretação subjetiva, na questão 40, tem uma parte de um princípio que “garante” e o outro principio que “oferece”. O elaborador “interpretou” e colocou a alternativa da forma dele e não da forma que está expressa no parecer. Assim fica difícil…
      Fiquei em dúvidas quanto a resposta da 56, “escrevê-los” linha 6 e tem linha 7. A 58, na alternativa “d” também acho que tem a mesma significação.

    • Daniela diz:

      Que droga, dei uma lida no parecer e acho q a C não serve como resposta… Analisa…

      “Diretrizes Curriculares definidas em norma nacional pelo Conselho Nacional de
      Educação são orientações que devem ser necessariamente observadas na elaboração dos
      currículos e dos projetos político-pedagógicos das escolas. Essa elaboração é, contudo, de
      responsabilidade das escolas, seus professores, dirigentes e funcionários, com a indispensável
      participação das famílias e dos estudantes. É, também, responsabilidade dos gestores e órgãos
      normativos das redes e dos sistemas de ensino, consideradas a autonomia e a responsabilidade
      conferidas pela legislação brasileira a cada instância.”

  28. Graci diz:

    Alguém te recurso na prova de conhecimento da área de ciências humanas e suas tecnologias?
    Acho que cabe recurso a questão 41 e a 48.

    • Ane diz:

      Concordo plenamente que na questão 48, a alternativa C, está incorreta, estive conversando com alguns professores da UFRGS que tb estão de acordo que a alternativa C para a questão 48, da área de ciências humanas, esta errada, o correto seria apenas I ou A.

  29. CHARLENE DA ROSA diz:

    oh pessoal vamos fazer reurso para questão 39 e 45 de linguagens e suas tecnologias, vamos que vamos se alguém quiser me enviar alguma coisa posso complementar xarlenedlr@yahoo.com.br
    estou fazendo recurso para questão 19 de conhecimentos pedagogicos… bjao

  30. ana diz:

    Olá pessoal preciso saber se a questão 56 da área de educação física é falsa a afirmação de que “aptidão física é a capacidade de executar os exercícios da forma mais eficiente possível”, eu considero verdadeira segundo o que li de Guedes e Guedes.

      • JULIANA diz:

        olha Lisiane acho que está correta a unica palavra que mudaria seria vai em vez de vão, FICA confusa pq tu vai substituir por UM EXPECTADOR, estou opr uma de portugues, errei a 2,3,7,9,10 tem alguma igual que tu errou?

      • Lisiane diz:

        Oi Juliana,pois é,pensei em dois termos se modificando( “vão/lhes”) se a referência fosse esse “um expectador”,mas acho que confundi,pois a referência daquele “lhes deram” era museu e biblioteca então?Errei também a 2,3,4 e 10,mas não sei o que poderia ser passível de recurso nessas (se é que tem algo).

      • Elaine Teresinha Arnhold dos Santos diz:

        Lisiane!
        Ao meu ver e conversando com uma professora de Língua Portuguesa, na questão 8 a resposta deveria ser a letra c. O período compreende: Por isso…..lhes deram existência. Portanto, como ali vai um expectador (1), na linha 19 que lhe deu (são mais 2) = total 3.

  31. Raquel diz:

    Eheheh pleo que vejo, muita gente depende da 28 para passar. Eu sou um a delas. Quanto à questão 19, tb marquei C. Acredito que seja a correta!

  32. Mary diz:

    Olá pessoal…sou professora de Artes e faço parte da 10ª coordenadoria e como vcs ja deve saber terei que fazer a prova novamente pois foi anulada vê se pode…pelo um lado é bom poderei corrigir erros que não poderiam ocorrer mas fazer o que valeu até dia 03 de junho para quem faz a prova de novo.

    • Pâmela diz:

      Fiz para series inicias. pra 39ª
      Português 5/10
      Conh. Pedagógicos 8/10
      Legislação 3/5
      Área 25/35.
      Preciso de uma em português… 😦

  33. Raquel diz:

    Vamos lá pessoal, a questão 28 está deixando a grande maioria “pendurado”, se vários entrarem com recurso fica bem mais fácil de anularem ou pelo menos corrigirem o gabarito. Fiquem atentos ao período para interpor recurso.

  34. CHARLENE DA ROSA diz:

    Raquel precisamos nos movimentar vamos mandar um pedido de retificação…. o prazo vai até quarta tem que chegar la até quarta o sedez, vamos la gente.

  35. Rejane diz:

    Rejane disse:
    Para ser aprovada preciso que seja anulada uma das seguintes questões do conhecimento pedagógico 11, 17, 18, 20,21,24 ou a 25. Se alguém for entrar com recurso me avise.
    Obrigada.

    • Dulce diz:

      preste atenção na 17 pois a mesma está fragmentada, não faz referência a nenhum autor ou obra e cobra exatamente o final da frase, sendo que tem a letra a passível de
      escolha, dependendo da interpretação. Um abraço

  36. Luiz carlos sevilla diz:

    Boa noite, a prova era divida em 35 questões de português, legislação e conhecimentos pedagogicos e 25 para área especifica. Quem fez 15 na área especifica conseguiu passar.

  37. Vanessa diz:

    Preciso na específica de Português e Literatura, ou seja a parte da Habilitação do Professor. Eu errei 53, 54, 55, 56, 58, portanto se alguém souber se há possibilidade de anulação me avise!Grata

      • Luciene diz:

        gurias tenho q conseguir 2 de matemática … Me mandem o e-mail d vcs q eu já fiz o recurso da questão 60 mas gostaria q alguém da área avaliasse …. Alguém d vcs já fez alguma coisa para o recurso da 55 ? Se quiserem compartilhar/discutir mandem mail para lu.tk@hotmail.com

      • Débora Alves diz:

        Olá Grazi! Também estou procurando questões que podem ser anuladas pois minha colega errou 6 questoões e eu estou por 2 de português. Tem alguma respota?

    • Cássia Froes diz:

      Dá uma olhada na 55.O limite tem que ser maior ou igual a -3 . e nao menor igual.Sendo assim nao tem alternativa na prova.Repasse isso,quanto mais entrarem acredito que mais chance de anulação.Tambem preciso uma de conhecimentos pedagogicos.

  38. CRISTIANO diz:

    OIE GENTE…EU RODEI FALTOU UMA EM PORT…´SE ALGUM DE PORT PUDER SER ANULADA POR FAVOR M AVISEM…TO APAVORADO…UM ABRAÇÃO…..A UNIÃO FAZ A FORÇA….

  39. Isabel diz:

    Olá, vamos tentar a 5 e a 9 de português… Vamos recursar!! Em especial a 9, pois é claramente uma questão de legislação e não cabe estar disposta na prova de língua portuguesa.

  40. Mari diz:

    Gente, eu leio e releio o edital e não consigo entender. Afinal, a prova foi dividida em duas partes e quem fizer 60% de cada uma passa, ou a prova foi dividida em 5 partes (???) e só passa quem fizer 60% de cada assunto???
    Pq já que consta no edital que a prova seria dividida em 2 partes, eles não estão se contradizendo falando logo a seguir que a prova é dividida em 5????

    • Zeferino C.G diz:

      A prova é dividida em duas partes. Uma ELIMINATÓRIA que foi a prova Objetiva (vale 80% do total). Para passar é necessário 60% de acertos em cada parte. A outra prova é CLASSIFICATÓRIA que é a de títulos (vale 20% do total).

      • Maiara diz:

        Você não acha que é contraditório, ou seja, a parte objetiva se subdivide em 5. Confuso né?

      • Mari diz:

        Se fosse assim, eu estaria passadíssima tb….mas a de português que me ferrou…por ironia do destino, pq sempre fui bem e sou apaixonada por português…vai entender né! Eu fiz para Biologia….

  41. Vanessa diz:

    Olá Pessoal!
    Fiz a prova para Física e estou por uma na habilitação.
    Estive estudando a questão 54 e acredito que tenham duas respostas possíveis.
    Se alguém concordar entra aí para discutirmos sobre.
    Abraço!

    • Maria diz:

      oi Vanesa concordo contigo, eu acertei a questao porem tenho certeza que a alternativa B TAMBEM ESTA CORRETA. CABE RECURSO SIM. Voce acertou a questao 39? eu estou por uma questao na area de linguagens e ssuas tecnologias, por favor me ajude se puder obrigada.

  42. Maiara diz:

    Nada contra a injustiça com as pessoas de Uruguaiana porém, agora estão em vantagens sobre todos nós, pois irão para a próxima prova com a noção do nível de dificuldade e sabendo exatamente o tipo de questão.

  43. Cláudia diz:

    Olá! Fiz as provas para área do direito…achei a prova extremamente complicada, devo entrar com recurso para duas questões que não há no edital previsão do conteúdo especificamente… e uma de português….que penso haver mais de uma resposta correta…acredito que esta prova não deve ser igual as outras porque colocaram o texto de um decreto…

  44. Maiara diz:

    Encontrei este texto sobre leis de regulamentos de concursos, interessante, sobretudo a parte final do texto, onde faz referencias aos gabaritos.

    Espero ajudá-los

  45. Carla Jaime diz:

    Olá Pessoal, quanto a pontuação mínima de 60%, a retificação nº 4 possui o esclarecimento de que cada disciplina tem que ter essa pontuação mínima, retificando assim, a confusão de que a prova seria avaliada em duas partes ( geral e específica). É uma pena…

  46. André diz:

    Oi!!! A questão 30 de legislação tem mais de uma resposta certo? Fiquei pendurado por uma em legislação esta questão pode estar errada? Me ajudem….

  47. KAMILA diz:

    Pessoal preciso saber se alguém entrou com recurso na parte de Ciências da Natureza e suas tecnologias?
    Preciso de apenas 1 questão nessa parte da prova!

    • Mary diz:

      Olá, eu fiz para ciências da natureza, para biologia, ficou faltando 1 questão na parte de habilitação do professor para conseguir a aprovação :-/ teve algumas questões que eles citaram autores como Miller 2008 e outros, assim somente pode ser feito recursos baseando-se nas bibliografias dos autores, infelizmente não encontrei os livros na biblioteca da universidade…

    • Mari diz:

      ANGEL, veja:

      Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:
      I – atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;
      II – atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII;

      AGORA VAMOS AO ARTIGO 129:

      Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável:
      I – encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família;
      II – inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;
      III – encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;
      IV – encaminhamento a cursos ou programas de orientação;
      V – obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar;
      VI – obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado;
      VII – advertência
      VIII – perda da guarda;
      IX – destituição da tutela;

      PORTANTO , como no 136 diz do I ao VII, vai até só ADVERTÊNCIA, então ESTÁ CERTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DO I AO VII APENAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A “perda a guarda” é de número VIII, sendo assim não existe duas respostas corretas na questão. Olhem com calma…O gabarito está correto sim….

  48. lissandra diz:

    Olá pessoal, ninguém aí fez a prova 5.1 Educação Básica: etapas e modalidades, fiquei por uma questão em conhecimentos… Não sabem se tem alguma questão errada?

    • carine diz:

      Também preciso de uma questão em conhecimentos especificos… Sera que vao anular alguma? Fiz 20, preciso de 21, por favor, alguem sabe de alguma passivel de recurso?

    • Dulce diz:

      Lisandra, a 14 e a 17 são questões mal-elaboradas e digitadas, pois não estão fazendo referencia à obra ou autor, não estão entre “aspas”, nem em negrito, como deveria, já que nos cobram 60% por prova, que estejam 100% corretos, inclusive na elaboração, digitação, pois do contrário podem levar ou induzir o candidato a erro. Veja que a questão 11 está dentro dos padrões. Dá uma analisada.

  49. Carla diz:

    Compartilho com todos:
    Alguém já se questionou sobre a validade desse concurso no que diz respeito ao Piso Salarial. Será que eles poderiam ter lançado um concurso co ma remuneração abaixo do que o Piso………….
    Aguardo por comentarios e contribuições.

    • Maiara diz:

      me mande um e-mail que eu retorno, tenho umas 10 questões que quero contestar de toda prova, já fiz a contestação com embasamento teórico, preciso de ajuda, tem que ter um bom número de pessoas enviando as mesmas questões para dar volume e serem analisadas por eles.
      vamos melhorar nossa classificação, 1 em português as de 1 a 10 e de 3 em conhecimentos específicos àquelas dos pareceres e PCN, na área 1.1 de linguagens e sua tecnologias Português – vamos nos ajudar! o resto me saí bem.

      mandem e-mail que eu mando o material para vocês, só precisa alterar o nome.

      maiaramsouza@uol.com.br

  50. Mari diz:

    Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:
    I – atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;
    II – atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII;

    AGORA VAMOS AO ARTIGO 129:

    Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável:
    I – encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família;
    II – inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;
    III – encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;
    IV – encaminhamento a cursos ou programas de orientação;
    V – obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar;
    VI – obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado;
    VII – advertência
    VIII – perda da guarda;
    IX – destituição da tutela;

    PORTANTO , como no 136 diz do I ao VII, vai até só ADVERTÊNCIA, então ESTÁ CERTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DO I AO VII APENAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A “perda a guarda” é de número VIII, sendo assim não existe duas respostas corretas na questão. Olhem com calma…O gabarito está correto sim….

  51. Rosi diz:

    Sou da História, rodei por um questão na prova de conhecimentos da área ciências humanas e suas tecnologias. Fiquei muito triste porque no outro concurso do estado em passei e não fui chamada. Por favor, se alguém sabe uma questão que poderia entrar com recurso 36 à50. Até

    • Wilson Sandler diz:

      Quero entrar com recurso na questão 41 da prova de Ciências Humanas e Tecnologias, na qual é considerada errada a seguinte afirma~]a´: “A Filosofia, durante o trabalho, ficará com a responsabilidade do desenvolvimento da consciência crítica, já que este componente curricular tem como principal de cognição essa tarefa.” Quem quer entrar entrar com recurso e argumentar a favor da correção dessa afirmação?

  52. Daniela diz:

    Pessoal da área de linguagens e tecnologias: vamos entrar com recurso nas questões 39 e 41??? Eu certamente enviarei mas creio que a união faz a força né?! Analisei com calma e na 39 tanto nos PCN’s quanto na RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998 a informática é citada então a altenativa apontada no gabarito está errada… quanto à 41 realmente b e c parecem estar corretas então deve ser anulada (o que atribui pontos para todos kkk…)
    O que me dizem???? Vamos ficar atentos ao prazo para envio… Ah, além disso alguém sabe a forma como enviar esses recursos? Geralmente os concursos tem um formulário no qual preenchemos o número da questão e o motivo mas nesse da SEDUC não achei… Alguma idéia???

  53. Daniela diz:

    Creio que (e de acordo com meu esposo que é experiente em concursos) não retificam agora só anulam… Tu marcou a alternativa que consta no gabarito? Pq a partir da anulação todos do concurso ganham o ponto referente à questão…

  54. Maiara diz:

    PESSOAL!!! OLHEM AS CONTRADIÇÕES DO EDITAL
    1° – 9.2. O candidato poderá interpor pedido de revisão dirigido ao Secretário de Estado da
    Educação em relação às inscrições não homologadas, aos gabaritos, aos resultados referente às
    provas objetivas e ao resultado obtido na prova de títulos, no prazo de 5 (cinco) dias
    ininterruptos a contar da publicação dos resultados.
    10.2. As questões que, porventura, vierem a ser anuladas nas provas objetivas serão
    consideradas como respondidas corretamente por todos os candidatos.
    10.3. A nota final será obtida conforme o previsto no Anexo 8 deste Edital.
    10.4. A classificação dos candidatos aprovados dar-se-á, depois de esgotada a fase recursal,
    pela ordem decrescente da pontuação obtida na nota final.

    2º (JUNTO AO GABARITO) – 3. INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS
    O período para encaminhamento de recursos será aberto após a publicação dos
    resultados. Nesta oportunidade os candidatos poderão encaminhar os recursos referentes
    aos gabaritos e aos resultados obtidos nas provas objetivas. Os recursos encaminhados
    fora do prazo a ser divulgado através de edital, não serão considerados.

    Porto Alegre, 21 de abril de 2012.
    José Clóvis de Azevedo,
    Secretário de Estado da Educação.

    SOCORRO! ENTENDER ESTAS CONFUSÕES, AFINAL O QUE FAZER?

  55. Maiara diz:

    Olá Pessoal!
    Parece que é uma prática comum da FDRH anular várias questões em provas deem uma olhada no concurso do Banrisul de 2009/2010.

    1.1. Alteração de gabarito- Foi alterado o gabarito da Questão Nº 12:
    Questão12: a alternativa correta é a B e não a A como constou.
    1.2. Questões anuladas – Foram anuladas as seguintes questões: 36, 43, 59, 60, 63 e 80.
    4. RESULTADOS DAS PROVAS OBJETIVAS http://www.fdrh.rs.gov.br e http://www.banrisul.com.br , através da consulta no Link específico em Concurso do BANRISUL, onde o candidato deverá digitar o número do seu CPF.

    VAMOS FAZER A NOSSA PARTE, ME AJUDEM!
    MANDEM OS RECURSOS QUE VOCÊS JÁ FIZERAM PARA EU SABER SE ESTÁ CORRETO O QUE EU FIZ. SE QUISEREM OS MEUS EU RETORNO O E-MAIL. ” CONCURSO PARA PORTUGUÊS 1.1″ português, legislação e pedagógicos são comuns a todas as áreas.

    OBRIGADA!

    maiaramsouza@bol.com.br

  56. Angela diz:

    Angela,
    Você tem razão. Onde está nosso sindicado para pedir a anulação do concurso?
    Somos frágeis mesmo!
    Preciso trocar ideias com que fez para inglês. estou por um ponto no inglês.
    Abraço
    Angela Silva

  57. Angela diz:

    Professor Omar
    Estou na luta por alguém que seja mestre em inglês. Que difícil né?
    Estou sozinha nessa briga no inglês.
    Abraço,
    Angela Silva

  58. Luciene diz:

    Eu entendo que a questão 55 tem duas respostas corretas no caso a letra D e E, por este motivo entendo que precisa ser anulada pois ambas satisfazem a equação. Será q estou certa ?

  59. Rosi diz:

    Professor Omar. Preciso entrar com recurso na questão 48 das ciencias humanas e suas tecnologias para passar no concurso. Você tem uma ideias nesta questão . Muito Obrigado

  60. Maiara diz:

    Pessoal!

    Ouvi comentário que a lista sairá na sexta, o prazo para recursos irá ate terça, pois no edital fala em 5 dias corridos, ou seja, conta sábado e domingo.
    Irão tentar nos “boicotar” novamente.

    ATENÇÃO!!!!!

    tenho recursos prontos, é só me mandar um e-mail que repasso a vocês. Área 1.1 Português.

    maiaramsouza@bol.com.br

  61. Salete diz:

    Estamos organizando recurso referente a questão 44 e 45. ( 1.1 – Ling. Portuguesa e Lit.), Quem quiser envie e-mail. para : saletealbuquerque@yahoo.com.br. A questão 44 já foi analisada por professores da área e por advogados especialistas. Todos opinam que a questão está mal elaborada ( dúbia) e portanto deve ser anulada.
    Reply ↓

  62. Jaqueline diz:

    Vamos tentar anular este concurso, são tantas falhas que não da mais para ser tolerante, quem estiver a fim se pronuncie agora, que talvez ainda de tempo.

  63. Tainá Albuquerque diz:

    Boa noite!
    Pretendo concorrer a uma vaga no concurso de 2013, mas não estou encontrando material didático para estudar… Meu campo é Artes (Dança)..

    Vocês que fizeram o concurso de 2012, não teriam a prova para me passar? Já seria uma grande ajuda!..

    Muito obrigada!
    Tainá

  64. DANIESI diz:

    OI, SABES INF NESSE EDITAL CONCURSO MAGISTERIO/RS 2013 PELO SEDUC QUAIS AUTORES DE CONHECIMENTOS PEDAGOGICOS SAO MAIS PROVAVEIS DE CAIR EM PROVA?

Deixe uma resposta para Pâmela Cancelar resposta