Presentes em 2012

Depois de 7 anos sem férias (propriamente ditas), aproveitei o convite para uma palestra e tirei 4 (quatro) dias de “descanso”. Chegando em Porto Alegre e acessando o blog (cuja senha havia esquecido, estando registrada apenas no meu computador em casa) pude me deparar com mais de 10.000 acessos e 70 comentários (ainda não respondidos!).

Apesar do cansaço, ergo minhas mãos e recebo tal acontecimento como um verdadeiro PRESENTE de amigos, colegas, ex e futuros alunos.

Irei demorar alguns dias para agradecer e responder os comentários.

De qualquer forma, muito obrigado a todos.

Recebi, antecipadamente, os presentes que pedi para 2012.

Anúncios

7 thoughts on “Presentes em 2012

  1. Camila Zucco diz:

    Aguardamos suas respostas com ansiedade. Tudo isso só reforça o importante trabalho que realiza com nos professores…principalmente agora com a saída do edital…seu assessoramento é muito importante…

    abraços e bom descanso….

  2. dene diz:

    Professor podes esclarecer uma dúvida!
    Achei estranho não terem colocado por exemplo direto e legislação no edital para o curso de contabilidade que exige essa disciplinas.
    Ou tra questão, quem concorrer às cotas de negros por exemplo, essa pessoa concorre com o normal e tb com as cotas ou só uma e outra independentemente de ter ido bem, que vantagens tens uma e outra, qual sua visão a respeito e/ou interpretação desse edital, obrigada.

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Dene:
      O candidato negro e deficiente concorre nas vagas reservadas no edital, com reserva de vagas de, no mínimo 18% do quantitativo para negros e 10% para pessoas com deficiência.
      Vejamos o que assinala o edital do certame:
      […]
      5. DAS VAGAS DESTINADAS A CANDIDATOS NEGROS:
      5.1. Nos termos da diretriz estabelecida pelo art. 17 da Lei n.º 13.694, de 19 de janeiro de 2011, aos candidatos negros serão reservadas 18% (dezoito por cento) das vagas. (IBGE/Censo 2010)
      5.2. Para efeitos do previsto neste Edital, considerar-se-á negro aquele que assim se declare expressamente no momento da inscrição.
      5.3. Não ocorrendo aprovação de candidatos negros em número suficiente para ocupar os 18% (dezoito por cento) dos cargos reservados, estes serão preenchidos pelos demais candidatos aprovados neste concurso.
      5.4. O percentual de 18% das vagas reservadas aos candidatos negros será observado ao longo do período de validade do concurso público, inclusive em relação às vagas que surgirem ou que forem criadas.
      5.5. Em face da reserva legal de 18 % das vagas aos candidatos negros, tem-se que, dentre cada 06 (seis) candidatos nomeados, deverá ser nomeado 1 (um) candidato negro.
      5.6. Se aprovado e classificado dentro do número de vagas reservadas, o candidato que se declarou negro será submetido a aferição que será realizada pela equipe especializada, definida pela Administração Pública e divulgada nos termos do item 2 deste Edital.
      5.7. Caso a equipe especializada conclua, na verificação da condição declarada na inscrição que o inscrito não se enquadra na condição de negro, inexistindo má-fé, o candidato permanecerá no concurso, concorrendo em igualdade de condições com os demais.
      5.8. O candidato negro participará do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, à duração, ao equipamento, à data, ao horário e ao local de realização das provas do concurso.
      5.9 Para efeitos deste Concurso Público, caso queira concorrer a reserva de vagas para negros, o candidato negro ou pardo deverá inscrever-se como negro.
      5.10. As informações fornecidas pelos candidatos são de sua responsabilidade e ficarão nos registros cadastrais de ingresso.
      […]
      Quanto ao programa para Educação Profissional, eixo Gestão e Negócios: contabilidade, o programa contempla questões relativas à legislação em decorrência da regulamentação das normas atinentes à contabilidade. Veja: […]

      CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – organização empresarial, análise financeira e orçamentos, normas brasileiras de contabilidade; fiscalização; contabilidade, custos e patrimônio.
      Bibliografia sugerida:
      ANGÉLICO, João. Contabilidade pública. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 1996.
      FRANCO, Hilário. Contabilidade Geral. 23ª ed. São Paulo: Atlas, 1996.
      GOUVEIA, Nelson. Contabilidade Básica. São Paulo: Atlas, 1998.
      IUDÍCIBUS, Sérgio de (Coord.). Contabilidade Introdutória. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.
      JACINTHO, Roque. Contabilidade geral. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1992.
      ______. Contabilidade pública. São Paulo: Ática, 1989.
      ______. Introdução à contabilidade. São Paulo: Ática, 1991.
      KOHAMA, Heilio. Contabilidade pública. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1996.
      KOHAMA, Heilio, & KOHAMA, Nellida. Balanços públicos: teoria e prática. 2ed. São Paulo: Atlas, 2000.
      Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000.
      Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Lei 8.666/93.
      MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.
      PADOVEZE, Clóvis Luís. Manual de contabilidade básica. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
      SILVA, Lino, Martins da. Contabilidade governamental: um enfoque administrativo. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
      […]

      Estou à disposição caso tenha outras dúvidas.

      Um grande abraço.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  3. maristela puntel bock diz:

    OLÁ, PROFESSOR,
    FAREI O CONCURSO PARA LINGUA PORTUGUESA E NAO ENTENDI BEM O EDITAL.AFINAL, TERÁ QUESTOES DE LITERATURA NA PARTE ESPECÍFICA OU SOMENTE PORTUGUES? e A LEGISLAÇÃO, SERÁ SOMENTE AS RESOLUÇOES OU TODA A LEI? pRECISO PASSAR NO CONCURSO E GOSTARIA, SE POSSIVEL, TER ACESSO A ALGUMA PROVA DOS ORGANIZADORES DO CONCURSO….COMO FAÇO PARA ACESSÁ-LAS?
    oBRIGADA.
    MARIS

  4. Angela diz:

    Boa noite.
    encontrei seu blog quando procurava materiais sobre o concurso. Preciso saber como conseguir materiais específicos sobre a área de geografia e o curso EAD do Garra é completo para legislação? E material sobre conhecimentos pegagógicos? Tem como me enviar material por email. gostaria de ver provas anteriores de geografia? Obrigada

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s