Magistério-RS 2012: edital publicado. Veja as principais informações (1)

O Governo do estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicou nesta quinta-feira [29.12.2011] o Edital do Concurso do Magistério no Diário Oficial do Estado. O documento contém as informações referentes ao processo: regulamentos, datas de inscrição e provas, valores para inscrição e outros dados técnicos necessários à execução do concurso.         A seleção conta com 10 mil vagas para professores atuarem na rede estadual, com nomeação a partir de julho do próximo ano. “Nossa intenção é nomear todos ainda em 2012”, comenta a secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento. O edital poderá ser acessado pelos sites da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) e da Seduc.

O período de inscrição para o concurso é de 16 de janeiro a 3 de fevereiro próximo. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no Formulário Eletrônico de Inscrição específico, disponível no site da FDRH: http://www.fdrh.rs.gov.br.

O valor de inscrição é de R$ 121,70 (nível superior) e R$ 53,38 (nível médio) e o pagamento da taxa deverá ser feito, impreterivelmente, até o dia 6 de fevereiro de 2012, por meio de boleto bancário. As provas do certame serão realizadas nos municípios-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), em data a ser informada com antecedência mínima de oito dias, conforme expresso no Edital.

Neste ano as novidades serão a abertura de vagas reservadas para cotistas, conforme Lei Estadual que garante esta reserva. São dez por cento das vagas destinadas a candidatos com deficiência e 18% para negros. Outra novidade em relação às provas é que, neste concurso, elas serão por disciplinas e por áreas de conhecimento.

Também diferentemente dos concursos anteriores, os candidatos não se habilitam para uma cidade, e sim para a abrangência da Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Ou seja, ao inscrever-se, o candidato a professor da rede estadual escolhe a CRE onde pretende atuar. Os candidatos nomeados poderão ser designados para exercer suas atribuições em qualquer um dos municípios que integram a jurisdição da respectiva CRE onde os candidatos inscreveram-se. Além disso, o concurso prevê a nomeação de professores para educação indígena.

Provas 
O Concurso será constituído de duas provas objetivas, de caráter eliminatório, e de prova de títulos, de caráter classificatório. As provas variam de acordo com o cargo pretendido.

As áreas 
As vagas previstas estão localizadas nas seguintes áreas: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Educação Básica: etapas e modalidades; e Educação Profissional e suas Tecnologias.

Mais informações nas próximas postagens.

Com informações da SEDUC-RS

Anúncios

22 thoughts on “Magistério-RS 2012: edital publicado. Veja as principais informações (1)

  1. Carmen Rubira diz:

    Olá Professor Omar!!!
    Primeiramente deixo meus votos de um 2012 cheio de realizações…, agora, peço que me ajude a acessar o edital do concurso do magistério, já que garimpei por todos os sites e não encontrei. Obrigada!!!

  2. Leir Amaral diz:

    Olá professor! Tenho formação superior em “Licenciatura Plena em Educação Especial”(UFSM) O edital fala em “Pedagogia com foco em Educação Especial”. Como fica? Posso fazer o concurso? Penso que um curso superior especifico para educação especial não possa valer menos que pedagogia com uma finalização em educação especial. Abraço!

  3. Grace diz:

    Olá professor. Gostaria em primeiro lugar, desejar um Ano Novo maravilhoso e agradece-lo por todas as informações que nos presta. Em segundo lugar, queria que, se fosse possível, o senhor me tirasse uma dúvida: estou terminado meu curso de licenciatura, portanto ainda não possuo o título. Então, dessa forma, eu pergunto: quando devo apresentar os títulos, pois não encontrei no edital um data limite, ou específica. será que poderia me ajudar? Obrigada.
    Grace Veríssimo

  4. MiniRott diz:

    O Estado vai pagar o deslocamento dos professores de uma cidade para outra?
    Imagine um professor que mora em Rio Grande ter que se deslocar para o Chui todos os dias.
    Ou eles acham que com esse salário o professor vai conseguir pagar essa despesa?

  5. adrianaaguiar diz:

    oi professor ,gostaria de receber material para estudar para o concurso,professora series inicias.desde ja agradeço .abraços.FELIZ 2012.

  6. Jaqueline Nunes de Paula diz:

    Olá

    Farei o concurso para professores do Estado do RS. Sou formada em Pedagogia licenciatura plena pela UFSM, mas não sei em qual vaga me encaixo, já que no edital tem a opção de nível médio e pós médio (mas na inscrição o valor desta opção é um, e o valor de quem tem nível superior como eu, é outro. Por isso pensei não me encaixar nestas opções.) e tem uma outra opção de pedagogia mas com habilitação supervisão escolar que não é o meu caso. Sendo assim não sei para qual vaga devo me inscrever, o que o senhor acha?

    Obrigada!
    Jaqueline Nunes de Paula

  7. Cristina Gatto diz:

    Professor, tenho duas dúvidas:
    No edital fala em Constituição Federal promulgada em 1988. Devo estudá-la atualizada ou não?
    Sou formada em Ciências Biológicas LP, com pós graduação em Biologia da Conservação. Estou no IX semestre de Ciências Contábeis (a colações na UFSC ocorrem em agosto). Gostaria de fazer o concurso para 6.6.2 Contabilidade. Não estando formada até julho, e sem bacharelado com formação pedagógica, posso arriscar fazer o concurso para Contabilidade, ou devo fazer para 6.2.1.2 Agronegócio? Lembrando que segundo os conteúdos programáticios de agronegócio, não tenho conhecimentos específicos suficientes, ou seja, vou ter que estudar redobrado.

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Bom dia, Cristina:
      Toda legislação deve ser estudada atualizada, com base no dia 29 de dezembro de 2011, data da publicação do edital do certame.
      Lembro que há alterações também supervenientes nas Resoluções do CNE e cujo texto, disponível no portal do MEC, não apresenta seu texto compilado. Assim, torna-se imperativo baixar e estudar a Resolução que alterou o texto original (via de regra, as organizadoras gostam de fazer perguntas exatamente sobre esses elementos!).
      Sobre a segunda pergunta: Agosto deve ser o mês mágico da maioria das convocações: a SARH já está se preparando para um grande número de exames admissionais e perícias. Extraoficialmente, especula-se que a SEDUC-RS planeja contratar 50% do contingente de professores em 2012 e os demais em 2013, de acordo com a programação fiscal e orçamentária.
      Assim, fazer a inscrição para um cargo em que não está habilitada atualmente pode ser um risco, principalmente se ficares nas primeiras colocações. De outra forma, se é a área que queres se dedicar no Magistério, não pense duas vezes: faça para Contabilidade.
      Eu ficarei na torcida que a sincronia temporal lhe seja favorável! (com o devido perdão da redundância pois toda “sincronia é temporal”!).

      Um grande abraço.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  8. Cristina Gatto diz:

    professor, obrigada pela torcida e pela resposta!!! Na questão da habilitação, posso ficar tranquila, a licenciatura em Ciências me habilita (hehe, também realizei uma redundância)?
    Abraço

  9. Andréa diz:

    Oi passei no concurso do magistério 2012….já foi divulgado o gabarito…mas me informaram que ainda não é hora de apresentar a prova de titulos…olhei no edital e diz que :8.8.1. Os documentos para a prova de títulos, discriminados no quadro do item 8.8.5 deste Edital, deverão ser entregues no prazo de 8(oito) dias, no período estabelecido em Edital próprio. Mas já li o edital e não acho essa informações…8 dias após o que? Socorro me ajude….

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa tarde, Andréa:
      Antes da publicação do Edital para a Prova de Títulos, teremos antes: 1. divulgação dos aprovados antes dos recursos; 2. publicação de abertura de prazo para recursos (5 dias); 3. publicação do gabarito após julgamento dos recursos; 4. divulgação dos aprovados; e então 5. publicação do edital para a Prova de Títulos. Após a publicação no DOE e site FDRH é que abrirá o prazo mencionado no item 8.8.1.
      Entendeu?

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  10. Andréa diz:

    Alguem tem informações sobre que estapa está o concurso do magistério RS 2012? O site do Seduc a ultima informação é que saiu o gabarito e mais nada…parece que está demorando para pedirem os titulos…se alguem souber de algo…

    Obrigado

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Andréa:
      Tudo bem?
      Veja os últimos posts do blog acessando a página inicial https://profomar.wordpress.com .
      Na semana passada a SEDUC-RS anunciou que o resultado preliminar seria publicado nesta semana.
      Provavelmente, o edital também trará o início do prazo recursal; após o julgamento e publicado do gabarito definitivo (pós recursos) eles terão que publicar novo resultado e somente após é que será publicado Edital para a prova de títulos.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s