Magistério-RS: edital será publicado na quinta-feira, dia 29.12

O edital do concurso público que abrirá 10 mil vagas para professores do magistério estadual será publicado na quinta-feira no Diário Oficial. Em entrevista ao programa Guaíba Revista, a secretária-adjunta da Educação, Maria Eulália Nascimento, disse que as nomeações dos aprovados estão previstas para o segundo semestre de 2012. Segundo ela, o contrato para a realização de concurso será publicado amanhã.

O governo projeta, depois das contratações dos professores, realizar concurso para servidores de escola. Deverão ser abertas cerca de 3 mil vagas para esta categoria. Mas antes de lançar o edital do concurso, é necessário enviar à Assembleia Legislativa (AL) projeto de lei para a criação de novos cargos no quadro dos servidores, de acordo com as novas necessidades das escolas, como técnicos em informática, nutricionistas, bibliotecárias e professores de apoio de classe para inclusão. A proposta deverá chegar à Assembleia Legislativa no final de fevereiro, quando termina o recesso do Legislativo estadual.

O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, já havia expliacado que as 10 mil vagas abertas neste primeiro concurso serão divididas por região, para professores que atuarão na rede pública estadual a partir de 2012. Por ano, 2 mil professores da rede estadual se aposentam. “Isto é previsível. São 21 mil contratados. O problema ocorre quando o professor abandona o cargo. A reposição não é imediata por causa da burocracia, levando de 20 a 30 dias para colocar outro professor no lugar”, explicou o secretário.

No dia 28 de outubro deste ano, a SEC publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) o regulamento para o concurso público do Magistério, pois o existente era de 1984, anterior a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Foram incluídos no texto o sistema de cotas a pessoas com deficiência e negros.

Com informações do Correio do Povo | http://virou.gr/sDmt6T

Anúncios

10 thoughts on “Magistério-RS: edital será publicado na quinta-feira, dia 29.12

  1. Rejani T. Weiss diz:

    Olá boa noite prof. Omar!
    Gostaria de saber como faço para receber material para estudos pro concurso do magistério. Minha área é Lic. em Matemática. Formei-me em 2010 e não estou atuando na área.
    Desde já agradeço a sua colaboração.
    Att. Rejani

  2. Evandro Carlosso diz:

    Ola boa noite,não deixo de acompanhar seu blog por isso espero ancioso para o concurso da BM,vc comentou que haveria possibilidade do edital sair depois do magistério,Vc acha que pode sair o edital da BM ainda este ano ou pode demorar bastante ainda a sair? Abraço.

  3. claudia gomes diz:

    Boa tarde professor?Gostaria de receber material para estudar para o concurso.Minha área ciências naturais.Desde já agradeço.Parabéns pelo blog.

  4. Juliana Breunig Molz diz:

    Bom dia professor Omar!
    Gostaria de saber se as vagas oferecidas no concurso do magisterio RS serão somente para professores para sala de aula ou especialistas também…no meu caso, para orientadores educacionais…
    Agradecida

  5. Ângela Santos diz:

    Olá!!
    Tenho 52 anos a 30 anos atrás fiz o magistério mas não concluí o estágio, em 2007 entrei p/o curso normal onde me formei em agosto/2011 meu estagio foi com o 4º ano , tenho além das horas do estágio obrigatório tenho mais de 1400h q. atuei durante meu curso. Durante estes 3 últimos anos participei de seminários e cursos voltados a educação, atualmente estou cursando o 1º semestre em pedagogia. Tenho chance????E minha idade ?? Gostaria tbm em receber dicas de estudo. parabéns e obrigada por este espaço.

  6. Cristine Godoi diz:

    OLá professor!
    Gostaria de ajuda para divulgar a lei 11.161 que torna obrigatorio o oferecimento da Língua Espanhola nas escolas públicasdesde 2005 (pois todas as privadas já tem em seu currículo)porque com esse “novo projeto do Ensino Médio” colocaram a lingua estrangeira como parte diversifica e mais o espanhol como uma opção e querem em turno inverso , ??????Inconstitucional a partir desta lei que diz ser obrigatorio o oferecimento e em turno convencional a escolha do aluno sim,mas em nemhum momento diz ser o inglês obrigatorio e sim o espanhol e eles querem o contrário tirando os professores de espanhol é claro ….
    Muito Obrigada !
    Cristine

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s