TJ-SC 2011 | Analista Jurídico | Recurso – questão 35 (CG)

ANALISTA JURÍDICO 2011 | Conhecimentos Gerais | Questão 35

No mundo atual existem regiões que vivem em intensos conflitos que são oriundos de vários motivos, como luta por territórios, pela independência, por questões religiosas, recursos minerais entre outros. A respeito desses conflitos, leia as afirmativas abaixo:

I.  No continente europeu um dos motivos de conflitos é a questão do povo basco. Distribuído entre os territórios da Espanha e da França, essa etnia luta pela sua autonomia política há muitos anos.
II.  Na África o que motiva os conflitos é o modo pelo qual o continente foi dividido durante o processo de colonização quando os países europeus definiram a divisão do espaço africano, para que fosse administrado e explorado sem levar em conta as disparidades étnicas existentes no continente.
III. Na Ásia um dos grandes conflitos está localizado no Oriente Médio, mais precisamente no confronto entre árabes e israelenses.
IV. No território afegão a instabilidade política está presente há muito tempo, entre outros motivos, por causa das divergências religiosas entre xiitas e sunitas.
V. Na América do Sul, a Venezuela é um local de muita instabilidade, pois neste país existe um movimento de guerrilheiros denominado FARC e o Exército de Libertação Nacional, ambas com forte ligação com a produção de cocaína e com o narcotráfico. Esses grupos atuam exercendo influência de um estado paralelo, cometem assassinatos, atentados e sequestros.

Assinale a alternativa correta:
(A) Apenas IV está incorreta
(B) Apenas V está incorreta
(C) Apenas IV e V estão incorretas
(D) Apenas I e III estão corretas
(E) Todas estão corretas

RECURSO:
A questão tem como tema os conflitos internacionais da atualidade. O gabarito preliminar aponta como correta a alternativa (B) o que significa que apenas o item V estaria incorreta. Entretanto, percebe-se que as dados históricos e atuais estabelecidas no item IV estão com informação incompleta e parcial, redundando em imprecisões e dúvidas objetivas insanáveis.
Vejamos:
O texto do item IV afirma que “No território afegão a instabilidade política está presente há muito tempo, entre outros motivos, por causa das divergências religiosas entre xiitas e sunitas”.

Entretanto, verificando elementos bibliográficos e notícias diárias sobre o Afeganistão, percebemos que, diferentemente do que historicamente ocorre em outros países e regiões (como o Paquistão, por exemplo), o país asiático de forte presença muçulmana, possui como centro do conflito as questões étnicas e não religiosas. Os principais grupos étnicos do país são:
• Pashtuns (etnia dominante);
• Tadjiques;
• Hazaras;
• Usbeques.

Em todas as etnias mencionadas, há integrantes xiitas ou sunitas o que não impediu, por exemplo, a união nacional na década de 1980 na resistência da ocupação soviética (1979 – 1988). Embora os conflitos entre as duas “facções” tenha crescido após a ocupação americana no país, a principal causa não é religiosa e sim territorial e étnica.

Abaixo os links de notícias, comentadas por historiadores especialistas em Afeganistão que corroboram essa informação:

Portal G1: Conheça a história do Afeganistão. Disponível em http://virou.gr/ucBln8 .
UOL – 10.12.2011: O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, apontou a comunidade internacional como corresponsável pelo aumento da corrupção e da escalada de violência no país. Disponível em http://virou.gr/uAgpJp .
UOL – 11.12.2011: Ataques no Afeganistão não começarão guerra sectária. Disponível em http://virou.gr/thLDbz .

Assim, torna-se imperativo a ANULAÇÃO da questão 35 com atribuição para todos os candidatos do certame.

Anúncios

4 thoughts on “TJ-SC 2011 | Analista Jurídico | Recurso – questão 35 (CG)

  1. Evandro Carlosso diz:

    Ola tudo bem?Acompanho seguidamente seu blog pois estou dedicado nos concursos,mas meu objetivo atual é o concurso da Brigada,gostaria de saber se tem novidades ou esse concurso vai ficar só na conversa?abraço

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s