Magistério-RS 2011: Novo regulamento do concurso público

Diário Oficial RS | 28.10.2011

Conforme anunciado, a SEDUC-RS (Secretaria da Educação) publicou no DOE-RS, o Decreto Estadual n.º 48.485, de 27 de outubro de 2011, que aprova o regulamento dos concursos públicos do magistério estadual do Rio Grande do Sul.

O documento pode ser acessado em http://www.veritaslux.com.br/reg_seduc2011.pdf .

Anúncios

160 thoughts on “Magistério-RS 2011: Novo regulamento do concurso público

  1. Vanda diz:

    Olá professor
    Sou professora contrada a quase três anos numa escola do interior com difícil acesso, tenh magistério e estou me fomando este mês em direito…gostaria de saber se eu tenho chance de continuar contratada, dou aula para 4º ano ensino fundamental, gosto muito d dar aula e estou com medo de perder o contrato, no último concurso em 2005 fiquei em 7º lugat e nunca fui chamada…eu sei que tenho que esperar o edital, mas sera que serei substituida por uma concursada já em março…tem alguma resposta que possa me ajudar?

    agradeço

    professora Vanda

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Boa noite, Vanda:
      Há cerca de 20.000 professores em contratos temporários no RS. É impossível para a SEDUC-RS substituir totalmente os contratados em decorrência da necessidade das escolas, especialmente as que ficam afastadas dos grandes centros. Entretanto, a atual administração quer reduzir drasticamente essa modalidade de contratação em decorrência da precariedade da relação jurídica estabelecida. Assim, acredito que nos próximos 4 anos, com a contratação de 10, 12 mil novos servidores, ocorra uma redução nos contratos, começando pelas escolas sem dificuldade de acesso e que não apresentam absenteísmo dos novos contratados.
      Desejo sorte no concurso e pode contar com a ajuda do colega em relação a sua preparação.
      Precisamos de qualidade, associada com soluções de continuidade na educação.

      Grande abraço.

      Obrigado por acompanhar o blog.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  2. Mirian diz:

    Bom dia Prof Omar
    Parabéns pelo seu blog…muito bom estou sempre acompanhando o blog.
    Gostaria de ter acesso aos materiais de estudo para concurso do magisterio na área de ciências e biologia, se fosse possível gostaria que me enviasse para o email miriancmatos@hotmail.com

    Muito obrigado
    Abraços
    Att Mirian

  3. volnei ferreira pereira diz:

    Excelente o seu blog. Você está prestando um serviço valioso para os colegas educadores.
    Gostaria de ter acesso a materiais de estudo para o concurso do magistério que você disponibiliza.
    abração
    professor Volnei

  4. Carla diz:

    Adorei os seus comentários acerca das últimas notícias sobre o Magistério Estadual. Gostaria que me ajudasse com os materiais de estudo para o concurso do magistério que você disponibiliza. Sou formada em Licenciatura Plena em Química e estou muito preocupada com o tipo de prova e quais os conhecimentos que irão nos cobrar.
    Obrigado, professora Carla

  5. Elisabel diz:

    Gostaria muito de saber se professores como eu que ainda não são formados em ensino superior, somente no magistério, também poderão fazer concurso para as séries iniciais.

  6. Carmen Rubira diz:

    Olá Prof Omar!!!
    Primeiramente parabéns pelo Blog e pela tua disposição em contribuir ricamente com a classe de “professores necessitados de informação”, entre os quais me encontro. Encontrei o Blog na busca por notícias sobre o concurso e, pela excelência ficarei por aqui como seguidora.
    Sou contratada emergencial desde março de 2010, em regime 40 hs., na disciplina de Português. No concurso de 2005, minha classificação em Rio Grande foi 21º , no entanto, apenas o 1º lugar foi nomeado e fomos, gradativamente, sendo chamados para Contratos Emergenciais, segundo a ordem de classificação no concurso. Isso gerou alguns recursos judiciais, com ganho de causa. Eu receio que este seja mais um “golpe do concurso”, já que não nomeiam, apesar das vagas existirem. Mas, quero preparar-me para o próximo e já imprimi tuas sugestões para estudá-las. Peço-te que se puderes contribuir com os editais (anterior e o próximo) e mais provas me auxilias muito. Agradeço pela ajuda e envio-te um abraço gaúcho. Meu e.mail é carmenrubira@yahoo.com.br

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Bom dia, Carmen:
      No teu comentário relatastes mui fielmente as distorções históricas ocorridas no magistério do RS. A manutenção da relação jurídica precária de 20.000 contratos serviu para a Administração manter a desorganização do nosso sistema, utilizando parte dos profissionais de educação como “mão-de-obra-semiescrava”. Reclamou: “porta da escola é serventia do estado”. Tais distorções tem que ser gradativamente resolvidas com a implantação do piso salarial, reformas das escolas e do currículo e estabilização da relação jurídica. Entretanto, devido ao tamanho do desafio, ainda demoraremos alguns anos para colocar o trem nos trilhos.
      Apesar de não ser professor da rede pública, sou um lutador social que encontrou na educação e na formação de servidores públicos um caminho para as mudanças.
      Conte comigo na condição de colega e professor.
      Falando nisso, enviei o material que disponho no momento.

      Grande abraço e bons estudos.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  7. Cristina Gatto diz:

    Professor, também quero ter acesso ao teu material. No concurso de 2005 fiquei em 2º lugar, sendo que não chamaram nem o 1º colocado. A vaga existe, pois e hoje tem um contrato emergencial ocupando a vaga.
    Acho que os professores são tratados com muito descaso, sou formada em Ciências Biológicas, com pós graduação em Biologia da Conservação e nunca tive oportunidade de entrar em uma sala de aula como professora, motivo pelo qual estou tentando outra área, pois ja estou no VIII semestre de Ciências Contábeis.
    Mas ainda tenho esperança de que a educação vai melhorar, de que podemos ter acesso às salas de aula e de sermos compensados por nosso esforço em aprender e ensinar constantemente.

  8. Patrícia Wojahn diz:

    Olá professor Omar parabéns pelo Blog e pela dedicação á nossa causa ,gostaria de receber o material disponibilizado meu Email é pathywojahn@yahoo.com.br, também solicito se possível da indicação de algum curso online visto que resido no interior do estado .Um abraço

  9. Giovana Brendler diz:

    Olá Omar, sou Pedagoda e gostaria muito do material que tens disponível no momento. Meu e-mail é gika.b@boll.com.br
    Adorei o blog. Essa interação é mais um espaço na qual permite debatermos e conversarmos.
    Desde já agradeço.
    Att,
    Giovana Brendler

  10. Lisiane Altmann diz:

    Olá professor Omar, sou professora de História , fico feliz em saber que existem pessoas comprometidas com a educação , parabéns pelo Blog e pela dedicação ,gostaria de receber o material que tens disponível para o concurso do estado disponibilizando meu Email é lisitk@pop.com.br .
    Desde já agradeço
    Att,
    Lisiane Altmann – RS
    Responder

  11. Maria Aparecida diz:

    Que legal!!!! Quem procura acha eu achei um anjo. Sabe porque? Tenho tentado todos os concursos e fico só no quase, faltou pouco, agora quem sabe eu consiga, mas vou necessitar de um empuranzinho. Tenho curso Normal, pedagogia e geografia a qual estou atuando desde 2007, no ensino fundamental e médio. Peço por gentileza ao meu anjo da guarda que se possível me enviar matrial necessário para estudos das áreas I e ll. Desde já agradeço abraços Maria.

  12. bete diz:

    Boa noite Prof. Omar!
    Primeiramente, parabéns pelo blog e pela intensão de disponibilizar material de estudo para os colegas. Acredito que a educação começa assim, com a cooperação entre nós professores.
    Peço a gentileza de me enviar o material básico que possues, a fim de que eu possa iniciar meus estudos para o concurso do magistério RS. Desde já agradeço tal iniciativa.
    Bete.

  13. Tássia Luiza Schena diz:

    Olá, adorei teu blog. Nessa época de incerteza sobre o concurso do magistério é bom compartilhar com outros colegas que também estão em busca da aprovação. Caso for possível, assim como os demais, também gostaria de receber os materiais. Obrigado!

  14. Vladimir Garcia diz:

    Bom dia professor Omar, atualmente faço o curso para o TJ SC, onde tu foste professor no Garra. Mas o post aqui é sobre o concurso do Magistério. Minha esposa formou-se em pedagogia no ínicio de 2011 e pretende prestar esse concurso. Primeiramente, tens como enviar para o meu e-mail o material que já tens? Segundo, o concurso é por região, cidade ou para o estado inteiro? Devo ser nomeado antes do final do ano para o MP RS e provavelmente terei lotação em Rio Grande ou Santa Vitória do Palmar, daí a preocupação sobre como de dará o concurso do Magistério. Obrigado

  15. Jerusa Guichard diz:

    Bom dia!
    Gostaria de obter material referentes ao concurso mágistério, se tiver material de educação física e história…
    Muito obrigada!

  16. Leila Saldanha diz:

    Boa tarde!
    Além de parabenizá-lo pelo blog, peço a gentileza de me enviar o material básico que possui, para que eu possa iniciar meus estudos para o concurso do magistério RS. Desde já agradeço a atenção e a iniciativa.

    Att.:
    Leila Saldanha

  17. Carla Andriguetto diz:

    Olá professor Omar!
    Olá gostaria de lhe parabenizar pelo seu blog, muito bem organizado e muito informativo.Sou professora e possuo formação em: normal ( médio), licenciatura plena em física e matemática e curso para educação especial. Gostaria de saber se abrirá vagas para as salas multifuncionais e também gostaria de receber seus materiais disponíveis, e quando tiver algo de específico na minha área quero recebê-lo.
    Atenciosamente,
    Carla

  18. Tássia Renata Dörr Becker diz:

    Boa noite, Professor Omar!

    Gostaria de solicitar os materiais para estudo como os demais professores.
    Estava à procura de mais informações sobre o concurso e achei seu blog, que está muito bom… indicarei a minhas colegas!
    Imcumbirei meu marido de me ajudar nos estudos.

    Desde já agradeço a atenção.

    Professora Tássia

  19. Liziane diz:

    Boa noite!
    Porfessor Omar, primeiramente quero parabenizá-lo pelo blog epor dedicar seu tempo em esclarecimentos sobre educaçãoe a fins. Como tens conhecimento de vários assuntos, gostaria de lhe pedir se há possibilidade de dispor do material para estudos do ultimo concurso, para séries iniciais, bem como o edital do mesmo no meu e-mail. Obrigada pela atenção e disposição do material.

  20. Fernanda W. diz:

    Olá Professor!

    O seu o blog é muito bom e suas dicas são ótimas. Se possível gostaria de receber os materiais do concurso que o senhor disponibiliza para o pessoal.

    Desde já agradeço a atenção e boa sorte para todos nós!

    Abraços.

  21. Jacqueline diz:

    Olá professor, achei o seu blog excelente, parabéns.
    Sou funcionária de escola e pretendo fazer o concurso para o magistério, pois estou concluindo a minha graduação em pedagogia este ano. Será que o senhor pode me enviar algum material para estudar? Não tenho tempo para fazer curso preparatório. Um grande abraço!

  22. João diz:

    Boa tarde professor Omar!

    Parabéns professor pela organização do blog . Que bom que o estado sentiu a necessidade de realizar o concurso para o magistério, pois assim vai regularizar a situação de vários professores que tem contrato de carácter emergencial e em contra partida oportuna novos professores a ingressar na sua área de atuação. Professor tenho uma dúvida se for possível poderia me ajudar. Se as vagas do concurso do magistério é por CREs significa que se aprovado no concurso posso atuar em qualquer cidade de abrangência da CRE que prestei o concurso mesmo que esta fique distante da cidade onde resido e que também trabalho 20 horas no magistério municipal, porém se tem vaga na cidade onde resido e trabalho como fica este tipo de situação como será feito essa classificação, será que mais uma vez vamos ficar a mercê da boa vontade? quero acreditar que não.
    Por gentileza quero receber material para estudar, e quando tiver e se tiver material da Educação Física se puder me enviar agradeço.

    Forte abraço…

  23. Liziane diz:

    Boa noite professor!
    Ao entrar em meus e-mails não encontrei o material.
    Corrigi o meu e-mail, estava incompleto, será que podes enviar novamente?
    obrigada, sucesso e um grande abraço.

  24. elisa greco diz:

    Bom dia, professor.
    Gostaria de receber material para estudar para o concurso magisterio 2011.Irei fazer para series iniciais e se for possível algumas dicas também. Meu email é:elisa.greco@hotmail.com
    Att
    Elisa

  25. Isabel Cristine de Carvalho diz:

    Boa Noite!
    Parabéns pela iniciativa de dar estas informações!
    Ouvi dizer que serão aplicadas provas específicas, cfe área escolhida, sabes me informar como será esta cobrança na prova? Sou Química Licenciada e Bel, a área específica de química vai contar mais?
    Isabel.

  26. Tális Beatriz diz:

    Olá Prof. Osmar

    Navegando na internet e lendo coisas sobre o concurso do magistério me deparei com o seu blog, achei o máximo o senhor compartilhar seus conhecimentos. Também gostaria de receber esse material. Poderias me enviar? E tenha a certeza que irei ficar acompanhando seu blog para mais novidades.
    Obrigada e parabéns pelo blog!

  27. Lenize Oliveira diz:

    Olá Professor!
    Parabéns pelo blog. Tem pouco tempo que conheci seu blog, mas já está sendo o mais procurado por mim nestes últimos dias.
    Gostaria de receber também os matérias para iniciar meus estudos para o concurso do magistério. Será meu primeiro concurso e não tenho ideia por onde iniciar.
    Aguardo, att. Lenize

  28. Maria Aparecida Wolff Cardoso diz:

    Olá professor!
    Parabéns pelo trabalho valioso que está prestado aos colegas e a educação.
    Professor, por favor, o senhor podes enviar alguns material para eu estudar para o concurso, principalmente na área de Língua Portuguesa.
    Muito Obrigada!

  29. Patricia Alves diz:

    Professor
    Estou feliz por ter encontrado o seu blog, acho importante as informações contidas nele, espero também, como muitos colegas receber por email o material para o concurso do magistério RS.
    obrigada
    Patricia

  30. Tatiane diz:

    Olá Professor,
    Achei maravilhoso seu blog e os temas sobre educação.
    Estava a procura de material de estudo para o próximo concurso, e se for possível, o senhor podes enviar alguns material para eu estudar?
    Muito obrigada!
    Tatiane

  31. caroline diz:

    olá professor! tenho uma grande duvida, estou no 5º semestre de pedagogia e não tenho magisterio, gostaria de saber se posso fazer o concurso.
    obrigado pela atenção

  32. Jaquelini Schutz diz:

    Olá, professor, seu blog é de mais…Também gostaria de receber este material para o concurso do estado. Se possível for…..Obrigada

  33. Tailene diz:

    Olá professor, faço faculdade, estou no segundo semestre e também estou me preparando para realizar o concurso do magistério, gostaria de saber se o senhor poderia me enviar materiais para que eu pudesse estudar.
    Obrigada.
    Tailene

  34. Elisabel diz:

    Boa Tarde professor!
    Também gostaria de receber os materiais que você tem para o concurso do magistério, séries iniciais.
    Desde já agradeço.
    Elisabel

  35. Amanda Souza diz:

    Boa Tarde, professor!
    Como os demais, também gostaria de receber os materiais que você tem para o concurso do magistério.
    Desde já agradeço e parabenizo pela iniciativa.
    Amanda

  36. Luciele diz:

    bom dia colega!!!
    sou professora contratada na area de letras e estou preocupada com relação ao concurso.
    gostaria, se possível , uma orientação sua com relação aos materias que devo estudar, porque até o devido momento nada de edital. Adorei seu blog. um grande abraço. Obrigada

  37. Vivian diz:

    Olá prof. Omar.
    Também sou contratada e estou no aguardo para o concurso publico. Gostaria de receber sugestoes, dicas e/ ou algum material preparatório se possivel,
    Desde ja meu muito obrigada

  38. Mônica Augusta Marson diz:

    Boa Tarde, professor!
    Como os demais, também gostaria de receber os materiais que você tem para o concurso do magistério.
    Desde já agradeço e parabenizo pela iniciativa.
    Mônica.

  39. Fabi Goularte diz:

    Professor gostaria de saber sua opinião sobre a grave dos professores e a reformulação do ensino médio. Obrigada pela sua atenção.

    • Editor | Prof. Omar Martins diz:

      Bom dia, Fabi:
      Já externei minhas opiniões sobre os dois temas em posts e comentários anteriores.
      Resumindo:
      • A greve é um direito inalienável dos professores e do seu sindicato – CPERS;
      • Por não ser professor da rede pública, sinto-me constrangido em atacar a decisão dos colegas realizada em assembleia geral. Mas, na qualidade de cidadão, julgo-a extemporânea;
      • Além disso, a “motivação” para a paralisação (implantação imediata do piso nacional e reformulação do ensino médio gaúcho) estão sendo, de fato, discutidas pelo atual governo com a categoria. No caso da reformulação, a não-mudança não é uma opção. O sindicato deveria propor as alterações que acha conveniente (carga horária, prazo de implantação e adaptação etc) e não ser oponente “às mudanças”;
      • No caso do piso, todos sabem que o problema é a adaptação do piso mínimo ao Plano de Carreira do Magistério instituído em 1974: de nada adiantaria o governo pagar o mínimo sem a proporcionalidade e os avanços conquistados individualmente pelo professor. Por isso, a SEDUC-RS alocou 2 bi no orçamento 2012 para “iniciar” o pagamento do piso; a previsão da secretaria é que o processo demandará vários anos a fim de adequar todas as situações particulares e os professores inativos.

      Prof. Omar Martins
      Blog: https://profomar.wordpress.com
      Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
      Twitter: http://www.twitter.com/profomar
      E-mail: prof.omar@terra.com.br

  40. Luciana diz:

    Olá
    Primeiramente parabéns pelo blog, é de grande valia para nós professores ter um apoiador como vc que ja está bem informado sobre as atualizações dos proximos concursos.

    Gostaria muito que vc me enviasse um material de apoio para os estudos, pois ja estou fazendo cursinho, mas gostaria de melhorar o foco.

    Att
    Luciana A. Sandri

  41. Leidi sartori diz:

    Olá.
    Parabéns pelo blog.
    Prof. Omar sou formada em Educação Física, vou fazer meu 1° concurso, gostaria de saber se vc tem material pra me enviar.
    Desde já agradeço.

  42. Ana Paula Canello Bergamo diz:

    Olá professor!
    Adorei o blog, estou no último ano do curso de história licenciatura, gostaria de saber se vou poder fazer o concurso ??? Também gostaria de receber algum material para estudo, não sei nem por onde começar…
    Obrigada!
    Um Grande Abraço!

  43. denise diz:

    Olá Professor!
    Adorei o seu blog, sou formada em pedagogia, conclui a graduação em março desse ano e ainda não estou atuando, pretendo fazer o concurso e gostaria muito de receber o material de estudos que você já tem, pois preciso realmente passar nesse concurso, confesso que já ando um pouco desanimada pois achei que seria mais fácil conseguir uma colocação na área que escolhi. É a tal história me formei e aí?
    Desde já agradeço pela sua atenção!! Obrigada.

  44. Rejane Barbosa diz:

    Olá profº Omar, sou fã do seu blog, sou recem formada e trabalho atualmente numa escola rural do estado(contrato temporário). Quero participar do concurso, mas não tenho nenhum material, se for possível envie algo para que eu possa começar meus estudos e também aceito dicas. Obrigada e um grande abraço.

  45. Daiani Bohrer dos Santos diz:

    Oi ……………..ótimo teu blog.
    Por gentileza gostaria de receber material para estudos para o concurso magistério.
    Sou formada em Ciências Biológicas.
    Grata

  46. Talita diz:

    Bom Dia! Prof Omar:
    Gostaria muito de obter o material referente ao concurso publico do magisterio. Pois acabei de me formar em Matemática e ainda não tive aportunidade de trabalhar na area, e nem tenho ideia do que possa ser cobrado em um concurso puplico.
    desde ja muito obrigada

  47. Luciara diz:

    Olá, muito legal o blog. Gostaria que mne enviassse o material que tens disponível para o concurso do magistério estadual. Desde já agradeço.

  48. Daiane diz:

    Boa noite tem como me mandar novamente o material para o concurso, você já tinha me enviado só que deu um problema no meu computador e perdi se puder me enviar novamente por email te agradeço. Atenciosamente Daiane

  49. deise j. lemke diz:

    PROFESSOR OMAR, ACHEI SEU BLOG MARAILHOSO, PARABÉNS.
    BUSCO INFORMAÇÕES SOBRE CONCURSO MAGISTÉRIO 2012 E MATERIAL PARA ESTUDAR PARA O MESMO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    DEISE RIO GRANDE DO SUL.

  50. Fabiana Gosch diz:

    Olá, professor, parabéns pelo blog, pois só vem em nosso benefício! Gostaria de conseguir o material para o concurso, poderias me enviar? Desde já, obrigada e parabéns pelo blog!

  51. Carina diz:

    Oi… novamente quero parabeniza – lo pelo blog, no qual todos os dias tenho acesso para estar bem informada referente ao concurso, lendo as perguntas dos caros colegas me surgiu uma dúvida que eu gostaria que você me ajudasse. Muitos comentaram que fizeram o concurso no ano de 2005 no qual tiveram uma ótima classificação, porém não foram chamados. Neste caso a pessoa teria como recorrer, ir atras do seu direito, acompanhar as pessoas que são chamados? Porque afinal, no seu lugar esta entrando professores com contratos emergenciais.Se tiver quais seriam as formas. Um grande abraço!

    • dene diz:

      Xaro colega, o prazo já acabou, terminou ano passado. Tenho uma colega q foi nomeada semana passada e ganhou o processo, enquanto os outros não. Agora o jeito é esperar o próximo concurso q caso não sejam chamados, entrem na justiça, faremos isso juntos, tb vou fazer o concurso!! Fiquemos em contato!! Dica, deve ser feito pelo advogado do cpergs, pois foi esse que conseguiu ganho de causa!

      • Nesar Yasin diz:

        Caro Prof. Omar.
        Poderia me dizer se o edital para inscrição já foi aberto? Escutei comentários de que o concurso não sairia devido as eleições municipais de 2012, ou seja, devido ao ano eleitoral o concurso seria cancelado.
        Abraço e obrigado mais uma vez pelo materia que havia me enviado.

      • Editor | Prof. Omar Martins diz:

        Boa tarde, Nesar:
        Ontem, [26.12.2011] saiu no Correio do Povo, a informação que a SEDUC-RS iria assinar o contrato com a FDRH e publicar o edital nos próximos dias. Fiz um post com a notícia. Veja em https://profomar.wordpress.com/2011/12/26/seduc-rs-anuncia-concurso/ .
        Sobre um provável impedimento de realizar o concurso público em 2012, cabe o esclarecimento escoimado na Lei Eleitoral (art. 73 da Lei Federal n.º 9.504, de 30 de setembro de 1997):
        […]
        Art. 73. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: […]
        V – nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados: […]
        a) a nomeação ou exoneração de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança;
        b) a nomeação para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República;
        c) a nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até o início daquele prazo;
        d) a nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do Chefe do Poder Executivo
        ;
        e) a transferência ou remoção ex officio de militares, policiais civis e de agentes penitenciários; […] (grifos meus)

        Assim, como o concurso é da lavra do Governo do estado – cuja eleição dar-se-á apenas em 2014 – não há qualquer impedimento legal de realizar concursos ou de nomear candidatos aprovado. Lembrando que mesmo nas prefeituras – cuja eleição ocorrerá em 2012 – concursos podem ocorrer normalmente; só as nomeações devem, por regra, ocorrer até 3 meses antes da eleição. Entretanto, os prefeitos utilizam muito a exceção prevista no art. 73, V, c da lei supracitada.

        Espero que tenha esclarecido o “boato”.

        Um abraço.

        Prof. Omar Martins
        Blog: https://profomar.wordpress.com
        Facebook: http://www.facebook.com/omarmartins
        Twitter: http://www.twitter.com/profomar
        E-mail: prof.omar@terra.com.br

  52. Claudia Regina da Silva diz:

    Boa tarde, profº Omar

    Procurando informação sobre concurso do magistério RS, encontrei o seu blog, e fiquei sinceramente encantada, com a sua disposição de dividir informações. gostaria de receber se possível seu material para concurso.
    Desde já agadeço e desejo em
    feliz 2012.
    claudia

  53. Rodrigo diz:

    olá profesor!
    Por gentileza uma informação: Tenho apenas magisterio, posso realizar o concurso para series iniciais?
    Por favor envie pelo meu e-mail sugestões de materiais para estudo.
    Muito obrigado

  54. Rejane Barbosa diz:

    Olá profº Omar, tenho escutado que o concurso não tem possibilidade de acontecer, pois para tal o governo tem que pagar primeiro o piso já devido aos professores. Qual sua opinião sobre esse assunto?

  55. Fernanda diz:

    Boa tarde!
    Gostaria muito de obter material referentes ao concurso magistério. Poderia me disponibilizar os que você possui.
    Desde já agradeço.
    Bons estudos a todos!!!

  56. ADRIANE RODRIGUES CORREA diz:

    Olá professor! Parabéns pelo seu blog, por meio dele conseguimos sanar muitas dúvidas e obter respostas para nossos questionamentos através das perguntas dos colegas da área. Gostaria também de receber o material que dispõe para estudar. Sou professora da área de linguagens. OBRIGADA

  57. Luciana A. Jardim diz:

    Seu blog é ótimo!!
    Gostaria de receber material de estudo para o concurso de professor anos iniciais, sou de Uruguaiana-RS.
    Desde já agradeço.
    Luciana

  58. Rejane Beatriz Flores Grohs diz:

    Olá professor, muito legal o seu blog. Sou professora de Matemática e gostaria de receber, se possível, materiais para o concurso do magistério. Desde já agradeço.
    Um grande abraço.

  59. Juliana dos Santos Guatimosim diz:

    Bom dia prof. Omar, gostei muito d seu blog, sou concursada na rede municipal, estou tentando o ingresso na rede estadual e para isso gostaria de receber, algum material para o concurso na área de ensino fundamental séries iniciais.

  60. Juliana dos Santos Guatimosim diz:

    Boa tarde professor, gostei muito do seu blog. Gostaria de receber material para o concurso do magistério na área de Letras/Literatura e também anos iniciais.
    Desde já agradeço.
    Juliana

  61. Taise Poletto diz:

    Olá, conheci hoje esse blog e achei muito interessante. Sou formada em educação física e vou fazer o concurso do magistério estadual RS. Estou com dificuldade de encontrar material sobre a parte específica da minha área. Se possível gostaria de receber. Obrigada. Taise

  62. Caroline diz:

    Olá , conheci esse blog através de uma colega de cursinho . Estou preocupada buscando materiais para estudo . Estou com dificuldades em encontrar materiais para a parte específica – das materias pedagógicas – referente aos livros solicitados .Conto com sua ajuda .
    Beijos . Grata pela atenção.

  63. Isabel de Ameida Leite diz:

    Oi, sou formada em educação física, vou fazer o concurso do magistério estadual RS. Gostaria que se possivel receber material do concurso tanto especifico como lesgislação e português. Como moro em outro estado não conseguirei fazer cursinho. Se puder me ajudar agradeço.

  64. jerusa marques diz:

    Olá professor, conheci seu blog hoje e adorei!!!Sou formada em Educação Física e vou prestar o concurso do estado, teria algum material para me indicar e algum cursinho???Desde já agradeço…abraço…

  65. Nara Lucia diz:

    Oi Prof. Omar
    Gostei muito do seu blog, e acho que vc pode me ajudar.
    Sou formada em História, vou fazer o Concurso Magistério para a área.
    Gostaria que me enviasse o Estatuto do Magistério Estadual, Lei de Diretrizes de Bases atualizadas e as questões aplicadas em concursos pela FDRH.
    Sei que posso contar com sua ajuda.
    Agradeço deste já.
    Abração.
    Nara Lucia

  66. Rejane Barbosa diz:

    Olá prof: Omar,saiu no site da FDRH que o dia 15/04 está confirmado para prova, mas o edital ainda não saiu. Será que ainda vai demorar muito?

  67. claudia lanes diz:

    ola. gostaria de receber por gentileza algum material para o conc. do magisterio das series iniciais aqui do rio grande do sul. não estou conseguindo encontrar muita coisa. obrigada

  68. Guilherme Stoffel diz:

    Professor Omar: é impressão minha ou não há pagamento de difícil acesso para quem passar nesse concurso? Trabalho como contratado a três anos e recebo difícil acesso. Existe o risco de eu passar e ganhar menos do que recebo atualmente (perder o difícil acesso no novo contrato)? Obrigado!

  69. Rejane Barbosa diz:

    Oi prof.Omar, você viu a questão nº 56 da prova de habilitação de português? Eu acho que ela é passível de recurso, pois todas opções ,ao meu ver, pertencem a 2º pessoa.
    A opção demarcada como correta a (B) denota ambiguidade,pois “escrevê-los” corresponde a duas formas distintas do verbo escrever.
    A 1ª corresponde à segunda pessoa do singular do presente do indicativo:
    ex: tu escreves os poemas muito bem/ tu escrevê-los muito bem
    E a 2ª é a do pronome lo, as formas verbais terminadas em r,s z assumem a antiga forma lo,la,los,las, onde são suprimidos o r,s,z. Então o verbo escrevê-lo também trata-se do verbo no infinitivo pessoal escrever(eu escrever).
    O que você acha? Estou certa ou equivocada?
    Aguardo ansiosa a sua resposta.

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s