Revolução Farroupilha nos concursos públicos – (I)

A Revolução Farroupilha sempre foi um presença constante nos concursos nas áreas de Conhecimentos Gerais (História e Geografia) especialmente nos estados do Rio Grande do Sul (Brigada Militar | Polícia Civil) e Santa Catarina (TJ-SC). Via de regra, as questões apresentadas são bastante básicas, não adentrando em aspectos debatidos nas universidades e controversos da historiografia brasileira. Entretanto, eventualmente os organizadores “se puxam” (como diria minha mãe!) e propõe questões mais elaboradas. Abaixo apresento um exemplo de tal iniciativa. Tentem solucioná-la. Em seguida a comentarei a fim de esclarecer as assertivas apresentadas.

P.S.: No certame de 2002, 90% dos candidatos erraram a resposta!

[Soldado – Brigada Militar RS 2002 (Faurgs)]
A maior parte da província rio-grandense não tinha sofrido diretamente as consequências da guerra farroupilha, mesmo assim os estragos foram grandes onde a luta foi mais sentida, como no caso da atividade charqueadora, base da economia gaúcha daqueles tempos.
Sobre esse aspecto, pode-se dizer que

I. as charqueadas estavam concentradas na zona sul da província, principalmente na região de Pelotas, reduto principal da indústria saladeira da época.
II. a produção das charqueadas, no final da guerra, estava em franco declínio, em consequência da séria escassez da matéria-prima: o gado, importante fator na logística da luta. Os farroupilhas, com ele, haviam sustentado seus exércitos, mandando rebanhos para que fossem vendidos em Montevidéu, em troca recebendo armas, munições, roupas e até comida.
III. o gado encontrado no campo pelos farroupilhas, quando não podia ser apresado, era inutilizado por mutilações cruéis ou pelo morticínio para que não pudesse ser aproveitado pelos imperiais.
IV. os abates nas charqueadas, no último ano da luta, mal beiravam as 100 mil cabeças, um terço do que era abatido em anos normais.

Quais afirmações estão corretas?

(A) Apenas I e II
(B) Apenas I e III
(C) Apenas II e III
(D) Apenas III e IV
(E) I, II, III e IV

Anúncios

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s