Um “rio” gigante embaixo do Amazonas

A incrível descoberta foi anunciada na semana passada pelos pesquisadores do Departamento de Geofísica do Observatório Nacional do Brasil. Este grande rio subterrâneo foi batizado Rio Hamza em homenagem ao cientista indiano Valiya Hamza, que há décadas pesquisa o Amazonas, e é o promotor da hipótese de que esta selva tem dois sistemas de drenagem separados: um na superfície, e outro subterrâneo, através de profundas camadas sedimentárias. Este “irmão gêmeo oculto” do Rio Amazonas (o mais longo do mundo sobre a superfície) tem 6 mil quilômetros de extensão, a uma profundidade de 4 mil metros. Esta descoberta talvez não tivesse sido possível se não fosse pelas dezenas de perfurações realizadas pela empresa Petrobrás, durante a década de 70, em busca de petróleo.

O debate sobre este descobrimento é nominal: Pode ser chamado de “rio”, dadas suas características? Vozes da comunidade científica se puseram contra tal denominação. Como argumento indicam principalmente sua escassa velocidade, já que sua água avança apenas entre 10 e 100 metros por ano, mais lento ainda que nos glaciais. Além disso, mencionam que não é possível se tratar de água fresca, dado que a 4 mil metros de profundidade a água deveria ser salgada. A respeito, o próprio Hamza interveio no debate, e assegurou que em pouco tempo poderá demonstrar que os críticos estão equivocados. Apesar de toda esta polêmica, nada pode ofuscar as dimensões da descoberta, que demonstra o pouco que sabemos ainda sobre o planeta em que habitamos.

Fonte: http://cn.tuhistory.com/travel_brasil.html | http://www.seuhistory.com/noticias.html

Anúncios

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s