Brigada Militar/RS: concurso anunciado

De maneira pioneira e completamente inovadora na governança brasileira, o governador do estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, há algumas semanas, inaugurou o Gabinete Digital | http://www.gabinetedigital.rs.gov.br | canal de diálogo, debate e interlocução direto com a população. Através desta ferramenta, a cidadania pode questionar o mandatário acerca de tudo o que ocorre na gestão e sobre as ações pertinentes do governo. As pessoas perguntam, gestionam e o gabinete organiza demandas e a política da Administração.

Com apenas 23 dias do início, o principal questionamento foi acerca do tema “Segurança Pública” em especial referente às condições de trabalho dos Policiais Militares. O Governador Tarso Genro decidiu contemplar todas as perguntas pertinentes a esta temática, indicando as ações que serão tomadas nos próximos dias para abordar a problemática levantada pela população.  No início da tarde, Tarso Genro gravou uma intervenção e respondeu os questionamentos.
(veja o vídeo – http://www.gabinetedigital.rs.gov.br/govresponde/ )

Falando de maneira direta e se posicionando sobre temas polêmicos como o piso nacional proposto através da PEC 300 e a criação de um Corpo de Bombeiros apartado da estrutura da Brigada Militar, o Governador antecipou o anúncio do novo concurso para 2000 vagas para a Brigada Militar/ RS (soldados e bombeiros).

Tal certame foi prometido pela ex-governadora e anunciado semanas antes das eleições. Passado o pleito e com a vitória de Tarso Genro no 1º turno, o concurso foi ‘esquecido’ mantendo a defasagem histórica de policiais no nosso rincão gaúcho.

Assim, como formador de longa data dos futuros policiais e bombeiros gostaria de sugerir ao Comando da Brigada Militar que revisasse o edital a ser publicado dando ênfase aos conhecimentos de Direitos Humanos, Atualidades, Ética, legislação, cidadania e estratégias contemporâneas de polícia de aproximação. Os concursos anteriores (2002, 2005, 2009) traziam um peso excessivo de conhecimentos matemáticos (com um programa de incluía quase todo programa de nível médio, de conjuntos numéricos a geometria espacial).

Além disso, é imperativo a revisão da absurda limitação de 25 anos de idade para ingresso na carreira. Com o desenvolvimento do país, ampliação da longevidade e qualidade de vida – tendo como referência a criação de um piso nacional e exigência de curso superior aos oficiais da lei – não podemos aceitar que a idade seja um limitador da escolha dos melhores quadros em tão importante função pública. No mais, em recente decisão do STF, tal limitação foi considerada inconstitucional se não prevista em lei, não podendo ser ‘regulada’ através de decretos ou outros atos normativos inferiores.

Parabéns ao governador Tarso Genro e a toda cidadania gaúcha!

Anúncios

13 thoughts on “Brigada Militar/RS: concurso anunciado

  1. Dionatas diz:

    Quero prestar este concurso para a Brigada Militar, quero ser bombeiro. Gostaria de saber se tem alguma apostila eletrônica que o senhor possa me enviar por e-mail.
    Obrigado

    • Thayla diz:

      Olá prof. Meu nome é thayla, este ano eu termino o ensino medio, e quando terminar gostaria de prestar o concurso para a brigada militar. o Sr. poderia me informar quando será os proximos concursos?

  2. tiagodiasdonascimento diz:

    ola tudo bem faço 26 em março tem uma possibilidade de realizar meu sonho de ser policial!!e consegui me escreve no concurso 2013..obrigado

  3. bruna.bortolini@yahoo.com.br diz:

    Ola Prof Omar, tudo bem?
    Gostaria de saber se achas que em 2014/2015 terá novo concurso para bombeiros na Brigada Militar do RS?

    Muito bacana seu blog!

    Abs

    Bruna

  4. diego Souza diz:

    Olá tenho 27 anos faço 28 em novembro de 2015, gostaria de saber se vou poder fazer o concurso da brigada militar, devido a idade será que consigo realizar esse sonho? obrigado.

    • Editor diz:

      Bom dia, Diego.
      A idade máxima para ingresso na BM do RS é de 25 anos. Dentro da corporação há discussões para elevação deste patamar para 29 anos sem, entretanto, haver nada de oficial quanto a esta mudança.

      Um abraço.

  5. thais soares diz:

    Oii eu tenho 20 anos e moro em sapucaia do sul a minha maior paixao é a brigada so q termino os meus estudo n inicio de 2015 sabe me dizer se vai haver concurso e como faco pra fazer a inscrição.
    Abraço

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s