Magistério Estadual RS 2013: Publicado edital para 10 mil vagas de PROFESSOR

banners2013

Bom dia, colegas:

Acaba de ser publicado o novo Edital para as 10 mil vagas de Professor Estadual.

Os candidatos devem realizar a inscrição exclusivamente via internet pelo site da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) no período de 27 de fevereiro até 13 de março. As provas deverão ocorrer na segunda quinzena de maio (a confirmar). A taxa de inscrição deve ser paga até 14 de março.

Houve uma importante revisão nos quesitos das provas: agora teremos as provas divididos em dois grupos:

Módulo I – Conhecimentos Básicos | 35 questões

  • Língua Portuguesa
  • Conhecimentos Pedagógicos
  • Legislação

Módulo II – Conhecimentos Específicos | 25 questões

  • Conhecimentos da Área
  • Habilitação do Professor

A linha de corte dos 60% será aplicada nos módulos e não mais por matéria.

A data e os locais para realização da prova objetiva serão divulgados no Diário Oficial do Estado com 10 dias de antecedência.

Veja todos os Editais e seus Anexos:

Gostaria de comunicar aos colegas que estarei participando de um novo projeto na preparação do novo concurso. Juntamente com os melhores professores de língua portuguesa e legislação, estarei trabalhando em uma equipe exclusiva com cursos presenciais em São Leopoldo, Osório, Passo Fundo, Soledade e Erechim, além do EAD do AGORA+ que já possui 100% das aulas gravadas e que terá novidades nos próximos dias.

>>>>>>Veja as informações sobre o curso on line (EAD) <<<<<<<

>>> Veja as informações sobre os cursos presenciais <<<

O valor de inscrição é de R$ 129,70 (nível superior) e R$ 56,87 (nível médio) e o pagamento da taxa deverá ser feito, impreterivelmente, até o dia 14 de março de 2013, por meio de boleto bancário. As provas serão realizadas nos municípios-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), em data a ser informada com antecedência mínima de dez dias, conforme expresso no Edital.

Atendendo à legislação, há vagas para cotistas. Dez por cento são vagas destinadas a candidatos com deficiência e 16% para negros. As provas serão por área de conhecimento e habilitação para os candidatos da Educação Básica e por área de conhecimento e eixo tecnológico para os candidatos da Educação Profissional.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, prorrogável por igual período. Este é o segundo concurso para professores realizado pela Seduc nesta gestão. Em 2012, 5,6 mil professores foram aprovados no concurso do magistério. Todos estarão nomeados até o final de fevereiro.

Provas 
O concurso terá duas provas, a objetiva, eliminatória e com 80% de peso na nota final, e a de títulos, classificatória. As provas objetivas serão compostas por dois módulos, com conteúdo específico, dependendo do cargo escolhido (Professor de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Especial; Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; Professor da Educação Profissional; Professor da Educação Indígena).

Aprovação 
Para aprovação no Concurso, o candidato deverá alcançar o percentual mínimo de 60% do total das questões de cada um dos módulos que compõem a prova objetiva, conforme previsto no Anexo 8 do Edital. O candidato que não alcançar o percentual será eliminado automaticamente. O índice é calculado multiplicando-se o número de acertos pelo peso da questão.

Exemplo:
– no módulo I: 21 (acertos) x 2 (peso da questão) = a 42 (pontuação), que corresponde à pontuação mínima de 60% do módulo I – 21 x 2 = 42 = 60%;
– no módulo II: 15 (acertos) x 1,2 (peso da questão) = a 18 (pontuação), que corresponde à pontuação mínima de 60% do módulo II – 15 x 1,2  = 18 = 60% .

Mantendo a metodologia do concurso público de 2012, os candidatos não se habilitam para uma cidade, e sim para a abrangência da Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Ou seja, ao inscrever-se, o candidato a professor da rede estadual escolhe a CRE onde pretende atuar. Os candidatos nomeados poderão ser designados para exercer suas atribuições em qualquer um dos municípios que integram a jurisdição da respectiva CRE onde os candidatos inscreveram-se.

As áreas 
As vagas previstas estão localizadas nas seguintes áreas: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, Educação Básica: etapas e modalidades; e Educação Profissional e suas Tecnologias.

About these ads

Sobre Editor

Professor / Editor do blog.

Publicado em fevereiro 7, 2013, em Atualidades, Magistério-RS, SEDUC-RS e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 55 Comentários.

  1. Obrigada Professor! Farei novamente o concurso para ter mais 20 horas.
    Notei que alteraram o critério de corte, dividindo o conteúdo da prova em dois módulos…me parece bem mais coerente.
    O valor da incrição continua absurdo considerando o salário da categoria!
    Um abraço,

  2. Bom dia Pro.;
    O senhor tem idéia de quando mais ou menos vai ser a prova do SEDUC/RS (o mês)?

  3. Professor, tenho uma dúvida com relação ao concurso.
    Sou formado em História, licenciatura, portanto só posso fazer a prova para professor de História?
    Att.

    Adriano

  4. Ola professor.

    Obrigada e parabéns..Como sempre sendo o portador de boas noticias com exclusividade.

    Por isso que estou sempre ligada no seu blog!!!!!

    abraços!!!

  5. Olá professor estou com dúvidas em relação a nova forma de correção da prova do concurso. Por favor me esclareça. Obrigada

  6. Rosangela Marion

    boa tarde professor gostarias de estudar provas de concursos anteriores. Você consegue enviar-me.

  7. Olá Professor!! Gostaria de saber se o professor que tiver duas matrículas ( dois concursos) receberá somente 1 vale refeição. Pergunto pois passei neste concurso e estou pensando em fazer novamente para ficar vinculada somente ao estado. Tenho outro concurso no município de 20 horas e tenho medo de abrir mão e sair perdendo.
    Agradeço desde já os esclarecimentos.
    abraços Carla

  8. Lenira Almeida Heck

    Obrigada Professor pelo informe. Não sei se a sua equipe editará apostilas com os assuntos divulgados no edital nº 10; em caso afirmativo, desejo adquirí-la. Atenciosamente,

  9. Profº se não estou enganada está faltando Bibliografia para Professor Anos Iniciais (5) na parte de Área de Conhecimento. Neste caso o que devemos fazer?
    Obrigada

  10. BOA TARDE PROFESSOR.

    Saberia informar se vai ser lançada apostila para conhecimentos especificos…Minha area é a 5.1 professor series iniciais.E a bibliografia é bastante extensa….Fiquei preocupada pois como a minha cidade tem uma biblioteca bem pobrezinha não teria acesso á todos estes autores..
    A apostila das demais areas ja adquiri..ela é ótima…

    Abraços

  11. professor saberia me informar: Eu ja tenho tres trienios como funcionario do estado e tenho licenciatura plena, pra quanto ira meu salaria? nao precisa ser preciso, pode ser mais ou menos. Agradeço

  12. Olá, professor!

    Tenho uma nomeação 20h no Estado há 10 anos e no momento exerço a função de diretor de escola com 40h. Se for nomeado novamente, terei que abrir mão do cargo de diretor para cumprir o estágio probatório na nova nomeação ou posso acumular 40h de direção numa escola + 20h de regência de classe em outra escola?

    Outra dúvida, se minha nomeação for na mesma área, preciso cumprir estágio probatório novamente?

    Obrigado pelos esclarecimentos do blog.

  13. Leandro Silva de Oliveira

    Só para comunicar a todos, estou matriculado no curso indicado pelo Professor Omar Martins, conferindo o material só posso confirmar que o mesmo é excelente, apostilas, resenhas provas em pdf e aulas em video com ótimos professores, ao meu ver é a melhor forma para nos prepararmos para esse novo concurso. Não poderia de esquecer que conhecimentos pedagógicos é ministrado pelo Professor Omar. Abraços a todos.

  14. Bom dia professor,

    Conforme edital publicado pela FDRH para o concurso de magisterio diz que o provimento de vagas para area de humanas podera ser preenchida por formados em historia ou licenciatura em Ciencias Sociais. Como sou formada em ciencias sociais quer dizer que posso me inscrever para preencher as vagas de historia?

  15. boa tarde prof Omar;

    Tendo conhecimento do material que disponibiliza para o concurso, gostaria de saber se existe apostila para conhecimetnos especificos..a bibliografia exigida para o item 5.1 series iniciais é bem complexa. Se disponibiliza ou se conhece algum site que possa indicar nos comunique pois estou tentando juntar material para estudar e não estou conseguindo,

    abraços

  16. Bom dia prof Omar!
    gostaria de saber se a apostila impressa é o mesmo material do curso EAD preparatório, pois comprei a apostila, mas também tenho interesse em fazer o curso a distancia.

  17. Bom dia professor!
    Como posso conseguir materiais para conhecimento específico de cada cargo (seria o 5.1)? No curso não vai estar incluso…
    Obrigada!!

  18. Olá Professor. Parabéns pelo site! Tenho uma pergunta meio fora de hora, mas é que eu vasculhei por tudo e não encontrei a seguinte informação: de quanto é a gratificação para os professores que exercem a função de vice e de diretor de escola. Sei que deve variar segundo alguns critérios mas procurei e não achei nenhuma referência. O professor poderia me esclarecer essa dúvida????
    Desde já agradeço a atenção.
    Um forte abraço.

  19. BOM DIA PROF. OMAR!!
    GOSTARIA DE SABER SE O SR. PODE ME FORNECER OU VENDER A PARTE ESPECÍFICA PORTUGUÊS, PRETENDO FAZER O DEPOSITO DA SUA APOSTILA AINDA ESSA SEMANA E FARIA JUNTO O DEPOSITO PARA CASO O SENHOR TIVESSE A ÁREA ESPECIFICA PARA MINHA HABILITAÇÃO, ABRAÇO, AGUARDO RETORNO.

  20. luciano moreira dutra

    Boa tarde professor,

    Igualmente à colega Renata fiquei curioso sobre a inscrição para ciências sociais,onde parece que a mesma pode ser feita tanto para história como para geografia.O senhor sabe algo sobre isso?

    Abraços

  21. Olá professor Omar meu nome é Carine fui nomeada no último concurso…estou tentando uma convocação no turno contrário a minha nomeação aqui na minha CRE…como funcionam as convocações? Tem gente que diz que nomeado tem direito, mas pelo que estou percebendo não é bem assim? Gostaria da convocação antes de uma nova matrícula porém se não conseguir irei tentar o concurso novamente…fica extremamente grata se puder me ajudar…Abraços…(nomeação anos iniciais…)

  22. Márcia Andréia W. Krindges

    Olá professor!
    Gostaria de saber se no AGORA tem o curso em apostila ou IAD para o módulo II – ciências humas – história.

  23. Profº Omar, como posso adquirir material especifico minha área é linguagens, Educação física. obrigada

  24. Profº como posso conseguir o conteudo específico de Linguagem, Ed. Física p/ o SEDUC? Obrigada

  25. Olá professor! Parabéns pelo site.

    Sou formada em pedagogia (Licenciatura plena) . Estou meio confusa em relação a minha situação nesse concurso e a remuneração. Minha área é a 5.1 ( séries iniciais), porém estou em dúvida sobre meu nível, pois apesar de eu ter LP o cargo não exige. Sendo assim, estou no nível 5?

    Obrigada!

  26. boa noite
    vou fazer o concurso na area de ciências biológicas
    gostaria de saber o que devo estudar
    pois está é a primeira vez que vou fazer um concurso público
    se o senhor puder me ajudar
    ficarei muito agradecida.

  27. Olá Profº, preciso de material de linguagem, seria possível postar alguma coisa???? Obrigada….

  28. Professor comprei a apostila do Seduc para estudar para o concurso anterior , agora gostaria de saber se a bibliografia é a mesma ou teve mudanças.Obrigada

  29. O concurso ocorrido no ano passado teve 69 mil inscritos, enquanto este, até o dia 7 de março, contava com apenas 32 mil inscritos segundo o próprio site da SEDUC. Sabemos que grande parte das pessoas deixa para fazer a inscrição nos últimos dias, mas tenho a impressão que a busca pelo concurso e a concorrência serão menores, mesmo com a aprovação mais acessível devido à divisão em apenas dois blocos. Será decepção com a classificação do concurso anterior? Será que os professores estão investindo mais em concursos municipais?

  30. Onde posso encontrar um curso do módulo II do concurso?

    • Bom dia, Eliane:
      Não conheço nenhum curso que tenha oferecido vídeo-aulas para o módulo II do concurso da SEDUC-RS 2013.

      Um abraço.

      Prof. Omar Martins

  31. Prof Omar,

    Você sabe quais as característica da banca organizadora do concurso Magisterio RS 2013?

O espaço de comentários do Blog do Prof. Omar Martins será moderado. Não serão aceitas mensagens: • que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal; • que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia; • que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; • que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica; de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; • que caracterizem prática de spam; • anônimas ou assinadas com e-mail falso; • fora do contexto da matéria; • exclusivamente em caixa alta; • com mais de dois mil caracteres.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.996 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: